Mudança de planos: de La Paz a Copacabana

La Paz a Copacabana Nossa intenção era ficar três dias em La Paz: um para conhecer a cidade, um para Tiwanacu e o último para Chacaltaya, a estação de esqui mais alta do mundo. Chacaltaya é um pico da Cordilheira dos Andes com 5.395 metros de altitude, localizado a 30 km de La Paz. Dizem que a vista lá de cima é maravilhosa, sendo possível avistar até mesmo o Lago Titicaca.

Ao chegar a La Paz é necessário esperar alguns dias para subir até lá, pois há o risco de edema cerebral devido à mudança brusca de altitude, e por isso não podíamos antecipar esse passeio. Na verdade nem sei se apenas dois dias de aclimatação seriam suficientes, só que não havia mais ninguém para fazer o passeio no mesmo dia que nós. Descobrimos que só existem duas operadoras em La Paz que organizam o passeio a Chacaltaya e em nenhuma delas havia mais interessados para o dia seguinte. Até nos ofereceram a possibilidade de irmos com um motorista e ele nos esperaria enquanto explorássemos a montanha, mas achamos que não seria muito interessante dessa forma e desistimos.

Como nossos planos foram frustrados, preferimos não prolongar nossa estadia em La Paz e no dia seguinte fomos para Copacabana. Novamente contratamos os serviços da Alberth Tours. A passagem custou 30 bolivianos por pessoa e o ônibus nos buscou no hotel às 08h30.

A viagem de La Paz a Copacabana durou quatro horas. Essas horas passaram bem rápido, principalmente depois que começamos a avistar o Lago Titicaca.

Lago TiticacaLago TiticacaE realmente é necessário que haja uma linda paisagem para nos distrair, pois não é fácil manter-se calmo com os motoristas bolivianos no volante e uma estrada cheia de despenhadeiros ao lado…

A certa altura temos que parar para atravessar o Estreito de Tiquina, uma passagem que liga as partes maior e menor do Lago Titicaca. Pagamos 1,5 boliviano para atravessar em um barquinho como estes:

Lago TiticacaLago TiticacaAlguns minutos depois chegou nosso ônibus…

Lago Titicaca

Ainda sobra um tempinho pra começar a admirar o lago antes de seguirmos viagem. O que mais me impressionou nesse primeiro contato foi a transparência da água. Se bem que não dá para ficara admirando por muito tempo. Duas meninas que demoraram um pouquinho mais tiveram que sair correndo atrás do ônibus, ou seja, é melhor ficar de olho!

Lago TiticacaLago Titicaca

E continuamos seguindo viagem por mais alguns minutos antes de chegar a Copacabana, mas ela merece um capítulo à parte!

Bolívia - CopacabanaBolívia - CopacabanaVeja todos os posts da nossa viagem por Bolívia e Peru.

8 Comments

  1. Menina, nem me diga!!! Se eu já tinha ficado cismada com o hotel desde que entrei no site, agora com o seu aval, então… Acho melhor colocar a Bolívia na listinha de novo!!!

  2. Carla, também fiquei chateada de não ter ido à Chacaltaya. Mas sempre há alguma coisinha que atrapalha nossos planos, não é?

    Sobre o Rosario, ele é realmente uma gracinha. A decoração é super charmosa, cada detalhe tem alguma coisinha que nos chama a atenção. O quarto também era uma delícia. Apesar da vista do Rosario em Copacabana, achei o de La Paz bem melhor. Realmente você vai ter que voltar! : )

  3. Que pena, Camila, eu estava curiosa para saber sobre o passeio a Chacaltaya…

    E o Hotel Rosario de La Paz, que tal? Ele é lindinho e charmoso mesmo – ou é apenas um caso de marketing bem feito?

  4. Pronto! Pronto! Já tá aí! : )

  5. E a continuação?
    To esperando…

  6. Camila, que aventura e que lugares lindos.
    Vi que você visitou o blog http://www.elasestaolendo.blogspot.com/

    Gostaria de te convidar a responder o nosso questionário.
    Temos livros novos por lá. Venha nos visitar quando der.

    Grande beijo

  7. Ta economizando né…

  8. O lago, do lado boliviano, é realmente mais bonito. Também observei a cristalinidade das águas na Ilha do Sol.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.