Igreja do Sangue Derramado

Igreja do Sangue DerramadoÀs vezes a gente morre de vontade de conhecer um lugar e de antemão já imagina o que vai mais nos agradar, mas só ao chegar lá é que descobrimos se nossos sonhos condizem com a realidade. Algumas atrações nos decepcionam, até mesmo pelo excesso de expectativas. Outras nos surpreendem positivamente. As igrejas ortodoxas russas, com suas cúpulas em forma de cebola e seus detalhes coloridos sempre me fascinaram. Eu já tinha visto imagens da Igreja do Sangue Derramado inúmeras vezes e minha expectativa era enorme, mas isso não me impediu de ficar boquiaberta quando enfim a avistei. É impossível não se emocionar perante tanta beleza! É uma daquelas construções que a gente não se cansa de admirar!

Igreja do Sangue Derramado

Seu nome oficial é Igreja da Ressurreição, mas ela é mais conhecida pelo “apelido” por ter sido construída no local onde o czar Alexandre II foi assassinado, em um atentado a bomba, em 1881. Sua construção levou 24 anos (de 1883 a 1907), mas sua restauração foi ainda mais longa: 27 anos! Ficou fácil entender o motivo da demora depois de ver as fotos da situação em que  ela se encontrava antes da reforma. Durante o período soviético cogitaram sua demolição, que felizmente não ocorreu. Ela foi “apenas” maltratada enquanto era usada como depósito de grãos. Um verdadeiro sacrilégio! Em 1997, depois de muito trabalho, a igreja foi reaberta em todo seu esplendor, para felicidade de todos!

Igreja do Sangue Derramado

Igreja do Sangue DerramadoIgreja do Sangue Derramado

Depois de ficarmos embasbacados com a parte externa da igreja, descobrimos que o melhor ainda estava por vir. Quando li que as paredes eram recobertas por 7000 metros quadrados de mosaico, achei o número grandioso, mas não consegui  ter muita noção da dimensão. Quando vi o que a informação significava, fiquei de queixo caído! É até difícil comparar, mas o interior da igreja é ainda mais bonito que o exterior! Os pescoços chegam a doer enquanto a gente tenta contemplar as imagens coloridas formadas em mosaico. Sei que meus adjetivos já estão ficando repetitivos, mas é realmente deslumbrante!

Mosaicos

Mosaicos

Altar

Para mostrar melhor os mosaicos, fizemos um pequeno vídeo. Aproveitem, ao som de Tchaikovsky! ;-)

Na hora de ir embora, mais uma interminável  e irresistível sessão de fotos. O que fazer quando cada ângulo  da Igreja do Sangue Derramado parece mais bonito que o outro? ;-)

Igreja do Sangue Derramado

Canal Griboyedova

A entrada em agosto de 2011 custava 250 rublos (cerca de R$ 15,00) por pessoa e pode ser paga com cartão de crédito. Não hesite! Vale a pena! Para mais informações e valores atualizados, consulte o site oficial.

14 Comments

  1. ola senhorita!!! qual meio de transporte para se locomover???

  2. Margarida Nobre

    Camila
    Vamos á Russia em Abril. Moscovo e São Petersburgo… estou ás voltas com os vistos, que é a parte mais difícil da organização da viagem… vim reler os seus posts sobre São Petersburgo e anotar todas as dicas… :-) Beijos

    • Que delícia, Margarida! Todos dizem que o visto para a Rússia é mesmo chato. Felizmente os brasileiros não precisam mais lidar com essa formalidade para ir até lá, mas tenho certeza de que a viagem compensará seu esforço. ;-)

  3. Cinthia Rangel

    Que espetáculo! Linda demais!

  4. Olha eu aqui com mais perguntas, espero que vc possa responder!
    Nos guias de turismo que tenho lido (Lonely Planet, dentre outros), todos falam que a água de St Petersbourg não é potável e que muito frequente encontra-se uma bactéria… E que não devemos beber água da torneira de jeito nenhum.
    Também dizem que o sistema de correios é bem precário, usam o exemplo que se não enviarmos um cartão de Natal com meses de antecedência ele vai chegar para o natal seguinte! E que as encomendas enviadas pelo correio normal nunca chegam, e que a única forma de se assegurar que um documento importante ou encomenda vai chegar é pagar serviços privados que custam carissimos (mesmo convertendo em euros o preço é exorbitante).
    Queria saber se vc acha que é verdade ou eles exageram nos guias?
    Pois aqui na Europa sabemos que podemos beber água da torneira sem problemas e que o correio é eficaz… E eu geralmente envio alguma coisa pelo correio.

    • Oi, Milena! Eu comprei sempre água minenal. Também li a informação nos guias e preferi não arriscar. Sobre os correios eu não sei te dizer, pois não utilizei. Mas você não deve comparar a Rússia com o restante da Europa. Apesar da proximidade geográfica, são muito diferentes!

  5. Camila, essas cúpulas e o colorido das igrejas ortodoxas são mesmo fascinantes! E parece que você pegou uns dias lindos nessa parte da viagem, né? Era o mês de agosto? Eu devo ir em junho, e acho que ainda vai estar friozinho – para padrões brasileiros – em São Petersburgo.
    Eu não me lembro de você já ter colocado esta informação por aqui: quantos dias você ficou na cidade? Achou suficiente?
    Ah, aproveite o Chile! O pouco que conheci por lá – Atacama -, achei incrível!

    • Wanessa, eu estive lá no fim de agosto. O calor já tava começando a ir embora. Tínhamos que carregar um casaquinho sempre. Acho que junho deve ser mais ou menos do mesmo jeito, mas como anoitece (?) mais tarde, você vai conseguir aproveitar ainda mais! Fiquei 4 dias lá. Não deu tempo de ver tudo que eu queria, mas fiquei satisfeita. Acho que se tivesse ficado mais tempo acabaria cansada. Não fizemos nada correndo, aproveitamos tranquilamente, mas ainda sonho em voltar para completar algumas lacunas.

      • Obrigada pelas informações! Vou continuar acompanhando os posts pra ver tudo o que você conseguiu fazer nos seus dias na cidade.

  6. Flora Degaspare

    Ela é deslumbrante mesmo. Seus adjetivos não foram exagerados não.
    Boa viagem para o Chile. É um país lindo!

    • Flora, você que já esteve lá sabe que eu não estou exagerando, né? ;-)

      Estou ansiosa pela viagem ao Chile! O planejamento já vem de longa data e parece que vai enfim sair!

  7. Mirellesiqueira

    uau, ela é linda mesmo!!! desculpa a minha ignorância, mas qual é a religião predominante na russia, vc sabe? e da igreja, qual é? pergunto pq depois que estive no Santo Sepulcro em Jerusalém e vi que a mesma igreja é lugar sagrado pra dezenas de religiões e que cada uma tem um cantinho reservado dentro dela, eu fico com o pé atras de tentar advinhar a religião do templo/igreja so pela arquitetura, e como não conheço quase nada de Russia…. sabe dizer tb se tem missas/cultos nessa igreja? se sim, deve ser bonito de se ver, não? (embora a lingua não nos permita entender muita coisa…rs)

    bjoca!

    • Mirelle, os russos, em sua maioria, são cristãos ortodoxos. Já corrigi minha falha e coloquei no post que a igreja é ortodoxa. ;-) Essa igreja foi transformada em museu, então não há cultos, mas fomos em uma outra igreja (Kazan) que ainda funciona como igreja. Não vimos missa, mas o pessoal rezava com bastante fervor lá dentro.

      Eu achei as igrejas ortodoxas bem diferentes das nossas. Elas são meio quadradas e, apesar da grandiosidade exterior, são pequenas por dentro. Não consegui imaginar como deve ser uma missa por lá. Com certeza não é como as católicas que conhecemos, com o padre lá na frente, até pela disposição do espaço. Deve ser mesmo interessante assistir a uma missa na Rússia! Faça isso por mim quando for lá, tá? :-)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.