As Praias de Paraty

As Praias de ParatyNa nossa primeira noite em Paraty a chuva não nos deu trégua (as fotos do post anterior foram tiradas depois). Ficamos presos no hotel, mas com aquela esperança de que, após tanta água ter caído, acordaríamos com um céu azul nos esperando. Que nada! Na manhã seguinte lá estava o céu cinza de novo! Mas já estávamos lá e de nada adiantaria ficar no quarto esperando o tempo melhorar, então resolvemos ir para Trindade e conhecer as praias que nos pareciam mais acessíveis. Não seria uma boa idéia encarar longas trilhas com aquelas nuvens nos ameaçando. A estrada nos levou direto para a Praia do Cepilho, nesse dia praticamente deserta. Ficamos ali um tempinho, andamos na areia fofa, subimos nas pedras e só molhamos os pés na água, porque as ondas lá são fortes e nada propícias ao banho. Tivemos sorte e o tempo começou a melhorar. Até conseguimos ver a cor do céu por alguns minutos.

Praia do CepilhoPraia do CepilhoPraia do CepilhoPraia do Cepilho

Praia do CepilhoPraia do Cepilho

De lá seguimos de carro pela vila de Trindade e chegamos à Praia do Meio. Mal paramos e já seguimos direto pela praia até a trilha que nos levaria a Cachadaço. Reparem que a essa altura o sol já havia nos abandonado novamente.

Praia do Meio

Praia do Meio

A trilha para a praia é tranquila e curta (apenas 400 metros) e está bem sinalizada, com indicações no caminho e proteção nas áreas mais perigosas, próximas a barrancos. Só que a chuva estava castigando a região naqueles dias e havia muita lama e em alguns lugares até alguns deslizamentos de terra que exigiam mais atenção.

Trilha

O mar na Praia do Cachadaço é um pouco mais tranquilo que na Praia do Cepilho, mas as ondas ainda são fortes. E parece que é preciso tomar cuidado com as correntezas, que podem ser meio traiçoeiras.

Praia do Cachadaço

Praia do Cachadaço

No fim da praia há mais uma trilha que dá acesso à Piscina Natural, que para mim foi o ponto alto de Cachadaço. Quem não quiser encarar mais uma caminhada pode contratar um dos barcos que partem da Praia do Meio e da Praia dos Ranchos.

Trilha A Piscina Natural, além de linda, é ótima para banho, pois lá grandes pedras represam a água do mar. Foi o lugar mais cheio que encontramos nesse dia, mas ainda assim estava bem tranquilo e nós pudemos escolher uma pedra para chamar de nossa!

Piscina Natural

Piscina Natural

Piscina Natural

Piscina Natural

Retornamos pelas mesmas trilhas e a chuva só nos alcançou quando já estávamos perto do carro. No fim das contas São Pedro foi até bem bonzinho e deu para aproveitar as praias de Paraty. O saldo do dia foi super positivo. Fiquei com vontade de conhecer várias outras praias na região de Trindade, achei a região linda. Quando o sol aparecer por lá, façam o favor de me avisar para eu voltar! ;-)

Para ler mais posts sobre Paraty, clique aqui!

13 Comments

  1. Candinha, a gente se prepara tanto para viajar, mas infelizmente ainda não aprendemos a controlar o tempo, né? Temos que tentar aproveitar mesmo assim. ;)

    Beijos!

  2. Eu tbm posso jurar que existe sol em Paraty. Nos tres dias em que passei por lá e em Trindade curti um sol lindo.Mas nesse momento em que me preparo para passar o fim de semana em São lourenço já sei de ante mão que vou conhecer a cidade mineira debaixo de chuva

  3. A Baía de Paraty encanta por suas belas praias e ilhas. São mais de 300 ilhas e 30 praias ao longo da costa e da baia.
    Paraty guarda consigo 445 anos da história do Brasil, o que lhe confere charme, nobreza, antiguidades, relíquias, além de mares, ilhas e muita natureza. Segundo a UNESCO, essa cidade é uma das poucas no mundo que mantém as características originais de quase 500 anos. Seus calçamentos irregulares, sacadas, serestas e chorinhos dão personalidade à cidade, que já foi conhecida como a rota do ouro na época das grandes navegações.
    Uma dica de hospedagem para quem vai visitar essa cidade maravilhosa é o Paraty Bungalows, hotel que encanta por sua beleza e bom atendimento.
    O Paraty Bungalows Hotel & Bar oferece um serviço de lavanderia aos hóspedes, um novo menu para serviço de quarto e por um período especial e limitado uma cama extra “roll in” para uma terceira pessoa sem custo.

  4. Carol, o Eduardo queria mergulhar em Paraty, mas com o tempo tão ruim não teve jeito… Mas olha, acho que você vai ter que mostrar umas fotos para provar que o sol realmente passa por lá! E não vale usar o truque do Arthur! hehe

    Beijos!

  5. Ahhhh, eu posso provar que o sol existe em Paraty, pois quando estive lá, todos os dias foram bem ensolarados (e olha que nem precisava muito, já que eu fiquei mais embaixo da água que em cima…) hehehe.

    :)

    Beijos

  6. Arthur, eu lembrei mesmo desse seu post. Seria uma boa opção para deixar os dias em Paraty mais ensolarados! Mas você viu que até apareceram uns pedacinhos de céu azul por alguns monentos? ;-)

  7. Camila, você deveria ter feito como eu fiz no meu post: editar as imagens para ficar um céu azul e brilhante (fiz no Picasa do Google, conforme relatei à época…) ;)

  8. Margarida, eu também peguei chuva nas duas vezes em que fui à Bahia. Não combina nem um pouco, né? E o sol pode até falhar, mas o calor geralmente você encontra por aqui! ;-)

    Beijos!

  9. Camila

    Tive o mesmo problema com a chuva quando estive em Salvador e condicionou muito a nossa visita da cidade.Nós aqui na Europa quando falamos nos países tropicas pensamos logo em sol e calor mas por vezes não é bem verdade…hehe
    De qualquer modo,as praias de Paraty são muito bonitas!
    beijo

  10. Arthur, já estou achando que essa história de sol em Paraty é lenda. hehe Vi no seu blog e no da Emília relatos de Paraty também com chuva e acho que não vi nenhum com sol!

    Sobre os problemas no blog, imagino que o problema na verdade seja com o blogger. Tenho visto outras pessoas reclamando em fóruns sobre problemas com os comentários, parece que devido a algumas mudanças que o blogger está implementando. Mas espero que tudo se resolva logo!

  11. Oi Camila, no Cachadaço pode-se fazer snorkel, DESDE que esteja sol E não tenha chovido na noite anterior, para as águas ficarem cristalinas. Isso me leva à conclusão que nunca, jamais, alguém conseguiu fazer snorkel lá ;)

    Comentário técnico: sabe que o problema da atualização dos comentários e posts continua comigo? Comprei outro computador, estou com 3 navegadores instalados e agora piorou: antes, não apareciam os comentários atualizados; agora, nem os posts!!!! Quando acesso seu blog, o que aparece é o post "Viagem Cancelada – Terremoto no Chile". Só consigo ver os novos posts pelos links de últimos comentários, por isso cheguei aqui. Isso também acontece no blog da Fê (ainda aparece Luxor) e nos outros de plataforma blogspot.
    Então o problema deve ser no meu IP.

  12. Mari, acho que esse é o segredo de Paraty: reunir tanta coisa boa em um só lugar. Impossível não gostar! :-)

  13. Parati eh um dos lugares que mais gosto no Brasil – praias limpas, comida boa, cultura… adoro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.