Rumo a Cuzco – Viagem de ônibus de Puno a Cuzco

Cuzco Não foi por falta de aviso. Nós já sabíamos que não dava para confiar nos ônibus peruanos. O correto seria comprar as passagens para Cuzco assim que chegássemos em Puno em uma das duas empresas recomendadas: Cruz del Sur ou Ormeño. Só que a Cruz del Sur cancelou sua rota para Cuzco e a Ormeño só tinha um horário de ônibus que chegava em Cuzco às 22 horas. A Tour Peru tinha sido elevada à categoria de melhor empresa. Quando perguntávamos a qualquer pessoa se havia outra empresa confiável, além da Tour Peru, a resposta era sempre um sorrisinho amarelo. Só que nós enrolamos, ficamos escolhendo se iríamos de ônibus convencional ou em um passeio turístico, fomos em várias agências e, no nosso segundo dia em Puno, decidimos que queríamos ir direto, com a Tour Peru. Mas aí já não havia mais passagens!

Nós gostamos de Puno, mas ficar mais um dia lá seria demais. Era melhor escolhermos uma empresa qualquer dentre as várias que fazem o percurso para Cuzco. E já que todas seriam péssimas, achamos que nem precisaríamos escolher. E foi aí que erramos. Pensamos que não tinha como a viagem ser tão ruim assim. Eu estou super acostumada a fazer viagens longas e horríveis de ônibus. Eu vivo a mais de 600 km dos meus pais e para chegar lá tenho que pegar 3 ônibus. Então não poderia ser muito pior, certo? Bom, eu mudei meus conceitos sobre infra-estrutura no Brasil depois desse dia…

Tudo começou a dar errado quando fomos para o terminal terrestre às 07h30 da manhã do dia seguinte para pegarmos o ônibus da empresa Sur Oriente que sairia às 08h, de acordo com as passagens que tínhamos comprado. Enquanto esperávamos, ficamos morrendo de inveja de todos os turistas precavidos que embarcavam em dois ônibus novinhos da Tour Peru e que partiram pontualmente. :-(

Bom, passou das 08h, 08h10, 08h15 e nada do nosso ônibus! Então o Eduardo foi conversar com um segurança, disse que nosso ônibus estava atrasado. Tivemos bastante sorte, pois o segurança foi muito prestativo e na mesma hora foi com ele ao guichê da empresa. Bom, a verdade é que nós tínhamos sido enganados! Primeiro os funcionários disseram que o ônibus já tinha saído, que nós deveríamos ter chegado mais cedo. Mas nós chegamos com meia hora de antecedência! Depois inventaram outras mentiras, a funcionária da empresa começou a agredir o segurança, foi virando aquela bagunça… Resumindo, foi um barraco! Provavelmente foram vendidas poucas passagens e o ônibus simplesmente não saiu naquele dia!

Como o segurança interviu, pelo menos tivemos nosso dinheiro de volta a tempo de comprarmos outras passagens em um ônibus que sairia às 08:30. E lá fomos nós, junto com mais uns quatro ou cinco turistas que também sobraram, rumo a Cuzco em um ônibus da empresa El Sur.

Acho que a confusão em Puno não foi nada comparada ao resto do dia. Essa foi simplesmente a pior viagem da minha vida! O percurso que poderia ser feito em cerca de 5 horas foi feito em 10. O ônibus parava em cada cidade e lá ficava por quase uma hora. E ainda houve uma parada extra pela fiscalização, que recolheu dezenas de caixas que uma mulher transportava. As pessoas pareciam carregar todos os seus pertences, não havia um cantinho do ônibus que não estivesse ocupado. Em cada parada subiam vários vendedores de comida. E as pessoas compravam! O cheiro lá dentro ia se tornando cada vez mais doce e enjoativo, o tempo não passava, o ônibus ia ficando cada vez mais lotado…

Passei o dia todo pensando: como que alguém que planejou tanto cada pedacinho da viagem foi deixar isso acontecer? Pelo menos à noite tivemos nossa recompensa. Cuzco estava lá, com sua Plaza de Armas linda, imponente, encantadora… No fim das contas (e agora que já passou) dá até pra dizer que valeu a viagem! :-)

CuzcoCuzcoCuzcoCuzcoVeja todos os posts da nossa viagem por Bolívia e Peru.

11 Comments

  1. Gabriel, eu também adorei Cuzco e as heranças das culturas inca e espanhola. Que bom que o soroche não te impediu de se encantar pela cidade. :)

  2. Cuzco é uma cidade encantadora e com muita coisa para ver.Mas foi onde passei mal com a altura pois cheguei de avião. Nem em La Paz nem em Potosi eu me senti assim. Não sei se era porque já tinha me acostumado. O mais interessante de Cuzco é a cultura mestiça, o encontro rico entre duas civilizações.Hoje querem contrapor uma a outra: bobagem ! O mais surpreendente é a matriz original e rica que saiu do embate entre a cultura espanhola e inca!

    gabriel

  3. Oi, Carla! Tá vendo, minha historinha também está enrolada… hehe Beijos!

  4. Camila, estou ausente do seu blog há tanto tempo!!! O lado bom é que agora tenho muitos e muitos posts para ler – e assim vou me lembrando das minhas próprias aventuras no Peru…

  5. É, não há como negar que foi uma aventura… : ) Ainda bem que nosso destino era Cuzco, o que compensou a viagem!

    Thiago, não se deixe impressionar pelo post, a viagem foi maravilhosa. ; )

  6. Olá Camila,
    Que viagem hein?
    Primeira vez que entrei em seu blog e já pego um post desses.. rsrss..
    O bom é que as viagens por mais estranhas que sejam acabam mesmo assim dando um gostinho de que valeu a pena.
    Sucesso pro blog.. Quando puder dá uma passadinha lá no meu também.
    Abraços

  7. Dureza ein Camila??
    É, nem sempre o que a gente planeja minusciosamente acontece… sempre têm uma coisa ou outra que acaba saindo do nosso controle. Mas isso tudo faz parte do processo de aprimoramento de nossas habilidades viagemlisticas (uau). Hehehe.

    Veja pelo lado bom… vocês fizeram uma viagem inesquecível! E super aventureira.

    Beijos

  8. Esta foi a pior viagem da minha vida também… De vez em quando ainda sinto aquele cheiro adocicado de alguma iguaria do Peru. Depois da felicidade da chegada, hoje fica tudo engraçado.

  9. Que roubada essa viagem de Puno até Cusco, hein? Mas o Zeca Camargo do Fantástico já disse no seu livro sobre a volta ao mundo em 4 meses que comédia = tragédia + tempo. Então, daqui a algum tempo, vcs vão rir dessa história…
    Abraços!

  10. Fê, você iria adorar Cuzco, a cidade é linda e super fotogênica! ;) Você vai tirar fotos maravilhosas por lá!

    Já fui conferir seu novo post. A cada dia fico mais apaixonada pela República Tcheca…

    Beijos!

  11. Hummm, está chegando a hora de Cuzco! Sou doida para ir naquele lugar! Ainda vou, tenho certeza!! rsrs

    Adorei ler sobre as ilhas flutantes de Puno! Nossa, esta sua viagem foi fantástica!! Túuudo de bom!! ;))

    Vc disse já ter ouvido falar de Cesky Krumlov… vai lá no Viaggio Mondo que acabei de postar. É mesmo lindo, vc vai amar!

    Bjs! :)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.