Próxima Parada: Europa!

EuropaAh, a primeira viagem à Europa… Suspiros! Imagino que as pessoas podem já ter conhecido o resto do mundo, mas ainda assim essa viagem será especial. Será por que somos expostos desde crianças a muitas informações sobre o continente? Ou seria culpa dos inúmeros escritores europeus famosos, sempre nos mostrando um pouquinho de seus países e culturas e nos instigando a conhecê-los de perto? Não sei qual o motivo, mas acho que é quase impossível que um viajante ignore essa região do mundo. Mas quando enfim surge a oportunidade de realizar a tão sonhada viagem, surge o grande problema: o roteiro. São quase 50 países, com diferentes histórias e atrações, e cada um deles parece nos atrair por diferentes motivos.

Alguns países são clássicos e é difícil imaginar uma primeira viagem à Europa que não passe por França, Itália, Espanha, Inglaterra… Há alguns anos meus planos também incluíam pelo menos um deles. Pesquisei, planejei, sonhei, mas quando a tal viagem saiu, acabou sendo bem diferente do que eu imaginei no início.

As mudanças começaram há uns 4 anos, quando uma grande amiga minha se mudou para a Suécia e fez meus olhos se voltarem para o norte da Europa. A Escandinávia, antes tão longe, cara e inacessível, começou a me interessar. A bela Estocolmo, os fiordes da Noruega, a longínqua Finlândia com certeza mereciam entrar na minha lista. E então, em meio aos preparativos da viagem, diversas vezes adiada, a Rússia deixou de exigir o visto dos brasileiros e aquele país que sempre exerceu tanto fascínio em mim de repente ficou mais próximo.

Os fiordes ficaram para depois, pois minha vontade de colocar os pés na terra dos meus autores favoritos falou mais alto. A Finlândia de qualquer forma já estaria no caminho entre a Suécia e a Rússia. Tallinn, capital da Estônia, um bate e volta clássico desde Helsinque, já estava nos meus planos, mas então a Fê Costta publicou uma série de posts no Viaggio Mondo que me convenceu de que havia muito mais a ser visto nos países bálticos. Já que estaríamos tão perto, por que não acrescentar também Letônia e Lituânia de uma vez?

O roteiro foi se montando aos poucos e terminou assim, dividido em 25 dias:

  • Suécia (Västerås, Estocolmo e mais alguns destinos inesperados)
  • Helsinque, Finlândia
  • São Petersburgo, Rússia
  • Tallin, Estônia
  • Riga, Letônia
  • Vilnius, Lituânia

Nosso vôo de volta foi alterado e perdemos um dia em Vilnius. Em compensação, ganhamos um dia em Amsterdã que, apesar de não planejado, foi bem aproveitado.

Agora que já voltei de viagem, posso dizer que foi tudo perfeito! Os países “clássicos” continuam na minha (gigantesca) lista de desejos, mas a viagem foi tão legal que eu não trocaria os destinos menos famosos por nada!

Essa conversa toda é apenas para contar o que vocês verão aqui nos próximos meses. Sim, meses! Tenho muita coisa linda para compartilhar, mas vocês já perceberam que sou adepta do slow blogging, né? Nada melhor do que o blog para fazer a viagem durar mais tempo. :-)

Para ver todos os posts sobre essa viagem, clique aqui.

15 Comments

  1. Anna Carolina Pereira de Aguia

    Camila, como foi sua mala pra essa viagem? Pq vc foi pra uns países bem congelados, hein! Fiquei super curiosa e com vontade de conseguir viajar leve na minha viagem que vai incluir vários desses países!

    • Oi, Anna Carolina! São países gelados mesmo, mas eu fui no verão, em agosto, então não tive que me preocupar. Só peguei frio no norte da Suécia (9 graus), mas foi só uma noite, então a única blusa de frio que levei deu conta de errado. Nessa época eu ainda não viajava sem despachar, mas depois disso já fui para Portugal e para Geórgia e Armênia em épocas bem mais frias e foi tranquilo. O segredo é vestir as peças maiores na viagem (bota no pé e casaco na mão). Tem post sobre viajar sem despachar no inverno aqui também: https://www.viaggiando.com.br/2013/05/viajando-sem-despachar-no-inverno.html Foi para Portugal, onde faz bem menos frio que no norte da Europa, mas acho que você pode aproveitar algumas dicas.

  2. Excelente !!!!

  3. Margarida, com tanto lugar nesse mundão, quem diria que estaríamos em Estocolmo na mesma data, sem combinar, né? Escolhemos bem nossos destinos. :)

  4. Camila

    Se vc não tivesse escolhido a Escandinávia,provavelmente não nos teriamos conhecido!!Ainda bem que escolheu! :))
    Beijinho

  5. Natália, vamos falar a verdade! A gente gosta é de viajar! Não importa quando, nem onde! :)

  6. Natália Gastão

    Nossa me identifiquei demais com esse post!!!
    A primeira vez na Europa é sempre aquela coisa… Lembro que qdo saí do avião em Madrid (conexão), olhei para o Tales e disse "Eu cruzei o oceano! Eu cruzei o oceano!!!!" com um sorrisão!
    Também deixei os destinos famosos para trás e segui para a Rússia, tá certo que não foi um destino planejado, como o seu, eu escolhi pela promoção da passagem, mas mesmo antes de embarcar, já estava tão envolvida com a história que já sonhava com a Catedral de São Basílio.
    E assim como você, digo tranquilamente que não trocaria minha ida para a Rússia, por Paris ou Roma… Claro que sou louca para conhecer essas cidades, mas elas podem esperar um pouco mais!
    Ahhh!!! Também sou mega adepta ao slow blogging, adorei!!!!

  7. Juro que vou tentar não enrolar muito!!!

    Laura, adivinha qual será a primeira cidade? ;)

  8. Já estou ansiosa para ver os posts sobre a viagem toda! Bjs

  9. Camila,
    To ansiosa pelos seus posts!

    Ah e nao tem essa de ordem e de países obrigatórios, depois terão outras viagens ;)

    Bjo

  10. Adorei Camila!!
    Me senti meio ET por não ter ido à Roma na minha primeira vez na Europa (nem na segunda), mas você inovou total. Aguardo os próximos posts…

  11. Oba! Vou acompanhar com certeza!
    Bjs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.