Nos Passos de JK, pelas ruas de Diamantina

Diamantina Passear por Diamantina é uma delícia. Eu saí de lá sem saber o nome de nenhuma rua, exceto a do hotel. Andamos sem rumo, entrando nos becos que pareciam interessantes, retornando sempre aos mesmos lugares ou de repente encontrando uma viela charmosa na qual ainda não tínhamos reparado. E o que não faltam são becos charmosos! Além das casas lindas, do calçamento de pedra, das ruas sinuosas, o Centro Histórico de Diamantina é ainda mais legal por ser vivo! Não é apenas uma atração turística: é ali que as pessoas moram, trabalham, estudam. A maioria das pessoas que vimos nas ruas eram moradores da cidade, vivendo suas vidas normalmente enquanto nós assistíamos.

Pra quem, como eu, fica doido pra tirar fotos sem ninguém por perto isso pode até se tornar meio frustrante. Lá estavam os carros na frente das construções mais bonitas. Sem contar que as ruas antigas e estreitas não foram construídas para carros, então o trânsito acaba ficando meio confuso. Exercitei bastante a paciência nos dois dias que passei na cidade. Tive que ficar um tempão com o dedo na câmera só esperando o momento certo, como quando um carro virava a esquina e já tinha outro logo atrás de mim…

Já deu pra perceber que não acho carros muito fotogênicos, né? Mas sei que não dá pra esperar que a cidade pare por causa dos turistas e que esse é um problema que acontece na maioria das nossas cidades. Mas que o trânsito de carros podia ser proibido pelo menos na praça principal, isso podia.

De qualquer forma, isso não chegou a ser um problema. Diamantina é linda e nos ofereceu paisagens lindíssimas pra onde quer que olhássemos. E no fim das contas até consegui fotos de ruas vazias! :-)

DiamantinaDiamantinaDiamantinaDiamantinaDiamantinaDiamantinaDiamantinaDiamantinaDiamantina

5 Comments

  1. Prometo que logo, logo vai sair mais um post sobre Diamantina! Ainda não mostrei tudo que a cidade tem de bom! Ela é mesmo linda, mesmo com os carros e os turistas tirando fotos! ;)

  2. Parece Óbidos, em Portugal! Lindo!

  3. Bom…a minha listinha de cidades charmosas no Brasil não pára de crescer…esta também é linda!

    Bjs

  4. Camila,

    As fotos (mesmo com carros) estão lindas. Esse tipo de cidade me lembra Paraty, as ruelas com essas casinhas são um charme. Mas vc tem toda razão, bem que podiam proibir carros em alguns lugares. Assim preservava o ar antigo do lugar.

    Beijos

  5. Camila, é impossível evitar carros em fotos de viagem, ou passantes inesperados, ou outros turistas tirando fotos :)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.