Allegro – Da Finlândia à Rússia

Enquanto eu ainda sonhava com a viagem pelo norte europeu, bastava olhar no mapa para sentir um comichão. A Rússia estaria ali tão pertinho, por que não dar uma esticada? Mas, apesar da proximidade, havia a questão do visto. Se fosse para me submeter aos trâmites chatinhos vigentes na época, com certeza eu iria querer aproveitá-lo melhor e conhecer vários lugares na Rússia. Só que isso alteraria bastante o propósito da viagem, que era conhecer a Suécia, e eu tinha que manter o foco. Mas então, em junho de 2010, veio a grande novidade: os turistas brasileiros ficaram isentos do visto para a Rússia! Para arrematar, seis meses depois foi inaugurado um novo trem ligando Helsinque a São Petersburgo, o Allegro. Os 450 km que separam as duas capitais poderiam ser percorridos em 3,5 horas. Assim já não era mais possível resistir!

Já que agora podemos entrar e sair da Rússia quantas vezes quisermos, incluí apenas São Petersburgo no roteiro, sem peso na consciência. O meio de transporte escolhido, é claro, foi o novo trem rápido. Hoje no site da empresa finlandesa que opera o serviço, a VR, consta a informação de que é possível comprar as passagens para a Rússia pelo site, mas na época em que pesquisei esse sistema ainda não estava disponível. Entrei em contato por e-mail e fiz a reserva das passagens, que deveriam ser pagas até dois dias antes da viagem. Para realizar o pagamento antecipadamente, poderíamos passar os dados do cartão de crédito por e-mail, opção nada segura e que logo descartamos. Como estaríamos em  Helsinque com antecedência suficiente, preferimos fazer o pagamento e retirar as passagens na estação no dia em que chegássemos à cidade.

Na estação foi tudo bem fácil. Retiramos uma senha na entrada e fomos chamados rapidamente. Pagamos 92,20€ por pessoa pelo ticket na segunda classe. Não é barato, mas a relação custo-benefício é ótima. Vale a pena!

Estação de trem em Helsinque

Bilhetes do Allegro

No dia marcado fomos a pé para a estação central de Helsinque, já que nosso hotel não ficava muito longe e nossas mochilas, com cerca de 8kg cada uma, nos permitiam caminhar. Tá aí mais uma vantagem de se viajar leve! Nosso trem partiu da estação às 10h.

Allegro

Allegro

O Allegro é novinho, confortável e moderno. As informações são narradas em diversas línguas, inclusive inglês. O espaço entre as poltronas é ótimo e há tomadas em todas elas. Nosso vagão não estava muito cheio. A maioria dos passageiros era turista. Não tivemos muita sorte com o tempo, pois choveu boa parte da viagem e não pudemos aproveitar a paisagem, mas mesmo assim foi legal acompanhar o trajeto, perceber as mudanças à medida em que nos aproximávamos da Rússia, imaginar cada cerca de arame farpado como um resquício do período comunista…

No trem de Helsinque a São PetersburgoNo trem de Helsinque a São Petersburgo

Entre a Finlândia e a Rússia

Viajar de trem tem muitas vantagens. Chegar e sair das regiões centrais das cidades talvez seja a maior delas. Não ter que chegar com uma hora de antecedência para fazer check-in ou não ter que esperar as malas ao desembarcar também nos ajudam a economizar um tempão. Sem contar aquela chatíssima restrição de líquidos na bagagem de mão que temos que observar nos vôos. No caso do trem entre Helsinque e São Petersburgo, há uma grande vantagem adicional: os trâmites burocráticos na fronteira são realizados a bordo.

A saída da União Européia foi  feita rapidamente quando alguns funcionários passaram nas poltronas carimbando os passaportes. Depois vieram duas russas registrar a entrada no país. As nossas foram as que mais demoraram, pois nossos passaportes são do modelo antigo (sem chip) e elas tiveram que digitar nossos dados. Para finalizar, veio mais um funcionário russo, dessa vez dando uma olhada nas malas. Ele pediu para ver apenas as nossas e a de  mais um passageiro, imagino que porque éramos os mais novos do nosso vagão. Mas ele nem chegou a inspecionar direito. Perguntou onde estava nossa bagagem e o Eduardo pegou uma delas. Quando ele ia abrir a mochila, o russo perguntou o que havia no compartimento de baixo, o Eduardo respondeu  que eram sapatos, e foi só.  Nada de filas de espera, sequer precisamos sair do nosso lugar. Sem dúvidas o trem foi a melhor opção.

Às 14h30 chegamos à estação Finljandski em São Petersburgo, que está uma hora adiantada em relação a Helsinque. As horas de viagem passaram rápido enquanto antecipávamos sensações do que nos esperava. Impossível viajar para a Rússia sem que diversas emoções e conceitos pré-concebidos venham à tona. Mas sobre isso eu tenho muito a falar, então o assunto vai ter que ficar para o próximo post. ;-)

Para ver o roteiro completo da nossa viagem, clique aqui.

30 Comments

  1. Olá Camila,
    Que delicia de blog!!! Estou re-programando minha viagem de junho só pelos seus posts! Estou com os dias um pouco apertados, por isso queria saber em quantos dias eu consigo fazer São Petersburgo? Quanto tempo você ficou?

    • Camila Navarro

      Marcella, acho que ficamos 4 dias em São Petersburgo. A cidade é enorme e sempre faltará tempo para ver tudo, então quanto mais tempo você tiver melhor! Sugiro no mínimo 3.

  2. Oi Camila
    Você lembra se tem casa de câmbio na estação Finljandski?
    obrigada
    Fátima

  3. Oi Camila
    Eu e meu marido estamos indo para S. Peterburgo de Helsinki no final de outubro. Pergunta: os funcionarios da imigração falam inglês, ou pelo menos entendem?
    Parabéns pelo blog e pelos posts. Estou anotando tudo.
    bjs

  4. João Paulo Guimarães Vieira

    Cara Camila,
    Existe alguma restrição para se comprar na hora?Pela sua experiencia é muito mais caro? Agradeço desde já, e parabenizo pelas informações repassadas a nós.
    Abraços

    • João Paulo, restrição acho que não existe, o risco é você deixar para comprar na hora e não ter mais poltronas. Não sei se o trem tem saído lotado, mas se eu estivesse com os dias de férias contados não arriscaria.

  5. E mais um roteiro de viagem com o selo Viaggiando! A principio, a ideia era ir à Estocolmo. Mas vi que dava pra incluir Oslo. E depois Helsinki. E porque não Tallin? E, ops! São Petersburgo é pertinho! Daí lembrei que você tinha os posts, e organizadissima como é (principalmente a parte de hospedagem sem vender rins), vou bater ponto por aqui mais uma vez :)

    • Ah, que legal! A minha viagem também foi crescendo assim, esticando um lugarzinho aqui, outro ali… E é uma região tão gostosa e tão fácil de viajar! Você vai quando?

  6. João Alfredo Santos

    Engraçado o que vc falou: “bastava olhar no mapa para sentir um comichão”, pois eu sinto EXATAMENTE a mesma coisa. hahaha Começo a me tremer de tão nervoso. rsrs

    Vou entrar de trem na Russia tb. Estou indo de trem de Tallinn para St Pertersbourg.(esse trecho não ticket eletronico, então só vou poder comprar quando estiver em Tallinn)
    Bom saber que o procedimento de imigração é mais tranquilo(pelo menos com vc foi, e espero que seja comigo tb).

    To começando a ler agora seus posts da Russia. hehehe

    • Oi, João! De São Petersburgo a Tallinn eu fui de ônibus e a saída na imigração foi tranquila também. O fim da exigência do visto para os brasileiros deixou tudo muito mais fácil para nós!

  7. Oi Camila!!!! Ótimas informações . Ao comprar os tkts pelo site do ALLEGRO quais as estações que devo escolher em Helsinki e St. Petersburg?

    HUMBERTO

  8. Oi estamos indo daqui a duas semanas para lá e queremos fazer este trajeto entre helsinki e sao petersburgo com este trem. Recordas o valor que pagaram pela passagem (aproximado)
    aguardo retorno urgente!!

  9. Adoro viajar de trem! Estou planejando uma viagem para a Rússia em junho e gostei da ideia de dar um pulo em Helsinque! Parbéns pelo blog! Minha primeira vez (de muitas) por aqui! Bjs, Luciane.

  10. Olá, Camila. FANTÁSTICO. Rússia? Nem imagino como deve ter sido a estadia de vocês lá. Aguardo ansiosa o próximo post. Há um mistério neste país por tudo que já lemos , ouvimos e estudamos. Admiro a calma de vcs em resolverem no meio da viagem mudar a rota. Gosto muito de seus post, aprendo e viajo tb.
    Bjs.
    Maria Inês

    • Maria Inês, eu também estou ansiosa para escrever sobre a Rússia. Para mim há um aura mágica envolvendo o país. Mas nós não alteramos o roteiro durante a viagem não. Foi durante o planejamento mesmo. Acho que resolver ir para a Rússia de última hora não seria nada fácil. rsrs

      Durante a semana já deve sair o primeiro post.

      Beijos!

  11. Camila
    Eu sou super-fã de viagens de comboio!! A última que fizemos, Estocolmo-Gotemburgo-Copenhaga também foi óptima! Até na Polónia nós viajámos de comboio…
    Gostei da ideia de fazer Helsinquia- S.Petersburgo…vai pra listinha! :-)
    beijos

  12. Que boa essa viagem de trem! Não sabiaque existia.
    Boa dica ;)

    • Carlinha,o trem começou a operar em dezembro de 2010. Acho que você esteve em Helsinque antes disso, né? Li que após a inauguração da linha o número de pessoas que viajam entre Finlândia e Rússia aumentou bastante. Foi uma ótima novidade!

  13. Que delícia de viagem :)
    Ainda quero ir em ambos lugares e provavelmente será de trem, q eu tanto adoro! ;)

    Beijocas,Lu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.