Gamla Stan, o Centro Histórico de Estocolmo

Gamla Stan, ou Cidade Antiga, é uma das maiores atrações de Estocolmo, senão a maior. Construída sobre a ilha de Stadsholmen no século XIII, é um dos maiores e mais bem preservados centros medievais da Europa. Foi lá que Estocolmo foi fundada, em 1252, e hoje é uma das regiões mais charmosas da cidade, repleta de restaurantes, museus e lojas de souvenires.  O melhor horário para aproveitá-la é pela manhã, antes da chegada dos grupos de turistas. Chegando cedo, é possível caminhar pelas ruas estreitas ainda vazias.

A melhor forma de entrar em Gamla Stan é através da Riksgatan, que fora do centro histórico se transforma na Drottninggatan, uma enorme rua para pedestres com centenas de lojas no centro de Estocolmo. Quem quiser encarar os preços escandinavos e fazer umas comprinhas, esse é o lugar!

Drottninggatan

Voltando à Cidade Antiga,  a Riksgatan nos leva direto ao Riksdag, o Parlamento Sueco.  É a única construção de Helgeandsholmen, uma pequena ilha adjacente à ilha de Stadsholmen, que também faz parte de Gamla Stan. Durante o verão, há visitas guiadas gratuitas em inglês de hora em hora, entre meio-dia e 15h.

Logo após o Riksdag está Kungliga slottet, 0 Palácio Real, a residência oficial da monarquia sueca (a residência particular é o Palácio de Drottningholm) e maior palácio do mundo ainda em uso. O prédio foi construído sobre as ruínas do antigo castelo, Tre Kronor (Três Coroas), destruído por um incêndio em 1697.

O Palácio Real abriga diversos museus e é possível visitar os apartamentos reais. As atrações podem ser visitadas através de tickets individuais ou de um ticket combinado, mas é possível conhecer um pouquinho do palácio mesmo sem entrar nos museus. Além de poder andar à vontade por diversas partes abertas ao público, para a linda Slottskyrkan (Capela Real) a entrada é gratuita.

Continuando o passeio por Gamla Stan, você pode deixar o mapa de lado e andar sem rumo. Não há destino certo e não é preciso ter pressa para conhecer tudo. Caminhe como a vontade mandar, repetindo os lugares que mais lhe agradarem. As grandes atrações estão a céu aberto, nas ruas  estreitas de pedra, nos predinhos antigos em tons pastéis que parecem se debruçar sobre as ruas…

Gamla Stan

Gamla StanGamla Stan

A praça Stortorget, a mais antiga de Estocolmo, é o coração de Gamla Stan. Cada uma das construções que a rodeia tem uma história e seus predinhos coloridos são símbolos da Suécia.  Alguns deles ainda são particulares.  Lá está também o Nobelmuseet, o museu dedicado à história do Prêmio Nobel e de seu criador, Alfred Nobel.

Stortorget

Stortorget

Stortorget Stortorget

Museu Nobel

Confesso que não entramos em nenhum museu nesse dia. Não visitamos o Parlamento, não entramos no Museu Nobel e só passamos pelo palácio Real. Mas andamos. Andamos muito! No fim do dia eu não sentia mais meu pés. Meu pescoço se cansou de tanto eu olhar para cima. Mas o passeio por Gamla Stan para mim foi o melhor de Estocolmo. Queria muito ter voltado no nosso segundo dia em Estocolmo, mas infelizmente não deu tempo.

Gamla Stan

Gamla StanGamla Stan

Gamla StanGamla Stan

Se quiser ter a cidade antiga quase que só para você, não esqueça a minha dica: acorde cedo! :-)

Quando já estávamos saindo de Gamla Stan, nos deparamos com a Guarda Real em marcha rumo ao Palácio Real. Só então me lembrei de que a Högvaktsavlösningar (Troca da Guarda) acontece todos os dias! Já o desfile pelas ruas até o Palácio só é visto no verão.

A minha impressão de que havia poucos turistas em Estocolmo se dissipou completamente durante a Troca da Guarda. Acho que todos eles estavam nas cercanias do Palácio naquele momento. Eram tantas cabeças na minha frente que eu não consegui ver mais nada depois da caminhada. Felizmente o Eduardo filmou a cerimônia e eu pude vê-la depois. Se você também quiser ver, é só assistir ao vídeo.

Marcha

Marcha

Troca da Guarda

 

11 Comments

  1. Camilla Kafino

    Começando minha jornada de pesquisa para uma próxima viagem e, depois da Ilsândia, a Escandinávia entrou forte nas preferências. Sua série está linda e muito bem explicada e um convite para ir correndo para a Suécia =) beijinhos.

    • Camilla, é um ótima escolha, viu? A região é maravilhosa! Eu voltaria para a Suécia sem pensar duas vezes! E com certeza ainda voltarei, até porque não conheci nada no sul do país. E ainda tem os fiordes noruegueses, a Dinamarca… Ai, ai…

  2. Oi Camila
    Fantasticos esses seus posts sobre Estocolmo! Estou absorvendo todas as dicas para decidir o que fazer por là em um unico dia e ainda por cima no inverno… Serà sò um pit stop para uma viagem ao Ice Hotel no final de janeiro..
    Bjs

    • Luisa, eu tive só dois dias em Estocolmo. Foi bem pouco tempo também, mas até que deu para aproveitar. Não perca Gamla Stan! Imagino que no inverno ela deve continuar sendo linda!

      Beijos!

  3. Margarida, acho que foi nessa época mesmo. Então você está desculpada! ;-)

  4. Camila, como é que eu não comentei Gamla Stan???? Deve ter sido na época em que eu não conseguia colocar os meus comentários aqui no seu Blog,lembra?
    As fotos estão lindas e o lugar é inesquecível…
    Beijos!

  5. Mirellesiqueira

    como pode um post tão completinho e com fotos tão lindas como este não ter comentarios? ai ai ai! me lembrou o centro velho de lyon, sabia? tb temos essa arquitetura veneziana (é assim que se diz?), com as janelas e formas retas e cores fortes. serio, lembrou muito lyon! quando vc vier aqui vc vai ver como é.

    • Ufa, Mirelle! Muito obrigada!!! Achei que o coitadinho do post ia ficar para sempre sem um comentário. Eu tava quase auto-comentando aqui! rsrs

      Menina, eu imagino que quando tiver que planejar uma viagem para a França vou ficar doida! E não sei se a arquitetura é veneziana, ou não. Eu adoro, mas não entendo nadinha! ;-)

      Beijos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.