Museu Imperial de Petrópolis

PetrópolisA maior atração de Petrópolis, além do clima de serra, pra mim é sem dúvida o Museu Imperial de Petrópolis. As obras de construção da antiga residência de verão de Dom Pedro II foram concluídas em 1862. Hoje o museu retrata o estilo de vida da família imperial e abriga várias relíquias que fazem parte da história do Brasil, como a pena com que a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea e a coroa de Dom Pedro II. É por isso que o Museu recebe 5 estrelas, a avaliação máxima do Guia 4 Rodas. E por isso é que mesmo cansados (e doente, no meu caso) nós fomos direto para o Museu quando chegamos a Petrópolis, como eu contei no post anterior.

Chato foi ter que lidar com os caras que pediam para vigiar o carro nas proximidades do Museu. Sabe aquele tipo intimidador? Pois é. Em um lugar tão turístico, acho que deveria haver mais esforço para coibir esse tipo de atitude que deixa uma péssima impressão em quem vai até lá. Infelizmente essa prática parece que já invadiu todo o país.

Como na maioria dos museus, não é permitido tirar fotos internas, mas há uma ala, separada do prédio principal, em que as câmeras estão liberadas. É lá que estão os veículos utilizados na época do império.

Museu ImperialMuseu Imperial Museu ImperialNa entrada do Palácio temos que deixar bolsas, câmeras e demais pertences em um guarda-volumes, além de calçar pantufas para não estragar o piso de madeira original.

Eu estava me sentindo mesmo mal nesse dia e acho que não aproveitei muito bem o Museu Imperial de Petrópolis. Minha vontade era terminar tudo logo para poder sentar. E as únicas cadeiras que eu via eram os móveis de época e tenho certeza de que não me deixariam sentar nelas…

Depois de passar um tempo dentro do museu, o ideal é sentar em um dos banquinhos na sombra do jardim e ficar procurando o ângulo ideal para tirar uma foto do Palácio. Na situação em que eu estava, essa com certeza era a melhor opção.

Museu Imperial
Museu Imperial Museu Imperial Museu ImperialMuseu Imperial

5 Comments

  1. Teté, imagino que Petrópolis seja sempre um bom programa para quem está no Rio, né? Assim como Paraty! :-)

    Arthur, eu fui já grandinha e mesmo assim fiquei deslizando com as pantufas! hehe Mas não tem outro jeito de andar com aquilo, não! Ainda mais na moleza em que eu estava… ;)

  2. Gostaram das pantufinhas? Quando eu era criança, eu fiquei deslizando com elas. Podiam fazer uma versão mirim, com cara de coelhinho ;)

    É uma pena que não se possa tirar fotos, mas é uma regra internacional… Pena que vc estava gripada.

    Quando vierem ao Rio, não percam o Museu Histórico Nacional, além de vários outros!
    Abs!

  3. adorooooo Petropolis, agora tenho que ir a Paraty!!!

  4. Fê, grande parte da nossa história está nessa região, né? Mas a gente acaba deixando essas viagens para depois… Eu mesma só fui parar lá porque a viagem para o Chile foi cancelada. E foi muito legal! Quando você estiver de volta pode dar um pulinho lá! :-)

    Beijos!

  5. Que roteiro lindo este!! Paraty e Petrópolis são duas jóias que sou louca para conhecer!! E olha que não faltaram oportunidades, como excursão de faculdade e outras cositas más… Pena não ter ido!

    As fotos ficaram lindas, mesmo vc não estando tão animadinha por causa do mal estar. :)

    Bjos!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.