De Estocolmo a Helsinque

Tallink Silja LineA Finlândia é uma extensão natural de uma viagem à Suécia. Helsinque pode não exercer tanta atração quanto Estocolmo, mas quando você já está tão pertinho, por que não? A distância não é mesmo grande: em linha reta, cerca de 400 km separam as duas capitais. A viagem por terra só é viável se a Lapônia também estiver em seu roteiro, caso contrário as opções são o ar e o mar.  O avião pode ser o meio mais rápido, mas o mais interessante com certeza são os navios que fazem o trajeto de Estocolmo a Helsinque vagarosamente em meio às inúmeras ilhotas que existem entre as duas capitais.

Ilhas no Mar Báltico

As duas principais empresas que prestam o serviço são a Viking Line e a  Tallink Silja Line (a empresa estoniana Tallink adquiriu a finlandesa Silja Line em 2006). Os horários são mais ou menos os mesmos. Nós escolhemos a Tallink Silja. Nosso barco, o Silja Serenade, partiu de Estocolmo às 17h e o desembarque em Helsinque ocorreu no dia seguinte às 10h (o fuso horário da Finlândia é uma hora adiantado em relação à Suécia). É uma viagem longa, mas que passa rapidinho.

Silja Serenade

Nós compramos as passagens pelo site com mais de um mês de antecedência e assim conseguimos um desconto de 15%, mas sem opção de cancelamento. A compra foi super simples e o pagamento foi feito com cartão de crédito internacional. O embarque em Estocolmo também foi muito tranquilo. Chegamos com cerca de uma hora de antecedência. Apesar da fila que se formava no terminal de embarque, fizemos o check-in em poucos segundos em uma das máquinas de auto-atendimento espalhadas pelo saguão, para as quais não havia filas. Imprimimos nossos cartões de embarque, que usamos num leitor de código de barras na hora de entrar no navio, e pronto! É ou não muito mais fácil do que passar pelas chatices dos aeroportos?

Cartão de Embarque

Entrada do Silja Serenade

Entramos e fomos direto deixar nossas malas no quarto. Para não dizer que economizamos muito, nós não compramos a cabine mais barata, mas a segunda com melhor preço. As mais baratas são aquelas que ficam acima e abaixo dos decks para carros e costumam ser ocupadas por estudantes que fazem a viagem em busca de festa, por isso preferimos evitá-las. Nosso quarto, mesmo não sendo luxuoso, até que me impressionou. As camas eram separadas, mas na hora de dormir nós fizemos uma pequena mudança e tivemos uma enorme cama de casal. O banheiro também era melhor do que eu esperava, totalmente “utilizável”. Como estávamos no final do corredor, não ouvimos muito barulho dos quartos ao lado ou de pessoas passando. A única parte chata era não ter janelas, mas ficamos lá pouco tempo e isso não chegou a ser um problema. Nosso deck era o penúltimo e na hora de dormir dava para perceber um leve balanço, mas nada que nos incomodasse. Considerando os preços de hotéis na Escandinávia, a viagem de navio acaba sendo uma grande pechincha!

Cabine

Camas unidas

Banheiro da cabineCorredor do Silja Serenade

Eu nunca estive em um cruzeiro, por isso nessa viagem foi tudo uma grande novidade. Acho que o Silja Serenade tem a medida certa para apenas uma noite. Há alguns restaurantes à la carte, um buffet e algumas lanchonetes espalhadas pelo navio. Nós reservamos o buffet de café da manhã quando compramos as passagens, mas não sei se foi um bom negócio. Não havia muitas opções de pratos e o ambiente era bem cheio e confuso. Mas a grande atração para maioria das pessoas são as lojas! Muita gente faz a viagem apenas para comprar. As lojas de cosméticos e de conveniência tax free estavam sempre lotadas. Bebidas e cigarros eram as seções mais concorridas.

Silja Serenade- Lojas

Silja Serenade- Lojas

Por isso eu disse que uma noite para mim foi suficiente, pois essa história de lojas e compras me cansa rapidamente. Eu gostei mesmo foi do deck externo. A maior parte do caminho é entre pequenas ilhas que pontilham o Mar Báltico (uma delas, Mariehamn, é uma escala do Sila Serenade, mas como aconteceu tarde, por volta de meia-noite, nós nem percebemos a parada). Nas primeiras horas de navegação as ilhas tinham um perfil mais “urbano” e eram cheias de casas e lanchas. Outras eram desabitadas. Achei muito interessante ver casas naqueles lugares aparentemente no meio do nada, com acesso ao continente apenas pela água. Não eram simples casinhas de pescadores, mas ainda assim fiquei fascinada!

Ilhas no Mar Báltico

Ilha no Mar Báltico

Ilha no Mar Báltico

Ilha entre Estocolmo e Helsinki

Infelizmente não deu para a aproveitar a paisagem tanto quanto eu gostaria. Apesar de ser verão e a luz não ser o problema, o vento  nos impediu de continuar lá em cima por muito tempo. Quando o Sol ainda ensaiava se pôr, o frio já estava ficando chato e nós preferimos descer. Por isso uma cabine com vista para o mar seria interessante.

Sun deck

Vista do sun deck

Na manhã seguinte conhecemos Helsinque sob um céu bem feio. Do navio já era possível avistar seus principais pontos turísticos: as catedrais Tuomiokirkko, à esquerda, e Upenski, à direita. Mas esse já é assunto para o próximo post!

Helsinki

28 Comments

  1. Camila é possível de ferry fazermos: Riga, Tallinn, Helsinque e São Petersburgo? em uma mesma viagem, com parada de um dia e dormida no ferry?

    • Camila Navarro

      Eva, simule os trajetos nos sites das operadoras dos cruzeiros. É a melhor forma de confirmar.

  2. carmen Deluca

    Adorei… quando estiver em Helsinque vou dar um pulinho na Lapônia e visitar o Papai Noel em Rovaniemi…..que achas???

  3. Silvia Marins

    Camila,
    Boa tarde!
    Estamos planejando uma viagem à Escandinávia para maio/2019. Pensamos em ir no cruzeiro de Helsinque a Estocolmo, mas estamos na dúvida se seria melhor o sentido inverso – de Estocolmo a Helsinque.
    Em qual das opções aproveitaríamos mais a paisagem?
    O cruzeiro para de fato em Mariehamn? Poderíamos descer e passar um dia na cidade? Você acha que valeria a pena?
    Obrigada!

    • Camila Navarro

      Silvia, não acho que o sentido influenciaria na paisagem, já que a maior parte da viagem acontece à noite. Para descer em Mariehamn acredito que você teria que comprar os trechos separados. Como eu nem cheguei a ver a parada, não sei te dizer se vale a pena.

  4. Olá! Gostaria de saber se o local para pegar o barco fica afastado de Estocolmo. Obrigada!

  5. fernando bianco

    Ola Camila .vou viajar para escandinavi em junho ,inclusive São Petersburgo . Suas informações ajudaram muito..
    Vamos eu esposa e outros parentes. Obrigado

  6. João Paulo Duarte Mello

    Ei Camila, em busca de informações sobre a escandinávia achei seu site. Gostei muito do cruzeiro, muito boa a matéria! Parabéns!

    Tentarei ler tudo e talvez encha seu saco de vez em quando hahaha.

    abraços!

    • Oi, João Paulo! Vou responder aqui as perguntas que você mandou por email, porque é sempre melhor deixar as informações nos comentários. Dentre os meses que você citou, sugiro maio. De maio a setembro com certeza é a melhor época para visitar a Escandinávia. Em abril pode ser que a primavera ainda não tenha chegado pra valer. Minha viagem durou uns 25 dias, mas eu não fui à Dinamarca e à Noruega. Tudo depende do quanto vocês querem conhecer de cada país, se gostarão de ir ao interior ou só às capitais. Para ter certeza, coloque cada dia da viagem no papel, com os dias reservados para cada cidade e incluindo os deslocamentos. É assim que planejo todas as minhas viagens, numa planilha no excel com os dias numerados. Vou preenchendo as cidades e na maioria das vezes descubro que falta tempo para tudo que quero, mas às vezes vejo que dá para encaixar algum destino. =)

      • João Paulo Duarte Mello

        Obrigado Camila, mas não fui eu que te mandei o email não haha!

        • Posso me considerar definitivamente maluca! Haha Acabei de conferir e o email era do Jonas, não do João! João e Jonas falando sobre a Escandinávia no mesmo dia, olha a bagunça que eu fiz!

          Para não perder o trabalho, vou avisar o Jonas para ele vir conferir a resposta aqui. Espero que alguma dica tenha sido útil pra você também, João! ;-)

          • João Paulo Duarte Mello

            Sempre é Camila! E li praticamente todas as suas postagens da Escandinávia! Hahahaha Parabéns mais uma vez!!

  7. MaRi MaRi AlvEs

    Camila, excelente a praticidade das suas dicas, tudo simples de entender. É a primeira vez que vamos para os países escandinavos e tudo é muito novo porque trem é comum pra nós, navios nem tanto. Só uma dúvida (bem de ignorante, desculpe!): vamos meu marido e eu; quando eu reservo a cabine, eu reservo pra nós dois, ou seja, eu pago pela cabine e não por número de passageiros, correto?
    Obrigadissima.
    Bjs

    • Mari, não lembro detalhes da minha reserva, pois fiz essa viagem há alguns anos, mas entrei agora no site da Silja Line e da Viking Line e vi que é preciso informar o número de passageiros na pesquisa, então o preço final já leva em conta essa informação. Você vai reservar a cabine, mas já informando o número de passageiros.

  8. Olá! E sobre as refeições no navio? Vale a pena comprar com antecedência?

    • Helena, eu deixei minha impressão sobre isso no post: “Nós reservamos o buffet de café da manhã quando compramos as passagens,
      mas não sei se foi um bom negócio. Não havia muita opção de pratos e o
      ambiente era bem cheio e confuso”. O café da manhã foi a única refeição que reservei.

  9. Gostei dos comentários.

  10. Camilla, tudo bem?!
    Estou indo em na segunda quinzena de março pra Estocolmo. Gostei muito da sua dica de conhecer a Finlândia. Quanto vc pagou pelo cruzeiro?
    Ah, parabéns pelas postagens, a série está show de bola :)

    Abs,

  11. Silvia Oliveira

    Ficaram lindas as fotos! Sua série está perfeita! Pois eu também nunca fui a um Cruzeiro! Fiquei impressionada com a foto interna, das lojas! Beijão!

    • Obrigada, Silvia! :-)

      Eu nunca tive vontade de ir a um Cruzeiro, então a experiência curta já foi de bom tamanho. Acho que eu me cansaria se tivesse que passar mais tempo dentro de um navio, já que eu gosto mesmo é de bater perna quando viajo. ;-)

      Beijos!

  12. Brunabartolamei

    Eu já venho acompanhando o seu blog a algum tempo, desde qdo uns amigos queriam infos sobre o Peru e Bolivia.. Eu estou indo pra Finlandia e Estonia semana q vem.. acredito q vc não vai postar tudo sobre a Finlandia até lá.. mas.. Vc fez o day trip entre Helsinki e Tallin?
    Se fez, qual empresa? Vale realmente a pena?

    Obrigada, Bruna

    • Oi, Bruna! De Helsinki eu fui primeiro para São Petersburgo e de lá para Tallin, de ônibus. Eu gostei muito de Tallinn! Fiquei dois dias e meio lá e não me cansei! Compensa muito! A cidade é linda e as pessoas são super simpáticas.

      Quanto às empresas, acredito que você pode escolher tanto a Tallink quanto a Viking Line sem problemas!

      Vou tentar postar alguma coisa sobre Helsinki antes da sua viagem. :-)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.