Próximo Destino: Chile!!!

Está chegando a minha época do ano preferida: as férias!!! É claro que tem que ter uma viagem no meio para que seja perfeito. Na verdade dessa vez a viagem não está apenas no meio das férias, mas do início ao fim. Devido a uma mudança de planos, transferimos nossos dias de folga de abril para março e os 14 dias úteis, que antes estavam tão bem encaixados entre feriados para renderem mais, acabaram virando apenas 20 dias corridos mesmo. Mas com 20 dias é possível montar uma viagem bem legal! E na próxima semana embarcaremos. Próximo Destino: Chile!

Difícil foi decidir o que eliminar da nossa viagem. Imagino que o Chile seja um dos países mais fascinantes da América do Sul e conhecê-lo por inteiro deve exigir no mínimo uns 40 dias. Essa é uma viagem que eu adoraria fazer de carro, percorrendo o país de norte a sul, do Atacama à Patagônia, mas como atualmente não temos tanto tempo disponível, tivemos que nos contentar com apenas uma parte do país. O roteiro escolhido foi o clássico Santiago + Região dos Lagos. Será tudo bem slow travel. As pessoas costumam fazer essa viagem em 10 dias, nós iremos fazer em 17. Na verdade uns 15, tirando os dias de ida e volta que passaremos tomando chá de aeroporto.

Felizmente não faltam informações na internet para ajudar a montar o roteiro. Minhas principais fontes de inspiração para Santiago saíram dos blogs que eu já acompanho: o ótimo guia bairro a bairro da Silvia Oliveira, o roteiro de 48 horas da Claudia Carmello e as dicas da Camila Guido. Sobre a Região dos Lagos tenho acessado bastante o Fórum Mochileiros e meu já desgastado Guia da América do Sul.

No planejamento até agora constam Santiago, Pucon, Valdivia, Puerto Varas, Viña del Mar e Valparaiso, além de algumas pequenas paradas em cidades vizinhas. Falta apenas uma semana e ainda restam algumas dúvidas: não sei se conseguirei subir o Vulcão Villarrica, se é melhor passar uma noite em Viña del Mar ou em Valparaiso, onde é melhor ficar em Valdivia e até agora não reservamos o hotel em Santiago! :o

Então se você tem alguma sugestão, qualquer dica para compartilhar, sinta-se à vontade! A viagem está apenas começando! :D

12 Comments

  1. Isaac, e eu até hoje não consegui conhecer o Chile… Mas ele continua nos meus planos!

  2. Olá.
    Estive no Chile em Out/2010, foi great! fui á Puerto Varas, meu hotel fica de frente p/ o lago e da minha janela eu via o Vulcão Orsono.
    Parabéns + uma vez p/ blog.
    Blau Jones

  3. Arthur, o problema é chegar no Chile agora… Não teve jeito, infelizmente os planos tiveram que ser adiados. Mas agora revoltei! Quando eu for, vou querer tudo de uma vez, de Torres del Paine ao Atacama! hehe

  4. Camila, e agora com esse terremoto (mais um)? Que tristeza! Além da tragédia, acho que todo o roteiro da viagem de vocês ficou seriamente comprometido, tanto na questão da destruição como do próprio "clima". E se vocês considerarem o Atacama?

    Boa sorte!

  5. Fê, eu também adooooro coisa velha, então devo preferir Valparaiso também. hehe Pode deixar que depois te conto! Eu já passei no Viaggio Mondo para ler seus relatos, é claro! ;-)

    Sobre o Traveler IQ, eu adoro esse brinquedinho!!! hahaha

    Beijos!

  6. Oi Camila!!!

    Que legal que vc vai para o Chile!!! Não fiz o passeio dos Lagos, mas morro de vontade!! Vou adorar ler seus relatos!

    Bem, eu fiz um passeio durante o dia em Viña e Valparaíso. A primeira é mais stylist e a segunda mais histórica. Eu como adoro coisa velha, dormiria em Valparaíso, sem dúvida! Adoraria desbravá-la à noite, deve ser super charmosa! Em compensação, Viña oferece glamour e um espetacular cassino! Bem, depois me conta o que vc decidiu!

    Garota, seu Traveler IQ é 142!!!!! Parabéns!!! Sucesso total!!!

    Bjos

  7. Pessoal, não me passem mais vontade! hehe O Atacama e Torres del Paine vão ficar para a próxima… :( O Chile parece inesgotável, né? Acho que vou precisar fazer várias viagem para lá!

    Carol, será que você conseguiria encontrar uma aguinha mais quente pra você mergulhar por lá? ;)

    Camila, seus pitacos são super bem-vindos! E estou adorando acompanhar sua viagem de carro! Estou ansiosa pelos próximos posts!

  8. Oi, Camila!

    Não resisto: vou dar pitaco! :)

    Seguinte: quando estive no Chile em 2007 fui a Valparaíso e a Viña del Mar num esquema bate-e-volta (eu estava em Santiago). Ou seja, não dormi em nenhuma das duas cidades nem as conheci com detalhes (as duas são pequenas, então dá pra fazer esse esquema de passeio de um dia).

    Viña del Mar valeu a visita pela praia e pelo fato de poder molhar os pezinhos no Oceano Pacífico; também foi legal, pois, enquanto almoçava numa cantina italiana, conheci uma senhora (louca por viagens e que conhecia o mundo todo) e sua filha (professora universitária super bacana) que já haviam estado no Brasil e que me mostraram parte da cidade. Mas, além disso, não achei Viña tão interessante. Falando com franqueza, para mim, a cidade em si não vale tanto a pena.

    Valparaíso, por outro lado, é, digamos, instigante. Um pouco decadente em função de fatores históricos e econômicos, mas muito legal. Como dizem, a cidade, de fato, parece um anfiteatro voltado para o mar. As casinhas coloridas, as ladeiras, os ascensores e, claro, uma das três casas de Pablo Neruda fazem dela um destino imperdível para quem está nos arredores de Santiago. Entre Valparaíso e Viña del Mar, eu passaria uma noite na primeira.

    Na região de Puerto Varas, uma visita ao Vulcão Osorno e a cidadezinhas como Frutillar e Puerto Octay (cuja vista panorâmica, na chegada à cidade, é simplesmente deslumbrante) são altamente recomendáveis. :) E os Saltos de Petrohué, que, assim como o Vulcão Osorno, ficam no Parque Nacional Vicente Pérez Rosales, são de deixar qualquer um de queixo caído. Não deixe de visitá-los!!

    Beijocas!

  9. Obs: adorei a nova skin do blog!!!

  10. Que delícia Camila…

    Assim como você adoraria conhecer o Chile de carro, ou de qq outra forma :)

    Ainda não fui, mas tenho certeza absoluta que deve ser divino!!!

    Abs,

  11. CAmila que legal! O Chile é perfeito, pena ser um dos países mais caros da sulamérica. Viajei no começo desse ano até este maravilhoso país, passei o reveillon em viña del mar e valparaíso, voei de Santiago a Punta Arenas, onde visitei o Seno Otway e depois em Puerto Natales as Torres del Paine. Se quiser explorar alguns desses sítios, vale a pena dar uma olhada no Blog Boa Viagem

    Abração e acompanho vcs sempre!

  12. Ótima escolha !!1 Estivemos no Chile em 2005 , amamos…
    O Deserto do Atacama e Torres del Paine sâo os nossos preferidos !!!
    Bjs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.