De Volta a Tiradentes

TiradentesVoltar a Tiradentes era um desejo que eu alimentava desde que estivemos lá pela primeira vez, em 2005. Foi amor à primeira vista, reafirmado no segundo encontro. Estar lá novamente, sem a obrigação de visitar todos os pontos turísticos, sem nenhuma atração imperdível para conhecer, foi ainda melhor. Apesar de que ninguém deveria sentir esse tipo de pressão em Tiradentes. Não combina. Não há nenhum cartão-postal mais famoso, nenhum museu que você não pode perder ou qualquer falta que pode tornar sua viagem menos especial. Na verdade há opções para todos os gostos. Você pode ir a Tiradentes porque curte ecoturismo e quer fazer trilha na Serra de São José ou conhecer as cachoeiras da região. Pode também ser um apreciador da boa gastronomia que quer aproveitar os famosos restaurantes de cozinha mineira e internacional que não devem nada às grandes cidades brasileiras. Ou pode apenas estar interessado no patrimônio histórico de uma das cidades mais preservadas do Brasil.

Tiradentes

Tiradentes

Tiradentes

Tiradentes

Ao percorrer as ruas da cidade, é difícil acreditar que ela é de verdade. As casas parecem ter sido conservadas intactas ao longo dos séculos e, não fosse o trânsito de carros a nos atrapalhar pelas ruelas estreitas, poderíamos acreditar que voltamos no tempo. Não é à toa que Tiradentes já foi utilizada como cidade cenográfica para diversos filmes e novelas de época. Recentemente adorei rever a cidade em várias cenas do filme Chico Xavier. Mesmo “disfarçada”, Tiradentes está lá, em diversos momentos!

A conservação do patrimônio histórico só ocorreu por causa do declínio econômico que atingiu a cidade após o final do Ciclo do Ouro. A decadência impediu que Tiradentes se modernizasse e, para nossa sorte, fez com que o maravilhoso conjunto arquitetônico se mantivesse quase intacto até o século XX.

Ruas de Tiradentes

Casas de Tiradentes

TiradentesCapela

EduardoCamila

CapelaCasarão

A Matriz de Santo Antônio,  construída no início do século XVIII e restaurada em 2002,  é um ícone de Tiradentes. É possível avista-la, no alto de um morro, de diversos pontos da cidade. O que mais se vê lá em cima são pessoas (como nós!) se agachando por todos os cantos, procurando o melhor ângulo, tentando descobrir diferentes detalhes e captar um pouquinho de uma das mais belas igrejas do país.

Matriz de Santo Antônio

Matriz de Santo AntônioMatriz de Santo Antônio

Nos fins de semana acontece um espetáculo de sons e luzes que conta a história da igreja. Não presenciei essa apresentação, mas de qualquer forma recomendo uma visita à igreja à noite, em qualquer dia da semana. A Matriz iluminada já é um espetáculo!

Matriz de Santo Antônio

Num local um pouquinho mais escondido (mas não se preocupe, você vai se deparar com ele!) está o Chafariz de São José. Ele foi construído para ser super funcional. As carrancas na parte da frente serviam para abastecer a população de água potável e nas laterais, na parte de trás, foram feitos dois tanques, um para lavagem de roupas e o outro para servir de bebedouro aos animais. Por um motivo que eu  não sei explicar, o Chafariz é um dos meus locais preferidos em Tiradentes.  :)

Chafariz de São José Chafariz de São José

Outro lugar especial é a Capela de São Francisco de Paula.  A fachada simples no alto do morro tem um ar meio nostálgico. É mais um dos lugares que eu simplesmente adoro, sem maiores motivos. E é lá de cima que se tem a melhor vista de Tiradentes.

Capela S. Francisco de Paula

Vista de Tiradentes

Capela S. Francisco de Paula

Quem quiser conhecer um pouco da história do personagem que deu nome a Tiradentes, deve visitar o Museu Padre Toledo. O casarão, apontado como uma das casas mais ricas da antiga vila, pertenceu ao Padre Carlos de Toledo, e consta que nela foi realizada a primeira reunião dos Inconfidentes, em 1788. As pinturas no teto merecem uma atenção especial e o porão, usado como prisão para os escravos, impressiona. Às vezes é difícil acreditar nas atrocidades que ocorreram na nossa história nem tão antiga…

Museu Padre Toledo

Museu Padre Toledo

Estátua de TiradentesPorão

O prédio da antiga Cadeia Pública foi reconstruído em 1835, após a construção original, de 1730, ter sido destruída por um incêndio. Em 2005 nós visitamos um museu nesse local, mas na última vez estava fechado e encontrei informações na internet dizendo que o então Museu de Arte Sacra está agora desativado.

Cadeia Pública

Em frente à Cadeia está a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, que era frequentada pelos escravos. Os altares são decorados com imagens de santos negros.

Nossa Senhora do Rosário

Em cada rua de Tiradentes há um pedacinho de história, que se torna ainda mais bela emoldurada pela paisagem que circunda a cidade. Eleger o lugar mais bonito é uma tarefa impossível. Selecionar as fotos para esse post foi super difícil, tanto que eu até exagerei um pouquinho”na quantidade. Espero que me perdoem pelo excesso, mas quando se trata de nossas lindas cidades históricas, eu não consigo ser imparcial.

Capela

IgrejaRua da Matriz

Rua de Tiradentes

Igreja

Tiradentes

Ponte das Forras

Casa em Tiradentes

Tiradentes

Veja todos os posts sobre a Estrada Real no Viaggiando.

15 Comments

  1. Maria Stela Barbosa

    Adorei a semana santa em São João del Rei, só que a estrada entre Madre de Deus e São Vicente esta muito esburacada,causando danos nos carros e até acidentes pq os motoristas precisam a toda hora escapar de enormes buracos, por favor governantes da nossa querida Minas Gerais tomem providencias urgentes.

  2. Também preciso voltar em Tiradentes, ainda mais que é poucas horas da minha cidade. Parabéns pela escolha do destaque da semana. Belo post.
    Abraços, Rodrigo

  3. Que sonho de cidade! Amo história e com certeza ficaria encantada com Tiradentes e a preservação de sua história!

  4. Kamila, eu prefiro ficar no centro pra poder andar a pé tranquilamente, mas, por outro lado, as pousadas mais afastadas costumam ter uma área verde que as centrais não têm. Não conheço a Pouso do Bartolomeu, mas vi que ela é mais afastada. Como você vai com crianças, talvez prefira se deslocar de carro mesmo. Só se prepare para um pouquinho de estresse. Imagino que encontrar vagas para estacionar em um feriado talvez não seja muito fácil…

    Beijos!

  5. Estou programando Tiradentes para a Semana Santa com crianças de 5 e 8 anos.Qual sua impressão sobre a localização da hospedagem? Centro? Afastado? O Bairro Alto da Torre é longe? Tenho um indicação do Pouso do Bartolomeu. Vc conhece?

  6. Que chato, Silvia! Mesmo antes do feriado os preços já estão altos? Espero que você encontre uma boa opção e possa ir sim! Vou ficar aqui torcendo. Aposto que você vai adorar Tiradentes!

    Beijos!

  7. Estou sonhando com Tiradentes… seu texto e fotos estão maravilhosos, daqueles que só fazem aumentar o comichão da gente! O detalhe é que tenho de 01 a 09/09 livre – e pega o feriadão! Está tudo um absurdo, tratando-se de hospedagem! Mas ainda estou pesquisando… Lindo, lindo seu material! Bjs!

  8. Arthur, eu sei bem como é isso. Morei quase 9 anos em Uberlândia e consegui ir embora de lá sem conhecer vários lugares que eu sempre deixava para o fds seguinte… Mas não faça como eu! No próximo ano coloque como resolução acabar com essas pendências na sua vida! ;)

  9. Camila, mais um lugar daqueles "pertinho que a gente não vai". Tenho um guia de escapadas no FDS para quem mora no Rio, e Tiradentes é citada, claro, pois dá umas 3 horas de carro pegando a Rio – Juiz de Fora. Mas eu vou, não se preocupem ;)
    Abraços!

  10. Deise, eu acho que é impossível não se apaixonar por Tiradentes! Depois você me conta o que achou. ;)

    Carlinha, acho que nós somos duas que sempre iremos querer voltar lá, né?

    Claudio, eu já testei as as duas opções e ambas são interessantes. São João é mais barata, mas ficar em Tiradentes e poder aproveitar a cidade à vontade é muito bom. Vou falar da pousada no próximo post.

    Beijos!

  11. Realmente é um lugar espetacular, Camila…

    Eu estive lá a dois anos atrás mas fiquei hospedado em São João Del Rey, pois achei muito cara as pousadas em Tiradentes…
    Vocês conseguiram um preço legal???

  12. Camila,
    amei! amei! amei!
    Sabe que sou super super fã de Tiradentes!
    Assim como vc Tiradentes me conquistou de primeita e consigo reconhecer o lugar de cada fotenha…
    Eu tb não fui em nenhuma igreja dessa vez…e pedi pra namo passar de carro na hora de ir embora pelo chafariz só pra dar tchau pra ele :)
    Ontem mesmo deixei minhas últimas impressões no meu post do VnV.
    Beijos

  13. Ai! To indo para lá este mês! Depois colocarei tudo no blog também!
    Vc está me deixando mais ansiosa ainda!rsrs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.