Helsinque

Helsinque Numa viagem pelos países nórdicos, a comparação entre suas capitais, ainda que inevitável, não é justa. Apesar de estarem tão próximas e de terem uma geografia parecida, com muitos lagos e florestas, Suécia e Finlândia não compartilham a mesma história. A Finlândia, encravada entre duas grandes potências regionais – Suécia e Rússia – viveu durante muitos séculos sob a dominação de uma das duas. Apenas em 1917, após a Revolução Russa, o país conquistou sua independência.

Apesar da liberdade tardia, a Finlândia recuperou o tempo perdido e se desenvolveu com sucesso. A industrialização só ocorreu após a década de 50, mas rapidamente. A economia finlandesa hoje é moderna e competitiva e o país apresenta um dos melhores indicadores de qualidade de vida do mundo, além de um dos menores níveis de corrupção. Nós só conhecemos sua capital, mas imagino que uma viagem pelo interior também seja super interessante.

Helsinque foi fundada em 1550 pelo rei sueco Gustav Vasa. Durante a ocupação russa, em 1812, a capital foi transferida de Turku para Helsinque. Após a independência do país ela manteve o título. Hoje  Helsinque é a maior cidade da Finlândia, mas é relativamente pequena, com menos de 600 mil habitantes (a região metropolitana tem pouco mais de um milhão). Suas atrações estão concentradas na área central da cidade, próxima ao porto e, apesar do ótimo transporte público, o ideal mesmo é explorá-la a pé. Um dia é suficiente para conhecer suas principais atrações.

Duas igrejas dominam o cenário de Helsinque. Se você chegar à cidade pelo mar, como nós fizemos,  é provável que elas sejam as primeiras construções que chamarão sua atenção.  A Catedral de Helsinque, ou Tuomiokirkko, é uma delas. A igreja foi inaugurada em 1852 e recebeu o nome de Igreja de São Nicolau, em homenagem ao então czar da Rússia, Nicolau I. Após a independência da Finlândia ela foi convertida na Catedral Evangélico – Luterana de Helsinque, sede na cidade da principal religião do país. A construção branca com cúpulas verdes é impressionante e sua imponente escadaria causa ainda mais efeito, mas por dentro a igreja é bem simples e com poucos ornamentos.

Tuomiokirkko

Tuomiokirkko

Catedral de Helsinque

Catedral de HelsinqueCatedral de Helsinque

Catedral de Helsinque - Interior

A escadaria é um ótimo lugar para sentar e observar a Senaatintori (Praça do Senado), que fica em frente e é ponto de parada de ônibus de excursão e de passagem para turistas e moradores. Não custa também esperar o sol aparecer para se esquentar um pouco, pois mesmo no verão a temperatura  não sobe muito.

Senaatintori

Praça do Senado

Já a Catedral Uspenski, inaugurada em 1868, é ainda mais impressionante por dentro do que por fora. Foi minha primeira visita a uma igreja Ortodoxa Russa, mas até o fim da viagem eu já tinha chegado à conclusão de que elas são as minhas preferidas! As cúpulas em forma de cebola são sua marca registrada e geralmente elas são coloridas e super ornamentadas por dentro. O número de cúpulas tem um significado simbólico e as 13  de Uspenski simbolizam Cristo e os 12 apóstolos.

Catedral Uspenski

Catedral Uspenski

Catedral Uspenski

Catedral Uspenski

Catedral Uspenski - Interior

Catedral Uspenski - Interior

Pertinho das catedrais, no porto, fica o Kauppatori, a Praça do Mercado. São diversas barracas de alimentação, souvenires, artesanatos e até produtos com peles de animais que me deixaram horrorizada. É um ótimo lugar para experimentar comida típica finlandesa e frutos do mar. Os preços não são nada assustadores, em média entre 4€ e 8€.  Não há muitas opções para vegetarianos, mas eu consegui almoçar bem com um prato pela metade, apenas com legumes e verduras.

Kauppatori

Kauppatori

Barraca no Kauppatori

Almoço no Kauppatori

Na ponta da Praça do Mercado inicia-se o Parque Esplanadi, aberto em 1812. O parque é delimitado por duas avenidas movimentadas que abrigam belíssimos prédios em estilo neo-renascentista. A área verde bem no centro de Helsinque é destino de turistas e locais, que aproveitam a tranquilidade do lugar para relaxar a qualquer hora do dia.

Parque Esplanadi

Parque Esplanadi

Parque Esplanadi

Parque Esplanadi

Helsinque tem ainda uma terceira igreja notável, a Temppeliaukio kirkko, construída na década de 60 e famosa por ter sido esculpida em uma rocha de granito. Nosso hotel ficava lá perto e nós acabamos nos desleixando um pouco e deixando a visita para o fim do dia. Saímos sem a mochila, apenas com a câmera, já que o passeio seria rápido. Foi a primeira vez que saí sem o guarda-chuva, que carrego o tempo todo comigo, e adivinha? Mal chegamos lá e desabou a maior chuva. Estávamos apenas começando a conhecer o exterior da igreja quando ficamos ilhados. Para piorar, ela sequer estava aberta. Na entrada havia uma área coberta onde pudemos esperar a chuva diminuir para voltar ao hotel. Pelo menos pudemos enxergar um pouco do interior da igreja através do vidro, mas foi um passeio incompleto.

Temppeliaukio kirkko

Temppeliaukio kirkko

Antes de seguir viagem, aguardem mais um pouco de Helsinque no próximo post!

8 Comments

  1. Tatiane Tobias

    Camila, gostei muito do seu blog, Parabéns!!! Estou viajando para alguns lugares que você postou e utilizando bastante suas dicas! Obrigada!!!

  2. Estive em Helsinki agora esse mês, por dois dias e meio… Elegi como o meu segundo melhor lugar no mundo…

  3. Obrigada pelas fotos. É, de facto, impresionante. Parabéns

  4. Camila! Queria deixar aqui meus votos de um ótimo 2012 p/ vc e a p/ sua familia! Que esse ano novo venha com muita saude, alegrias, conquistas e viagens para todos!
    To adorando seus posts do dos países nórditos!
    bjus e até 2012! :-)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.