Enfim, Viaggiando no Chile!

Vulcão OsornoAté o momento da decolagem eu ainda temia que algo acontecesse e impedisse a viagem. Depois de algumas tentativas frustradas, chegava a hora de irmos ao Chile, um país tão perto, mas que há anos eu tentava, sem sucesso, visitar. Em 2008 ele estava nos meus planos, mas não consegui convencer o Eduardo e fomos para  Bolívia  e Peru. No ano seguinte encontrei um preço ótimo em uma promoção da Lan e cheguei  a fazer a reserva, mas, algumas horas depois, quando fui realizar o pagamento, o preço havia dobrado (apesar das condições da reserva, que garantiam o preço até o final do dia). Fiquei tão chateada que deixei a idéia para lá. Em 2010 lá estava eu de novo, insistindo. Férias marcadas, passagens compradas e nós já arrumávamos as malas quando aconteceu o triste terremoto, 48 horas antes do nosso suposto embarque. Fiquei arrasada por ter os planos desfeitos em cima da hora, mas não havia o que fazer.

Eu tinha ou não motivos para estar com medo? Cheguei a pensar que algo tentava me dizer para não ir ao Chile, mas não sou supersticiosa. Então nas últimas férias me decidi a resolver de vez essa pendência. E quase deu errado novamente! Eu queria mesmo era fazer um trekking na Patagônia, mas mais uma vez não consegui persuadir o Eduardo. Felizmente, já que a região sofreu com um incêndio no final do ano passado e na época da nossa viagem o circuito estaria apenas parcialmente aberto.  Ainda bem que não faltam atrações ao Chile e, mesmo sem incluir o extremo sul do país, deu para montar um roteiro bem legal. Foram 17 dias muito bem aproveitados. Com alguns contratempos, é verdade, mas ainda assim foi uma viagem quase perfeita.

Passamos alguns dias em Santiago

Santiago

…tivemos uma experiência inesquecível em Pucón

Subida ao vulcão Villarrica

…nos deslumbramos com as paisagens de Puerto Varas

Lago Todos los Santos - Puerto Varas

…encontramos improváveis lama e neve no Atacama

Deserto do Atacama

… e nos encantamos pela pitoresca Valparaíso.

Valparaíso

É essa a programação das próximas semanas aqui no Viaggiando. E sei que ao final das postagens eu já estarei morrendo de vontade de voltar. ;-)

34 Comments

  1. Bruno Oliveira

    Realmente foi o melhor e mais organizado relato que eu vi sobre viagem para o Chile.. Ainda estou pesquisando… ficarei só 6 dias líquidos e não farei esses destinos mais longes que você fez. Devo fazer mesmo só Santiago, Valparaíso, concha y toro e o passeio de Sewell que pelo que andei lendo parece ser minha cara… Senti falta de uma coisa… Qual dica você dá a respeito do dinheiro? leva dolares, reais, peso chileno? faz o câmbio no Brasil ou por lá? Para argentina eu compro o mínimo de pesos possíveis e só uso real e dólar…

    • Bruno, o que eu sempre fiz nas viagens foi sacar dinheiro na moeda local ao chegar no país. Foi isso que fiz quando fui ao Chile: paguei algumas despesas no cartão de crédito e o resto com pesos chilenos que saquei lá mesmo. Com o aumento do IOF para saques, essa opção ficou menos interessante, então o que faço é mesclar as formas: saques, cartão de crédito e dinheiro em espécie.

      Se eu voltasse ao Chile hoje provavelmente levaria dólares, caso eu já tivesse, e reais (até como forma de precaução para o caso de o cartão de crédito não funcionar) e pagaria os gastos grandes no cartão de crédito.

      Se você encontrar pesos chilenos para comprar no Brasil com uma cotação boa pode ser interessante comprar aqui, porque essa forma ainda paga IOF menor. Eu fico insegura de levar todo o dinheiro em papel, por isso gosto de mesclar as opções. Como você não vai ficar muito tempo por lá, isso pode não ser um problema tão grande.

  2. Danielle Bte

    Olá! Gostaria de deixar uma dica para os leitores. Aluguei um carro em março de 2014 no aeroporto de TEMUCO para viajar até PUCON com a locadora AVIS. O carro oferecido estava com defeito onde não ligava o GPS, além de pneus velhos. Na vistoria nos cobraram pneus novos além de outras cobranças indevidas! Os funcionários são muito despreparados e grosseiros. Cuidado com a AVIS no Chile!

    • Que absurdo, Danielle! Nós também não tivemos muita sorte com o carro que alugamos em Puerto Varas. Estava cheio de defeitos! Vindo de uma empresa grande é ainda mais triste.

  3. Camila, adorei seus posts sobre o Chile. Estou indo prá no dia 16/08 e vou ficar até dia 29/08. Quero seguir seu roteiro e adaptá-lo aos dias que estarei por lá. Será que você pode por favor nos contar quantos dias passou em cada lugar? Grande beijo! Parabéns pelo trabalho!

    • Camila, no total foram 17 dias de viagem. Ficou mais ou menos assim: Pucón (3 dias), Puerto Varas (3 dias), Atacama (4 dias) e Santiago (4 dias). A conta não fecha por causa dos dias de trânsito, então esses números já são descontando os dias que estávamos na estrada ou voando.

  4. Camila
    Terminei meu relato de viagem ao Chile por 8 dias. Sem seu blog nao teria ido a Pucon. Infelismente não deu p subir o Villarica devido ao tempo. Mas foi otima a viagem.
    Citei seu blog viu?
    http://www.mochileiros.com/relato-pucon-santiago-com-cajon-del-maipo-t79340.html
    abraços

    • Oi. Renata! Que pena que não deu para ssubir o Villarrica! Mas ainda sim Pucón vale a pena, né? E nós também achamos a cidade deserta quando chegamos lá de manhã. ;-)

      Obrigada por citar o Viaggiando!

      Beijos!

  5. Viagem linda deu vontade de fazer tudo, mas eu tb só tenho uma semana por lá.
    Gostaria de sua opinião: Dividi em 3 dias Santiago (chegada e volta)/3 Cajon del maipo/2 Valparaiso/Vina (devido a proximidade). Problema: esses dois ultimos locais nao estou conseguindo resposta das pousadas e hostel. Acha muito arriscado ir em fevereiro carnaval sem local de hospedagem?
    Vc trocaria por
    Santiago 1 dia/2 cajon/3 a 4 Pucon a arredores/santiago volta. Duro é a passagem de onibus, bem cara…
    Obrigada!!

    • Renata, Pucón é meio longe, acho que fica difícil conhecer Santiago e arredores + Pucón em apenas uma semana. Eu não conheço Cajon del maipo para poder opinar. No Carnaval acho que é sim meio arriscado sem fazer reservas. Eu estive lá nessa época e vi que os chilenos viajam bastante (você leu meu post sobre Valparaíso e Vinã, né? Quase não conseguimos ônibus de volta!). Em vez de entrar em contato com as pousadas, tente fazer a reserva por algum consolidador, como o Booking. Para incrementar sua viagem e não ficar apenas nos passeios tradicionais, dê uma olhada em um passeio que o Gabriel Britto fez partindo de Santiago: http://gabrielquerviajar.com.br/2012/05/sewell-chile/ E assim sua semana vai passar rapidinho. ;-)

  6. Olá !!!
    Estou planejando viajar à Argentina e Chile ou Chile e Argentina. A ordem não está, ainda, definida. Minha dúvida é como seria mais interessante jáh que tenciono ir a Córdoba/Arg e Mendoza/Arg. Minha dúvida? Começar pela Argentina e depois Chile ou o inverso – Chile e depois Argentina.
    Essa viagem terá como ponto de partida São Paulo (GRU).
    Antecipadamente agradeço pela dica !!!
    silgeraldo.

    • Silgeraldo, eu não conheço Córdoba ou Mendoza, mas acredito que a ordem não fará muita diferença. Acho que você pode escolher a que for mais conveniente, considerando os horários e preços dos voos, por exemplo.

  7. Oi Camila, tudo bem? Estou indo para o Chile na semana que vem, e adorei seus relatos, quanta dificuldade para conseguir fazer essa viagem em? Mas pelo visto quando conseguiu foi mesmo incrível. Infelizmente a minha viagem é muito mais curta que a sua, vou tentar tirar o máximo das suas informações para aproveitar bem, obrigada pelas dicas, bom trabalho!

    • Oi, Bruna! Aproveitei bastante, mas ainda não visitei todos os lugares que gostaria no Chile. O país é lindo e cheio de atrações turísticas e os chilenos são bem simpáticos. Espero que você curta tanto quanto eu. Boa viagem!

  8. Erika Marques

    Só tive tempo de retornar ao blog para acompanhar a série sobre o Chile agora, que por sinal está arrasando, adoro este país, e pretendo voltar logo, logo.. Enquanto isso vou viajar nos seus textos!!! beijos

  9. Camila,
    Com essa bela apresentação já vi que vem um bando de coisas legais!
    Nossa, como me lembro da sua quase ida e do problema do terremoto. Putz. Foi uma pena mesmo.
    Quero muito ver a parte de Pucon e Atacama.
    Bjos

  10. Camila
    Eu tenho muita vontade de conhecer o Chile e o Luis ainda mais!Vou seguir os seus posts com a tenção e anotar tudo :) … quem sabe um dia desses não sai essa viagem!
    Beijos

  11. Menina, foi uma verdadeira saga, o seu caminho até finalmente ir ao Chile! Mas o pouco que vi do pais vale a pena. Tenho novo período de ferias este ano ainda e estou pensando em ir para essa região de Pucon (um destino de natureza para sair um pouco das minhas viagens super urnbanas). Meu medo é só pegar muito frio…

    • Wanessa, no inverno deve fazer muito frio mesmo! No verão a temperatura estava ótima: esquentava de dia e à noite estava fresquinho. Ja em Puerto Varas estava fazendo frio mesmo no verão, então não quero nem imaginar no inverno! ;-)

  12. Já vi que vou amar os próximos posts, pois sempre quis conhecer o Chile, mas nunca deu!

    • Milena, vale a pena, viu? O Chile é lindo e é muito fácil viajar por lá! É até triste falar isso, mas a verdade é que nem parece América do Sul!

  13. Bruno Cardoso

    Enfim, o Chile. Ansioso aqui. Bjs

  14. Tiago dos Reis

    Puxa… quanta frustração mesmo, hein?
    Mas ainda bem que vc não desistiu. Aliás, vc fez praticamente a viagem dos sonhos no Chile: do sul ao Atacama. Era esse o meu plano, qd fui pra lá em setembro, mas não tive “tempo” pra isso… ahahaha
    Estava esperando há um tempão pelos seus posts. Não vejo a hora de ler os seus relatos e reviver a minha viagem também!
    Abs

    • Tiago, meu sonho mesmo era ir do extremo sul ao extremo norte do Chile de carro, parando em cada cantinho interessante do caminho, mas ainda não consegui os meses de férias que eu precisaria para realizar meu sonho. ;-)

  15. Oba super ansiosa aguardando estes posts, pq meus planos de ir ao Chile também, mas parecem um iô iô quando acho que chego lá volto. Mas que bom que conseguiste e só pelo “sumário” já vi que vem coisas boas por aí.
    :)

    • Raquel, o pior é que o Chile tá aqui pertinho, né? Não deveria nos dar tanto trabalho! Mas valeu a pena insistir. Adorei o país e antes de embarcar eu já estava morrendo de vontade de voltar!

  16. Que bom que teremos nova série aqui no Viaggiando! Fiquei feliz que tenha dado certo a viagem para o Chile e pela amostra das fotos aqui serão posts imperdíveis…
    Um beijo!

  17. HeloRighetto

    nossa, realmente foi dificil hein? ainda bem q hjda pra olhar pra trás e rir um pouco dos perrengues!!! bjs

    • Helô, hoje eu até acho que foi bom a viagem não ter saído antes. Os roteiros que eu já tinha planejado não estavam tão legais como o último. ;-)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.