As Crianças Uros Vão à Escola?

Crianças Uros Nos últimos dias uma coisa tem me intrigado bastante. Já quebrei a cabeça, mas ainda não consegui matar a charada. Todos os dias várias pessoas têm chegado ao blog através de pesquisas sobre a educação das crianças que vivem nas Islas Flotantes de los Uros. Apenas no último mês foram cerca de 60 pessoas. E de várias regiões do Brasil. Só de ontem para hoje apareceram por aqui 11 pessoas (da Bahia, do Rio de Janeiro e do Paraná) com a mesma pergunta. E a pesquisa é quase sempre a mesma: “As crianças Uros vão à escola?” E desse jeitinho, com pouquíssimas variações.

É fácil entender porque elas chegam aqui. Digitando essa frase no Google, o Viaggiando aparece logo no início da lista. Mas por que tanta gente está interessada nesse assunto? Pensei que pudesse ser um trabalho escolar, mas as crianças estão de férias, então essa opção foi descartada. Talvez seja algum trabalho que os professores irão desenvolver com os alunos quando as aulas retornarem. Ou talvez tenha passado algum programa na TV sobre o modo de vida desse povo tão peculiar e acabou despertando a atenção das pessoas…

A verdade é que isso está me matando de curiosidade! Então, se você que chegou aqui procurando saber se as crianças que moram nas Islas Flotantes frequentam ou não a escola, por favor, faça antes uma pausinha e me digam: por que querem saber? :)

Ah! E pra não perder a viagem, a resposta está aqui!

Atualizando: Hoje o Breno, um garoto muito educado e gentil de Santa Catarina, deixou nos comentários a explicação para o que está acontecendo. Vejam só:

“Olá Camila, Sou Breno, tenho 10 anos, estou na 4a série e estudo em Santa Catarina. Aqui as aulas iniciaram normalmente. Minha escola utiliza as apostilas da Rede Pitágoras (publicadas pela Editora Educacional de Belo horizonte – MG). A primeira atividade que temos de geografia no segundo semestre é as várias maneiras de viver no planeta Terra. Uma delas é o modo de vida dos Uros e dentre as várias perguntas que temos que pesquisar esta: `A criança uro vai à escola? Por quê?` Espero ter atendido sua curiosidade! Parabéns pelo seu blog e pela maneira gostosa como relata suas aventuras! Um abração Breno.”

Obrigada, Breno! Além de eu ter ficado bastante curiosa, tinha deixado meus amigos também querendo desvendar esse mistério. Mas graças a você a charada foi resolvida!

59 Comments

  1. Oi, Camila! Lembro de ter visto este post há alguns anos.
    Talvez as novas edições das apostilas nem tenham mais essa discussão…
    Bem, há pouco tempo descobri este documentário e me lembrei do seu blog. Aqui vai: https://www.youtube.com/watch?v=rYA8SbqRwt8&ab_channel=FreeDocumentary
    O próprio narrador diz que a maioria das crianças vai à escola numa embarcação coletiva, mas algumas crianças moram mais isoladas e vão por conta própria.
    Abraços!

  2. Estou c/ viagem marcada para Peru. Na minha pesquisa, encontrei este site que foi muito me ajudou. Eu mesma comprei as passagens aéreas e ferroviárias, reservei hoteis, comprei os boletos turísticos. Entretanto, ainda não comprei excursão às Ilhas Flutuantes do lago Titicaca. Contactei 3 agências peruanas. Apenas 2 responderam, mas forneceram preços muito altos. Estou meio aflita, pois minha passagem por Puno dar-se-á entre 10 e 13 de SET. Alguém tem uma dica p/ me fornecer?

    • Lucia, acho que você não precisa se preocupar em reservar esse passeio com antecedência. Pode deixar para comprar lá mesmo. Minha experiência pela América Latina me diz que as agências que respondem os e-mails são geralmente as que cobram mais caro mesmo…

  3. Nossa, que interessante esse post e a interação das crianças =)

  4. ola meu nome é vitoria eu estudo aqui no rio de janeiro , estou na 4 serie e logo depois das aulas minha professora pediu para que eu descobrisse mais sobre o modo de vida dos uros . vc me ajudou muitooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

  5. Ola Camila!

    Muito obrigado por elogiar as Cataratas, fico muito feliz por isso e vou mais uma vez te agradecer, algum dia venha visitar Foz de novo.

    Abraços.

    Guilherme Gomes

  6. Olá Camila! Meu nome é Beatriz e minha escola também usa os livros da Rede Pitágoras.
    Muito obrigada por partilhar essas informações sobre os Uros! Fiz meu trabalho baseado em seu blog (infelizmente falta matérias sobre eles…)

  7. araras sp minha escola usa apostila da rede pitagoras

  8. Luisa, que legal que você finalmente conseguiu ir ao Peru! Eu ainda não tive tempo de passar no seu blog pra conferir suas impressões, mas vou fazer isso rapidinho! Beijos!

  9. Andreia, então foi por isso que meu blog teve tantos acessos. ;) Realmente quem não tem internet terá muita dificuldade para encontrar a resposta, ainda mais se tratando de uma cultura que, apesar de estar aqui pertinho de nós, é tão peculiar, né? Um abraço!

  10. Vinicios, Nicole e Lorena, a resposta para a pergunta de vocês está no post que eu escrevi sobre a Ilha de Uros. Leiam o texto com atenção que vocês vão descobrir a resposta. O link é esse aqui: https://www.viaggiando.com.br/2008/07/islas-flotantes-de-los-uros.html

  11. nini.s2.bores

    oi sou nicole da 4 serie e quero saber se elas vão a escola e pq,é dever de casa…

  12. Ólá,meu nome é lorena moro em Estância sergipe.
    Mas já que você já foi ao lugar onde localiza a região do uros!deveria saber se eles estudam!e eu já sei que a resposta é nã mas porque?eu acho que desvendei um pouco essa charada!eles não estudam porque lá não existe acesso á escola,e os pais não se preocupam com isso!
    E pelo lado de você axar naquela epoca que as rianças tão d eférias!pois tá enganada!aqui no nordeste as férias se partiram!
    lorena,10 anos!

  13. Oi Camila
    Vim agradecer a todos os posts sobre o Peru! Acabei de voltar de lá e suas dicas foram seguidas à risca!

    E quando fui a Uros uma das primeiras perguntas que fiz ao guia foi justamente essa: "as criancas uros vao à escola?" :)

    Bjs

  14. olá, sou Andréia, profe da 4ª série em ponta grossa, Paraná e trabalho com o livro Pitágoras. em nosso manual do professor, existem respostas para algumas perguntas dos textos mas estas sobre os uros, não foram colocadas, não se sabe por que, aí complica para os que não tem acesso à internet, porque nem a profe tem a resposta em seu manual…ainda bem que vc esteve por lá para nos ajudar, coisa que os autores do pitágoras não tem feito !!! Um abração !!!

  15. Oi Camila eu me chamo Vinícios e sou do Paraná, a minha pergunta e a mesma do Breno também estou na 4 série e estudo com a apostila pitágoras, esse é nosseo 1 trabalho de geografia desse semestre sobre os Uros? se pude me ajudar agradeço.

  16. oi Camila,meu nome é Matheus. Obrigado por me ajudar na pesquisa sobre Uros. Moro em Araruama(RJ), tenho 10 anos, estou na 4ºSérie e aqui tbm usamos apostila da rede Pitágoras como o Breno de Santa Catarina!!!!!
    BJSSSS

  17. Penelopy, é mesmo muito interessante descobrir novas culturas! Que bom que você também gostou! Beijos!

  18. Oi, Guilherme Gomes! A prof Ale passou mesmo por aqui! Sabia que eu estive na sua cidade em 2007? Fiquei maravilhada com as Cataratas! Elas são impressionantes! E lindas! :)

  19. Oi…tambem sou de Santa Catarina tenho 10 anos e tambem estudo com a rede Pitagoras…e temos que fazer um trabralho sobre os Uros está sendo muito interessante descobrir ´´As varias maneiras de viver no planeta Terra“

  20. Oi Camila aqui auem fala e o Guilherme Gomes,eu sou da 4 serie,tenho 10 anos e minhas apostilas sao do livro pitagoras,eu estudo no colegio Monjolo e sou aluno da prof Ale,fiquei sabendo que ela mandou um comentario e graças a seu blog nos conseguimos completar o trabalho das paginas 4 e 5,ela esqueceu de falar que somos de Foz do Iguaçu na regiao do Parana,muito obrigado,agora conseguimos completar o trabalho graças a voce.

    Abraços.
    Guilherme Gomes

  21. Oi, Carlos Roberto! Você já leu esse texto? https://www.viaggiando.com.br/2008/07/islas-flotantes-de-los-uros.html

    É nele que eu conto o que sei sobre os Uros.

    Um abraço!

  22. Carlos Roberto

    Ola Camila sou Carlos Roberto tenho 10 aose estudo em santa catarina poderia me responder uma pergunta?
    Como os uros vivem?
    Obrigado…
    Abraço

  23. Que confusão, Guilherme! Mas não tem problema, isso só quer dizer que existe mais algum Breno por aí fazendo a mesma pesquisa que vocês! :)

  24. breno te adorei bjks de INara, LEticia e priscilla

  25. camila,me enganei,acho que não é o breno que nós(eu e a laura)achassemos que fosse.Meu amigo disse que nao entrou nesse site.
    guilherme almeida

  26. Oi, Laura! Que legal ter mais uma amiga do Breno por aqui! :)

    Beijos!

  27. Guilherme, realmente o modo de vida deles não é nada fácil. Ouvi dizer que hoje em dia as famílias não passam a vida toda lá. Elas ficam um tempo na cidade e depois voltam para as ilhas, justamente porque viver com tanta umidade pode causar riscos à saúde. Ainda bem que mesmo assim eles conseguiram conservar sua cultura, né?

  28. Olá,eu sou a Laura da 4 sérieB e sou da sala do Breno,encontrei a resposta para as perguntas do nosso livro,obrigada pelo blog informativo ue você tem,tenho certeza que ajudou mitas pessoas,obigada.

    Laura, Santa Catarina ,Joinville

  29. Olá Camila, sou eu novamente.
    Falei com meu amigo Klaus que esteve no Peru recentemente. Ele me deu algumas informações sobre os hábitos de higiene dos Uros:
    -De onde vem a comida?
    -Do rio
    -De onde vem a água?
    -Do rio
    -Onde lava roupa?
    -No rio
    -Onde defecam?
    -No rio
    Talves seja a explicação porque vivem tão pouco.
    Abraço
    Guilherme/Joinville/SC

  30. Oi, Beatriz! As respostas que tenho sobre os Uros estão nesse texto que eu escrevi: https://www.viaggiando.com.br/2008/07/islas-flotantes-de-los-uros.html

    Não sei se você vai encontrar tudo o que precisa, mas nesse texto eu conto o que descobri quando estive nas ilhas.

    Os Uros vão à escola sim. Eles têm uma escola construída em uma das ilhas e em algumas há até energia solar. Mas leia o texto e veja o que você acha desse povo tão interessante!

    Beijos!

  31. Oi, Guilherme! Adorei poder ajudar vocês a conhecer um pouco mais sobre os Uros! E que bom que aqui você encontrou as respostas de que precisava.

    Sabia que esse passeio foi um dos que eu mais gostei nessa viagem que fiz ao Peru? Os Uros são muito diferentes de nós, vivem de uma forma muito especial e por isso foi muito bom conhecê-los. Quem sabe um dia vocês também não vão lá ver tudo isso pessoalmente. ;)

    Beijos!

  32. Oi camila eu queria muito saber o resultado da pesquisa você já conseguiu? eu precisava hoje mais nao vai dar não é???é que a professora mandou de 1º dever de casa já a pesquisa entao precisava saber mais agora já é tarde pois tenho que entregar hoje mesmo…Olhe as perguntas que temos a responder:
    1-Que elementos geograficos presentes nas figuras da página 2 indicam o modo de vida dor uros?
    2-[b] A criança uro vai a escola?porque?
    3-Como seriam os hábitos alimentares e de higiene deles?
    4-Os hábitos de consumo da criança uro sao iguais aos seus?por que?
    5-Dê sua opinião sobre o modo de vida do grupo social uro.
    Vou mostrar a resposta que eu dei para a 5.Na minha opinião é um modo de vida muito dificil pois eles não tem condiçoes basicas para sobreviver com digninade:aguá potavel,eletricidade,higiene,escola,e alimentação saudavel…Obvio que minha mãe me ajudou kkk ei vcs sabiam que os uro sobrevivem até 48 pois eles nao tem alimentação saudavel entao morrem mais sedo.Triste não é….Me responde bjjjs eu eu queria que vc me adicionase no msn bea.curcio@hotmail.com xauuuu…

  33. Camila se vc descobrir conta para nóis estou muito curiosa pois tenho uma pesquisa a fazer e tem essa pergunta precisava muito mais deixa eu procuro em outros site pra ver se acho…E poxa vc nao sabe que legal eu tbm sou estudante da 4ª série as minhas apostilas tbm são da rede pitágoras a professora mandou a gente fazer uma pesquisa da pagina3 e quatro respondendo e tinha essa pergunta entao fiquei curiosa fiquei tao contente em saber que o breno tbm precisava nesse semestre mais abalo nao vou achar mais a resposta vai valer nota mais deixa falo que nao achei a unesco que sabe kkkkk besteira bjjjs ve se me add no msn pra gente conversar sbre isso bea.curcio@hotmail.com bbjoookas!!!

  34. Ah,esqueci de falar.Eu estudo com o
    Breno em Joinville SC.
    Obrigado de novo
    Guigo

  35. olá Camila. Sou o Guilherme Almeida, tenho 10 anos e estudo com Na escola Machado de Assis da Rede Pitágoras. Gostei do blog. Obrigado, pois estava precisando das informações que você compartilhou. Dividir os conhecimentos ajuda muitas pessoas a aprender( deixar as tarefas em dia)
    Abraço
    Guigo

  36. Eu vi a ilha com a escola, mas não cheguei perto pra poder fotografar. Achei muito interessante haver uma construção daquelas por lá!

  37. Sim,os uros vão a escola sim! As escolas são construídas na própria ilha,onde os professores vão remando de Puno para lá,de manhã!

    Beijos,tirei a dúvida né? ;**

  38. aviagemoficial

    Muito interessante o post !

  39. Oi, Sílvia! Eu estou lá no Matraqueando acompanhando a série, mas ando muito relapsa com os comentários… Vou lá agora corrigir essa falha! ;)

    P.S.:O Breno é mesmo um fofo, né?

  40. Margarida, uma das coisas boas de se viajar para lugares especiais é que é bem fácil tirar fotos também especiais! :)

  41. Que legal sua análise sobre o pessoal que chega aqui. Como eu vim passear hoje pelo blog, já encontrei o enigma com a devida resposta. Uma gracinha o Breno! Bjs!

  42. Camila
    Esta foto merecia um prémio!!

    Beijinhos

  43. Oi, Ana! Espero que pelo menos a pergunta sobre as crianças de Uros você tenha conseguido responder! ;)

  44. Olá, meu nome é Ana e eu também uso o Pitágoras, sabe de uma coisa, o livro tá cheio de perguntas sem respostas e o pior é que as pessoas que fazem acham isso certo!!!!!!

  45. Que legal o garotinho ter te respondido, Camila!
    Abs
    Arthur

  46. Wanessa, de uma coisa não tenho mais dúvidas: as apostilas estão espalhadas por todos os estados do Brasil! :)

  47. Camila, valeu pela dica! Vou já testar e ver se dá certo.

    Ah! E essa pesquisa escolar, hein? Teu blog tá comprovando a disseminação das apostilas do Positivo pelo pais!

  48. Carol, eu pensei mesmo nisso! Meu blog nas bibliografias vai ser chiquérrimo! hehe E pensar que na nossa época essas pesquisas eram feitas todas em livros nas bibliotecas…

  49. Nuosssaaaa…

    Pois tem coisas que aparecem nos stats que não tem como explicar. Mas adorei a resposta do Breno… pelo menos esclareceu uma delas.

    Pode ter certeza que vai pintar um monte de trabalhos em ecolas por aí que constarão na Bibliografia – Fonte: Viaggiando…

    ;-)

  50. Oi, Breno! Que bom que você passou por aqui! E que tenha parado pra responder minha pergunta! ;) Eu realmente estava bastante curiosa, mas você acabou com minhas dúvidas! Espero que você tenha encontrado aqui o que precisava para sua atividade na escola. Muito legal saber que meu blog pode ter ajudado!

    Um abraço e bons estudos! :)

  51. Olá Camila, Sou Breno, tenho 10 anos, estou na 4a série e estudo em Santa Catarina. Aqui as aulas iniciaram normalmente. Minha escola utiliza as apostilas da Rede Pitágoras (publicadas pela Editora Educacional de Belo horizonte – MG). A primeira atividade que temos de geografia no segundo semestre é as várias maneiras de viver no planeta Terra. Uma delas é o modo de vida dos Uros e dentre as várias perguntas que temos que pesquisar esta: `A criança uro vai à escola? Por quê?` Espero ter atendido sua curiosidade! Parabéns pelo seu blog e pela maneira gostosa como relata suas aventuras! Um abração Breno.

  52. Wanessaa, que pena que não funciona no wordpress. Cada um tem suas vantagens e desvantagens, né? Mas já deixei uma idéia pra você lá no vnv. ;)

  53. Gente, já estou perdendo as esperanças. :( Só hoje foram mais 20 pessoas com as mesmas dúvidas espalhadas por São Paulo, Rio de Janeiro, Manaus, Aracaju, Brasília, Santa Catarina, Belo Horizonte e até San Salvador! E elas leram esse post e ninguém nem pra deixar um recadinho e acabar com nosso curiosidade… O mistério continua. :( Eu já até no site do Mec, mas não encontrei nada…

  54. O mistério ainda não foi resolvido, Camila?? Também estou curiosa…
    Sabe q não consegui ainda instalar o Analytics? Tentei quando vc falou sobre essa ferramenta, não consegui e acabei desistindo. Quem sabe num dia de maior iluminação eu consigo!

  55. Curioso mesmo, Camila!

    Se descobrir… conta pra nós!

  56. Camila, vai ver que é o MEC querendo fazer um benchmark para se inspirar e melhorar o nosso sistema de educação… ha ha ha!
    Abraços!
    Arthur

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.