Machu Picchu

Machu Picchu Nós fizemos o dever de casa direitinho: planejamos a viagem durante uns seis meses, lemos tudo o que encontramos sobre o assunto, reservamos tudo com antecedência (passagens aéreas, trem, hotéis), dormimos em Aguas Calientes pra poder aproveitar Machu Picchu com mais calma, fomos na época supostamente seca: maio. Não tinha como nada dar errado, certo? Só que São Pedro não marca horário… Muito menos nesses tempos de mudanças climáticas e aquecimento global.

Na véspera, durante nosso passeio pelo Vale Sagrado,  choveu o dia todo. Era uma chuva fininha, constante e irritante, mas eu ainda tinha esperanças de que no dia seguinte seria diferente. Mas não teve jeito: às 06:30 da manhã, quando subimos de ônibus para Machu Picchu, estava chovendo! Me bateu um super mau-humor quando tive que comprar uma das capas de chuva coloridas e ridículas que se vende por lá e ainda mais quando chegamos lá em cima e só havia neblina!

Machu Picchu com neblina
Machu Picchu com neblina
Machu Picchu com neblinaMachu Picchu com neblina

Olhando as fotos agora (que já passou!) até fico achando que a neblina deu um toque ainda mais misterioso ao lugar, mas na hora… Depois de eu reclamar por cerca de meia-hora pensando que o mau tempo duraria o dia todo, fomos explorar Machu Picchu do jeito que podíamos. Com um pouquinho de bom humor dava até pra imaginar que estávamos nas nuvens.

Em meio às nuvens
Em meio às nuvens
Montanhas encobertas
LlamasLlamas
Machu Picchu
Machu Picchu
Machu Picchu

A chuva aos poucos foi dando uma trégua. A neblina foi um pouco mais persistente, mas mesmo sob essas circunstâncias estar naquele lugar era maravilhoso! E chegar lá cedinho foi uma idéia perfeita: como dá pra ver nas fotos, pudemos percorrer cada cantinho sem ninguém por perto! Parecia até o lugar era só nosso!

Machu PicchuMachu Picchu
Machu Picchu
Machu Picchu
Machu Picchu
Machu Picchu

Nós não contratamos um guia, percorremos tudo por conta própria. Provavelmente deixamos passar muitas coisas por não saber o que eram e também nos perguntamos muitas vezes o que significava alguma pedra diferente. Acho que um guia em papel já seria suficiente,mas, para falar a verdade, não sentimos muita falta. Depois de alguns dias no Peru a gente já começa a entender a arquitetura inca, já conhece as terrazas, já sabe que as construções redondas são dedicadas ao sol e por aí vai…

Terrazas em Machu Picchu
Machu Picchu
Machu Picchu
Machu Picchu
Machu Picchu
Machu Picchu
 Machu PicchuMachu Picchu
Machu PicchuCaminho para Wayna Picchu

Ainda bem que dava para entender muitas coisas mesmo sem explicação, como por exemplo os canais de água que abasteciam a cidade e as construções de dois andares que provavelmente serviam como moradia. Adorei as casinhas em que reconstruíram o teto como devia ser antigamente.  Sem contar a natureza ao redor, que dispensa explicações.

Canal de água em Machu PicchuCasa em Machu Picchu
Casa em Machu PicchuCasa em Machu Picchu
Casa em Machu Picchu
Machu Picchu
Ao redor de Machu PicchuAo redor de Machu Picchu

Depois de percorrermos tudo o que tínhamos para percorrer, reservamos uma pedra com uma visibilidade ótima para descansarmos e esperarmos de camarote a principal paisagem de Machu Picchu finalmente aparecer.

Esperando o show
Esperando o show

E, no fim das contas, a neblina não passou de um efeito especial no espetáculo. Deu até pra fazer um “antes e depois”!

Antes - com neblina
E depois!

 Depois, é claro, ficamos lá embasbacados tirando um milhão de fotos do mesmo famoso ângulo, como todo turista em Machu Picchu inevitavelmente faz.

Machu PicchuMachu Picchu
Machu PicchuMachu Picchu

Na hora de ir embora já não havia nem sombra do meu mau-humor no início da manhã. Tudo que havia eram enormes sorrisos, que, além, das centenas de fotos, é o que se leva de uma visita a uma das maiores maravilhas do mundo!

Machu PicchuCamila e Eduardo

Veja também: Como chegar a Machu Picchu.

22 Comments

  1. Juvenal Rondan

    Olá gente!
    Primeiramente parabenizo pelo trabalho que fiz em ajudar aos brasileiros que desejem conhecer Machu Picchu, quem escreve é um amante da cultura brasileira e graças a deus já teve a sorte de morar no Brasil por um bom tempo, agora voltei ao Peru – Cusco para mostrar a todos os brasileiros que desejem conhecer a terra dos incas.
    Se alguém deseja algumas dicas e recomendações pra a sua viagem, sera tudo um prazer ajuda-los em realizar o sonho de conhecer Machu Picchu Cusco, Lima, Lago titicaca, Arequipa, Nazca, Paracas, Puno, Trujillo e outros destinos que ainda não foram explorados pelo brasileiros.

    Gostariamos compartilhar as nossas dicas > http://www.viagensmachupicchu.com.br

  2. Taner Palacio

    olá, gostaria de agradecer primeiramente a ideia do site em auxiliar a quem curte ou pretende viajar, eu estive no peru agora em janeiro de 2013 e fiquei 7 dias dos quais 4 foram viajando e 3 curtindo e mesmo com uma certa correria posso dizer que me senti mais do que satisfeito. eu moro em porto alegre peguei um aviao as 7hs da manha no dia 15 de janeiro chegando na mesma manha as 9:00hs atraves da Taca – empresa peruana ate lima (preço ida e volta: 1,270,00 reais ), da capital fui de onibus pela compania cruz del sur ate cuzco (valor da passagem 173,00 soles), tempo de viagem? 22hs! cansativo? nem tanto! ate porque o fonforto do onibus é imprecionante, chegando em cuzco no dia 16 por volta das 14:00 da tarde, minha hospedagem já havia sido acertada parcialmente(U$ 12,00 dolares), o restante (U$48,00 dolares) acertei ao chegar, fiquei hospedado no che Lagarto onde logico por esse preço tive que dividir o quarto com mais 5 pessoas o que foi muito bacana, conheci pessoas e fiz amizades. no mesmo dia dei uma banda pela cidade acertei a entrada para machu pichu(128,00 soles) já no dia seguinte(17/01) peguei um transposrte(15,00 soles) ate ollantaytamboo onde é preciso pegar um trem para aguas calientes, fui pela empresa Perurail(U$115,00 dolares, ida e volta) cheguei em ollanta 13:00hs e meu trem só partia as 16:00hs, entao nesse intervalo resolvi conhecer o sitio de ollantaytamboo(70,00 soles a entrada) deu para percorrer tranquilamente, depois foi só pegar o trem para aguas calientes onde cheguei por volta das 18:00hs(com chuva) sai da estação e logo em seguida achei um hotel para passar a noite(70,00 soles) no dia 18/01 as 5:00hs da manha peguei um do muitos onibus que levam turistas ate a entrada de machupichu(valor ida e volta em torno de 50,00 soles) eram 5:45 da manha e eu já estava lá em cima! é fantastico ver aquele nevoeiro todo aos pouco revelando uma das maiores maravilhas do mundo! fiquei lá ate umas 11:30 depois´foi só pegar trem de volta a ollanta um transporte e cheguei ate cuzco as 18:00hs do mesmo dia. no dia 19/01 recebi um convite de uma amiga francesa que conheci por lá para encontra-la em chinchero, um outro sito que fica a duas horas mais ou menos de cuzco, nao encontrei a amiga mas o passeio foi uma grata surpresa, o local é lindo não tao grandioso quanto machupichu ou ollanta mas vale a pena, voltei na mesma tarde a cuzco, e caminhei um pouco por cuzco para mais algumas fotos. já no dia seguinte 20/01 apenas me preparei para encarar mais 22hs de viagem ate lima e de lá, porto alegre, gastronomia? nao fiz questao! se contratei algum guia? não, mas deveria certas explicaçoes somente com algum. mas nada que comprometa o passeio. bem, mais uma vez meu muito obrigado e ate a proxima.

    • Oi, Taner! Muito obrigada pelo relato! Machu Picchu é um lugar mágico, né? O que vale mesmo é a nossa disposição para aproveitar a viagem e isso deu pra ver que você tem! :-) Um abraço!

  3. Moça, sua fotos ficaram lindas!A neblina deu sim, um toque ainda mais misterioso.Legal!
    Estive em Machu Pichu em agosto de 2011. Amei! Vendo sua fotos, deu louca vontade de voltar.
    Parabéns ao casal!
    Bons ventos!
    Muitas viagens!!

    • Obrigada, Maria José! De vez em quando eu também venho aqui reler o post e matar um pouquinho da saudade vendo as fotos. É mesmo um lugar mágico, né? Beijos!

  4. Rosi Ferreira

    Nossa muito lindo,caminhei tanto pra chegar aí, q quando cheguei… estava sem forças de subir as escadas kkkkkkk . fui e janeiro estava chuvoso e pouco frio .Mas valeu a pena!!!.

    • Rosi, você fez a trilha? Realmente encarar a escada no final não deve ter sido uma tarefa fácil! Ainda bem que a recompensa justifica tanto esforço! ;-)

  5. Lari, nós subimos para Machu Picchu às seis da manhã e ficamos lá até meio dia. Parece pouco, mas foi tempo suficiente para percorrer tudo (ou quase tudo) e ainda curtir bem o lugar. Saímos cedo para pegar o trem de volta a Ollanta às 14:00 e também pra dar tempo de almoçar em Aguas Calientes. Foram duas horas e meia de viagem na ida e duas na volta. Para Cuzco nós voltamos de ônibus também. Tinham várias vans e ônibus saindo e nós entramos em um rapidinho. Se você quiser pegar o trem até Cuzco, é melhor olhar com antecedência. Quando eu fui não tinha o Backpacker para a volta até Cuzco, mas só até Ollanta.

  6. Camila, estou planejando uma viagem e achei bem esclarecedor o que falasse sobre os trens no topico anterior de Machu Picchu. Gostaria de saber ainda umas coisinhas, que horas vcs foram embora de Machu Picchu? Quantas horas dá de trem de Aguas Calientes até Ollantaytambo? E depois de Ollanta pra Cusco, também é facil pegar trem no dia seguinte mesmo tendo ido com a excursão? Obrigada!

  7. Oi, Dax! Até agora postei sobre duas viagens: uma de carro por Uruguai e Argentina (que começa aqui: https://www.viaggiando.com.br/2007/11/racunho.html) e uma por Peru e Bolívia (https://www.viaggiando.com.br/2008/04/idas-e-vindas.html), sobre a qual ainda não terminei de postar. Os posts estão na ordem em que viajei, então pra acompanhar vc tem que ler de trás pra frente… : ) Se faltar alguma informação, é só perguntar!

  8. Oi Camila!
    Muito bom seu blog! Você tem feito as viagens que eu tenho vontade! eheheh
    Não li teu blog todo ainda, mas queria saber se tem como ver as viagens organizadas por começo meio e fim, pois estava navegando pelo blog e nao consegui achar um post inicial para as viagens nem algum concluindo! Daí fico meio perdido sem saber como foi a viagem, qntos dias, todos os lugares que passou…

  9. Oi, Mirella! É mesmo fascinante! E lindo!!!

  10. Muito legal!!!
    Morro de vontade de ir a Macchu Picchu… deve ser fascinante… e mesmo com a neblina tudo pareceu lindo!
    Abs

  11. Carol e Luisa, no fim a neblina até que fez sucesso! ;)

    Beijos!

  12. Camila,

    Atè debaixo de neblina Machu Picchu è magico! Eu quero ir!!!

    Bjs

  13. ahhhhh… Machu Picchu!!!
    Está nos top 10 da minha lista de desejos e toda vez que vejo fotos do lugar, fico com mais vontade ainda!! Apesar da neblina, as fotos estão lindas e realmente místicas. Acho que faria exatamente como vocês, esperaria a neblina abaixar e só curtiria o lugar. A última foto está demais!! Que delícia… ahhhhh também quero ir pra lá!!!

    Beijos

  14. Margarida, vale muito a pena ir conhecer ao vivo! Na sua próxima viagem à América do Sul não deixe de incluir Machu Picchu. Depois do Brasil, é claro! ; )

  15. Eduardo, quer voltar? ; )

  16. Carla, até que demos sorte com o tempo no resto da viagem, mas quando acordei e vi que estava chovendo bem no dia da atração principal… hehehe Felizmente depois deu tudo certo e o dia foi ótimo!

    Beijos!

  17. Afinal,mesmo com neblina as fotos ficaram optimas!Fiquei com muita vontade de ir até lá para ver ao vivo as imagens que tantas vezes vi nos livros de história da escola!

    beijos

  18. Muito bom!!! Olhando as fotos de novo, este lugar é realmente impressionante. Vale a pena chegar mais cedo, sem dúvida.

  19. Adorei!!!
    Fiquei impressionada com as fotos de vocês sem turistas…incrível…
    Que vontade de ir…imagino um lugar fantástico mesmo!!!
    Tem que fazer isso mesmo achar um clima místico e ver o lado bom das coisas…afinal viagem é sempre bom…
    Não dá pra prever essa história de tempo mesmo…mas podia jurar que eu estava com vocês afinal não tem uma viagem que eu faça que não chova e de preferência todos os dias…
    Muita legal a viagem toda de vocês!!!
    Beijos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.