Tiradentes: três é demais!

Quando nos mudamos para Campo Belo, uma coisa que me animava era a perspectiva de conhecer um monte de lugares novos no sul de Minas. Num raio de 150 km não faltavam opções de passeios  perfeitos para escapadas nos finais de semana. Hoje, passados quase dois anos, não conheci nada do que planejei!  Nossas únicas viagens de fim de semana são para Belo Horizonte. O motivo não é muito fácil de contornar: não temos com quem deixar o Chivito! A única vez em que o deixamos em um hotelzinho aqui não foi muito legal e depois não tivemos coragem de nos arriscar novamente.

Encontrar hotéis que aceitem cachorros não é tarefa fácil e muitas vezes os destinos não são próprios pra eles. Como visitar museus ou entrar em restaurantes com um bichinho a tira-colo? Então, quando vi no Zarpo a promoção de  uma pousada em Tiradentes na qual eu já estava de olho há um tempão justamente porque aceitava cachorros, não pensei duas vezes! A oportunidade era perfeita! Seria nossa terceira vez em Tiradentes e por isso não teríamos a “obrigação” de passear o tempo todo, mas poderíamos deixar o Chivito no canil da pousada quando quiséssemos sair. Fiz uma surpresa para o Eduardo e marquei a viagem para comemorarmos nosso primeiro aniversário de casamento. Seria um lindo fim de semana em família na minha cidade preferida.

E lá fomos nós! Foi primeira viagem turística do Chivito e eu estava ansiosa para ver como ele se comportaria. Antes de chegar à cidade, no trecho da Estrada Real entre São João del Rei e Tiradentes, paramos na Cachoeira do Bom Despacho para ele passear um pouquinho. E para não dizer que ele não conheceu nenhum ponto turístico, fomos até o Chafariz de São José.

Cachoeira do Bom DespachoTiradentes com cachorro

Chegamos a Tiradentes já na hora do almoço e aí ficamos na dúvida do que faríamos. Deixá-lo no hotel antes que ele se ambientasse seria maldade, né? Ainda bem que encontramos um restaurante perfeito para quem viaja com o cãozinho: a creperia Jardins de Santo Antônio. As mesas ficam em um local aberto, mas coberto, e o restaurante é protegido da rua por uma cerca baixa de madeira. A tal cerca me  convenceu, pois poderíamos almoçar tranquilos sem que o Chivito visse os cachorros que passavam pela rua. É que ele tem um “defeitinho”: late para todo e qualquer cachorro que veja…

Creperia Jardins de Santo Antônio

Creperia Jardins de Santo AntônioChivito na creperia

Apesar do nome, a creperia também serve outros pratos. O Eduardo escolheu um dos pratos do dia, mas como dentre eles não havia uma opção vegetariana, eu pedi um crepe. A comida estava gostosa. Nada de muito especial, mas o ambiente era legal e os preços também. O atendimento foi super gentil e um dos funcionários até se ofereceu para segurar o Chivito enquanto nós almoçávamos.

Jardins de Santo Antônio - Prato do dia

Ficamos na Pousada d´Oleo de Guignard, que eu adorei e recomendo, mas acho que preciso fazer uma ressalva. A pousada não fica no centro, então só serve para quem está de carro. Além disso, Tiradentes não é uma cidade feita para se passear sobre quatro rodas. O legal é andar a pé e não se estressar procurando vaga para estacionar. Para quem quer curtir a cidade e andar o dia todo, recomendo a Pousada do Ó, na qual nos hospedamos na penúltima vez em Tiradentes, ou alguma outra pousada central.

Mas como dessa vez nossa intenção não era bater perna o dia todo, a localização não era um problema. Quando chegamos à Pousada, vi que tinha feito a escolha certa! O quarto era enorme e todo decorado com móveis antigos, bem a cara de Tiradentes! A cama era deliciosa e o banheiro gigante! Ficamos no quarto mais simples, mas acho que os quartos mais caros do segundo andar talvez sejam melhores, pois embaixo pode-se ouvir o barulho dos passos no andar de cima.

Pousada d´Oleo de Guignard - Quarto

Pousada d´Oleo de Guignard - QuartoPousada d´Oleo de Guignard - Quarto

Pousada d´Oleo de Guignard - BanheiroPousada d´Oleo de Guignard - Banheiro

Mas nenhum barulho chegou a nos incomodar ou a atrapalhar nossa estadia. Até porque nem passamos muito tempo no quarto. E por que deveríamos, se tínhamos uma rede do lado de fora? A pousada toda é um charme, cheia de detalhes rústicos e aconchegantes.

Pousada d´Oleo de GuignardPousada d´Oleo de Guignard

Pousada d´Oleo de GuignardPousada d´Oleo de Guignard

O café da manhã só comprovou minha tese de que os cafés da manhã mineiros são os melhores do mundo. Tudo fresquinho, geléias caseiras, pão de queijo quentinho… E no fim da tarde um pequeno lanche era servido na mesma linda cozinha com fogão a lenha.

Pousada d´Oleo de Guignard - Cozinha

Pousada d´Oleo de Guignard - Café da manhãPousada d´Oleo de Guignard - Café da manhã

A área externa da pousada para nós compensava a distância do centro histórico. No último dia éramos os únicos hóspedes e aquele espaço era só nosso. Achamos que o Chivito iria adorar a área verde e que iria querer correr livremente pelo campo de futebol, mas a única coisa que realmente o interessou foi o galinheiro.

Pousada d´Oleo de GuignardPousada d´Oleo de Guignard

Nós não tivemos muita sorte com o tempo. Ainda bem que tínhamos planejado passar mais tempo quietos, pois choveu bastante naquele fim de semana. Para não ficarmos presos no quarto, aproveitamos as salas de estar e TV (com mais canais do que tínhamos no quarto) na maior calmaria.

O tal canil nós nem chegamos a testar, mais vou colocar uma foto aqui para outros “pais” que queiram saber como é. Eu já vi sites de outros hotéis que disponibilizam canil, mas nunca há fotos. No fim das contas não tivemos coragem de deixar o Chivito lá, pois o local não estava muito limpinho (talvez por causa da chuva) e  nós conhecemos nosso bichinho muito bem para saber que ele não ficaria tranquilo. Nas poucas vezes em que o “abandonamos”, ele ficou no quarto mesmo.

Mas era nosso aniversário de casamento, então tínhamos que ter um momento só nosso. O local escolhido para a comemoração foi o Tragaluz, um dos restaurante estrelados de Tiradentes. Um daqueles nos quais eu geralmente nem entro por medo dos preços. ;-)

Cardápio do TragaluzCardápio do Tragaluz

Restaurante Tragaluz

Ia tudo muito bem, fomos bem atendidos e a vela sobre a mesa dava um clima super especial. Já estávamos preparados para a demora no atendimento, reclamação bem comum, mas nossos pratos chegaram bem rápido. O Eduardo pediu umas das opções de galinha d’Angola, carro chefe da casa, eu eu escolhi umas das poucas opções vegetarianas, uma massa com tomate seco. Para ser bem sincera, eu esperava mais de um restaurante tão famoso, mas a recompensa veio na sobremesa, o verdadeiro motivo de eu querer ir até lá: a goiabada Tragaluz! Uma goiabada cascão recheada com catupiry acompanhada com sorvete de goiaba… Um sonho!

Tragaluz - Galinha d'Angola Tragaluz - Massa

A Goiabada Tragaluz

A noite deveria ser especial, mas a verdade é que foi um verdadeiro fiasco! Pouco tempo depois de sentarmos, chegou um grupo de 19 pessoas. 19! Em um restaurante tido como romântico! E eles sentaram às nossas costas (e ao nosso lado, já que tiveram que ser espalhados). O tal clima romântico virou total clima de churrascaria com a turma falando alto e pessoas esbarrando em nossas cadeiras quando passavam. Não poderia ter sido pior!

No dia seguinte preferimos não arriscar e pedimos o jantar no hotel. Era domingo à noite e éramos os únicos hóspedes. As massas são congeladas, mas são artesanais e com molhos naturais. Quebram um super galho! Pela tranquilidade e privacidade, acabou sendo melhor do que  o restaurante estrelado.

Jantar no hotelJantar no hotelJantar no hotel

Eu já falei que foi a primeira vez que levamos o Chivito em uma viagem a passeio e receio que tenha sido a última. Ele deu muito trabalho! Imagine acordar às 3h da madrugada com um cachorro latindo dentro do quarto? Pois isso aconteceu! À noite os cachorros nos arredores latiam e ele acompanhava! E também encrencava com qualquer pessoa que passasse perto da porta do nosso quarto. O bichinho jura que é um cão de guarda! Implicou com tudo e todos e não aproveitou nada. Depois da experiência, acho que nas próximas vezes a família vai continuar viajando incompleta. Tiradentes com cachorro nunca mais!

Tiradentes com o Chivito

28 Comments

  1. Tem a opção de alugar casa…
    A minha Yorkshire hoje tem 9 anos e viaja desde sempre. Super tranquila, não vomita no carro, não chora quando é necessário ficar no quarto, ama um restaurante kkkkkk…. Parece história né?! Kkkkkkkkkk Sempre levo os medicamentos de primeiros socorros, pois ela tem dermatite atópca e já teve várias crises em viagens. Não desista de levar seu dog, vc pensa que ele não curte, pois acredito que ele curti sim, do jeito dele… Hoje temos a opção de alugar casa e em alguns casos fica até mais barato que hotel e seu pet fica a vontade.

    • Camila Navarro

      Shirlei, que bom que você consegue viajar com ela de forma tranquila! Meu Chivito nos deixou há um ano, aos 15 anos. Depois desse post ele viajou muitas outras vezes com a gente. Alugar casas realmente facilita muito quando estamos com nossos bichinhos, né?

  2. Roberta Cerqueira

    Hoje temos um Motorhome o nosso Fred yorkshire e a irmãzinha que tá chegando nina ( vai sempre nos acompanhar) o Fred desde pequeno viaja sempre que tem algum lugar ( restaurante ) que não pode ir fica no quarto ( quando ficávamos no hotel o Hj raramente) e faz as necessidades no tapetinho que sempre levamos e colocamos no banheiro de preferência dentro do box ( ninguém é obrigado a limpar) tudo e questão d e habituar e quanto s e achar cão de guarda um adestrador ajuda muito e não vai precisar pensar na opção d e ao levar mais ele nas viagens

    • Camila Navarro

      Oi, Roberta! É isso, temos que ir encontrando o que mais se adequa a nossa família. Hoje meu Chivito tem 13 anos, já teve um AVC e não e mais um cãozinho tão encrenqueiro quanto foi no passado. =)

  3. Olá Camila, eu sempre viajo com meu shitzu na caixinha. Acho mais seguro e ele está acostumado desde bebê . Como o Chivito ele também acha que é um cão de guarda rs mas não dá trabalho nenhum no carro. Já pegamos 8h de estrada de Ubatuba para Campinas e ele não deu um piu, ou seria latido? abs

    • Camila Navarro

      Que bom, Rosi! Já tem um tempo que não viajamos com o Chivito. Agora ele está com quase 12 anos e cada vez mais cheio de manias. rsrs

  4. Oi Camila,
    Minha dúvida é em relação às necessidades do Chivito, mas pelo que li aqui ele já é adulto e deve se “segurar” né? Meu filho tem quase 4 meses e meu medo e de ele fazer as necessidade no quarto rsrs.. Talvez seja melhor eu esperar ele ficar maior.
    Abraços!

    • É, talvez seja melhor esperar um pouco mais. Filhotes são imprevisíveis e muito custosos. O Chivito tem 7 anos e de vez em quando ainda apronta umas! rsrs

  5. Camila leve o cãozinho sim. Qdo passei com a minha pela primeira vez fiz o mesmo juramento. Mas são igual crianças, vão acostumando. Rssss

    • Mas o Chivito já viajou muito, Anamaria! Está super acostumado a entrar no carro e encarar muitos quilômetros. Mas ele é muito ansioso, sabe? E custoso! Ele não aproveita esses passeios, quer só procurar outros cachorros para brigar. Ele já está com 7 anos e é castrado, mas ainda assim continua super agitado. rsrs

  6. Tabhata Almeida

    olá, Camila, estava pesquisando a possibilidade de ir a Tiradentes com minhas duas (!) cachorrinhas e me deparei com o seu blog. Muito bacana a descriçao que você faz! Fiquei com uma dúvida, o seu cachorrinho ficou no quarto o tempo todo ou ele podia andar com vocês pelas áreas comuns da pousada?

    bj
    Tábhata

    • Oi, Tábhata! OS cachorros podem ir a quase qualquer parte da pousada, exceto à área de café da manhã, se não me engano. Mas dá para tomar café na área externa, então você pode se servir e voltar para ficar com suas cachorrinhas. E a pousada tem um bom “quintal” com área verde para você poder aproveitar com elas. :-)

  7. Em 2013 Minas é meu destino!!! Chega de adiar… fui deixando, deixando, mas agora está decidido. Quero muito conhecer as cidades históricas que tanto estudei na minha adolescência. estou planejando uma semana pelas estradas mineiras!!! Suas dicas já estão favoritadissimas!! Abraços,
    Paula
    http://www.mochilinhagaucha.blogspot.com.br
    ….

    • Paula, você já deve ter percebido que eu amo cidades históricas, né? Mineiras ou não! :-)

      Se precisar de alguma ajuda no roteiro, é só falar!

      Beijos!

  8. Guilherme ( @guiladidier )

    Camila, eu e minha esposa temos o mesmo problema quando viajamos: Como ficam nossos “filhos”? A melhor maneira que encontramos, e deu super certo, foi pagar uma antiga funcionaria da escola da minha sogra pra ficar lá em casa com o Joe e o Greg (Dois Shih-Tzus lindos). Ótimo! Eles não saem do seu lugar e tudo fica bem tranqüilo. Agora estamos treinando uma “Dog-Sitter” para saídas mais curtas de fim de semana. Parabéns pelo post! Muito legal.

    • Guilherme, eu acho que sua solução é perfeita! Queria encontrar alguém para ficar com o Chivito aqui em casa, assim ele ficaria mais tranquilo. Tenho medo de deixá-lo em outra casa e ele aprontar, fugir… O difícil é arranjar alguém de confiança e disposto a abrir mão de um fim de semana. Mas vou ter paciência! Uma hora ou outra a gente encontra a melhor solução. ;)

  9. Que pena que não deu certo, a carinha de triste do Chivito na penúltima foto está impagável… Agora, restaurante romântico com grupão ao lado ninguém merece!

    • Arthur, triste é nada! Cara de quem tá procurando bagunça! rsrs

      No restaurante foi muito chato! Eles sequer têm espaço para receber grupos grandes. Foi uma baita decepção…

  10. Mirellesiqueira

    A cozinha do hotel é muito parecida com a de uma tia que morava na fazenda onde eu passava as minhas férias na infância! me lembrei do queijo minas, produzido la mesmo, que derretiamos no fogo à lenha e comiamos com açucar! hummmmmm! que saudade me deu!

    tenho MUITA vontade de conhecer mais a nossa Minas Gerais, principalmente as cidades mais antigas, mas acabo nunca indo. Nem sei o porquê. Quem sabe os seus posts não me animem?

    ps: teu filhotinho é muito lindo! eu tenho uma lhasa que ficou no Brasil com a minha melhor amiga, é a nossa Liz. Eh nossa desde que nasceu e eu preferi não trazê-la pra França porque na casa dela tem mais espaço e por causa das nossas viagens tb. sei que limitaria e, apesar de eu morrer de saudades dela, eu ainda não estou pronta para abrir mão das viagens.

    beijo, camila!

    • Mirelle, eu fiquei apaixonada pela cozinha! Tão simples e aconchegante, né?

      Tô torcendo para que sua viagem dê certo! Eu não me canso de viajar por Minas, mas parece que nunca vou conseguir conhecer tudo o que quero. Estado grande esse nosso, viu? ;-)

      Que dó deixar a Liz! Mas levá-la não seria mesmo fácil. Imagino como ela fica quando você chega no Brasil! :-D

      Beijos!

  11. Lucianabetenson

    Camila, estou aqui rindo do seu post, mas te abraço :-)) Tivemos o mesmíssimo problema anos atrás, pois morávamos em Araraquara e a família toda em São Paulo, não tínhamos ninguém nem para vir dar comida e ver se a nossa cachorrinha estava bem, simplesmente não podíamos largá-la. Meu marido não aceitava deixá-la em hotelzinho. Toda viagem tinha o perrengue de ir até SP levá-la pra ficar lá com alguém. A solução finalmente veio! Um dia o tapeceiro que fez meu sofá contou que sua cachorra tinha morrido, que eles estavam bem tristes mas não iam mais querer ter cachorro, já estava ficando velhos, etc. Eu criei coragem e perguntei se eles queriam ficar com a minha durante pequenas viagens. Propus pagar o que custava o hotelzinho. Mas ela ficaria sozinha, numa casa de gente que ama cachorro e ia cuidar dela. Deu certo e já faz 8 anos que ela passa feriados lá e inclusive passa as férias de janeiro e julho com eles! E ela ama. E eles também. Hoje em dia eles não aceitam mais pagamento :-)) Eles já salvaram a vida dela uma vez, que ela estava com febre maculosa e eles perceberam a tempo. Ou seja, meu conselho é este: procura alguém que ama cachorro onde você mora, alguém que não viaje muito, e propõe pagar pra ela ficar com eles. Dá certo. Bjs,

    • Lu, que sorte você teve de encontrar pessoas assim! Eu ainda não consegui encontrar alguém aqui em que possa confiar, mas seria ótimo, porque também não gosto do esquema dos hotéis para cachorros. Em Uberlândia eu tinha meus irmãos e quando eles não estavam lá o Chivito ficava numa “pensão”. Era a a casa de uma senhora, aposentada, que gostava e cuidava de cachorros. Às vezes ficavam uns 15 cachorrinhos lá, mas eles ficavam soltos nos fundos da casa dela. Ele adorava! Às vezes nem queria ir embora. ;-) Agora temos que ir a BH para deixá-lo com minha sogra, mas só funciona para as viagens de avião. São 220 km, então não rola para viagens de fim de semana, por exemplo. Também não tenho coragem de deixá-lo sozinho, então vamos ficando mais em casa. Mas a vontade de viajar é tanta que eu já até minimizei os problemas da última viagem e encararia tentar uma segunda viagem com o Chivitinho. ;-)

  12. Ownnnn tadinho do Chivito rsrs ele é castrado, Camila? Talvez isso ajudasse pra ele não latir pra outros cachorros. Acho tão engraçado que os pequenos são os mais encrenqueiros hahaha Maquinho só implica com os maiores que ele.
    Poxa, Maquinho fica super quieto no hotel, mais que em casa porque normlamente cai tão cansado à noite que acorda só no outro dia e tarde. Ele fica sempre conosco no quarto tb, nunca deixo nos canis, sempre pergunto se pode ficar no quarto.
    Uma peninha mesmo ele não ter se adaptado. Pena tb esse grupo. Poxa, tava adorando a história e qd li fiquei com raiva do grupo rsrs
    Achei a pousada maravilhosa! Quero mt ir a Tiradentes, pois sou mineira e só fui quando criança.
    beijos,

    • Jackie, tivemos que castrá-lo há 6 meses, mas parece que ele ficou ainda pior desde então, acredita? Aí sim o instinto de cão de guarda ficou mais forte! E ele é muito encrenqueiro, late para todos os cachorros e me mata de vergonha! E o pior é que o latido dele não é de cachorrinho. Quem ouve pensa que é um cachorrão! rsrs

      Mas a pousada era bem legal mesmo. Eu achei que ele iria curtir, mas ele ficou foi super agitado. Leva o Maquinho lá! Com certeza ele vai se comportar melhor que o Chivito! :-)

  13. Oi Camila,

    Muito bacana o passeio por Tiradentes! Que lugar bacana para levar seu cachorrinho!
    Que pena que o grupo estragou o clima do Tragaluz. Achei lá muito bacana. Confesso que a sobremesa superou todas as expectativas!

    Bjos,
    Lillian.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.