Rumo a São Paulo!

Rumo a São Paulo!Há muito tempo eu quero tirar uns dias para ir a São Paulo como turista. Sempre pensei que a maior cidade do Brasil com certeza deve ter atrativos suficientes para merecer nossa visita. Conhecer vários países da América do Sul, as principais cidades, como Buenos Aires, Montevidéu e Lima, e ainda não conhecer São Paulo já estava ficando inaceitável. Aeroporto não conta, né? Então quando o Eduardo disse que gostaria de ir ao Salão do Automóvel e vi que haveria um feriado ótimo durante o evento, não pensei duas vezes! Lá vamos nós para São Paulo amanhã!

Confesso que planejei bem pouco essa viagem. Fiquei com uma certa preguiça… É tanta coisa para ver e fazer que eu fiquei até meio perdida. Reservamos o hotel, traçamos a rota no GPS, sabemos que vamos ao Salão do Automóvel com certeza e é só! É claro que estou com uma listinha de atrações mais ou menos definidas, mas nada é obrigatório. MASP, Museu da Língua Portuguesa, Parque do Ibirapuera, Museu do Ipiranga, Pinacoteca, Bairro da Liberdade e Terraço Itália são prováveis pontos de parada. Prováveis, porque, como eu disse, nada é obrigatório. Sabemos que o tempo é curto, então vamos fazer o que mais nos apetecer, sem pressão ou hora marcada.

Mais difícil ainda é escolher alguns lugares para comer. Como as opções eram infinitas, preferi me concentrar na minha refeição preferida: o café da manhã. Como ele não está incluído na nossa diária, pensei em tomá-lo em locais diferentes a cada dia. Pain et Chocolat, Galeria dos Pães e Benjamin Abrahão já estão na lista, mas qualquer sugestão, de preferência na região dos Jardins, será muito bem vinda! Também já programamos uma parada para sanduíche na Lanchonete da Cidade, após eu me certificar de que há uma opção vegetariana no cardápio. E não, não vamos comer sanduíche de mortadela no Mercado Municipal.

Pensei em aproveitar também para conhecer bons restaurantes vegetarianos, tão raros em outras cidades. Alguém sabe me dizer se o Moinho de Pedra vale a fama que tem ou se o Gopala Madhava merece uma visita?

Como vocês podem perceber, realmente não planejei quase nada e estou bem perdida. Mas bem animada! Apesar de estar indo para uma cidade gigantesca com um milhão de opções, a tranquilidade de falar na própria língua, o conforto de poder usar o celular e a liberdade de poder conhecer tudo com calma, pois é fácil voltar, deixam tudo mais fácil. Ainda assim eu adoraria receber umas dicas! Como muitos leitores do Viaggiando são paulistanos ou assíduos frequentadores de São Paulo, seria ótimo saber a opinião de vocês, mesmo que tão em cima da hora. Pode ser aqui nos comentários ou pelo twitter. No meio de tanta coisa pra fazer, vou tentar me manter conectada. Ah! E precisaremos também encontrar um lugar para justificar nosso voto. Será uma missão impossível? ;-)

15 Comments

  1. Que chato, Arthur! Então você teve que ficar longe do computador? Imagino que não deve ter sido fácil… rs

  2. Oi Camila, sumi (tendinite…), agora vi que vcs foram também ao Salão, eu fui na segunda!
    Bom, já tens dicas para 20 viagens a SP…
    ABs!

  3. Luisa, você percebeu que só com essas dicas aqui eu já posso fazer várias viagens, né? Vou guardá-las para as próximas, porque não deu tempo de fazer nem a metade! ;)

  4. Camila,
    Que super concentraçao de dicas de Sao Paulo!!! Amei! Como vc, eu tb fico meio com preguiça de planejar, diante de tantas opçoes…
    Mas com todas essas dicas, que dao um rumo na viagem, fica bem mais facil!
    Bjs

  5. Meninas, obrigada por todas as dicas! Não consegui seguir todas, primeiro porque o tempo não foi suficiente e também porque devido às eleições muita coisa fechou. Mas vou guardar esses comentários para uma próxima viagem, porque fiquei com uma certeza: vou ter que voltar a São Paulo várias vezes para fazer tudo que tive vontade! :-)

    Beijos! E obrigada!

  6. Claudia Matoso

    Oi Camila,
    Que delícia um finde prolongado em São Paulo. Adoro turistar por esta cidade. Não conheço restaurante vegetariano mas, segue outras indicações. Café da manhã: Galeria dos Pães (Haddock Lobo com Estados Unidos – Jardins), tem bufet no mezanino e também o tradicional pão na chapa nas mesinhas ao lado da entrada. Pizza: Braz (Higienópolis): adoro! Cantina: Gigio (Pinheiros): massa deliciosa. Excelente custo-benefício.
    Adoro Masp, Pinacoteca, o Centro (Teatro, Viaduto do Chá, Anhangabaú, São Bento, Martinelli, calçadões fechados perto da Bovespa, Pátio do Colégio, Sé e, de lá, uma passadinha pela Liberdade), Livraria Cultura no Conjunto Nacional, andar pelas ruas de Higienópolis, andar pelas ruas dos Jardins, Ibirapuera… ixi, é tanta coisa legal que não cabe numa viagem só, tô sempre com vontade de voltar. Bjs e aproveitem!

  7. O da Harmonia é a Deli Paris, né Carla? Delícia mesmo para o cafezinho da tarde ;-)

    Anotei a dica do Gopala :-) Thanks!

    E o nome do pai da Constance é Guinga, não o que escrevi aí em cima..(horrível escrever nesse iPod!)

  8. Camila,
    Bem vinda a São Paulo, com chuva e tudo.
    Não sobrou dicas prá mim…
    Eu adoro o Moinho, é super perto de casa e se quiser posso te levar lá.
    Concordo tbém com a pizzaria Brás, o Acropolis, a Galeria dos Pães. Adoro a sala São Paulo, a Pinacoteca tbém.
    Vou aproveitar as dicas que te deram e ver se eu me animo a turistar por aqui. Faz tempo que estou querendo ir no Mosteiro de São Bento.
    Bjs. A gente se fala pelo twitter.

  9. E também recomendo ir a Braz Pizzaria de Higienópolis que é a cara de São Paulo. Não deixe de experimentar a Caprese, a melhor pizza que eu já comi na minha vida rs. Bom…chega né!?!?rs

  10. Vale lembrar que estamos em meio a Mostra Internacinal de Cinema de SP. Se vcs curtirem cinema é uma ótima, só precisa ficar atenta a compra de ingressos.

  11. Camila, quando eu vou à Pinacoteca eu gosto de almoçar no Acrópolis, é um restaurante grego super tradicional. O restaurante é bem simples, mas a comida é deliciosa. Fica na Rua da Gloria, 364 (http://www.restauranteacropoles.com.br/ ). Peça a salada grega.
    O Museu da casa Brasileira é legal mesmo, exatamente como a Lena falou.

  12. Camila, please, apaga os comentários triplicados!! Não estava aparecendo aqui e eu fiz essa zona!!
    Enquanto escrevia, a Carla publicou o dela. Ela fala do Sesc. Tem apresentação do Guinda, pai da Constance Escobar no Sesc Consolação, 2a às 19h. Grátis!
    beijos de novo! (vamos ver se agora só mando uma vez…)
    Lena

  13. Oba! Adoro dar dicas de São Paulo :-)

    Primeiro sobre os vegetarianos. Conheço o Moinho de Pedra e acho bem gostoso. Não sou vegetariana, mas aqueles que são também adoram. O outro que você menciona eu não conheço. Um restaurante que não é vegetariano, mas já foi e os vegetarianos adoram é o Maní, na Joaquim Antunes. Mas é uma proposta bem diferente do Moinho de Pedra.

    Camila, acho que um programa imperdível na cidade é ir à Sala São Paulo. Deve ser a única sala para concertos contruída no Brasil. Além de linda, por estar na antiga estação de ferro Sorocabana, a qualidade do som é perfeita. Mesmo que vocês não gostem de música clássica, vale a pena. Dei uma olhadinha na programação: amanhã (sábado) tem apresentação às 16h do violoncelista Antonio Meneses com a Osesp. Ingressos a partir de de R$36.
    No domingo às 11h tem apresentação da Orquestra Sinfônica de Heliópolis. Um projeto bem bacana que foi feito na favela de mesmo nome e é grátis.
    A Sala São Paulo fica bem perto da Pinacoteca e vizinha da Estação Pinacoteca. Se você for a Pinacoteca, não deixe de visitar o Jardim na Luz (é só sair pela porta do café). É muito lindo!

    Ainda música, amanhã tem Porgy and Bess no Auditório Ibirapuera, às 21h. Ingressos a R$30. É meio complicado comprar ingressos para lá; sempre lota muito.

    Se você for ao centro, o Mosteiro de São Bento é lindo, além de ter uma lojinha com guloseimas e um café/restaurante muito gostoso na frente, o Girondino. Ah, a missa das 10horas do domingo é com cantos gregorianos.

    Na Faria Lima tem o Museu da Casa Brasileira. No domingo às 11h tem apresentação de MPB e de graça! Depois, se quiserem podem almoçar no restaurante do museu. Não é grande coisa em termos de comida, mas o lugar é muito agradável, no jardim, principalmente se o tempo estiver bom.

    Se você não fosse vegetariana indicaria outras lanchonetes no lugar da Lanchonete da Cidade. Não que ela não seja boa, mas tem umas hamburguerias maravilhosas por aí ;-)

    Para o café-da-manhã o Pain et Chocolat é mesmo uma delícia e uma graça. Se você vai ficar nos Jardins, o Paris 6 na Haddock lobo é um bistrô 24 horas, que serve café da manhã.

    Bom, Camila, é isso que me ocorre agora. Não sei quais são seus gosotos, então qualquer dúvida pode falar, ok?

    Beijos e boa viagem!
    Lena

  14. Camila, agora que vi que não assinei o comentário: Carla2 (VnV) ou @CarlaTolosa :)

  15. OBA!!!! Visitas!!!!
    Camila, o Moinho de Pedra vale sim a pena. Vcs estarão de carro? De taxi dos jardins até lá deve dar uns 40,00 cada perna… E o Gopala é o da Antonio Carlos, né? Adouuuro, vou sempre, mas cuidado com o horário: é sempre lotado, fila enorme. Se vc não se importar, melhor chegar mais cedinho (tipo 12h30)Ah, e é comida vegetaria com uma pegada indiana, p/ quem gosta é um prato cheio. P/ provar de tudo, peça um mix da opção 1 e 2 (sao sempre 2 opções por dia). E se tiver de sobremesa "Banana Celestial", vai com fé que é deliciosa!
    P/ café da manhã, eu acabo indo na Bella Paulista (Luis Coelho x Haddock Lobo) ou na Villa Bahia (Rua Bahia x Goiás), porque vou a pé de casa. Tem uma super legal na Rua Harmonia também, que eu fiz o favor de ter um branco e não lembro o nome… mas vou lembrar.
    Dos passeios que vc citou, todos são legais. Aos sábados tem uma feira na Praça Benedito Calixto que é bem legal e super tradicional na cidade.
    Ah: Lanchonete da Cidade: não sei se tem algum sanduiche vegetariano (deve ter), mas vá pelo menos pelas batatas, as que vem com alho e alecrim -tem um nome especial, q não lembro.
    Segunda eu estou querendo ir no Bar Brahma, fica no centro da cidade e é bem legal. Vai ter show do Cauby Peixoto – me disseram que é ótimo, dito por quem nã tem o perfil de gostar desse estilo – se vocês quiserem podemos combinar!
    Também é legal dar uma olhada na programaçãodo SESC – são várias unidades, sempre com shows, peças de altissima qualidade e por um precinho ótimo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.