Cancun, por Renata Scotti

Cancun Hoje o Viaggiando tem uma  convidada especial: a Renata. Vocês já ouviram falar dela no post sobre Brasília, mas hoje ela está aqui para nos contar sobre sua recente viagem (sozinha!) para Cancun. Aproveitem!

Cancun é uma cidade americana que fica localizada, por acaso, no México. Falei errado? Não, a cidade é completamente adaptada para o público americano mesmo. Não sei a estatística oficial, mas me pareceu que pelo menos 70% dos turistas eram americanos. Todos os mexicanos que trabalham lá falam inglês, e me surpreendi com o nível. Tanto que só arrisquei meu portunhol umas duas vezes, no restante do tempo achei mais fácil falar em inglês mesmo. O dólar é quase a moeda oficial. Nas lojas, os vendedores perguntam se você quer o preço em dólar ou peso. Claro que se você pagar em dólar, eles aumentam um pouco a cotação do dia, e se pagar em espécie, geralmente o troco será em pesos. Até no ônibus circular da cidade pode-se pagar com dólar.

A razão de haver tantos americanos lá é óbvia. Além da proximidade, tudo é muito barato (principalmente para quem ganha em dólar). Os mexicanos ganham muito pouco, ouvi dizer que uma camareira ganha USD 6 por dia, não sei se é verdade. Por isso, todo mundo dá gorjeta o tempo todo, para camareiras, garçons, motoristas, guias turísticos, artistas, etc.

Optei por um resort all-inclusive. É o melhor jeito de aproveitar a estadia. Comida e bebida variada 24 horas por dia, à vontade. A maioria dos resorts e hotéis ficam na Zona Hoteleira, que é um trecho fino de terra, onde de um lado está o oceano e do outro está uma lagoa. Peguei um quarto com vista para o mar e recomendo, não conseguia cansar de olhar para ele! Fui no começo de dezembro. É inverno no hemisfério norte, então as temperaturas estavam amenas. De dia, fazia cerca de 25˚C. Porém, às 15:00 o sol já estava fraco (o pôr do sol era às 17:00), e o vento me impedia de ficar mais tempo na espreguiçadeira. À noite esfriava, chegava a fazer 16˚C. Abaixo, algumas fotos do resort e da vista da praia.

Vista da praia

Sem comentários!

Piscina do hotel

Como fiquei uma semana lá, aproveitei para fazer dois passeios. O primeiro foi para Isla Mujeres, uma ilha que fica pertinho da cidade. Comprei a excursão diretamente na agência de turismo que ficava no saguão do hotel. Um ônibus nos buscou no hotel e nos levou para o píer, onde um barco gigante, desses de dois andares, estava nos esperando. Infelizmente, nesse dia o tempo não ajudou, garoou a maior parte do dia. Mesmo assim, os americanos se animaram a fazer snorkeling. Eu preferi ficar no bar, e quando o tempo abriu, fiz o tour básico.

A ilha tem esse nome por causa da deusa da fertilidade dos maias. Antigamente, havia um templo no local, porém ele foi destruído pelos espanhóis. Reza a lenda que a mulher que tocar no templo fica propensa a engravidar. Hoje, a ilha exibe, perto das ruínas, esculturas doadas por artistas do mundo inteiro. Também tem um comércio com souvenires e arte mexicana, além de várias atividades, como tirolesa, snorkeling, nadar com os golfinhos e passeio de bicicleta. O pacote, que custou USD 55, também era all-inclusive, e somente a tirolesa e nadar com os golfinhos não estavam inclusos.

Isla Mujeres

Templo da deusa da fertilidade

Deusa da fertilidadeIsla Mujeres

O segundo passeio que fiz foi para Chichen Itza, um sítio de ruínas maias que está bem preservado. Esse passeio comprei pela internet antes de ir, e não quis apreçar em Cancun quando cheguei, portanto não sei se fiz bem em comprar antecipadamente. Custou USD 65 e incluía transporte do hotel e para o hotel, entradas para todos os lugares que visitamos, e o almoço. Água e chá/café eram servidos de graça no almoço, mas qualquer outra bebida era à parte. Recomendo muito esse tour. A tecnologia utilizada pelos maias é impressionante, assim como a noção avançadíssima deles de matemática e astronomia.

Começamos por uma gruta onde havia uma piscina natural. Os maias tinham algumas superstições a respeito dessas piscinas. Alguns corajosos entraram na água (gelaaaaaaada). Em seguida, passamos por uma vila do interior do México. O tempo inteiro, o guia ia falando no microfone dentro do ônibus, em inglês e em espanhol, dando informações sobre os nativos e a cultura. Paramos para comprar prata, que é praticamente o produto típico do México, em um comércio pré-designado. Não vale a pena. Era um lugar que se aproveitava de turistas mesmo. Depois, paramos no restaurante para o almoço. Buffet mexicano (foi bom, pois eu já estava com saudade de comer feijão!), com direito a um showzinho de mexicanos cantando e dançando, para, em seguida, ficar esperando gorjetas.

E, finalmente, chegamos a nosso destino: Chichen Itza. O guia nos separou em dois grupos: os que falam inglês e os que falam espanhol, para otimizar. Fomos andando com ele nos principais monumentos, escutando as explicações, e depois ele nos deu uma hora livre para passearmos e vermos o restante (a reserva é gigante) e fazer comprinhas, pois para todo lado havia maias vendendo arte, lembrancinhas e jóias de prata. Nesse lugar sim, vale a pena comprar. Depois, uma viagem de duas horas e pouco e eu estava no hotel novamente.

Gruta maia

Chichen ItzaChichen Itza

Nos outros dias, curti as áreas de lazer do resort, caminhei pela praia admirando a vista e fui algumas vezes ao centro da cidade. Os shoppings são ridiculamente caros e ostentativos. Mesmo os americanos com quem fiz amizade achavam as coisas caras, preferiam comprar nos EUA. Qualquer compra que se queira fazer, faça no free-shop! Agora, caso se interesse por bijoux, há vendedores nas praias e na rua, que afirmam estar vendendo prata. São colares e pulseiras por USD 10. Obviamente não são de prata, não sei dizer nem se são banhados a prata. Mas são bonitos. Eu mesma só não comprei porque acabaram meus dólares!  :-)

16 Comments

  1. Jéssica Nunes

    Eu vou passar 6 dias lá ! É preferível levar mais peso do que dollares ou o contrário??? E quanto mais ou menos devo levar??? Beijos. Adorei as fotos !

    • Jéssica, veja o que a Renata diz no texto: “O dólar é quase a moeda oficial. Nas lojas, os vendedores perguntam se você quer o preço em dólar ou peso. Claro que se você pagar em dólar, eles aumentam um pouco a cotação do dia, e se pagar em espécie, geralmente o troco será em pesos. Até no ônibus circular da cidade pode-se pagar com dólar. ”

      Já o quanto cada um deve levar é muito pessoal. Veja o que se hotel oferece e planeje os extras que você terá. De qualquer forma, acho que não compensa levar muito dinheiro em espécie. Você pode fazer saques em caixas eletrônicos na moeda local ou em dólar e a cotação é bem melhor do que quando se compra moedas.

  2. Vivis_mendes

    Estou quase fechando um pacote para o próximo ano, escolhi o Park Royal, fiz uma boa escolha?

    • Daniela Alves

      Vivis, td bem?
      Eu me hospedei no Grand Park Royal, que é da mesma rede … bom, as pessoas que foram pela mesma agência e se hospedaram no Park Royal não gostaram, na CVC é um dos mais baratos, porém, como são bem perto, vc pode inclusive utilizar os restaurantes do Grand Park, pois´lá são 5, contra apenas 2 do Park Royal. Se bem que em Cancun, o lugar onde vc vai passar menos tempo é no hotel!

  3. Camila,

    Vou para Cancun e já li tudo o que achei sobre os hoteis all inclusive. Porém, essa praia do hotel que sua amiga Renata ficou me encheu os olhos. Você sabe me dizer em qual hotel ela ficou? Caso não queira responder por aqui meu email é carolhsilva@gmail.com. Ficarei no aguardo. Abraços, Carolina

  4. Daniela Alves

    Olá … também estou indo pra Cancun … só que agora em Maio
    Eu falo um pouco de ingles, e vou com uma grande agência de viagem, mas irei sozinha mesmo … mas o q mais me preocupa é a falta de companhia? Lá dá pra se virar sozinha?

    • Daniela, com certeza dá para você se virar sozinha! Cancun tem uma ótima estrutura para turismo e você não terá dificuldades para fazer os passeios, por exemplo. Mas se você quiser companhia, aposto que também será fácil se enturmar!

      • Daniela Alves

        Só mais uma coisa … lá é melhor levar pesos mexicanos ou dolares? Escutei alguns relatos de assaltos dentro dos quartos dos hoteis … e tb que os hiteis tentam lhe vendem a qualquer custo uns planos de hosdedagem, daqueles q vc paga todo mes pelo cartão de crédito, alguém sabe de alguma coisa? Vou me hospedar no Caribe Park Royal Cancun

        • Daniela, se você for levar moedas em espécie, leve dólares, mas deixe para sacar a moeda local nos caixas automáticos lá. Sobre os roubos no hotel, isso pode acontecer em qualquer parte do mundo, então é sempre bom ter precaução: não deixar nada espalhado pelo quarto, colocar os itens de valor no cofre, nào carregar muito dinheiro, essas coisas…

  5. Oláa.. nossa que legal também vou para cancun sozinha.. poxa pensei que eu fosse a unica pessoa a querer ir sozinha para lá..

    mas ainda estou numa dúvida crucial… onde eu fico??

    olha queria ficar numa praia linda a mais linda de todas ehehehe.. mas que de para tomar banho tranquilamente.. e me parece que os melhores hoteis estão nas praias mais perigosas, isso é verdade? tipo pelo que pude ver.. a partir do km 12 a praia fica tombada e tem ondas fortes é isso?
    eu amei o fiesta condesa porem to em duvida por causa da praia… ai o melhor hotel que achei num lugar bom foi o hiaty regency… vc pode me ajudar?

    me fale de algum hotel que fique de frente a uma praia calminhaaaaa e linda

    aaaaa eu nao falo nem ingles e nem espanhol.. acha que vou sofrer muito?

    obrigadoo

    • Danila, quem esteve em Cancun foi minha amiga Renata, mas vou tentar responder suas dúvidas.

      Sobre as praias e hotéis, dê uma olhadinha nesse post do Ricardo Freire: http://www.viajenaviagem.com/2009/09/cancun-como-escolher-seu-hotel/
      Ele explica direitinho cada trecho de praia. Pelo que eu entendi, entre os km 8 e 9 estão as praias mais calmas.

      Sobre a língua, acho que com um pouquinho de bom humor você consegue se virar bem com o portunhol. ;-)

    • Gistudiodedanca

      Boa tarde to querendo ir sozinha para tb vi que foi a pouco me fale uma coisa como foi e qt levou para gastar lá encontrou bastante brasileiros
      Bjs

      • Gi, provavelmente a Danila não vai ver sua pergunta aqui, então vou tentar responder. Com certeza você encontrará vários brasileiros em Cancun, principalmente agora que o México deixou de exigir o visto. Sobre os custos, sei que a Renata, minha amiga que escreveu o post, comprou um pacote, então você terá uma idéia dos custos pesquisando em alguma agência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.