As Flores de Diamantina

Flores de Diamantina Diamantina não é uma daquelas cidades com diversos lugares turísticos em que “temos” que bater ponto. Existem museus, mas não são eles o carro-chefe da cidade e não é para vê-los que você irá até lá. Talvez os turistas mais apressados possam se perguntar “Qual é mesmo a próxima atração?”. Essas pessoas provavelmente ficarão entediadas. É preciso ir com calma, vivenciar um pouquinho o lugar. Observar o ritmo tranqüilo dos universitários que sobem e descem as ladeiras parando para tomar sorvete ou bater papo. Ou sentar nas escadarias das igrejas e acabar se familiarizando com o rosto dos motoristas que procuram, incansavelmente, uma vaga para estacionar.

Há também várias opções de passeios, grutas e cachoeiras, para quem quiser ter contato com a natureza, ou pequenos vilarejos, como a Vila de Biribiri, para quem deseja mais tranquilidade. Nós estávamos em um momento mais urbano e nos contentamos em ficar apenas na cidade.

Minha ocupação preferida era ficar observando as lindas casas espalhadas por todo o Centro Histórico e tentar descobrir sua finalidade. Algumas se transformaram em lojas, restaurantes e hotéis, outras são repartições públicas, mas a maioria delas são casas particulares, antigas por fora e modernas por dentro.

Diamantina

DiamantinaDiamantina

Um dos motivos pelos quais Diamantina é tão encantadora é a quantidade de flores espalhadas pela cidade. Reparei que enormes roseiras são bastante comuns na região e assim a maioria dos jardins são ornamentados com lindas rosas. Já no Centro Histórico, onde os jardins são mais raros, as pessoas se arranjam como podem e transformam as janelas e sacadas em belíssimos canteiros. Me apaixonei pelas flores de Diamantina!

DiamantinaDiamantinaDiamantinaDiamantina

Essa aí em cima eu elegi como a minha casa preferida. Azul e branca (adoro!), conservada e bem cuidada, com flores nas janelas, toda moderna por dentro… Linda, não?

Veja todos os posts sobre a Estrada Real no Viaggiando.

4 Comments

  1. Não dá vontade de morar em uma dessas casinhas bonitinhas?

    Margarida, você vai ter que ficar pelo menos um mês aqui! Até mesmo para dar tempo de visitar todas suas amigas blogueiras! ;)

  2. Essa casa é linda mesmo!Adorei Diamantina…já nem sei quantas vezes vou ter de ir ao Brasil para conhecer todas as cidadezinhas que tenho descoberto aqui no seu Blog!

    Beijos

  3. Que cidade fofa!!! Lindo post…
    Adoro lugares tranquilos, conservados e cheio de flores… que delicia!
    bjs

  4. Que graça essas casinhas de Diamantina. Você tem toda razão, as roseiras dão um troque especial ao lugar. Lindas!

    Beijos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.