Feira Gastronômica de Uberlândia

Acarajé Viagem e gastronomia são assuntos que costumam estar relacionados. Conhecer os pratos típicos, descobrir novos temperos, experimentar comidas diferentes tornam qualquer viagem mais interessante. Alguns sabores nos agradam, outros não temos nem coragem de encarar, mas quando estamos em outro país inevitavelmente temos que nos adaptar aos costumes locais, pois na maioria das vezes não encontraremos nosso arroz com feijão de todo dia. E nem precisamos sair do país para notarmos as diferenças. Cada região do Brasil tem suas peculiaridades e de norte a sul encontramos uma infinidade de sabores.

Talvez seja por isso que eu nem preciso pensar muito para responder qual o meu evento preferido em Uberlândia: com certeza é a Feira Gastronômica! Eu estive nela pela primeira vez em 2004 e desde então quero ir todo mês. Para quem gosta de experimentar comidas diferentes é absolutamente imperdível!

A Feira é promovida desde 2003 pela Secretaria Municipal de Cultura e pela Associação da Feira Gastronômica. No início ela era realizada apenas no Mercado Municipal, mas de lá pra cá já mudou de lugar algumas vezes e chegou a ser realizada duas vezes por mês, inclusive na Praça Coronel Carneiro (lugar que mais me agradou). Após a reforma do Mercado, a Feira voltou exclusivamente para lá. Tenho que admitir que, apesar de ter gostado mais do evento na Praça, a realização no Mercado Municipal é mais interessante, pois valoriza um importante patrimônio histórico e cultural de Uberlândia.

São 14 barracas de comidas típicas de diferentes países e regiões brasileiras. Atualmente as opções são as comidas afro-brasileira, goiana, nordestina, mineira, árabe, francesa, mexicana, chinesa, espanhola, italiana, japonesa, portuguesa, russa e suíça. Cada barraca tem em média quatro opções de pratos típicos e os preços são bem acessíveis (mais ou menos entre R$ 2,00 e R$ 10,00).

A Feira Gastronômica é também um ótimo espaço de confraternização. Sempre há música ao vivo, privilegiando talentos locais. Para conseguir uma mesa, é melhor chegar cedo, pois o público é cada vez maior! Na última edição, a primeira de 2010, a chuva ameaçou estragar os planos, mas felizmente ela deu uma trégua e como sempre o pátio do Mercado Municipal ficou lotado. Apenas a música ficou prejudicada, pois devido ao mau tempo os equipamentos não puderam ser instalados.

Então se programem: a Feira Gastronômica acontece sempre na terceira quinta-feira do mês, das 18h às 22h, no pátio do Mercado Municipal.

Feira Gastronômica
Feira GastronômicaFeira GastronômicaFeira Gastronômica
Feira GastronômicaFeira Gastronômica
Tapioca
TempuráAcarajé
Barraca Portuguesa Barraca Mexicana Barraca Japonesa Barraca da Tapioca Barraca Árabe Barraca de Doces
(As últimas quatro fotos foram extraídas do site da Prefeitura de Uberlândia)
(Fotógrafo: Paulo Churrasquim)

12 Comments

  1. huummm que delicia!!!!

  2. Luisa, também adoro poder experimentar um pouquinho de cada! E obrigada! Estou aprendendo umas coisinhas novas pra deixar o blog mais bonitinho! :)

    Margarida, eu já até posso imaginar o tanto de lembranças lindas que vou trazer daí! Realmente o apê vai ficar pequeno… ;)

    Antonio e Ellen, eu estava meio sem tempo nos últimos dias, mas agora vou coolocar a leitura dos blogs em dia!

    Arthur, ufa!!! Se o problema fosse aqui eu nem iria saber por onde começar! Tô fuçando em tanta coisa no layout do blog que ia até ser difícil encontrar o problema. hehe

  3. Oi Camila, shame on me… o problema é no meu micro, mesmo. Todos os blogs do Blogger estão apresentando esse problema comigo. É o velho ditado: "A informática veio para solucionar os problemas que surgiram com o advento do computador."

  4. Camila,dá uma passadinha lá no http://www.viagemafora.blogspot.com, publicamos um post da paradisíaca “ Ilha de Zakynthos ou Zante “ na Grécia…
    bjs
    Antonio & Ellen

  5. Camila!

    Estas suas fotos estão da fazer crescer água na boca…hehe
    O post anterior sobre as recordações de viagem também está fantástico…imagine quando vc vier á Europa e começar a levar…uma Torre de Pisa…uma Torre Eiffel…um mini Coliseu de Roma…uma máscara de Veneza…um bule de chá em forma de Torre de Londres,etc…hehe…vai ter que comprar um Ap bem grande!

    beijo

  6. Camila, que otima dica!
    Sou super comilona, adoro feiras gastronomicas e experimento de tudo! E com esses preços ainda por cima… Bom saber!
    Bjs
    PS – o novo layout do blog està super bonito e parabens pelo dominio proprio!

  7. Arthur, vou tentar ver em outro computador/navegador, porque aqui pra mim tá normal… Obrigada pelo aviso!

  8. Oi Camila, acho que tem algum probleminha no sistema do seu blog… Os comentários de um post estão sempre "atrasados" em relação à lista de comentários recentes. Por exemplo, ao clicar neste post hoje, só tinha 1 comentário, o do Tiago. Mas na lista de com. recentes, aí aparecem todos.
    Bjs!

  9. Tiago, ainda bem que a Feira só acontece uma vez por mês. Imagina só como eu ficaria se fosse mais frequente e com esses preços! hehe

    Arthur, acredita que muita gente aqui em Uberlândia não conhece? Mas é muito bom, com certeza vale a visita! Mesmo que seja todo mês… ;)

    Antonio e Ellen, o bom da Feira Gastronômica é justamente isso: poder comer pratos que não fazem parte da culinária local. Dá pra matar a vontade de comida japonesa, baiana, chinesa, árabe… Tudo em um só lugar! :)

  10. Um adoramos uma feira e gastronômica é melhor ainda, vimos q tem acarajé, uhmm adoramos um!! Temos uma amiga em Salvador que qdo vem pra São Paulo até traz em isopor…
    bjs
    http://www.viagemafora.blogspot.com

  11. Taí, mais uma que eu não sabia. Vou dar uma bronca na minha ex-noiva, que nunca me levou nessa feira. Acho que nem ela sabia… Até acarajé tem!
    Bjs!

  12. Putz bolinho de bacalhau 2 reais!!!! E penasr que aqui no mercadão de SP é 10…
    pede pra reservar um lote pra mim Camila rsrs
    Aliás, como é bom ir em mercados né?

    Beijo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.