Santiago – Las Condes e Providencia

Las Condes e ProvidenciaPara o nosso último dia em Santiago, antes de partirmos para Pucón, não tínhamos nenhum roteiro definido. Nos dois primeiros dias já tínhamos feito os principais passeios turísticos e a agenda estava livre. Levantamos tarde e ficamos enrolando no quarto, já que teríamos que desocupá-lo ao meio-dia. Pensei em ir ao Bairro Brasil, onde dizem que há lindos casarões históricos, mas ficamos com preguiça de bater perna sob o sol quente. Para fugir do calor, resolvemos usar a mais clássica das saídas: ir a um lugar com ar-condicionado! Ainda bem que é o ultimo post sobre Santiago, assim vocês não vão mais ter que me aguentar reclamando da temperatura.

DIA 3 – BAIRROS LAS CONDES E PROVIDENCIA

Fomos de metrô até a estação Manquehue, em Las Condes. De lá caminhamos até o shopping Parque Arauco. Onde mais teríamos ar-condicionado? São 6 ou 7 quadras de distância do metrô ao shopping. Fomos passeando pelo bairro, que tem um perfil mais executivo. Como era horário de almoço, muitas pessoas estavam andando nas ruas. Las Condes não tem atrações turísticas, mas é um bairro bonito e moderno. A graça foi apenas caminhar observando o movimento de pessoas indo e voltando do trabalho.

Sobre o shopping não há muito o que falar, afinal, shoppings são todos iguais. Demos umas voltas e olhamos algumas roupas esportivas, mas não compramos nada. Pensamos em almoçar por lá, mas a praça de alimentação lotada nos desanimou. Nem preciso dizer que o Parque Arauco foi o lugar em que mais vimos brasileiros durante a viagem, né? Mas vou ser sincera: não entendo o que tanta gente vai fazer lá! É um shopping como outro qualquer e os preços nem são muito diferentes do Brasil. Não vale a pena e com certeza há coisas mais interessantes para se fazer em Santiago do que ficar vendo vitrines.

Achamos que seríamos seduzidos pela temperatura mais amena, mas a verdade é que morremos de preguiça de lojas e afins. Resultado: em pouco tempo estávamos fazendo o caminho de volta para o metrô! Descemos na estação Pedro de Valdivia, em Providencia. O bairro é bem comercial, mas é agradável e arborizado. Há até algumas construções residenciais antigas nas ruas secundárias. Muitos gostam de se hospedar por ali pela relativa proximidade do centro e pela grande oferta de hotéis e restaurantes.

Nós fomos até lá só para dar uma olhadinha na região e para conhecermos o Parque de las Esculturas, uma enorme área verde às margens do Rio Mapocho na qual estão espalhadas cercas de 30 esculturas de artistas chilenos. A entrada é gratuita.

Rio Mapocho

Parque de las Esculturas

Parque de las Esculturas

Parque de las EsculturasParque de las Esculturas

Depois demos a bobeira de voltar para o hotel caminhando. Sabe quando você olha no mapa e parece perto? Aí no meio do caminho você percebe que  é muito mais longe do que parecia, mas você já andou metade do caminho e tal… Pois é! Nós fomos parando em cada banco que encontrávamos. Ainda bem que às vezes apareciam também alguns pequenos parques, como o Parque Balmaceda. Essas áreas verdes são bem comuns ao longo do Rio Mapocho e muitas pessoas aproveitam para pedalar ou simplesmente para relaxar na grama.

Parque de las Esculturas

No fim da nossa andança já era quase fim do dia. Nossa tarde passou assim, sem que fizéssemos praticamente nada. A maior prova disso é que foi um dia praticamente sem fotos. Mas às vezes é bom ter um dia livre no meio da viagem, sem obrigações ou horários marcados. Não vimos tudo que poderíamos ter visto em Santiago, mas não ficamos com peso na consciência. Ela é a porta de entrada para muitos lugares que eu pretendo conhecer e outros aos quais ainda quero voltar. Não tenho dúvidas de que voltarei lá. Mas com certeza não será no verão! :-)

Veja também:

Veja todos os posts sobre o Chile no Viaggiando.

12 Comments

  1. Qual o melhor bairro Las Condes ou Providência?

    • Melhor em que sentido, Omar? Para se hospedar? Las Condes é um bairro mais moderno e mais afastado, Providencia é mais antigo e central. Eu, que prefiro andar a pé a maior parte do tempo, preferi me hospedar perto do centro.

  2. Estou agora em Chile, um apart hotel na parte central, achei ótimo, passeios a gente inventa, tem muita coisa boa é ruim para conhecer. Parques, Museus e Igrejas não faltam, mas a beleza da cidade vale a pena. Coisas curiosas acontecem por aqui, só precisamos procurar e andar muito.

  3. vou para santiago em Abril, preciso fechar o Hotel, mas estou em duvida onde ficar, se em Providencia ou Las Condes. Vamos em 8 pessoas, com crianças (duas familias). Qual dica poderia dar de Hotel tipo 3 estrelas proximo ao metro..

  4. boa tarde gostaria de saber se de las condes podemos ir andando para o centro de santiago vou em fevereiro 2013 por favor me de dicas do que nao posso deixar de ver. adoro seu site bj vanessa

  5. Bruno Cardoso

    Me deu a impressão, pelos seus três posts, de que Santiago se vê bem apenas durante esse número de dias. Não parece ter muitos atrativos turísticos. Mas, realmente, ficar vendo vitrines em países estrangeiros é o fim da picada, como a maioria dos brasileiros que vc disse que viu. Para mim, é a pior forma de gastarmos o nosso dinheiro. Esperando, ansiosamente, o resto da viagem ao Chile. Agora sim, deve ficar bem interessante. Beijo

    • Bruno, para conhecer a cidade três dias são mesmo suficientes, mas há muitos passeios nos arredores de Santiago. A maiora das pessoas costuma visitar vinícolas, no inverno há as estações de esqui, tem também Valparaiso e Viña del Mar lá pertinho e um passeio que eu fiquei com pena de só ter descoberto quando voltei de viagem, que é Sewell (dá uma olhadinha aqui: http://gabrielquerviajar.com.br/2012/05/sewell-chile/). Então na verdade dá para passar vários dias em Santiago, que é uma ótima base para todos esses passeios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.