Porto Seguro

Porto Seguro O único passeio que tínhamos realmente programado para aquela semana era a ida a Trancoso, a pé. Desde que li o relato do Ricardo Freire sobre esse trecho, fiquei com vontade de imitá-lo. Então após o café da manhã do nosso segundo dia em Arraial já estávamos prontos para botar o pé na areia! Mas aí a recepcionista da pousada nos alertou que naquele dia a maré não era favorável à nossa caminhada e que deveríamos acompanhar a tábua de marés, não era só sair andando… Bom, já que não tinha jeito mesmo, mudamos o plano e seguimos na direção oposta. Não era porque tínhamos escolhido Arraial d’Ajuda como base que Porto Seguro não merecia uma visita.

De acordo com o mapa são cerca de 6 km de Arraial até a balsa. Começamos a caminhada às 10h e em pouco mais de uma hora chegamos à lá. A caminhada até o Rio Buranhém não apresenta muitas surpresas. Passamos pelas praias do Delegado, Aracaípe e Apagafogo apenas apreciando as paisagens. O sol nesse dia resolveu aparecer e nos castigou um pouquinho.

Praia em Arraial d'Ajuda Praia em Arraial d'Ajuda Praia em Arraial d'Ajuda

As ruas de Porto Seguro estavam vazias. Era segunda de manhã e parecia que as pessoas ainda estavam dormindo. Mas também, quem acordaria cedo nesse dia?

Rua de Porto Seguro vazia numa segunda ferira de manhã

Seguimos também a pé rumo à Cidade Histórica, aproveitando cada sombra que encontrávamos pelo caminho. Sem contar que no final, para acessarmos o centro histórico, há uma escadaria para subir. Chegamos lá exaustos e morrendo de calor, mas valeu a pena. Até mesmo o cansativo caminho era recompensado pela vista que nos acompanhava por todo o percurso.

Eu, que adoro construções históricas, fiquei maravilhada por estar ali, no primeiro núcleo habitacional do Brasil. Achei tudo lindo, ainda mais com a paisagem de fundo.

Centro Histórico de Porto Seguro

Centro Histórico de Porto Seguro Centro Histórico de Porto Seguro Centro Histórico de Porto Seguro

Depois de apreciar as construções e descansar um pouco, descemos a ladeira rumo à balsa novamente, parando pra almoçar no caminho. Até tínhamos ânimo para enfrentar a caminhada de volta da balsa até a pousada, mas na ida nós vimos que em alguns pontos as construções adentravam a praia e provavelmente não conseguiríamos passar pela areia com a maré já alta. Sendo assim, nos rendemos à preguiça e pegamos um ônibus até o centrinho de Arraial d’Ajuda.

Balsa de Porto Seguro a Arraial d'Ajuda Rio Buranhém

Veja todos os posts sobre Arraial d’Ajuda e arredores no Viaggiando!

12 Comments

  1. Patsy, acho que eu também não gostaria se fosse nessa época. Se bem que isso depende do que estamos procurando, né? Hoje eu prefiro lugares tranquilos, sem bagunça, fora de temporada… Então agosto foi perfeito para visitar o sul da Bahia!

  2. Bem, ja Porto Seguro eu nao gostei muito. Eu fui em epoca de ano novo, estava lotado, muita molecada, suja, eu nao me decepcionei pq ja esperava que pudesse ser ruim mesmo :)

    Mas camila suas fotos estao bem legais. beijokas patsy

  3. Luisa, eu também pensava que Porto Seguro era só festa. Eu não conheci muito da cidade, mas acho que só pela parte histórica ela já vale a visita. Basta escolher a época certa pra fugir da bagunça. :)

  4. Margarida, Porto Seguro também é um destino bastante popular por aqui. Mas eu acho que é melhor ficar em Arraial d’Ajuda e passear em Porto Seguro. ;)

  5. Camila, essa Porto Seguro histórica que vc mostrou não tem absolutamente nada a ver com a Porto Seguro de festas que eu imaginava!
    Eu nunca pensei em viajar pra lá pq não sou muito chegada nas festas, mas agora vou pensar seriamente no assunto… A cidade, fora de temporada parece ser um encanto!
    Bjs

  6. Camila

    Porto Seguro e Fernando de Noronha são alguns dos destinos mais falados por aqui!Realmente há tanto para conhecer no Brasil…

    Beijos

  7. Carla, era um ônibus sim! Tinham as vans também, mas pegamos um desses ônibus urbanos.

  8. Carla e Carol, acho que Porto Seguro também não faz muito meu estilo, mas a cidade histórica valeu a pena. Imagino que não tenha nada a ver com a cidade em alta temporada! E nós só fomos lá nesse dia mesmo, nem animamos a ir à noite, Arraial é bem mais aconchegante. ;)

  9. Mirella, eu também tenho tanto a conhecer desse Brasil, ainda não conheço quase nada! Mas isso é ótimo, quando fica difícil fazer uma viagem internacional, o que não faltam são destinos aqui perto pra curtir!

  10. Oi Camila,

    Legal sua viagem, gosto de pessoas que mudam de planos rapidinho e conseguem aproveitar o máximo o destino. Eu também já tinha lido do Ric sobre ir à pé até Trancoso, e parece mesmo um passeio imperdível.
    Tomara que você tenham conseguido realizá-lo e nos mostre tudinho depois…

    Sobre Porto Seguro, não é um lugar que tenha cogitado em ir até agora, mas não me pareceu tão ruim… é que por ser um destino muito badalado fico sempre com um pé atrás.

    Beijos

  11. Até que foi legal seu passeio…eu tenho um pouco de preconceito então certamente não iria até Porto Seguro…
    Ônibus em Arraial? Eu só me lembro de andar de kombi pra todos os lados…
    Beijos

  12. Que delícia… sempre que vejo posts sobre o Brasil eu fico pensando: “Tenho tanta coisa para conhecer dentro da Terrinha”…
    Adorei esse post :)
    bjks

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.