A Estrada Real e Eu

Estrada RealDesde que eu soube da existência da Estrada Real (acho que em 2005) eu morro vontade de percorrer seus mais de 1600 km, de preferência de uma só vez. Assim que comecei a trabalhar, o Eduardo e eu planejamos fazer esse roteiro nas férias. Iríamos de Uberlândia a Diamantina, de lá percorreríamos o Caminho dos Diamantes e o Caminho Velho até Paraty e depois retornaríamos pelo Caminho Novo de Petrópolis a BH. Nas nossas primeiras férias juntos, em 2007, já estava combinado que faríamos essa viagem. Mas meio que de última hora surgiu a idéia de viajarmos de carro para Argentina e Uruguai e nossos planos iniciais acabaram ficando pra depois. A Estrada Real era uma viagem muito mais fácil, não exigia tanto planejamento, podíamos fazê-la a qualquer hora…

Ano passado foi a primeira vez em que foi possível dividir nossas férias em duas parcelas e a primeira delas nós agendamos para o mês de maio, já pensando na Estrada Real. O clima estaria mais ameno e seco e teríamos 25 dias corridos disponíveis, tempo que julgávamos suficiente para fazer todo o percurso. Só que aí a viagem para Bolívia e Peru nos pareceu uma oportunidade imperdível, os preços estavam ótimos, o mês escolhido também seria perfeito e lá se foi a Estrada Real para uma outra oportunidade novamente…

Na nossa última metade de férias, em agosto, o namorado estava morrendo de vontade de ir pra praia, queríamos descansar, o pacote estava muito barato, e lá fomos nós pra Arraial… Já estava virando piada, todo ano nos perguntam pra onde vamos nas férias, nós falamos que é pra “Estrada Real” e depois os planos mudam. Sem contar que na maioria das vezes ninguém sabe do que estou falando! Então quase todas as vezes eu tenho que explicar e muitas vezes ouvir a pergunta “Mas o que é que você vê nessa Estrada Real?”. Sem contar a família e os amigos falando que não entendem como eu gosto tanto de “coisa velha” e tal…

Mas a verdade é que eu sou realmente apaixonada por cidades históricas! De preferência pequenininhas, com calçamento de pedra e casinhas coloridinhas. Então a Estrada Real é um sonho pra mim, né? ; ) Apesar de adiarmos todo ano essa viagem, o que pode parecer pouco caso, não sei nem dizer se tenho mais vontade de percorrê-la ou de ir pra Patagônia, pra Rússia ou pro Egito. Todas essas viagens estão no topo da minha “listinha” e é difícil dizer com qual eu ficaria mais feliz.

Mais um motivo que me fez apaixonar pela Estrada Real foi que antes mesmo de saber do que se tratava eu conheci um pedacinho dela e adorei! Em fevereiro de 2005, quando eu ainda estava na faculdade, juntei o pouco que ganhava no estágio pra fazer a primeira viagem a turismo com meu namorado. Nessa época conhecemos Congonhas, Tiradentes, São João del Rey e Ouro Preto. Mas esse é assunto para o próximo post! Assim como mais um pedacinho que conhecemos no início desse mês: o Caminho dos Diamantes.

Estrada Real
E pra quem, como a maioria das pessoas que eu conheço, nunca ouviu falar na Estrada Real, fica aqui um pequeno texto explicativo que encontrei no site do Instituto Estrada Real:“A Estrada Real foi sendo construída nos muitos anos de idas e vindas, das Minas ao litoral, desde o século XVII, em busca das riquezas. Caminhar pela Estrada Real é reviver os passos e os caminhos percorridos pelos escravos, pelo ouro e pela história. Constituída, ainda, pelas vias de acesso, os pontos de parada, as cidades e vilas históricas que se formaram durante o passar dos homens e do tempo.

Inicialmente, o caminho ligava a antiga Villa Rica, hoje Ouro Preto, ao porto de Paraty, mas pela necessidade de uma via de escoamento mais segura e mais rápida ao porto do Rio de Janeiro e, também por imposição da Coroa foi aberto um “caminho novo”. A rota de Paraty passou a ser o “caminho velho”, a partir do século XVIII. Com a descoberta das pedras preciosas na região do Serro, a estrada se estendeu até o Arraial do Tejuco (atual Diamantina), deixando Ouro Preto como o centro de convergência da Estrada Real.

Assim se formou o complexo da Estrada Real, ou seja, mais de 1600 km de patrimônio, cercado de montanhas, natureza, cultura e arte. Conhecer a Estrada Real é reviver o passado e a história de Minas e do Brasil.

Para mais sobre a Estrada Real no Viaggiando: clique aqui!

15 Comments

  1. Á estrada é Real mesmo. Vale a pena conhecer. Nesse percurso fotografei o pôr do sol mais lindo da minha vida, visitei as cidades históricas, saboreei muita comida boa, visitei a Mina da Passagem, entre Mariana e Ouro Preto, viajei no trem panorâmico e ainda participei de uma típica quermesse da roça em São João Del Rey. Vale muito a pena. Uma viagem muito linda e muito rica.

  2. ESTRADA REAL 100% A PÉ

    Todos os anos reservo uma semana para caminhar na Estrada Real. Já fiz de Diamantina a Carrancas. Nsse próximo dia 4 de janeiro de 2010 vamos reiniciar em Carrancas com destino a Passa Quatro. Vamos?
    afranio.gouveia@hotmail.com

  3. Verena, um dia eu ainda consigo conhecê-la inteira! hehe Agora está faltando ir mais para o sul. Já estive em Ouro Preto, Tiradentes, Congonhas, Diamantina, Serro… Aos pouquinhos eu vou percorrendo tudo! São mesmo locais encantadores! :)

    Beijos!

  4. Verena Masek

    Camila, viajei nessas féria por São Tomé das Letras, Tiradentes, Congonhas do Campo e Ouro Preto e tive a oportunidade de passar por vários trechos da Estrada Real, são paisagens lindíssimas e cidadezinhas encantadoras. Não deixe da pensar em conhecer a Estrada Real, pode demorar mas você vai adorar. Abração.

  5. Carla, o Rio já faz parte da Estrada Real, né? Não teria começo melhor pra viagem. Mas já vi que não tem outro jeito a não ser conhecê-la aos pouquinhos.

    Com esse tanto de feriados esse ano e agora com essas promoções de passagens tô tendo que me segurar pra não fazer um roteiro a cada dia!

    Beijos!

  6. Camila,
    também já coloquei a Estrada Real nos meus planos mas nunca aconteceu…saindo aqui do Rio e querendo fazer uma viagem de carro é tranquilo…pensei até que esse ano cheio de feriados daria…mas já vi que não vai dar…
    Em falar em planos de viagens…minha cabeça anda a mil…mas férias que é bom nada!!!
    Pelo que entendi post mineiros em breve!!! Oba!!!
    Beijos

  7. Carol, enquanto estamos podendo escolher entre várias opções está bom!!! Tomara que seja sempre assim!

    Então vc aí no Paraná já conhecia a Estrada Real? O povo aqui é que tá desinformado mesmo… hehe Sobre a comida, na verdade eu me sinto em casa, né? ;)

    Beijos!

  8. Camila,

    Parece coincidência, mas do mesmo jeito que os planos de viagem mudam pra vocês, eles mudam pra mim e pro maridex também. Tem tantos lugares que está sempre no topo da lista para a próxima viagem e de repente chega uma nova idéia imperdível e voilá… mudamos o roteiro na ultima hora!!! Gramados é um desses lugares que sempre falamos em ir e nunca vamos.:(

    Mas falando de Estrada Real, fiquei feliz ao perceber que eu sou uma das pessoas que conheço um pouco da história (mesmo sem nunca ter visitado) a estrada R. Existe um livro chamado CAMINHOS DO SABOR que fala sobre a estrada real, deve ser muito linda, gostosa de viajar e deliciosa na gastronomia.

    Beijos

  9. Tia, daqui a pouquinho coloco as fotos! Falta só arrumar mais um tempinho pra blogar! Aí é só chamar o Tidoro pra ver junto! Beijos!

  10. Sílvia, pelo que vi no seu blog o Paraná também não fica atrás nas cidades históricas, né? Só preciso aprender a tirar fotos tão lindas quanto as suas… ; )

  11. Margarida, não tenho nenhuma dúvida de que vou amar a Europa! Se já gosto das nossas velharias de 300 anos, imagina das ainda mais antigas! hehe

  12. Tia Mone tá com muita vontade de ver as fotos, mas o Tidoro tb adora coisas antigas,bjinhos

  13. Camila! Você é das minhas! Não resisto a casario e rua de paralelepípedo! A Estrada Real está na minha pauta de viagens para o ano que vem! Abs!

  14. Eu adoraria conhecer a Estrada Real!Também sou fã de ” coisa velha”…hehe…acho que é por isso que eu amo a Europa!
    Gostaria imenso de visitar todas essas cidades históricas do Brasil,e assim conhecer melhor um país que nos é tão querido a nós Portugueses!
    Vou colocar a Estrada Real no topo da minha listinha brasileira!

    Beijo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.