Caraíva e Praia do Espelho

Caraiva Enquanto a maré não possibilitava nossa caminhada de Arraial d’Ajuda a Trancoso, alugamos um carro para conhecer Caraíva. Antes da viagem nós nem tínhamos planejado esse passeio, mas chegando lá essa nos pareceu uma ótima opção. Ainda bem que não nos rendemos àquele plano inicial de ficarmos uma semana sem fazer nada!

Para acessar o vilarejo é preciso atravessar o Rio Caraíva de canoa. Nesse momento eu já comecei a gostar de Caraíva. Essa certa inacessibilidade deixa qualquer lugar mais interessante, não acha?

Atravessando o Rio Caraíva de canoa

Não sei como é Caraíva na alta temporada, mas naquele dia estava tudo completamente parado. Nada muito diferente do que encontramos no restante da viagem, mas o ar rústico da vila nos dá a impressão de que o tempo ali passa mais devagar. Dá vontade de ficar o dia todo andando descalço pelas ruas de areia…

Rua de Caraíva Rua de Caraíva

Na praia também não havia quase ninguém. Deu pra curtir com calma o encontro do rio com o mar e ficar admirando a praia, que eu achei bem bonita e diferente de Arraial. A areia ali é mais escura, o que dá um tom especial à paisagem e combina com o restante da vila.

Praia em Caraíva Praia em Caraíva

Encontramos este cartaz enquanto andávamos pela cidade. Ainda não sei se acho triste ou só engraçado. Até gostaria de saber se conseguiram implementar o 2º grau em Caraíva…

Cartaz sobre o ensino médio em Caraíva

Na volta fomos conhecer a tão famosa Praia do Espelho. Minhas expectativas eram super altas! Não sei o que realmente esperava ver, mas com certeza era algo que me surpreendesse, afinal ela sempre é apontada como uma das praias mais belas do Brasil. E ainda por cima eu já tinha feito a maior propaganda para os meus companheiros de viagem, então tinha que realmente ser maravilhoso!

Já levamos um banho de água fria na chegada, quando tivemos que deixar o carro em um estacionamento numa propriedade privada e quem nos recebeu foi um rapaz super mal-humorado e sem educação. Até pensamos em desistir e voltar para trás depois dessa recepção, mas já que tínhamos chegado até ali…

Bom, não sei se as expectativas é que foram altas demais. Talvez seja preciso passar mais tempo na Praia do Espelho para apreciá-la realmente. Quem sabe a maior atração esteja no nascer do sol, ou no fim de tarde? Será que só se hospedando ali para sentir o clima do lugar? Ou será que simplesmente nós é que não estávamos em um bom dia? Não sei. Só sei que não conseguimos ver nada demais ali. Tá bom, a praia é bonita, mas acho que outros trechos do sul da Bahia conseguem rivalizar em beleza com ela. Realmente ela é bem reservada, só encontramos mais um casal na praia, mas na época em que viajamos era assim em todo lugar.

Quem já foi lá, por favor, me esclareça: nós estávamos no lugar errado ou somos chatos demais? Sei que gosto é gosto, mas não é possível que fomos os únicos que não ficaram impressionados com a Praia do Espelho! Mas só pra parar de reclamar um pouco, deixo aqui algumas fotos que tiramos de lá.

Bom, não posso negar que bonita ela é mesmo…

Praia do Espelho Praia do Espelho Praia do Espelho Praia do Espelho

Veja todos os posts sobre Arraial d’Ajuda e arredores no Viaggiando!

35 Comments

  1. Denise Freitas

    O famoso espelho d’água só se forma na maré baixíssima, quando a água fica represada nos recifes, formando aquários por cerca de três ou quatro horas. Mas isto não acontece em todos os horários ou todos os dias.

  2. Maria Lúcia

    Camila,
    Puxa, pensei que somente eu não tivesse gostado da tão falada /festejada Praia do Espelho… paisagem deixa muito a desejar… para dizer o menos…
    Abs

  3. Julio Junior

    Muito legal o seu relato, parabéns!!!

    Caraíva é um lugar sensacional!!! Existem muitos atrativos para visitar e muito sossego!!! Também fiz um relato em meu blog e espero ajudar a conhecer este lugar maravilhoso.

    http://aventritur.blogspot.com.br/2015/04/caraiva.html

    Grande abraço a todos!

  4. Camila!
    vc tem razao conheço a praia do espelho e tbem penso como vc pra mim foi uma decepcao, fora q è cara as coisas la nao achei nada de mais conheci praias em porto de galinhas muito mais linda!

  5. A falta de oportunidade de receber educação, elevar conhecimento e com isso possibilitar que pensemos de forma independente por si só é sempre muito triste!

  6. Oi Camila, estou adorando seu blog.Mas acho que você foi talvez em um dia de maré morta na Praia do Espelho.
    Eu me informei antes do dia da melhor maré e nós fomos em um dia que a praia estava linda de morrer.
    Relatei no meu blog.
    http://meuslugaresespeciais.wordpress.com/
    Dá uma passadinha lá, tem também sobre a Chapada Diamantina, você precisa conhecer se gosta de natureza.
    Estou anotando suas dicas, porque o ano que vem pretendo fazer o sul do Chile também e a travessia dos Lagos Andinos e a Rota dos Sete Lagos entre San Martin e Bariloche.
    Se nenhum vulcão atrapalhar desta vez e também não ter terremoto.
    A previsão é para abril.
    Um abraço e se puder me diga o que achou do meu blog.
    Um abraço.
    Luciana.

    • Luciana, devo mesmo ter ido na época errada, pois não é possível que todo mundo fale tão bem da Praia do Espelho e eu não veja graça, né?

      Tomara que sua ida ao Chile dê certo! O país é lindo! Eu voltei apaixonada!

  7. Andréa, acho que o problema é que o sul da Bahia possui muitos lugares lindos e quando enaltecem muito um deles a gente fica esperando algo surpreedente, né? Ainda não estive em Itacaré, mas com certeza ainda irei!

    Beijos!

  8. Portifólio de Moda

    Oi Camila!
    Vi seu blog e eu e meu namorado também gostamos de viajar de carro ( aliás me identifiquei aki…) Bom, já conheci muitas praias maravilhosas e hoje fui até a Praia do Espelho…estava procurando se alguém nesse mundo realmente acha q a Praia do Espelho é a terceira mais bonita do Brasil e achei seu blog.
    A Praia é bonita sim mas como já citaram acima, não tem nada de surpreendente…Não entendi o título que a praia leva…Estivemos em Itacaré uns dias atrás e simplesmente adoramos! As praias são lindas e maravilhosas!!!

    Bjo! Andréa

  9. Oi, Rafael! Seja bem vindo ao Viaggiando! E obrigada pelos elogios! :-)

    Acho que você está certo, deve ser o marketing mesmo, porque em questão de beleza, não achei que o restante do sul da Bahia fique a dever em nada ao Espelho. Mas ainda preciso conhecer Itacaré!

    Beijos!

  10. Camila, ótimo blog. Achei hoje por conta de pesquisas sobre Lima e Machu Pichu.

    Então, sobre Caraíva e Praia do Espelho.

    Fui pela primeira vez em 2001 em Caraíva. Era realmente fantástico. Luz só se tivesse gerador, nada de eletricidade. Era realmente rústico, e apesar de cheia (era janeiro) tinha um clima super agradável e o povo não extorquia. Era só praia e forró.. vida boa! Saí de lá prometendo que iria voltar, e voltei em 2008, mas algo tinha mudado. Tinha eletricidade, até aí tudo bem… mas o esquema do turismo lá que não ficou bacana. Achei muita exploração, o povo que antigamente era simpático, achava que todos turistas são trouxas e q gostam de rasgar dinheiro… algo mudou…. bom e dessa segunda vez fui para Espelho. Olha lá é bonito, muito bonito como toda a região. Mas acho que ali é mais marketing das pousadas de ultra-luxo e empreendimentos imobiliários milionários do que a própria praia. O que acontece em espelho se repete por toda aquela costa sul da Bahia ou por pelo menos grande parte… nessa mesma viagem de 2008 fui para Itacaré e Barra Grande (Penísula do Maraú) pôxa e lá sim me surpreendeu. A beleza de lá é acima da média e como me deixou saudades aquele lugar!

    Ahhh seu blog tá no bookmark. bem bacana mesmo!!! Abraços!

  11. Oi, Jaque! Seja bem-vinda!

    Acho que sua impressão foi a mesma que a minha. E o tal estacionamento já dá uma esfriada nos ânimos, né? Não acho que seja um bom cartão de visitas…

    Espero que você volte sempre ao Viaggiando! :)

    Beijos!

  12. Oi Camila, meu primeiro acesso ao seu blog e tô adorando.
    Eu fiquei extremamente decepcionada com a praia do espelho tb. Levamos o mesmo susto ao sermos mal recepcionados no único "estacionamento" que dá acesso à praia. Continuo na dúvida se cobrar por isso é legal e moral. Mesmo assim achei que encontraria o paraíso, depois de tantos quilômetros de buggy até lá. E… minhas expectativas estavam altas demais. É uma praia bonita, só. No fim, não ficamos mais de 30 minutos e resolvemos ir embora. De qquer jeito, valeu a diversão.
    Bjs,
    Jaque L

  13. Gracias, Marga! Sea bienvenida! ;)

  14. Oi, Sílvia! É verdade! Gostando ou não, a gente só sabe se for lá conferir. E tem também muitos lugares que tem uma péssima fama e que a gente vai e adora, né? Bjo!

  15. Carol e Margarida, não estou fazendo pouco caso do prêmio, vou responder logo, logo! hehe Pra vocês verem que não esqueci o blog, tem um post novo!

    Ah, Margarida! Tô vendo que você vai ter que passar no mínimos uns seis meses entre nós!

    Beijos!

  16. que hermosos paisajes

  17. Oi Camila! Adorei o post! FOTOS LINDAS! Escrevi há uns dois dias no meu blog que não caio mais nessa história de “mar calmo, areia fina e coqueirais…” Além do que, o excesso de expectativa gerada pelos marketeiros do turismo faz com a gente se decepcione diante de alguns detsinos. De qualquer maneira, É SEMPRE MELHOR IR E NÃO GOSTAR… DO QUE JAMAIS EMBARCAR! Bjs!

  18. Mais um local para incluir na wish list “América do Sul”…bem já tá a ficar enorme essa listinha!

    Beijos
    Ps:tb tenho um prémio para vc no meu Blog…acho que é igual ao da Carol…hehe

  19. Camila,

    Tem um prêmio pra ti lá no blog…

    beijos

  20. Oi, Guta! Já fui lá no Vambora retribuir a visita! ;) Beijos!

  21. Camila! Tudo bem?! Descobri o seu blog pelo Travel Forever da Carol e adorei! Estou p/ acompanhar a sua viagem pela America Latina mas me falta tempo para ler tudo com calma!
    Voltando ao assunto do post, eu gostei muito da Praia do Espelho, mais precisamente indo para o lado esquerdo, onde vc encontra umas baías mais preservadas e incrivelmente lindas. Para o lado direito o mar é realmente mais agitado e o encanto não é tão grande assim. Eu tenho um post sobre a praia: http://vamboravambora.wordpress.com/2008/05/25/lugares-improvaveis-sul-da-bahia-com-um-pe-no-pacifico/
    Bom, to passando tb para te convidar a conhecer o meu blog de viagem o Vambora!
    Nem preciso dizer que vou voltar aqui mais vezes para acompanhar todas as viagens!
    bjus

  22. Oi, Emilia! Que bom você por aqui! O sul da Bahia já está quase acabando por aqui, mas você ainda chegou a tempo! ;) Beijos!

  23. Gente, é só ficar um pouco longe da blogosfera e um monte de coisa acontece! Que delícia vir aqui e ver esse monte de posts e justamente sobre o litoral sul da Bahia! Já estava morrendo de vontade, depois de um casal de amigos ir no Reveillon e um grupo de amigos logo depois…depois dessas fotos então! Adorando, Camila :-D

  24. Carol, como você está vendo, a opinião da Patsy já foi diferente… Bom, não tem jeito! Só vocês indo mesmo pra conferir e voltarem aqui pra me contar se eu fui a única que não se apaixonou! ;)

  25. Eu conheco a praia do espelho, e tenho fotos lindissimas de la, e eu ADOREI mesmo, achei o clima fantastico, passamos uma tarde no bahiano onde comemos, ficamos na rede, foi maravilhoso, no dia tinha bastante gente, pela dificuldade de acesso, ate vi a luana piovani, isso faz tempo viu, mas achei uma praia linda DEMAIS, eh um espelho, nem onda tinha o dia que eu fui, e a cor, ah eu nao me esqueco, lindo demais. Mas essa eh a minha opiniao, e eu voltaria para la!! Beijossssss Patsy

  26. Camila…

    Você realmente está fazendo eu rever meus planos. Tenho uma amiga que foi pra Espelho e voltou de lá falando maravilhas, que foi uma das praias mais bonitas que ela conheceu… fiquei super curiosa desde então, mas vendo suas fotos, a praia até tem um charme mas estava esperando aqueeeeeeeele super mar azul. Pois é, agora acho que não vale muito a pena passar uma semana só neste lugar!

    Beijos

  27. Meninas, precisa aparecer alguém que conhece a Praia do Espelho por aqui pra dar outra opínião, né? ;) Mas talvez seja justamente por ela ser tão famosa que eu não vi nada demais. A gente vai com tanta expectativa que acaba se decepcionando…

  28. Engraçado essa praia não ser tudo isso… as vezes eu me vejo discordando do pessoal super ultra viajado, pois beleza significa pouca gente… sei lá! Adorei seu relato…
    bjs

  29. Nossa, Camila! Eu achava que a tal praia do Espelho fosse o máximo do máximo de tão famosa! Bom saber!
    As fotos estão maravilhosas!
    Bjs

  30. Camila,
    amei as fotos!
    Quando eu vi o título pensei…Oba!!! Praia do Espelho!!! Afinal tenho mega vontade de ir…bom saber que não é lá essas coisas…pelo menos não para todo mundo.

    Beijos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.