Dicas de Tiradentes: Hospedagem, Restaurante e Doces!

Dicas de TiradentesO último post ficou tão extenso que nem sobrou espaço para dar dicas de Tiradentes, algumas informações mais práticas. Então agora vou começar pela mais básica de todas: a hospedagem. Quem já foi ou já planejou uma viagem para lá, deve ter ficado meio desanimado com os preços das diárias. São caras mesmo! E quem lê o Viaggiando há algum tempo já deve saber que nós não gostamos nem um pouco de pagar muito por hotel. Por isso na primeira vez  em que estivemos lá preferimos ficar em São João del Rei. Eu continuo indicando essa opção, não só pela economia, mas também pela chance de conhecer melhor São João, mas dessa vez estávamos em outro ritmo, nossa vontade era apenas rever Tiradentes, então preferimos nos hospedar lá.

Chegamos com a intenção de passar apenas uma noite, mas acabamos ficando duas. E nossa escolha dessa vez veio de um comentário do post Tiradentes pra CarlaZ, no  Viaje na Viagem. No meio de inúmeras dicas, apareceu o Alan oferecendo um desconto de 10% aos leitores do VnV na Pousada do Ó. Então fomos lá conferir! A localização já nos agradou de cara, pois é bem no centro histórico e dispensa o carro na maior parte do tempo. A pousada fica em uma casa antiga (a cara de Tiradentes!) e é bem charmosa e aconchegante. Pagamos R$ 126,00 pela diária do quarto mais simples (valor em março/2010), um preço bastante razoável quando comparado aos padrões locais.

Pousada do Ó

A outra dica é um restaurante sobre o qual eu não tinha ouvido falar ainda. É o Empório das Massas, pertinho da pousada. O melhor de tudo: é barato! É uma ótima opção para vegetarianos!

Empório das Massas - Tiradentes746 -Tiradentes

Para completar, os viciados em açúcar, como eu,  passam sufoco em Tiradentes!  Não é nada difícil encontrar doces de leite, goiaba, chocolate e afins por vários cantos. O mais famoso é o Chico Doceiro. Acho que em 2005 eu estive lá, mas na última vez não. O que me deixou realmente boquiaberta foram as paredes forradas de doce que encontramos em Bichinho. Não é de deixar qualquer doceiro maluco? ;-)

Doces de Tiradentes

Veja todos os posts sobre a Estrada Real no Viaggiando.

O post contém links para programas de afiliados. Leia a política de monetização do Viaggiando.

19 Comments

  1. Seguindo a dica lida aqui, fui jantar hoje no Emporio das Massas. Pedimos um canelone de ricota com espinafre. O restaurante estava vazio, e vimos que na cozinha uma das mulheres pegou uma massa congelada, descongelou no microndas, colocou um molho por cima e o garcon, que tambem era caixa, veio servir. A comida requentada nao tinha gosto de nada, apesar da fome nem conseguimos comer tudo. Ainda que servissem comida congelada, seria o correto avisar aos cliente, ou pelo menos, caprichar um pouco no molho, colocar umas folhas de manjericao fresco, tao abundante na regiao. Mas nao tiveram nenhum desses cuidados. O atendimento nao foi gentil. Uma massa congelada para duas pessoas, um suco de lata e uma cerveja pequena sairam por 52 reais. Nao seria caro se a comida fosse boa.

    • Que chato, Maria… Nós fomos bem atendidos no Empório das Massas, tanto que voltamos no dia seguinte. Pelo jeito o preço também aumentou, pois revi minhas anotações e em ambos os dias nossas contas deram menos que R$ 40,oo (massa num dia e pizza na outra). Que pena que sua experiência foi tão ruim… :-(

      • Camila,

        tudo bem, isso acontece. Já aconteceu de eu gostar de um lugar e depois de um tempo voltar e perceber que as coisas mudaram para pior. No caso desse empório, talvez por ser baixa temporada, eles nem mesmo se preocuparam em manter alguém cozinhando, deixando a comida semi-pronta apenas para ser aquecida.

        Agradeço pela consideração. Gostei muito do site.

  2. César, esse é um lado de Tiradentes que eu ainda preciso explorar melhor. :)

  3. Olá Camila!
    Quero deixar aqui minhas dicas e fotos dos restaurantes que fui em Tiradentes (Tragaluz, Pau de Angu e Viradas do Largo)
    Todas as fotos no blog http://paposdegourmet.blogspot.com/search/label/Tiradentes
    Abraços

  4. Franklin, pelo jeito vou ter que ir experimentar essa comida supostamente mineira é mesmo no Rio e janeiro, né? rsrs

  5. Franklin Guanabarino

    Engraçado esse "Mineiro de Botas", que, aliás eu sempre conheci como "Mineiro com Botas". Sou mineiro de Alfenas, filho de cozinheira profissional e sobrinho das famosas doceiras de Carmo do Rio Claro. Vim a conhecer essa sobremesa no Rio de Janeiro, em 1972, num restaurante português, "A Marisqueira", que existe até hoje na Praça Inhangá, em Copacabana. Minha mãe também nunca tinha ouvido falar nesse "Mineiro", muito menos minhas tias. O dono da "Marisqueira" me garantiu que a origem do Mineiro com Botas é portuguesa.
    Fizemos uma releitura desse delicioso doce em nosso restaurante, "Vernissage", em Penedo, RJ, e é nossa sobremesa "plus". Convido todos a visitarem nosso blog:
    http://www.restaurantevernissage.blogspot.com
    e vir até aqui experimentar nosso "Mineiro com Botas"
    Parabéns pelo seu delicioso blog!
    Beijoca,
    Franklin Guanabarino
    Artista plástico/Chef do Vernissage

  6. Quem sabe não sai a tal ConVnVenção Tiradentes? Seria uma ótima oportunidade! ;)

  7. ai, que vontade de conhecer Tiradentes!

  8. Oi, Claudio! Tiradentes tem ótimas pousadas, mas geralmente são caras, né? É sempre bom ter mais opções! :)

  9. Valeu pela dica da pousada, Camila!!
    Continuo acompanhado o blog e seguindo seus conselhos…

  10. Que bom que gostou, xará! Volte sempre! :)

    Não é por falta de vontade que ainda não estive em Recife, viu? Estou precisando de mais dias de férias no ano para conhecer melhor o Nordeste, ou melhor, todo o Brasil!

    Beijos!

  11. Ai que delícia de viagem! Quero muito tudo isso. Adorei o blog! Quando é que você vem a Recife falar sobre essa terra boa, xará? :D

  12. Como assim? Uma delícia dessas e eu não conheço? Vou ter que sanar essa falha no meu currículo de mineira! ;)

  13. Oi Camila, tinha esquecido do pão de queijo. Mas o mineiro de botas é um doce, com banana, ovos, goiabada, queijo e conhaque para flambar. De Minas e não conhece? ;)

  14. Margarida, em Minas Gerais os doces são de dar água na boca, viu? E o problema é justamente que as guloseimas especiais são bem fáceis de encontrar por aqui. rs

    Beijos!

  15. Eu já tinha ficado com água na boca quando li sobre os chocolates de Gramado…agora vou juntar os docinhos de Tiradentes na listinha
    "especial guloseimas"…hehe

    Beijo

  16. Arthur, é mesmo um pouco difícil encontrar o que comer nos restaurantes mineiros. É bem como você detalhou: muita variedade de carne! Ainda bem que em Minas temos um prato bem típico que eu adoro e que não leva carne: o pão de queijo! Mas já aconteceu de eu chegar para almoçar na casa de alguém e o prato do dia ser galinhada, também bem típico por aqui. Então já aprendi: às vezes é melhor eu comer em casa antes. ;)

    Mas me conta uma coisa: o que é esse tal de "mineiro de botas"? Aqui está uma mineira que nunca ouviu falar! :(

  17. Ainda sobre o último post, não se "avexe" de botar muitas fotos. Também tenho essa mania, tem lugares que não dá para escolher. Nessa minha última viagem, tirei 1200 fotos (a maior parte da minha câmera, que já estava ficando esclerosada, e outras do celular, que eu levava junto por precaução e usava quando não precisasse de zoom, para poupar a outra)

    Voltando a Tiradentes, sendo o lugar altamente reconhecido turisticamente, claro que isso iria se refletir nos preços… :( Mas tudo bem, há que se fazer um sacrifício de vez em quando.

    Mas Camila, ser vegetariana em Minas deve ser bem difícil, não ;) ?
    Leitão à pururuca, vaca atolada, torresmo, mineiro de botas, frango ao molho pardo, com quiabo, mexidão… Tinha um restaurante mineiro ótimo aqui em Niterói que acabou e estão construindo um condomínio… :cry:

    Abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.