São Petersburgo – Região Central

São PetersburgoEstou há horas imaginando a melhor forma de iniciar este parágrafo. Pensei em falar da ousadia de Pedro, o Grande, ao planejar uma cidade que rivalizasse com as mais belas capitais europeias. Eu poderia discorrer também sobre os nomes que ela recebeu ao longo de seus 300 anos de história: Petrogrado, Leningrado e, o primeiro e último, São Petersburgo. Tudo clichê, eu sei. Mas como descrever o que realmente me encantou? Como colocar em palavras a cidade mais linda que já conheci? As palavras não são confiáveis e a lente da câmera, infelizmente, não captaram com fidelidade o que meus olhos viram ou a emoção que senti.

Depois do desapontamento inicial ao avistar a periferia da cidade, a região central de São Petersburgo se mostrou tal qual eu imaginava: uma sucessão sem fim de palácios e jardins que nos remetem à época de sua construção. São tantas atrações, tantos prédios históricos e importantes, que o melhor a se fazer é desencanar e simplesmente aproveitar o passeio. Na nossa primeira tarde na cidade, a chuva nos impediu de fazer muitos avanços. Nos sentamos em um café e nos acostumamos com a idéia de estarmos ali.

São Petersburgo

Na manhã seguinte iniciamos os “trabalhos” cedo. Começamos pela Nevsky Prospekt, a principal avenida da cidade. Como nosso hotel ficava ao lado, ela foi nosso caminho durante todos os dias, mas mesmo que você não se hospede ao longo dela, com certeza irá percorrê-la tanto quanto nós, já que ao seu redor se localizam muitas das grandes atrações de São Petersburgo.

Nossa primeira parada foi na Ploshchad Ostrovskogo ( Ploshchad significa Praça, em russo), também conhecida como Jardins de Catarina, por causa da estátua da czarina no centro da praça. Ao seu redor estão duas importantes construções: o prédio principal da Biblioteca Nacional da Rússia, no qual eu me arrependi de não ter entrado, e o Teatro Alexandrinsky, o mais antigo teatro nacional russo, fundado em 1756.

Ploshchad Ostrovskogo

Teatro Alexandrinsky

De lá seguimos pela margem do Rio Fontanka, que passa sob a famosa Ponte Anichkov quando se encontra com a Nevsky Prospekt. Durante a Segunda Guerra Mundial as estátuas de cavalos que adornam a ponte foram removidas e enterradas no jardim do Palácio Anichkov. Parece ter sido uma sábia decisão, já que o local  foi bastante danificado. Após a restauração da ponte, os cavalos puderam voltar intactos ao seu local original. Pena que eu não tirei uma mísera foto decente de detalhes tão importantes…

Ponte Anichkov

Rio Fontanka

Rio Fontanka

Nossa intenção era conhecer o Jardim de Verão, conhecido como o mais charmoso e romântico parque de São Petersburgo e sede do mais antigo palácio da cidade, residência de verão de Pedro, o Grande. Só não sabíamos que o parque estava fechado para manutenção (a reabertura está prevista para 2012). Ainda assim a caminhada não foi em vão. A região é recheada de pontos que merecem ser vistos, como as lindas pontes sobre o Rio Moyka, o Campo de Marte e o Castelo Mikhailovsky.

Ponte sobre Rio Moyka

Campo de Marte

Castelo Mikhailovsky

No quarteirão oposto ao Campo de Marte, também às margens do Rio Moyka, ficam o Palácio Mikhailovsky e o agradável jardim de mesmo nome. O palácio foi encomendado no início do século XVII pelo czar Paulo I para seu filho, o Grão-duque Mikhail Pavlovich. Hoje é a sede do Museu Russo, criado em 1895 pelo czar Nicolau II. Outros palácios também fazem parte do museu (veja detalhes no site oficial).

Palácio Mikhailovsky

Jadim Mikhailovsky

Píer do Jardim Mikhailovsky

Às margens do Rio Moyka

Dali já é possível avistar a impressionante Igreja do Sangue Derramado, sem nenhuma dúvida uma das maiores riquezas de São Petersburgo. E uma igreja  tão linda merece um post exclusivo, então os detalhes vão ficar para depois. ;-)

Igreja do Sangue Derramado

Voltamos à Nevsky Prospekt pelo Canal Griboyedova, sempre a pé, e chegamos à Catedral de Kazan, inspirada na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Como alguma construção importante sempre está em reforma quando temos a chance de conhecê-la, dessa vez era a catedral que estava em obras. A igreja é aberta para visitação, mas encontra-se em atividade. Entramos lá, mas o clima de oração dos frequentadores era tão forte que sentimos que estávamos atrapalhando.

Canal Griboyedova

Canal Griboyedova

Catedral de Kazan

Catedral de Kazan

Para não sermos tão intrusos, sentamos na praça em frente à catedral e ficamos observando o Cafe Singer, no prédio da antiga fábrica das clássicas máquinas de costura, totalmente restaurado e que hoje também abriga uma linda livraria.

O medo de encarar os restaurantes russos logo de cara nos fez almoçar no Subway. Se batesse a dúvida, era só apontar para os ingredientes do sanduíche e pronto! Ao contrário do que imaginávamos, éramos os únicos turistas lá dentro! Foi um pouco difícil fazer a moça entender que eu queria um veggie, mas no final deu tudo certo.

O dia foi cheio de grandes atrações e nossa próxima parada foi o Hermitage. É claro que ele também não cabe aqui e vai ter um momento especial no Viaggiando. Agora vocês já sabem quais são os temas dos próximos capítulos! :-)

Palácio de Inverno

Depois de uma manhã cheia batendo perna nas ruas, parques e no museu, não nos sobrou muito fôlego para passeios nos resto do dia. Demos uma voltinha na Ilha Vasilevsky, de onde se tem uma das melhores vistas da cidade e demos o dia útil por encerrado.

Catedral de Santo Isaac

Fortaleza de Pedro e Paulo

Palácio de Inverno

Sobre a Ponte Dvortsovy

Para fechar o dia, que no verão demora a acabar, jantamos em um restaurante japonês na Malaya Sadovaya, uma agradável rua para pedestres cheia de restaurantes, e o Eduardo experimentou sua primeira cerveja russa.

Cerveja Russa

Ufa! E pensar que esse foi só o começo! ;-)

22 Comments

  1. Cinthia Rangel

    Camila,
    Parabéns! Eu, meu marido e nossa filhota iremos fazer a transmongoliana a partir de abril de 2014. Fui no Riq Freire e vi todos os sites e blogs indicados para “estudar” a Rússia, em português, e achei o seu. Amei o post!
    Tenho uma dúvida: quantos dias seriam suficientes para São Peterburgo? E para Moscou?
    Ab,
    Cinthia.

    • Cinthia, eu não estive em Moscou, mas acho que qualquer cidade grande como Moscou ou São Petersburgo merece no mínimo 4 dias. E mesmo assim você pode ter certeza de que não verá tudo o que gostaria. Essas cidades são inesgotáveis!

  2. Thais Cristina de Oliveira

    Oi Camila,

    Não tive problemas para andar em SPB. Andei muito a pé, e foi fácil pegar metrô, que tem todas as estações escritas no nosso alfabeto, e tb peguei ônibus, que não é tão fácil como na europa ocidental, com toda a rota especificada nos pontos, os nomes das paradas de ônibus etc, mas com o mapa na mão e um pouco de mímica vc consegue se locomover facilmente, e se entender as direções das principais avenidas também ajuda.

    Mas eu não sou uma boa conhecedora da história na Rússia, muitas vezes entrava nos locais e só admirava a beleza, mas sem conhecer a história e o que tal lugar representava. Além disso, senti falta de placas e explicações em muitas atrações turísticas.

    Vi que alguns grupos andavam com guias turísticos, e encontrei um grupo de brasileiros com uma guia russa que falava português perfeitamente (leve sotaque de portugal). O fato dela ser russa é muito interessante, pois ela conversa sobre o cotidiano da vida lá.

    O nome da Guia que contratamos é Daria Dzhikovich (Dacha) e seus contatos são:

    8-921-774-66-13
    http://guia-saopetersburgo.com/portugaly/index.html
    daria.saintpetersburg@yahoo.com

    Não consegui mais acessar o site, não sei se é um problema passageiro ou se ela tem outro site agora.

    Ela oferece vários tipos de passeios, de acordo com números de dias, horários desejados, atrações turísticas que queiram ver etc.

    Fui ao Hermitage com ela, e andamos no centro turístico. Foi muito interessante. Me arrependo de não ido ao Peterholf com ela.

    Bjs

    • Thais, obrigada pela indicacão da guia! Sempre me perguntam sobre o assunto e eu não tenho nenhum para indicar! E com uma pessoa da cidade e que fala português é ainda melhor.

      Andar a pé por São Petersburgo é uma delícia, né? E, mesmo sem conhecer a história russa, é impossível não se deslumbrar com uma cidade tão linda!

  3. Camila, obrigada pelas imagens lindas e por ter sanado minhas dúvidas de conhecer ou não esta linda cidade.Mas tenho uma pergunta, uma senhora de 78 anos, aguenta caminhar tanto. Pois parace tudo longe um prédio do outro.
    Att. Adriana

    • Adriana, as atrações estão bem espalhadas mesmo e costumam ser grandiosas. Dentro do Hermitage, por exemplo, é preciso andar bastante. Mas eu caminho muito até mesmo por opção. Uma pessoa com um pouco de dificuldades ou que queira andar menos poderia fazer uma adaptação, um roteiro mais leve. O metrô cobre a maioria dos lugares de interesse e o passeio de barco não tem contra-indicações. ;-)

  4. Olá, estou gostando muito de seu blog.
    Mas afinal, quantos dias são suficientes para conhecer São Petersburgo?
    Obrigada!

    • Sisomi, em São Petersburgo há muita coisa para ver e fazer e mesmo se eu tivesse ficado uma semana lá não teria conseguido conhecer tudo o que gostaria, mas acho que uns 5 dias são o mínimo para aproveitar bem a cidade.

  5. Denipreta…Parabens pelo post…socorro estamos indo sozinhas para st peter e moscou….poderias dar dicas do transporte…saimos da Islandia…st peter 3 dias e moscou 3 dias Brasil….acha necessario contratar excurcoes…e muito dificil se virar e o cartao de credito e bem aceito?foi facil comprar entradas?eo clima estaremos por la de 20/06 a 26/0 agradeco a gentileza da resposta

    • O cartão não é tão aceito como no Brasil, então não dá para confiar só nele. Tenham sempre rublos em mãos para não passarem aperto. Nós sacamos em caixas eletrônicos, que são bem fáceis de achar. Se ficarem inseguras, principalmente por causa da língua, podem contratar excursões para os passeios fora das cidades, mas para visitar as atrações locais não é necessário. Em São Petersburgo dá para andar muito a pé e o metrô é ótimo. Quanto às entradas, é bem tranquilo. Você aponta com os dedos quantas quer, paga e pronto!

  6. Que cidade! E que dia perfeito vocês tiveram, nos passeios e no clima!
    Fico sonhando aqui e mandei o link para minha mãe para relembrar – ela esteve lá há cerca de 15 anos e adorou tudo, morre de vontade de voltar para a Rússia.
    Um beijo!

    • Emília, tivemos muita sorte com o tempo. Tirando uma chuvinha no primeiro dia, pegamos só sol em São Petersburgo. Que tal usar a desculpa de levar sua mãe para matar as saudades e conhecer a Rússia? :-)

      Beijos!

  7. Lu Malheiros

    Camila,
    Deu vontade de ir para a Rússia agora! Lindo!
    Parabéns, bjs

  8. To matando as saudades da Russia com os teus posts! Que lugar incrivel!
    Mas… eu sou uma que acho que Sao Petersburgo è muita Europa e pouca Russia… Moscou è a minha preferida!

    • Luisa, eu pensei em você quando disse que alguns acham a cidade muito européia. ;-) Na verdade sempre me lembro dos seus relatos quando vou escrever sobre a Rússia. Seus posts foram uma grande inspiração!

  9. Carina-Senzatia

    Lindas fotos! Adorei o post e vou ficar no aguardo dos próximos. Sao Petersburg é um dos destinos que ainda pretendo visitar! :-)

  10. Que inveja desta foto do Dudu, que canecão de cerveja bonito….hehheheh

    • Tio, na adolescência ele colecionava latinhas de cerveja, mas ocupava muito espaço… Agora ele coleciona fotos de cerveja dos países que visitamos! Bem mais compacto. ;-)

      Beijos!

  11. Mirellesiqueira

    as fotos me lembraram um pouco Budapeste e Praga, você conhece alguma dessas cidades pra me dizer se as cidades se parecem mesmo? Construçoes enormes, o mesmo estilo arquitetônico…

    e os turistas? não tem muitos? pq não tem ninguém nas fotos, parece domingo.

    beijos!

    • Mirelle, não conheço nenhuma das duas, mas é bem provável que você esteja certa. Pedro, quando idealizou São Petersburgo, queria criar uma “janela da Rússia para o ocidente”. Ele se inspirou em muitas cidades europeias, tanto que alguns se decepcionam, por achar que há Europa demais e pouca Rússia. ;-)

      No início eu também achei que havia poucos turistas, mas foi só até chegar à Igreja do Sangue Derramado e depois ao Hermitage e Peterhof. Estavam todos lá! Acho que eles (sempre em grupos) se concentram nos principais pontos turísticos e não exploram muitos os arredores. Andamos por muitos lugares vazios. E olha que era uma quinta-feira de agosto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.