La Plaza de Armas de Cuzco

La Plaza de Armas de Cuzco Acho que eu já falei tanto dela aqui que já deu para vocês perceberem que eu fiquei fã da Plaza de Armas de Cuzco! Não sei nem dizer quantas horas passamos lá. E também perdi as contas de quantas fotos tiramos, só sei que foram muitas! Um ângulo sempre parecia mais bonito que o outro e por isso eu nunca conseguia me decidir. Às vezes o sol aparecia e não dava pra perder aquela imagem, mas quando vinham as nuvens o cenário também ficava tão bonito… Resumindo: fiquei completamente apaixonada pela Plaza de Armas! E quem não se apaixonaria?

La Plaza de Armas de Cuzco

Nas minhas pesquisas para a viagem, li o relato de muitas pessoas dizendo que esse seria o local em que seríamos mais importunados pelos vendedores ambulantes e que isso poderia até mesmo tirar a graça do passeio. Mas que nada! Hoje o comércio na praça é proibido e a polícia turística está lá para fiscalizar! É claro que às vezes aparece um ou outro driblando a vigilância, mas nada que realmente incomode. Sem contar que depois de uns dias viajando pelo Peru a gente já aprende a balançar a cabeça instintivamente.

É notável o cuidado que os peruanos têm com a praça. A grama está sempre aparada, o lixo é constantemente recolhido e os portais em volta da praça são lavados diariamente. Isso sem falar no policiamento, o que nos fez sentir sempre seguros.

Plaza de ArmasOutra coisa legal é que a Plaza de Armas é super democrática. Está sempre lotada de turistas, mas os moradores de Cuzco também a frequentam. As pessoas param para ler um livro ou jornal, levam seus cachorros para passear ou simplesmente ficam lá (como nós!) tomando um solzinho e vendo o tempo passar…

Plaza de Armas

Logo cedinho eu já começava a admirá-la. O albergue em que ficamos não era lá grandes coisas, mas a vista no café da manhã compensava qualquer dissabor!

Plaza de ArmasPlaza de ArmasPlaza de Armas

A Plaza de Armas faz parte da história de Cuzco. Dizem que na época dos incas ela tinha o dobro do tamanho atual e que o Passeo Loreto seria sua entrada original.

Plaza de Armas Dois grandes monumentos estão na praça: a Catedral, construída sobre ruínas incas, como quase tudo em Cuzco…

Plaza de Armas

…e a Compañia de Jesus.

Plaza de Armas No domingo pela manhã tivemos uma agradável surpresa: era Dia das Mães, a Catedral estava lotada e o trânsito na Plaza de Armas e redondezas estava impedido. Melhor impossível! Nada de carros (leia-se táxis) atrapalhando as fotos e podíamos andar livremente pelas ruas.

Plaza de Armas Aproveitamos também para entrar na Catedral, que estava aberta para os ofícios religiosos e assim economizamos o valor da entrada.

Plaza de Armas - Catedral Acho que agora talvez eu tenha esgotado o assunto Plaza de Armas. Digo talvez porque ela sempre aparecia ali no nosso caminho e era sempre impossível resistir…

Veja todos os posts da nossa viagem por Bolívia e Peru.

6 Comments

  1. Nossa, realmente, parece um lugar incrível!! Me apeteceu gastar umas horas ali só admirando a paisagem! ;)

    Ótimo relato!

    Beijos!

  2. Oi, Flavia! Em Cuzco deu pra aproveitar tudo tranquilamente mesmo. Ficamos muitos dias lá, então nada de correria!

    Beijos!

  3. Dei uma lida nos posts e estou encantada com o Perú! Pelas fotos deu vontade e estar lá! Deu a sensação de que, apesar da correria para conhecer tudo, âinda assim você tem paz.

    Beijocas

  4. Arthur, então a gente quase se esbarrou por lá! ;)

    Carol, é tão ruim quando a gente vai a um lugar lindo e ele é mal cuidado, não? No Brasil, infelizmente, ainda são raros os lugares em que eu me sinto segura como em Cuzco.

  5. Camila,

    Também virei fã do lugar, nas outras postagens já havia comentado que tinha achado o lugar maravilhoso!! …e com certeza merece uma postagem exclusiva.

    Bom saber também que o governo têm um cuidado especial com a Plaza, quisera que pudéssemos aproveitar aqui no Brasil todas as nossas praças com tranquilidade e segurança.

    Beijos

  6. Realmente, vcs foram na mesma época que eu! Nesse domingo que vcs estavam em Cusco (Dia das Mães), eu estava voando de Puno para Lima. Tinha chegado em Cusco no sábado anterior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.