Pelas Montanhas de Minas

Montanhas Minas Logo após o último Carnaval tiramos uma semana para conhecer mais um pedacinho da Estrada Real. Nossa intenção era ir para Diamantina, ficar lá quantos dias achássemos necessário e depois… Bom, o depois a gente ia decidir lá mesmo. Saímos de Uberlândia com a expectativa de chegarmos em Diamantina apenas no dia seguinte. Primeiro porque não saímos muito cedo, mas por volta das 10:00. Também porque a distância não é curta: são mais de 600 km, tudo em pistas simples. E principalmente porque nosso mapa (já desatualizado) e o site do Guia 4 Rodas diziam que a BR-365 estaria em mau estado. Mas tivemos a agradável surpresa de encontrá-la em ótimas condições e o melhor de tudo: totalmente deserta! Era segunda-feira pós-Carnaval, né?

Paramos para almoçar em Patos de Minas, lanchamos em Três Marias (onde inicialmente havíamos planejado dormir), paramos na estrada para tirar fotos… Foi uma viagem muito tranquila. Quando entramos na BR-040 a estrada ficou um pouco mais movimentada, mas nada que chegasse a assustar. Depois de Curvelo andamos por estradas menores, cheia de curvas, praticamente sem cruzar com nenhum carro e com lindas paisagens ao nosso lado. O sol já se estava quase se pondo, o que ajudava a compor o cenário.

Estrada MGEstrada MGEstrada MGA região é realmente muito bonita, cheia de pedras e montanhas. Eu, mineira de uma região bem planinha, fiquei toda orgulhosa no meio das famosas montanhas de Minas

Montanhas de MinasMontanhas de MinasMontanhas de MinasA parte ruim de terminar a viagem no mesmo dia foi que chegamos em Diamantina já à noite. A cidade não é tão grande, tem cerca de 50 mil habitantes, mas se perder por lá nessas condições é facinho. Não há muita sinalização e a cidade toda em morros não facilita para os carros… Mas depois que encontramos o centro histórico já ficou mais fácil nos localizar.Ainda bem que o hotel que escolhemos às pressas não nos desagradou. Ficamos na Pousada dos Cristais, um casarão do século XVIII bem aconchegante. Nosso quarto era enorme, com uma cama de casal, duas de solteiro, um grande armário e várias janelas. O café da manhã era o típico mineiro, à beira do fogão a lenha. Quem quiser algo mais moderno terá que se afastar um pouco do centro histórico. Imagino que nos mais caros os móveis e banheiros sejam mais modernos, mas aí o preço já sobe bastante. Mas já que estamos ali pra conhecer a história do lugar, nada melhor do que já começar pelo hotel!

A vista do nosso quarto era para a rua, mas a vista da sala ao lado compensava a falta de atrativos das janelas do quarto.

DiamantinaDiamantinaNa primeira noite fizemos apenas o reconhecimento do território. Saímos para jantar, andamos um pouquinho ao redor da igreja principal e dormimos cedo. Afinal, esse primeiro dia já tinha sido um bônus!

Veja todos os posts sobre a Estrada Real no Viaggiando.

9 Comments

  1. Lito, o visual do morro é mesmo lindo, ainda mais no fim de tarde! :)

  2. a foto postada é do morro do camelinho, caminho para diamantina, lugar lindo d+ da conta, Lito

  3. Luisa, pode copiar tudinho! O bom dos blogs é isso, né? A gente copia o que dá certo e já elimina o que deu errado nas viagens dos outros! ;)

    Beijos!

  4. Oi, Rick! Obrigada! Ainda quero voltar a Tiradentes e tirar muitas fotos, porque a cidade é mesmo linda! Volte sempre! ;)

  5. Oi Camila
    Eu sou do time que adora a liberdade de viajar de carro e vou copiar teu roteiro! Posso? :)
    Bjs

  6. Gostei do blog.. adorei as fotos, principalmente em Tiradentes.. muito bonitinha a cidade.. deu vontade de conhecer!

  7. Meninas, viajar de carro é tudo de bom, né? Eu morro de vontade de ir até a Patagônia de carro. Será que dá? ; )

    Beijos!

  8. Quero fazer essa viagem logo (acho que já falei isso umas mil vezes aqui, hehehehe). Mas para quem tem bebê como eu… viajar de carro é uma ÓTIMA pedida! Bjs!

  9. Camila,
    Esse é o bom de viajar de carro, as mudanças de planos no meio do caminho podem trazer boas surpresas. A paisagem realmente é bem diferente e que coisa boa poder viajar em uma estrada que não tem muito movimento!

    Abs,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.