A Praça da Liberdade, em Belo Horizonte

Praça da Liberdade Vou aproveitar a pausa entre viagens para falar um pouquinho sobre capital do meu estado (e de quebra ainda deixar o namorado belorizontino feliz!). Não sou nenhuma especialista na cidade, mas vou tentar mostrar um pouquinho dos meus lugares preferidos em Belo Horizonte. E o primeiro não poderia deixar de ser a Praça da Liberdade. Minha paixão por praças e parques já é pública, então imaginem a minha felicidade ao me deparar com essa praça linda, segura, bem cuidada, rodeada de prédios maravilhosos e que consegue ser tudo isso no centro de uma metrópole brasileira! Mas o que mais me agrada é o clima da praça. Durante todo o dia há pessoas caminhando, lendo, descansando…

Praça da Liberdade
Praça da Liberdade

A Praça da Liberdade foi construída na época da fundação de Belo Horizonte, no final do século XIX, para abrigar a sede administrativa de Minas Gerais. Lá estão o Palácio do Governo (ou Palácio da Liberdade) e os antigos prédios das Secretarias de Estado.

Palácio da Liberdade
Prédio da Secretaria da Educação
Prédio da Secretaria de Defesa Social
Secretaria da Fazenda - Praça da Liberdade

Os jardins foram inspirados no Palácio de Versalhes e a arquitetura no estilo estilo eclético com detalhes art nouveau e neoclássicos. Eu não entendo nada de arquitetura e não diferencio um estilo do outro, mas acho tudo lindo!

Praça da Liberdade

Praça da Liberdade

Coreto da Praça da Liberdade

Praça da Liberdade

Nas décadas de 50 e 60, o conjunto ganhou obras mais modernas, como o Edifício Niemeyer e a Biblioteca Estadual, ambos projetados por Oscar Niemeyer.

Edifício Niemeyer

Pertinho da praça, descendo a Rua da Bahia, está a Igreja de Lourdes. Concluída em 1923 e elevada à categoria de Basílica pelo Papa Pio XII em 1958, a igreja compensa a curta caminhada.

Igreja de LourdesIgreja de Lourdes
Igreja de LourdesIgreja de Lourdes
Igreja de Lourdes

Essas fotos foram tiradas no fim do ano passado, mas vi a praça no último fim de semana, à noite, e a decoração de Natal está linda! Pena que estávamos no carro e não deu pra tirar fotos. Mas no Natal estarei lá de novo e volto aqui pra mostrar esse outro lado da Praça da Liberdade! : )

Veja também os posts sobre o Circuito Cultural Praça da Liberdade.

26 Comments

  1. Natália, acho que mesmo se você não planejar, a Praça da Liberdade acabará uma hora ou outra no seu caminho! :) Só não se esqueça de me avisar quando for a BH!

  2. Que lugar lindo!!!!
    Não conheço BH, mas quando chegar a hora, certamente a Praça da Liberdade estará no roteiro.
    Parabéns pelo post! As fotos estão incríveis!!!
    Beijo grande!

  3. Tereza, o entorno da Praça da Liberdade está passando por uma revitalização para se transformar em um circuito cultural e ficará ainda mais interessante. Você vai adorar conhecê-la pessoalmente!

  4. Realimente, é um belissimo horizonre…
    Esterei visitando em breve.
    Estou encantada com as imagens.

  5. sem duvidas belo horizonte está melhorando muito
    que Deus abençoe e guarde o prefeito dessa cidade

  6. Oi, Rayanne! Que legal que gostou de BH! E volte mesmo, Minas tem muito a oferecer. ;)

  7. UAI…soh doh maranhão.. fui conhecer BH esse ano …
    nossa,,,é muito lindoo.
    adorei…
    espero voltar di novo…

  8. Camila

    Que o ano de 2009 traga a todos muita alegria e saúde para fazermos todas aquelas viagens que tanto sonhamos!
    Quem sabe não vem á Europa e nos encontramos por cá!

    beijos

  9. Oi, meninas! Obrigada e boas festas pra vocês também! Que em 2009 nós possamos viajar bastantes e inspirar muito umas às outras com nossos relatos! : ) Beijos!!!

  10. Frederick, pode deixar que estou aqui em Belo Horizonte e vou lá tirar umas fotos! E que bom que meu post fez você ter vontade de conhecer a cidade! ;) Um Feliz Natal pra você também!

  11. Camila querida,
    passei para desejar um Feliz Natal e um 2009 muito bom, com muitas viagens!
    Beijos

  12. Caramba, também não conheço Belo Horizonte, mas agora fiquei com vontade de conhecer… deve ta muito bonito mesmo com os enfeites de Natal, num e esquece de tirar as fotos e publicar no blog também.. t+.. e Feliz Natal.

  13. Camila, um lindo Natal e um Reveillon muito feliz para você, seu querido e sua família. E um 2009 com muitas viagens!.
    Um beijo!

  14. É verdade…agora com tantos amigos blogueiros a vontade de voltar ao Brasil é ainda maior!!
    O problema é que com a crise economica instalada aqui na Europa e principalmente em Portugal não está fácil para nós agora programar uma viagem intercontinental!Mas pode deixar que na primeira oportunidade vamos voltar e sem dúvida incluindo Minas Gerais no roteiro!

    Beijos

  15. Margarida, mas agora, com tantos amigos blogueiros, o que não vão faltar são convites para você no Brasil! Já pode incluir Minas Gerais na sua listinha!!! ;)

  16. Camila

    Ainda não sei quando voltarei ao Brasil,mas gostava que fosse em breve!!É um país fantástico muito para além das praias…

    Bjs

  17. Mirella, é aquela velha história, a gente nunca dá muito valor no que tem “no quintal de casa”, né?

    É verdade, Emília, você tem um pezinho em Minas! E minha mãe, que nasceu em BH e desde criança não voltou mais lá? Tenho que fazer como você e arrastá-la para rever a cidade! : )

    Carla, realmente é difícil escolher. E o Brasil é tão grande, não só em tamanho, mas em culturas e lugares diferentes, que dá pra viajar muito aqui dentro. Mas é claro que vou fazer uma propaganda do meu estado e falar que você deve vir correndo pra cá! hehe

    Margarida, não temos praia em Minas, mas temos muitas coisas legais! (Olha a propaganda de novo!) Quando você volta ao Brasil?

    E Eduardo, pode deixar que daqui a pouco tem mais!!!

  18. Camila

    Que cidade linda! Eu também sou fã de praças e jardins!
    Gostava muito de conhecer o interior do Brasil…acabamos por ficar sempre no litoral,porque o Brasil é tão grande e o nosso tempo é sempre tão pouco…
    Mas da próxima vez vou fazer um roteiro bem diferente ( também estou tirando algumas ideias no Blog da Carol!)e tentar visitar Belo Horizonte!

    beijos

  19. Camila,
    só estive em BH duas vezes uma com 2 outra com 3 anos, ou seja a mesma coisa que nada! Tem tanta coisa no Brasil pra conhecer que fico até perdida…
    Mas já vi que ano que vem tem muitos feriados e uma idéia e dar umas voltinhas por Minas…

    Beijos

  20. Quero mais!!!

  21. Camila, justíssimo o post! Belo Horizonte é uma cidade muito gostosa e a praça da Liberdade é um ponto ótimo para passear. Me lembro da última vez em que estive aí, ciceroneando minha mama pela capital do estado dela (que ela não conhecia, achei um absurdo e resolvi esticar de Ouro Preto até lá): o centro estava cheio de ipês roxos em formato de bola, uma coisa magnífica! E viva Minas sempre! :-)

  22. Pois é… as evzes temos que parar para apreciar as coisas do dia a dia, né?! Mesmo o Ibirapuera em Sampa, ele ée tão lindo, mas nunca é falado nos blogs de viagens :)
    bjks

  23. Carol, eu sou mineira né, então sou suspeita pra falar. hehe Vou fazer mais uns posts sobre BH, aí quem sabe você não se anima? ;)

  24. Luisa, você conhece a Estrada Real? Eu sou louca para percorrê-la toda de carro. É uma dessas viagens em que é fácil encontrar cidadezinhas imperdíveis no caminho! Mas ficando em Belo Horizonte também não faltam viagens do tipo bate e volta. Pra quem gosta de cidades históricas MG é um prato cheio!

    Beijos!

  25. Camila,

    Não conheço Belo Horizonte, mas o pessoal fala maravilhas de lá. Diz que tudo é muito legal, dos milhares de restaurantes à simpatia do povo!! E agora acabei de descobrir que as praças são imperdíveis. Muito linda as fotos.

    Beijos

  26. Que lugar lindo! Eu passei por Belo Horizonte uma única vez na vida e peguei uma chuva pesadíssima! Não saí do hotel e não vi nada na cidade…
    Para uma futura ida ao Brasil, estou pensando em rodar por Minas com o namorado! Vamos ver se dá certo…
    Bjs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.