Decoração de Viagem

Decoração Viagem Não, você não entrou no endereço errado! O Viaggiando continua sendo um blog sobre viagens! Mas hoje vou tratar de um assunto um pouquinho diferente: decoração de viagem! Imagino que quase todas as pessoas que gostam de viajar acabam iniciando algum tipo de coleção. Deve ser um desejo de trazer um pedacinho de cada lugar do mundo para dentro de casa. E é uma delícia ter alguma coisa que nos lembre os lugares pelos quais passamos (além das inúmeras fotos, é claro!). As formas podem variar: ímãs de geladeira, camisetas, cartões postais, moedas de diversos países…

Percebi que aqui em casa quase toda a decoração é formada por lembranças que trouxemos de nossas viagens. Elas estão espalhadas por todo o apartamento. O que mais gosto de comprar são miniaturas de monumentos famosos, pequenas peças que representam um lugar. Por enquanto a coleção ainda está pequena e, por falta de um local mais adequado, precisa dividir espaço com meus livros na estante.

Lembranças na EstanteÀs vezes não é fácil achar um objeto interessante. Não encontrei nada que representasse Machu Picchu, por exemplo. Já no Uruguai encontrei várias opções, como as miniaturas da “Puerta de la Ciudadela” de Montevidéu e do Farol de La Paloma.

Lembrança de Montevideo Farol de La Paloma

Algumas peças já devem ser figurinhas carimbadas. Impossível ir a Buenos Aires e La Paz e não encontrar as casinhas coloridas de Caminito e as esculturas de Tiwanacu. São ótimas recordações desses lugares, basta bater o olho para nos imaginarmos lá novamente…

CaminitoTiwanacu No Brasil acho mais difícil encontrar esse tipo de artesanato, mas ainda assim já consegui coisas legais. Tenho aqui o gaúcho de Pelotas, os candangos de Brasília, as pedras da nascente do São Francisco na Serra da Canastra e a namoradeira de Diamantina (que na verdade pode ser comprada em quase toda cidade brasileira…).

GaúchoBrasíliaNascente do São FranciscoNamoradeiraMeu porta-chaves também é nacional: foi comprado em Arraial d’Ajuda. Não encontrei nenhuma miniatura da igrejinha de Arraial para minha coleção, mas achei essa casinha e na hora já pensei que ficaria ótima na minha parede!

Porta-chavesClaro que há aquelas peças ainda mais especiais, as minhas preferidas! Uma delas é esse jogo de xadrez que compramos em Puno. Aqui a disputa é entre incas e espanhóis! Eu não sei jogar xadrez, mas ainda assim adoro esse tabuleiro!

Tabuleiro de Xadrez De Puno veio também outra lembrança bem legal: uma réplica de um barquinho de totora. Compramos quando visitamos as Islas Flotantes e é igualzinho aos barquinhos que vimos navegando no Lago Titicaca.

Barco de Totora Há também aqueles que foram presentes. O barco foi minha cunhada quem nos trouxe da Sardenha e os mascotinhos dos países da Escandinávia vieram através de uma amiga que mora na Suécia. Ainda faltam alguns pra completar a coleção, então acho que vou ter que ir lá comprar. ;-)

SardenhaEscandináviaFoi essa mesma amiga, que morou também na França, quem me trouxe uma linda imagem de Paris que hoje deixa a minha sala muito mais bonita!

Paris

Gosto muito também desses quadros com figuras trazidas das viagens. Não é muito prático carregar rolinhos de papel na mala, o perigo de que eles amassem sempre nos preocupa, mas com certeza vale a pena! O resultado após a moldura é ótimo! E o melhor é que nem precisa ser necessariamente uma pintura ou obra de arte. Acho que quase toda imagem, figura, cartaz que trazemos de lugares diferentes podem se transformar em ótimos quadros.

Colonia del SacramentoCuzcoColonia del Sacramento

Adoro ter essas lembranças espalhadas pela casa! Elas tornam a decoração única e refletem o que mais gostamos de fazer. Só tem um probleminha: já estou vendo que à medida em que o número de viagens no currículo for aumentando, o tamanho do apartamento vai ter que aumentar também…

27 Comments

  1. Guta, apontadores de lápis??? Queria ver essa sua coleção! Eu ainda não cheguei ao ponto em que comecei a enjoar dos souvenirs. hehe

    Antonio e Ellen, pode deixar que volto sim!

    Beijos!

  2. Camila, muitissimo obrigado pela sua visita lá no nosso blog, adoramos. Volte sempre!!
    bjs
    http://www.viagemafora.blogspot.com

  3. Adorei o post Camila! Tinha uma época que minha coleção era de ícones arquitetônicos que viravam apontadores de lapis! hahaha! Hoje em dia estou mais tranquila em relação a souvenirs!

  4. Camila, minha decoração vai precisar de uma trilogia ;) E sim, o nome ficou bem bonitinho!

  5. Laura, você que eu espero poder ir logo pra completar a coleção, né? Vai planejando meu quartinho aí! ;-)

    Marina, eu também não costumo viajar com malas grandes, então as miniaturas são a melhor opção. Mas o pessoal aí de cima é mesmo bem mais animado! :D

    Lu, as únicas pedrinhas que eu trouxe foram de Machu Picchu. Sabe que você me deu uma boa idéia? Vou dar um jeito de encaixá-las na decoração!

    Arthur, não se intimde pelo meu post! Vamos adorar ver a sua decoração também! ;-) Eu sei bem o que é limpar a estante com esse tanto de "coisinhas" espalhadas. Dá uma trabalheira! E obrigada! O nome ficou bem mais bonitinho, não ficou? :$

  6. Oi Camila, ia escrever o mesmo post ;) Também decoro minha casa inteira com souvenirs. O problema é que já não tem mais mesas nem espaço nas prateleiras da estante para tanta coisinha (coitada da diarista)… Por isso, agora estou dando preferência aos objetos que possam ser pendurados na parede (máscaras, quadros, fachadas de casas, etc.)
    Fora os ímãs de geladeira, já nem sei mais qual é a cor da minha geladeira…
    Ah, e parabéns pelo domínio próprio!
    Bjs
    Arthur

  7. Tb sempre acho alguma coisa prum canto da casa, mas o que sempre trago mesmo é uma folha, uma pedrinha, semente ou um graveto catados em lugares onde gostei muito de ir. Tenho uma mesa cheia deles.
    Seu blog é uma delícia! Um bjo,
    Luciana Ferreira

  8. Adorei!!! O tabuleiro é uma graça! Sempre trago alguma coisa pequenininha e brinco que é pro meu "altarzinho" de viagens rsrsr. Minhas malas sempre são pequenas, então passo vontade mas não compro nada maiorzinho, mas vi que o pessoal dos comentários ai de cima é bem mais corajoso rsrsrs.

  9. Oi Camila,

    Adorei o seu post! Muito legal!
    Eu mesma comecei uma pequena colecao de imas de geladeira mas ainda falta dar uma atualizada!
    Vc tem de me visitar aqui na Suecia para completar sua colecao!

    Beijos

  10. Adriana, é uma delícia ter essas lembrancinhas nos lembrando dos lugares pelos quais passamos, né? Pelo tanto de lugares que você conhece, imagino que você deve ter várias! :-)

    Fê, somos mesmo todos iguais! hehe Adorei os seus souvenirs! Um mais lindo que o outro!

    Antonio & Ellen, 5 meses viajando??? Que delícia! Já vou passar lá para conferir!

  11. Olá Camila.
    Parabens, adoramos seu blog !!!
    Viajamos por 5 meses e agora temos um blog.
    Estamos mandando o link para que vc possa nos visitar e esperamos que vc goste.
    http://www.viagemafora.blogspot.com
    Agradecemos a sua visita e te desejamos um ótimo 2010.
    um grande abraço
    Antonio & Ellen

  12. Camila!!!

    Que post ótimo!! Acabo de saber que mais um tanto de gente tem uma coleção tipo a minha, que eu pensava que eu era a única doida que tinha, afinal amigo meu nenhum liga para isso!

    Também tenho minha coleção de souvenirs, que adoooro!! Veja só: http://souvenirviaggiomondo.blogspot.com Tenho que tirar fotos dos mais recentes que eu trouxe da Turquia, Finlândia, Lituânia, Letônia e Estônia.

    Bjos!!

  13. costumo chamar meu blog de "meu lar virtual", onde podemos escrever, desabafar, mandar e desmandar como queremos, então sim, escreva sobe decoração! linda e étnica.. adorei, por sinal! ;) eu tb adoro adornar meu lar físico com "coisinhas" que venho colecionando do mundo…

  14. Emília, o barquinho é meu xodó! E o problema da estante é que na verdade ela já está ficando meio pequena… Mas lá ficam duas grandes paixões minhas: os livros e as viagens!

  15. Tiago, eu também guardo toda a papelada! Tenho uma caixinha só para esse tipo de lembrança também! :$

  16. Carla, minha coleção na verdade não é específica, mas em geral gosto de peças para deixar expostas. E muitas vezes eu procuro os clichês mesmo. Queria muito uma réplica de Machu Picchu, mas não achei! hehehe

    O xadrez é ótimo! E ainda por cima foi super baratinho. Acho que não paguei nem R$ 10,00 no meu!

  17. Denise, eu vi as fotos dos seus posteres no twitter. Ficaram muito legais! Enfeitar a casa é sempre uma delícia, né? Ainda mais com nossas lembranças de viagens!!!

  18. Carol, ainda bem que as lembrancinhas de que gosto sao pequenininhas! :D

    Mas imagino que uma cortina trazida de Bali deve dar um charme especial a qualquer sala!

  19. Marcie, eu me lembrei mesmo de você enquanto escrevia esse post! Como eu iria esquecer seus pelicanos, o seu lixo laranja… :p

    E, como sempre, você chega com as suas valiosas dicas! Vou testar na próxima viagem!

  20. Patricia, adoro quando as coleções ficam expostas! Leva pra sala!!! E depois me conta! ;-)

  21. Camila, estava lendo o post e pensando no meu barquinho de totora, rs…São lindos e originais! E a estante é sempre um bom lugar, os livros fazem uma boa companhia ;-)
    Aproveito para desejar a você e seus queridos um lindo 2010…um grande beijo!

  22. O tabuleiro de xadrez é demais hein Camila!
    Eu gosto muito de guardar papel, tipo bilhete de metrô, entrada pra museu, ingresso de partida de futebol… mas um souvernir tb sempre cai bem pq é bem emblemático.

    beijo!

  23. Eu nem sempre gosto das lembranças dos lugares ou não entro em lojinhas de souvenir ou acho tudo tão caricato que nem tenho muitas…gostaria até de ter mais…
    Queria ter uma coleção específica que seria mais fácil…(já tentei de caneca e de imã de geladeira mas acabo deixando pra trás…)
    Sabe que meu irmão trouxe um jogo de xadrez igualzinho a esse!

  24. que lindas suas lembranças, Camila!!! Eu tb adoooro! Acabei de colocar os posteres no apto novo e dá uma cara ótima! Além de sempre nos fazer lembrar dos lugares que fomos e gostamos..
    adorei!
    beijos!

  25. Camila,
    Adoro lembranças de viagens, assim como você tenho lembranças espalhadas pela casa toda. Confesso que já trouxe coisas inimagináveis como uma cortina (daquelas de madeiras de colocar em portas) de Bali na mala. Deu o maior problemao passar com ela no raio x, mas valeu cada madeirinha, ela esta linda em uma parede do meu ape. E e assim funciona com todos os outros souvenirs, cada um tem uma história incrível. Adoro!

  26. Camila, somos almas gêmeas: eu também trago sempre objetos de lembrança de lugares que vou. Antes que você fale…sim, eu também trago uns berimbaus…além dos pelicanos que garimpo pelo mundo a fora para a minha coleção.
    Minha casa também é uma vitrine dos lugares que visitei, como a sua. E acho uma delícia, cada vez que bato o olho em algum objeto, relembrar algum momento da viagem.
    Deixo aqui uma pequena dica: aprendi que o melhor modo para nunca amassar posters na mala é colocar dentro meias finas, até preencher todo o espaço: chega direitinho.

  27. Delícia de post! Eu trago uma caneca de cada lugar legal, agora tá faltando espaço para colocá-las na cozinha, estamos pensando em colocá-las na sala. Depois conto o resultado final do impasse!
    Beijos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.