Itapecerica

ItapecericaNossas andanças pela região até que não demoraram a começar. Mal havíamos trazido a mudança para Campo Belo quando fomos convidados para conhecer Itapecerica. Não! Não é Itapecerica da Serra, em São Paulo, é a Itapecerica de Minas Gerais. Já sei que a dúvida iria surgir na cabeça de muitas pessoas.

Itapecerica está localizada no centro-oeste mineiro, a 180 km de Belo Horizonte, tendo sido o décimo município mineiro a ser criado. Uma placa na estrada anuncia a cidade como “berço cultural do centro-oeste mineiro”. É claro que eu fiquei curiosa e quis saber o significado desse título, né? Pois bem, em sua origem, no século XVIII, Itapecerica foi desmembrada de São João del Rei. A nova vila, chamada São Bento de Tamanduá , possuía uma enorme extensão territorial e mais de trinta distritos, que depois se transformaram em vários municípios da região. Dentre eles estavam Espírito Santo de Itapecerica (hoje Divinópolis) e até Campo Belo.

Finda a aula de história e saciada a minha curiosidade, voltemos ao tempo presente. Todos os anos, no final de julho, é realizado o Festival de Inverno de Itapecerica. Em 2010 ocorreu a 16a edição. O evento é realizado pela Prefeitura e conta com várias atrações artísticas e culturais, oficinas, shows, mostra de cinema… É também uma ótima oportunidade para os artistas locais mostrarem seu talento.

Nós estivemos lá no dia do show da Elba Ramalho. No dia anterior o Frejat havia se apresentado e no dia seguinte seria a vez da banda Banda Sgt. Pepper’s. A cidade fica lotada. Não tirei fotos na hora do show, mas encontrei essa que mostra bem como a Praça da Igreja Matriz fica cheia.

Show da Elba Ramalho
(Foto do site www.itapecerica-mg.com.br)

Durante o dia andamos pelo centro histórico e fiquei impressionada com o preservado casario colonial. Minas sempre me surpreende. Não é apenas em Ouro Preto ou Tiradentes que a nossa história ainda é tão presente e onde menos espero encontro provas disso.

Casarão em Itapecerica
Câmara Municipal
Itapecerica
Restaurante Casarão
Itapecerica
Itapecerica
CapelaChafariz
Praça

Uma das principais atrações da cidade é a Igreja Matriz de São Bento. Ela começou a ser construída em 1825, mas a obra só foi concluída em 1912, o que fez com que a igreja represente não um, mas diversos estilos arquitetônicos.

Atualmente a população de Itapecerica está engajada na campanha “SOS Altar da Matriz”, que através de diversas ações procura arrecadar fundos para recuperar o altar da igreja. E está dando certo! A restauração já está acontecendo!

Igreja Matriz
Igreja Matriz
Igreja MatrizIgreja Matriz

O que não falta em Itapecerica, e em todas as cidades históricas mineiras que se prezem, são igrejas. A mais antiga, erguida em 1801, é a Igreja de São Francisco, ou melhor, Igreja de Santo Antônio e São Francisco. É isso mesmo! Dois santos em uma capela só!

Igreja de São Francisco

É claro que eu fiquei reclamando do emaranhado de fios da rede elétrica que a todo momento atrapalhavam minhas fotos… Mas mesmo com esse estorvo, acho que vocês conseguirão ver como Itapecerica é uma gracinha.

Itapecerica
Itapecerica
Itapecerica
Prefeitura

O que tornou nosso passeio ainda mais especial foi a simpatia da família que nos recebeu. É por isso que a hospitalidade mineira é tão famosa. ;-)

Itapecerica

19 Comments

  1. Murah Rannier Peixoto Vaz

    Terra onde viveram meus tetravós e onde nasceu minha trisavó ainda na metade do Séc. XIX.

  2. ta faltando muuuuita casa ae, hehe

  3. Espero que vocês realizem o desejo de voltar para casa! :)

  4. Obrigado Camila, por me trazer essa paz e saudade da querida ITA-NOSSA, apesar de ser natural do camacho-mg mas criado em Itapecerica sei muito bem que o paraíso é ali…
    Hoje juntamente com minha família estamos no coração da Amazonia, mas sempre na esperança de um dia poder voltar aquela terrinha abençoada, e isso deve acontecer em 2012, caso vc volte lá passe lá em casa pra tomar um café com queijo, comer um franquinho, uns biscoitos e conhecer mais coisas da centenária mas sempre jovem Itapeceerica.

    Valeu aquele abraço e obrigado.

    Família Carvalho

    Sebastião, Marcilene, Arethuza e Grégory.

  5. Claudio, eu fiquei na casa de amigos em Itapecerica, então não conheci nenhum hotel, mas ouvi falar de dois hotéis fazenda lá pertinho e pelo site eles parecem muito bons. Acho que seria uma opção melhor. Dê uma olhadinha:

    http://www.hotelfazendacapetinga.com.br

    http://www.hotelpalestina.com.br

  6. Oi, Camila…

    Estarei em São João Del Rey em Janeiro de 2011 (férias!) e achei, pelas fotos, bem simpática a cidade de Itapecerica.
    Tem alguma indicação de pousada lá??

    Claudio

  7. Luisa, mas eu também pensava em Itapecerica da Serra antes! hahaha Eu mesma tenho encontrado vários lugares antes desconhecidos por aqui!

    Beijos!

  8. Camila, seu blog è imbativel quando se trata de Minas, sempre mostrando lugares encantadores e desconhecidos (eu sou uma daquelas que sò tinha ouvido falar de Itapecerica da Serra…)
    Mais uma cidade pra listinha…
    Bjs

  9. Oi, Michel! Minas está cada vez melhor, viu? Volte mesmo para conhecer as novidades e rever os lugares antigos! :-)

  10. Minas é um estado incrível mesmo, tive a sorte de passar boa parte da vida por aí!! Nada melhor que um bom estilo "mineirinho" de ser!
    Belas fotos, muitas infos legais! Com certeza voltarei mais vezes!
    Abraços e paz! Michel
    http://www.rodandopelomundo.com

  11. Margarida, que bom que você ainda não se cansou! :)

    Welbertt, Helen e Denilson: eu achei Itapecerica realmente uma gracinha. Fico feliz em saber que agradei aos moradores e ex-moradores da cidade. ;)

    Beijos!

  12. Denilson Medeiros

    Meu nome é Denilson Medeiros, sou suspeitíssimo de valar de Itapecerica, toda minha família está lá. Basta ouvir um "espirro" ou uma "bombinha", não precisa ser "foguete", que vou correndo pra lá, não precisa ter festa, não precisa ter nada, só o bom dia, a boa tarde e a boa noite daquele povo, me satisfaz. É um povo maravilhoso acolhedor e alegre, o que faz a beleza daquela Cidade é sem dúvida seu POVO.

  13. helen cristina nascimento

    Nossa amei os comentários sobre minha cidade , Itapecerica é realmente uma cidade muito agradável e acolhedora , hoje estou um pouco longe , mas sempre q tenho oportunidade estou la visitando minha família e amigos , e como vc dosse essa família q te recebeu é ralmente de uma imensa simpatia que convivo e conheco desde criança. Adorei sua matéria , muito muito interessante e satisfatória para todos os conterraneos.abraco

  14. Camila

    É impossível enjoar dessas suas cidades históricas!!São todas lindas!!
    Boa sorte com a mudança…de trabalho e de cidade!
    Beijo

  15. Welbertt Ribeiro

    Eu sou natural de Itapecerica e amo aquela cidade, meu sonho ainda é voltar a morar nessa que é uma das mais aconchegantes cidades de minas, nascido e criado em Ita, tenho varios parentes e muitos amigos de infancia, que torna maior a vontade de voltar ao inicio de nossa jornada, parabens pela materia no seu site.

  16. Meninas, eu também amo as cidades históricas! Acho até que estou precisando variar um pouco o repertório, daqui a pouco vocês vão enjoar… rsrs

    Beijos!

  17. Que graça de cidade! Gosto de conehcer cidades históricas, ainda mais em MG ;)

  18. AMO Minas e não vejo a hora de voltar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.