Helsinque – Transporte e Hospedagem

Helsinki - HospedagemDepois do nosso mini-cruzeiro, desembarcamos em Helsinque às 10h da manhã no Terminal Olympia, próximo ao famoso mercado de peixes. Uma das vantagens da cidade é que ela não é muito grande. As  atrações estão concentradas em uma área pequena e se locomover por lá é muito fácil. Andamos bastante a pé durante toda a viagem, mas com as mochilas nas costas achamos que seria mais sensato seguir as instruções disponíveis no site do nosso albergue e pegar um tram.

Confesso que às vezes fico meio intimidada com transportes públicos quando acabo de chegar a um lugar, mas também acho que essa é uma ótima forma de começar a se familiarizar com um local. E em Helsinque o procedimento não poderia ter sido mais fácil. Encontramos as maquininhas para a venda de bilhetes logo na saída do terminal. O menu, disponível em inglês, não deixou margem para dúvidas. Compramos as passagens (pagamos com cartão de crédito) e fomos para a estação, bem ao lado, pegar o tram #3T.  Não tivemos que esperar praticamente nada. Um display dentro do tram mostrava no nome de cada parada. Em cerca de 20 minutos chegamos ao nosso destino.

Na fila para o tram

Tram - Helsinki

Quem acompanha o Viaggiando já deve saber que eu não costumo ficar em hotéis caros. Pelo contrário, tento economizar ao máximo. Tenho poucas exigências: quarto e banheiro privados, limpeza e boa localização. Geralmente escolho o opção mais barata que se enquadre nos meus requisitos e na maioria das vezes os albergues são a salvação. Ao contrário do que muitos pensam, é possível ter privacidade em albergues e as localizações costumam ser excelentes.

Mesmo sem muita frescura, escolher onde ficar em Helsinque não foi tarefa fácil. Os preços não são nada convidativos (ainda bem que não tive que passar por isso na Suécia!) e na Europa é muito comum que os albergues ofereçam apenas quartos com banheiros compartilhados. Por isso acabamos gastando mais com hospedagem lá do que em qualquer outra cidade da viagem. Pagamos 72 € pela diária em um quarto duplo com banheiro privativo, sem café da manhã e essa foi a opção mais barata na região central de Helsinque.

Nossa escolha foi o Hostel Academica. Durante o período letivo, o prédio é residência de estudantes universitários finlandeses e nas férias de verão, entre os meses de junho e agosto, se transforma em albergue. Seu grande diferencial é o atendimento. Os funcionários, todos jovens, são super simpáticos e falam inglês fluentemente. Os quartos são bons e espaçosos, mas o banheiro é pequeno. Há uma pequena cozinha, geladeira e armários. Para quem se animar, há também sauna pela manhã, que eu não conheci para poder opinar. A internet sem fio é gratuita, mas só funciona no andar da recepção, onde há também uma sala com computadores disponíveis para uso dos hóspedes, mas que estavam sempre ocupados.

Hostel Academica - Quarto Duplo

Hostel Academica - Cozinha do quarto

Hostel Academica - Banheiro

Ao invés de pagar 6,50 €/pessoa pelo café da manhã, preferimos abastecer a despensa no supermercado que fica praticamente em frente ao albergue e experimentar produtos locais. Não era nada fácil descobrir os sabores dos alimentos com a indecifrável língua finlandesa, mas nos viramos bem com pães, queijos, chocolates, bolachas…

Café da manhã

Quando olhamos no mapa,o Hostel Academica pode parecer um pouco afastado, mas não é nada que uma caminhada de alguns minutos não resolva. As principais atrações se encontram em um raio de cerca 2,5 km. Como eu gosto de caminhar, não tenho do que reclamar. Recomendo!

O post contém links para programas de afiliados. Leia a política de monetização do Viaggiando.

7 Comments

  1. Oi, Camila. Como sempre, buscando suas preciosas dicas. Chegarei em Helsinque por volta de 19h. Daria para visitar a cidade no dia seguinte, e partir para Tallin, no ferry da noite, ou é melhor deixar mais tempo? A hospedagem em Tallin seria mais em conta, né?

    • Juliana, não sei como estão os preços hoje, mas quando fui Tallinn era bem mais barata que Helsinque. Imagino que isso não tenha mudado. Seria pouco tempo para conhecer Helsinque, mas não há tantas atrações na cidade, então se você apertar o passo dá pra ver quase tudo.

  2. Enaldo Soares

    Muito bom o seu site. Se você optar por alugar apartamentos sai mais em conta e é mais aconchegante. Já comprovei isto quatro vezes na Europa.

    • Enaldo, eu já me hospedei em apartamento na Europa também, mas sabe que tenho um pouco de preguiça do processo de pegar chave? Gosto da segurança de alguém na portaria para nos receber e nos dar algumas informações, por isso acabo não escolhendo apartamentos. Mas para estadias mais longas ou quando são mais pessoas viajando juntas acho que apartamentos são a melhor opção mesmo!

  3. Um dia eu irei á Helsinque também. Para isso, estou estudando finlandês á 2 anos; Valeu pela dica de hospedagem… Kiitos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.