Uma Manhã nos Museus

Museus de São PauloVisitar museus não era a prioridade da nossa viagem, mas ainda assim eu queria aproveitar  a oportunidade. Só que chegamos a São Paulo no sábado já na hora do almoço e não tivemos tempo (nem ânimo) para isso.  No domingo ocorreu o 2º  turno das eleições presidenciais e por isso todos os museus estavam fechados, assim como na segunda-feira, como já é de praxe. Só sobrou a terça-feira e ainda assim só a parte da manhã, pois já era dia de voltarmos para casa. Com tão pouco tempo, tivemos que escolher. Nos decidimos pelo Museu da Língua Portuguesa. Chegamos um pouquinho antes de a bilheteria abrir, às 10h, e aproveitamos o tempo para conhecer o belíssimo prédio da Estação da Luz, que abriga o museu e a estação metro-ferroviária.

Estação da Luz

Estação da Luz

Quando o museu abriu, pagamos os R$ 6,00 de entrada (aos sábados é gratuito) e nos aventuramos pelo mundo das letras do Museu da Língua Portuguesa.

Museu da Língua Portuguesa

No primeiro andar ficam as exposições temporárias. De 24/08/10 a 30/01/11 está em cartaz “Fernando Pessoa, plural como o universo”. Para os admiradores do poeta, imagino que deve ser emocionante. Os recursos sensoriais agradam mesmo aos menos entendidos sobre a obra de Fernando Pessoa, como eu.

Apesar de apaixonada por literatura, confesso que poesia não é meu forte. Gosto mesmo é de prosa, de romance, de livros enormes com milhares de personagens. Mas quem é que não conhece o famoso “Tudo vale a pena quando a alma não é pequena” ou “O poeta é um fingidor. Finge tão completamente que chega a fingir que é dor, a dor que deveras sente.”?

Vendo a exposição fiquei até com vontade de conhecer melhor as obras de Fernando Pessoa. E vi no site que o autor da vez já foi Machado de Assis, em 2009. Eu adoraria ter visto tal exposição!

Fernando Pessoa no Museu da Língua Portuguesa

Fernando Pessoa no Museu da Língua Portuguesa

O diferencial do Museu da Língua Portuguesa é que ele é todo tecnológico e interativo. É possível brincar com as palavras, interagir, descobrir o quanto quiser no próprio tempo.  Acho que eu teria gostado muito do museu mesmo quando criança, ou talvez principalmente nessa época. Tudo bem que eu gostava de estudar Português, mas talvez quem não goste possa se interessar depois de descobrir esse mundo gigantesco de informações. ;-)

Museu da Língua Portuguesa

Museu da Língua Portuguesa

Museu da Língua Portuguesa

Museu da Língua Portuguesa

Museu da Língua Portuguesa

Aproveitando a proximidade, visitamos também a Pinacoteca, que assim como o Museu da Língua Portuguesa, está localizado em um prédio lindo! Mais uma semelhança: o preço da entrada (R$ 6,00). Aos sábados a visitação também é gratuita.

Pinacoteca de São Paulo

Pinacoteca de São Paulo

Pinacoteca de São Paulo

Pinacoteca de São Paulo

Pinacoteca de São Paulo

Depois de percorrer salas a esmo, às vezes até me perdendo, de ver milhões de pinturas, fotografias e esculturas, fiquei com uma dúvida. Será que é humanamente possível conhecer tudo? No final eu já não conseguia nem mesmo saber em que salas eu tinha ou não entrado…

Pinacoteca de São PauloPinacoteca de São Paulo

O legal tanto na Pinacoteca, quanto no Museu da Língua Portuguesa, é que as câmeras fotográficas são liberadas. Sejamos sinceros: sem flash, que mal há? Os museus de São Paulo estão à frente de muitos outros nesse ponto.

Fiquei bem satisfeita com nossa manhã em dois dos principais de museus de São Paulo. Sei que foi só uma pequena amostra, mas acho que escolhemos bem. :-)

2 Comments

  1. escolheram super bem! tb fui la ha pouco tempo e adorei! se soubesse poderia ter esticado ali pertinho pra Sala Sao Paulo, que tb vale a pena, mas tem que ter visita marcada e eu nao marquei, dei mole e nao consegui entrar. beijos!

    • São tantas atrações que a gente tem que escolher, né? Em pouco tempo é meio difícil conhecer muita coisa, mas fiquei satisfeita com o que deu tempo de fazer em apenas um feriado. ;-)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.