Parque Kadriorg

Um passeio pelo centro histórico de Tallinn é suficiente para deixar qualquer um apaixonado, mas isso não quer dizer que as antigas construções medievais sejam tudo o que a cidade tem a oferecer. Uma escapadinha da principal região turística revela uma cidade moderna, arborizada, segura e, o que é ainda melhor, praticamente exclusiva! A maioria dos turistas não se aventura muito além das muralhas de pedra, mas nem é preciso andar muito para fugir das ruas lotadas.

Tallinn é dividida em oito distritos administrativos e um deles é o centro da cidade, chamado Kesklinn, que por si só já é um prato cheio para os turistas. É lá que está Vanalinn, a Cidade Antiga, além de 42 parques. Um deles foi o nosso destino: o Parque Kadriorg. É fácil chegar até lá com os trams 1 ou 3, mas nós preferimos fazer uma caminhadinha de cerca 2 km. O caminho, pela Narva mantee, uma avenida com calçadas largas e trânsito tranquilo, foi legal para vermos uma parte mais empresarial da cidade.

Aos poucos a região foi ficando mais residencial. E, quando chegamos ao parque, ainda pela manhã, ele estava praticamente vazio. Além de nós, pouquíssimos turistas e algumas pessoas caminhando ou passeando com bebês e cachorros. Tínhamos o lindo  e colorido Parque Kadriorg quase que só para nós!

Parque Kadriorg

Parque Kadriorg

Parque Kadriorg

Parque Kadriorg

O Palácio Presidencial fica dentro do parque. A tranquilidade do local era tanta que imaginávamos que a qualquer momento o presidente poderia aparecer na varanda para dar uma espreguiçada. ;-)

Palácio Presidencial

A parte mais bonita não fica reservada às autoridades atuais, mas sim nas proximidades do Palácio Kadriorg, construído pelo czar Pedro para sua esposa, Catarina I. Na verdade todo o parque foi feito em homenagem a ela e Kadriorg significa “Vale de Catarina” em estoniano. Hoje o palácio abriga o Museu de Arte Kadriorg.

Palácio Kadriorg

Palácio Kadriorg

O destaque fica por conta do jardim. Assim como em  Peterhof, Pedro, o Grande deu bastante atenção à área externa do palácio (em menor escala, é claro!) e criou um espaço delicioso para se passar o tempo em dias ensolarados.

Jardim do Palácio Kadriorg

Jardim do Palácio Kadriorg

Jardim do Palácio Kadriorg

Jardim do Palácio KadriorgJardim do Palácio Kadriorg

Ali pertinho fica o museu mais famoso de Tallinn: o KUMU. Mas nosso objetivo no dia não era ficar entre quatro paredes. Caminhamos mais uma vez, dessa vez até o terminal de ônibus, para comprar nossas passagens para Riga. O caminho já não era tão charmoso quanto o que vimos na ida, mas dessa vez passamos por uma região ainda mais residencial, com pessoas voltando das compras e tudo mais. Bem cara de cidade de verdade, sabe?

Eu já estava apaixonada por Tallinn desde as primeiras horas, mas depois do passeio por lugares menos turísticos a situação ficou ainda pior: me deu vontade de morar lá! Se alguém souber de uma vaga de emprego, pode passar aqui pra me avisar? :-)

Veja também:

E também o índice de posts completo sobre essa viagem pelo norte da Europa.

8 Comments

  1. Oi,
    Tenho um congresso em Gotemburgo e pretendo aproveitar e conhecer outros países. Gosto de locais históricos, castelos, enfim….. o q sugere?

  2. Bruno Cardoso

    Olá Camila.

    Já há muito tempo andava para vir deixar algum comentário aqui no seu mangífico Viaggiando, mas confesso que tenho andado sem tempo. Sabe, seus posts sobre São Petersburgo acabaram por dar mais força à minha ideia de conhecer a Rússia. É das viagens que mais quero fazer na minha vida. E agora tou aqui lendo os países Bálticos com particular interesse pq esse pacote tem sido muito vendido aqui em Portugal (onde moro) ultimamente e muita gente tem adorado. Eu confesso que nunca foi das minhas prioridades, mas com tanta gente a falar bem (e seus posts ajudam nesse sentido), quem sabe em breve.
    Também tenho um blog de viagens (www.desportoviajar.wordpress.com) e estou fechando uma viagem que fiz à Riviera Maya. Vou tomar a liberdade de adicionar o seu blogue na minha blogroll. Se quiser, dê uma passadinha por lá depois.
    Continue com a sua espontaneidade. Daqui de Portugal terá sempre um leitor presenteando.

    Abraços

    • Oi, Bruno! Que bom que resolveu se manisfestar! É sempre bom conhecer quem lê o blog! :-)

      No Brasil o roteiro Rússia-Báltico ainda não é muito comum, mas com o fim do visto para os brasileiros a Rússia ficou muito mais acessível e as pessoas estão se animando. O Báltico surgiu como uma extensão à viagem principal e acabou sendo uma grande e agradável surpresa! E eles estão super preparados para o turismo, viu? Espero que você se anime! E depois volte aqui para contar se eu exagerei nos elogios. ;-)

      Um abraço!

  3. Jardins lindos! Ainda quero visitar os países bálticos!
    Milena F.

  4. Camila, uma gostosura acompanhar seus posts. Estive na Rússia (Moscou, St. Petersburgo e Peterhof) e acho que consegues descrever tudo muito bem, de uma forma simples, mas bem informativa. Fico até com uma ponta de inveja (daquela que não deseja mal) porque estou começando um blog sobre viagens e vejo que não fui tão feliz quanto tu ao fazer comentários (consegues ser mais espontânea). Sempre é tempo de aprender, vou continuar lendo o teu blog para me inspirar. Abraço e boas viagens!

    • Obrigada, Iracema! Sabe que às vezes eu sinto até vergonha quando leio algum post do comecinho do blog? rsrs Mas é assim mesmo! Aos poucos a gente vai descobrindo nosso estilo e deixando o blog com nossa cara. :-)

      Beijos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.