Tallinn: Uma Noite Perfeita

Geralmente nós não fazemos muitas extravagâncias nas viagens. Não costumamos comer em restaurantes caros, mas sempre tentamos experimentar a culinária local. Mesclamos comida de rua com fast-food e restaurantes locais e de vez em quando encaramos um lugar mais arrumadinho. Queríamos uma refeição bem típica para fechar com chave de ouro nossa última noite em Tallinn. O Olde Hansa, famoso restaurante da cidade com clima medieval, não nos atraiu muito e acabamos parando no Vanaema Juures. A tradução do nome (algo como “Casa da Vovó”) nos parecia um bom presságio. Restaurante Vanaema Juures - Tallinn

A indicação veio do guia Lonely Planet, que dizia que o restaurante tinha sido um dos mais elegantes de Tallinn na década de 30 e que ainda hoje seria uma das melhores opções de comida caseira tradicional estoniana, como aquelas que as avós que cozinham muito bem preparam. Era o que procurávamos!

Chegamos por volta das 20h de uma terça-feira chuvosa. O restaurante fica bem escondidinho. A porta de entrada não é na rua, mas numa espécie de garagem que naquela noite abrigava apenas guarda-chuvas. Uma escada nos conduziu ao recinto. A impressão que se tem é de se estar entrando em um porão. Lá embaixo a sensação fica ainda mais forte quando percebemos a iluminação fraca, o teto baixo e as paredes irregulares. Parece que voltamos no tempo.

Não tínhamos reserva, mas não precisamos esperar por uma mesa. Uma senhora mal-humorada séria e apressada nos atendeu (nos lembramos das senhorinhas russas). Fomos acomodados na ponta de uma mesa redonda para oito pessoas que mais tarde recebeu outros clientes. Os casacos foram pendurados em cabides às nossas costas. Uma atendente mais jovem e simpática foi quem nos atendeu.  Aos poucos o pequeno restaurante foi ficando lotado. Era realmente o que procurávamos!

Restaurante Vanaema Juures - TallinnRestaurante Vanaema Juures - Tallinn

Restaurante Vanaema Juures - TallinnRestaurante Vanaema Juures - Tallinn

O cardápio agrada aos carnívoros mais convictos, mas também traz boas opções para os vegetarianos. O Eduardo pediu o prato da casa, o Assado da Vovó, uma mistura de ovo, presunto, bacon, batata, pão e umas ervilhas e cenouras de enfeite. Tudo frito e calórico! Ainda bem que fomos a poucos restaurantes. Imagina comer isso todo dia! Mas ele gostou.

Eu tive medo de que a Cassarola de verduras e queijo de cabra fosse uma porção muito mirrada e pedi uma Sopa de vegetais de entrada. Foi um erro! O prato principal era gigantesco e eu não consegui comer nem a metade! O Eduardo, depois de encarar o Assado da Vovó, nem conseguia me ajudar. Acho um verdadeiro pecado deixar comida no prato, mas não tive opção.

No fim das contas nossa experiência custou 25€.

Sopa de legumes

Cassarola de verduras e queijo de cabra

Para aproveitar as últimas horas da nossa noite em Tallinn, não deixamos a chuva  nos intimidar e, na volta para o hotel, paramos para fotografar a cidade. Ela parecia ainda mais fotogênica. A chuva foi até uma sorte, pois assim as ruas estavam vazias e com um brilho super especial. Foi nossa despedida de Tallinn. O desfecho de três dias totalmente perfeitos!

Noite em Tallinn

Noite em Tallinn

Noite em TallinnNoite em TallinnNoite em Tallinn

Noite em Tallinn

Noite em Tallinn

Veja também:

Veja todos os posts no Viaggiando sobre minha viagem ao Norte da Europa!

30 Comments

  1. Lendo o livro da Estônia, dei uma passadinha para conhecer, apesar do romance não ter muitas passagens em Tallin. Louca para conhecer a Estônia! E os posts estão maravilhosos!

  2. Telma Barbosa

    Adorei todas as dicas sobre os Paises Balticos e Russia. Estou indo pra lá e acho que vão ajudar muito. Na volta eu te conto!!!!

  3. Oi, Camila! Segui sua dica e ontem fomos a esse restaurante em Talin. Realmente delicioso, com bom atendimento e preço dos vinhos justo. Vou deixar uma sugestão. Fomos ao III Drakon, no prédio da prefeitura, na praça. Sempre tem fila para pedir, mas vai rápido. Adoramos os folhados (tipo empanadas). O preço varia entre 1,00 e 1,50 euro, dependendo do sabor (carnes, legumes e maçã).

  4. Felipe Amorim de Albuquerque

    Excelentes fotos noturnas! :)
    Mal espero para chegar em Tallinn em algumas semanas!

  5. Segui a sua dica e fui lá comer . Tive dificuldade em achar , pq sua foto e da fachada da porta interna . Expliquei para a moça que eu vi a dica sobre o restaurante num blog ( o seu ) aqui no Brasil . Acredite ela ficou muito feliz , eles não sabiam o que fazer para me agradar . Eu pedi carneiro com molho de queijo azul , e salada de alface com queijo de cabra .Obrigado pela dica.

    • Que legal, Paulo! Sabe que geralmente as pessoas só voltam aqui para contar que foram a um lugar que eu recomendei quando tiveram uma experiência ruim? Fico super feliz de saber que não foi esse seu caso! O restaurante é bem legal, né? Acho que é uma ótima opção para provar a comida típica da Estônia. Um abraço!

      • Sim .Eu comi em quatro lugares e esse foi o que mais gostei . A recepcionista do hotel disse que oficiais de alta patente nazista comiam nesse restaurante quando estavam na cidade . Porém isso carece de confirmação .
        Estou em St petersburg , vou ver se dá tempo de seguir alguma outra dica sua.
        Abraço.

  6. Camila por favor vindo de sao petersburgo, qual melhor meio de chegar em tallinn?

    • Eva, eu fui de ônibus (falei sobre isso aqui: https://www.viaggiando.com.br/2012/03/lux-express.html ) e foi uma viagem tranquila e barata, mas você pode ir de avião também. Dê uma olhadinha neste site: http://www.waytorussia.net/SaintPetersburg/ArrivalDeparture.html Nele você vê todas as formas de chegar e sair de São Petersburgo.

      • Felipe Amorim de Albuquerque

        Olá Camila,
        Eu irei iniciar minha viagem em St Petersburg, e em seguida, irei de ônibus até Tallinn, e depois seguirei em um voo low cost para Estocolmo, pela Fly.de (algo assim). Gostaria de ler seu post sobre a viagem de bus Tallinn-St Peter, pois será praticamente o mesmo trajeto que farei sendo que no sentido inverso. Não consigo acessar o link acima onde vc escreveu sobre esse trajeto de bus. Favor me relatar um pouco estrada, fronteira, etc.

        • Felipe, aqui está o link:

          https://www.viaggiando.com.br/2012/03/lux-express.html

          Sobre a fronteira, acho que nem detalhei aqui no blog porque foi muito tranquila. Descemos do ônibus com as malas, passamos por um guichê em que carimbaram o passaporte sem fazer perguntas e entramos no ônibus de novo. Falei também sobre a entrada na Rússia no post sobre o trem de Helsinque a São Petersburgo. O índice para todos os posts dessa viagem está aqui: https://www.viaggiando.com.br/2012/05/europa-indice-de-posts.html

          • Felipe Amorim de Albuquerque

            Obrigado Camila!
            Seu blog está de parabéns!
            Já li vários post aqui no seu blog que estão ajudando a montar meu roteiro de lugares a visitar em: St. Petersburg, Tallinn e Estocolmo. As vezes penso que deveria/poderia fazer um blog de viagem, mas acredito que me falta tempo. E também a viagens que fiz a mais tempo e não recordo de todos os lugares visitados para opinar. Moro em João Pessoa-PB, no Nordeste, conhece?
            Abraços!

            • Oi, Felipe! Um blog é uma ótima forma de manter as viagens vivas! Dá trabalho, mas geralmente as recompensas ao maiores. Eu ainda não conheço João Pessoa, mas sou doida para conhecer! Adoro cidades históricas e sei que o centro histórico aí é super preservado!

  7. Bruno Cardoso

    Bem aconchegante o seu post Camila e bela maneira de terminar a visita a Tallinn. E a chuva iluminando as fotos dá um toque especial que aprofunda esse aconchego de que falava anteriormente. Legal.

    • Bruno, é isso mesmo que Tallinn é, uma cidade super aconchegante! Principalmente à noite e com chuva, quando a maioria dos turistas se esconde e as ruas ficam ainda mais lindas! :-)

  8. Camila, assim como voce, tambem tenho apreço por viagens…logo mais parto em nova expedição, e tenho Tallin como destino….irei ficar tres dias inteiros por lá…voce acha que é muito tempo? parabens pelo blog..Ricardo

    • Ricardo, eu cheguei à noite, passei dois dias inteiros e fui embora pela manhã. Foi suficiente, mas se eu tivesse um pouco mais de tempo teria explorado um pouco mais a cidade fora do centro histórico. Teria ido para Pirita, por exemplo. Em dois dias dá para aproveitar bastante, mas tendo um dia a mais com certeza você encontra o que fazer.

  9. Carina Senzatia

    Vou te contar uma coisa: acabei de comprar passagem para Riga, Tallinn e Helsinque, influenciada pelos teus posts! :) Vou comeco de junho! heheh
    To anotando TODAS as dicas! Adorei os posts, parabéns!

    • Sério, Carina? Que legal!!! Em junho imagino que as cidades estejam ainda mais animadas, cheias de festivais e tal. Nos próximos dias já devo escrever sobre Riga. Depois vou querer saber o que você achou de tudo. ;-)

      Beijos!

  10. Adorei principalmente o seu prato! está com uma cara ótima!

  11. Adorei principalmente o seu prato! está com uma cara ótima!

  12. Mirella Matthiesen

    Que delicia de noite… AMEI!!!
    Aliás, preciso urgente visitar os países nordicos e com um quesinho russo! Um dia acontece.
    Adorei a cara do restaurante e da comida, fomos em um restaurante parecido com esse em Malta, era um estilo meio gruta com o mesmo tipo de decoração :)
    Bjos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.