Como viajar apenas com a mala de mão

Viajar apenas com a mala de mãoO caminho que percorri até conseguir viajar apenas com a mala de mão foi longo. Eu saí da casa dos meus pais para estudar fora aos 14 anos. Naquela época eu ainda não havia acumulado muita coisa, então rapidinho eu já tinha levado todas as minhas tralhas pra Goiânia. Só que era só as férias chegarem para que minha mudança fizesse o caminho de volta. Eu levava praticamente todas as minhas roupas e sapatos para o caso de precisar. Adolescência, né? Mas até que era fácil, já que eu chegava na casa da minha mãe, pendurava as roupas no armário e só voltava tudo pra mala na hora de ir embora, um ou dois meses depois. Só após muitos anos, quando vieram as viagens de avião, é que eu comecei a ser mais econômica na hora de empacotar. O peso e o trabalho de manutenção das malas gigantes começaram a me incomodar. Troquei o modelo G pelo M e a bagagem foi ficando cada vez mais enxuta.

Na nossa primeira viagem para a Europa, no ano passado, o Eduardo e eu tentamos ser bem moderados. Foram 25 dias de férias com uma mochila de 8 kg para cada um e nós já ficamos super orgulhosos. Fomos e voltamos dos terminais de ônibus a pé, andamos de metrô sem problemas e na hora de arrumar e desarrumar a trouxa nos hotéis era uma beleza! Na viagem para o Chile nós repetimos a dose e diminuímos um pouquinho mais a bagagem, mas foi só recentemente, nas últimas férias, que nós chegamos à (nossa) receita ideal. Foram 3 semanas viajando por diferentes destinos, com temperaturas entre 10 e 35 graus, apenas com a bagagem de mão. E por bagagem de mão entendam duas mochilinhas pequenas, dessas que a gente usa no dia a dia. A minha pesava 4,5 kg. A do Eduardo eu não cheguei a pesar, mas ela é um pouco maior e tinha pouca coisa a mais. Aqui estão elas, em plena utilização na sala de embarque:

Dicas para viajar apenas com a mala de mão

Quem via nossas mochilas não acreditava! Nos hotéis e aeroportos as pessoas nos olhavam incrédulas e perguntavam se aquela era realmente a nossa única bagagem. Recebíamos até mesmo olhares desconfiados. Não é possível viajar com tão pouca coisa, certo? Errado! É totalmente possível! Foi a primeira vez que viajamos por muito tempo assim e muitas coisas ainda serão aprimoradas, mas a primeira experiência funcionou muito bem. Vou detalhar aqui a minha receita. A minha bagagem, incluindo o que fui usando, era a seguinte:

  • 4 blusinhas sem manga
  • 4 camisetas de manga curta
  • 1 blusa térmica de manga comprida (segunda pele)
  • 1 casaquinho
  • 1 short
  • 2 calças jeans
  • 1 pijama
  • roupas íntimas
  • 1 chinelo
  • 1 sapatilha
  • 1 rasteirinha
  • 1 lenço
  • necessaire

Mala completa

A necessaire foi a parte mais chata de montar. Por causa da restrição de líquidos nos voos internacionais, eu não podia exagerar. Fiz algumas pequenas modificações, como trocar o sabonete líquido que uso no rosto por sua versão em barra e usar o mesmo protetor solar no rosto e colo/ombros, mas consegui levar todos os itens indispensáveis:

  • Shampoo e condicionador
  • Protetor solar
  • Desodorante
  • Produto para lentes de contato e um par de lentes extra
  • Colírio
  • Hidratantes para o corpo e para o rosto
  • Sabonetes para o corpo e para o rosto
  • Protetor labial
  • Pasta e escova de dentes e fio dental
  • Lixa de unha, cotonetes e escova para o cabelo

NecessaireEmbalagem para os líquidos

Todos os produtos foram levados em miniaturas ou acomodados em embalagem menores. Queria ter levado o shampoo e o condicionador também em barras, mas os únicos que conheço são os da marca Lush, que, infelizmente, não tem loja no Brasil. Com certeza vou comprar quando tiver oportunidade!

Atualizações:

Como não uso maquiagem no dia a dia, não foi nem um pouco difícil ficar sem ela na viagem. Levei só um batom e um lápis de olho, mas acho que seria perfeitamente possível encaixar mais alguns produtos na mochila sem pesar muito. Não levei perfume porque não tinha nenhuma miniatura, mas vou providenciar uma para a próxima viagem.

Além do que já descrevi acima, levamos alguns brincos e colares, a câmera fotográfica e os celulares e seus respectivos apetrechos, pen drive, adaptador de tomadas, óculos de sol, alguns remédios, passaportes e documentos, meu caderninho de anotações e o kindle, onde, além dos livros, armazenei em pdf todas as reservas e outras informações que geralmente levávamos impressas. E foi só!

A mochila do Eduardo ficou bem semelhante à minha nas quantidades. Ele levou um par de calçados a menos (só um chinelo e um tênis) e a necessaire dele era bem mais enxuta. A maioria dos homens acha que shampoo+desodorante+escova de dentes já são suficientes, né? Como a mochila dele é maior que a minha, a necessaire completa e a câmera geralmente iam com ele.

O segredo para viajar apenas com a mala de mão

Essa mala tem a medida exata para 7 dias de viagem, mas eu afirmo que é possível usá-la em duas, três ou até mais semanas de férias com uma ação simples: lavar roupa! Foi o que fizemos. Nessa viagem nós tivemos a facilidade de passar os primeiros 10 dias em casa de parentes, então era bem fácil lavar roupa, mas também é muito fácil usar as lavanderias dos albergues ou as automáticas nas ruas ou mesmo pagar pelo serviço no hotel. Geralmente é barato e rápido e basta se planejar para lavar antes que o estoque de roupas acabe. As mais leves podem até mesmo ser lavadas no banheiro do hotel. Fiz muito isso na nossa viagem para a Europa. Um pedacinho de sabão de coco na sua mala pode fazer milagres. Dica valiosa da Sylvia!

Sei que muitos vão dizer que só é possível viajar assim no calor, mas eu discordo. Se estivesse fazendo mais frio no destino, eu trocaria a rasteirinha por uma bota, as regatinhas por blusas de manga comprida e o casaquinho por um casaco bem quente. Eu já iria vestindo as peças maiores, então a mochila não seria muito alterada. Bom, mas essa é só a minha teoria, quando eu testar na prática eu conto aqui se deu certo.

É claro que não dá para ter muitas frescuras quando se viaja com uma bagagem de apenas 5 kg, mas alguns dias sem o creme para os olhos preferido não mata ninguém. Também não dá para ficar brincando de “look do dia” e ao fim da viagem você não aguenta mais vestir as mesmas roupas, mas ainda assim eu acho que vale a pena.

Motivos para viajar sem despachar

  • Você não tem que esperar a mala no aeroporto e não se preocupa com o estado ou com o conteúdo dela quando encontrá-la.
  • Sem despachar, você ganha tempo! É só descer do avião e ir direto para o desembarque!
  • Sem o peso extra que a gente deixa de carregar, a locomoção é muito mais fácil e não ficamos dependentes de táxis.
  • O transporte público é muito mais acessível sem as malas enormes.
  • Você reduz seu impacto ambiental: quanto maior o peso da bagagem, maior a quantidade de gás carbônico emitido no seu transporte (saiba mais aqui).
  • Arrumar e desarrumar a mala ao chegar e sair do hotel fica muito, muito mais fácil!
  • Você pratica o desapego. Sem a preocupação com seus bens, você fica mais livre para aproveitar as sensações da viagem.

Viajar sem despachar foi realmente gratificante. Digo que foi até mesmo uma experiência libertadora. Foi tão bom que com certeza vamos repetir e aprimorar o conceito de viajar leve. Agora que já descobrimos que é possível, vai ser quase impossível querer despachar malas novamente. Agora só quero saber de viajar apenas com a mala de mão! :-)

Veja também:

110 Comments

  1. Oi Camila! Acho que o mais importante de não despachar, alem de todo o que você falou, é não ter o risco de extraviarem sua mala. Acabou de acontecer comigo. Fiquei vários dias sem minha mala, e percebi que não precisamos de muito mesmo em uma viagem. Nas próximas, pretendo fazer o mesmo!

    • Camila Navarro

      Concordo, Majoriê! Isso nunca aconteceu comigo, mas sempre tive medo na hora de despachar minha mala! Um transtorno, né?

  2. Achei sensacional e quero implementar! A minha grande questão é: minha mochila não é de zíper e não sei como fazer quanto ao passaporte, dinheiro e demais objetos de valor. Minha idea era deixá-los no hotel dentro da mochila enquanto faço os passeios, mas como se a mochila não tranca?! Você fez como na sua viagem?

    • Camila Navarro

      Ana, às vezes deixo no cofre do quarto, em outras coloco num compartimento da mochila e fecho o zíper com o cadeado, mas na verdade nenhum desses métodos é totalmente seguro. Cofres podem ser violados e a mochila poderia ser até levada inteira, né? Quando estou insegura, carrego o passaporte e o dinheiro naqueles porta dólares/documentos que a gente leva embaixo da roupa. Tem pra cintura e para pendurar no pescoço. Pra ser sincera, não fico tão preocupada com isso não e também não vejo diferença entre uma mala grande e uma mochila pequena nesses casos. E até hoje tive sorte, nunca fui roubada em viagens.

  3. Dênis Lopes

    Adorei suas dicas! to indo para Europa agr no Fim de ano, como sou do tipo ” Militar” adoro mochilão rs.. e essa duvida da bagagem ” qual mala comprar” é oq me intriga! to qrendo comprar uma mochila de 60 Lt. Mas não qr de jeito nhm despachar mala. sera q com essa mochila e poucas coisas da pra leva-la cmg? teve alguma experiência ou de conhecido q levaram bagagem semelhantes a minha e msm assim foram obrigado a despachar?
    Grato por sua atenção!

    • Camila Navarro

      Dênis, você tem que considerar o peso e as dimensões da bagagem. Você consegue reduzir sua mochila para que ela se encaixe nas dimensões máximas? A verdade é que a gente vê muita mala fora das medidas como bagagem de mão, por falta de verificação no embarque. Eu prefiro não arriscar e sempre verifico se peso e dimensões estão compatíveis com a medida da companhia aérea.

  4. ok obrigado

  5. Olá adorei o blog e suas dicas, estou programando uma viagem para a Tailandia e lá vou voar Air Asia, a pergunta é a seguinte, tenho direito de uma bagagem de bordo ate 7k certo? e posso levar uma bolsa ou mochila pequena ainda (esta ficaria comigo debaixo do banco)? sem custo

  6. Adriana Schimidt

    Não vi as roupas íntimas? As minhas, se para inverno já dão meia mochila! Rsrs

    • Camila Navarro

      Adriana, estão dentro do saquinho preto. Mas acho essa a parte mais fácil! Levo poucas e lavo no hotel diariamente!

  7. Quando a gente despacha, além da mala grande ainda pode levar uma mala de mão + a mochila ou bolsa. No caso não podia levar uma mala de mão pequena + a mochila ou bolsa?

    • Camila Navarro

      Caroline, essa regra depende da companhia aérea. Algumas só permitem um único volume (geralmente as low-cost são assim), outras permitem um volume mais uma bolsa. É preciso olhar as regras na hora de comprar a passagem.

  8. Muito boas dicas Camila! E quanto ao shampoo em barra, tem uma marca brasileira, totalmente vegana e natural e com um preço bem em conta: http://www.unevie.com.br/

    Beijos

  9. Raquel Torres

    Adorei as dicas.

  10. amei as dicas, estou indo viajar a asia por 6 semanas e era isso que estava precisando!!!

  11. Vc me salvou! Estava procurando uma maneira de poder fazer minha viagem de 6 dias para Salvador e Praia do Forte sem ter que despachar bagagem e não perder nenhum minuto de passeio sequer. Além de não precisar me preocupar com o transtorno que é carregar uma mala pra todo canto. Post salvo para ajustar minhas peças de acordo com suas “instruções”. Marido vai ficar feliz, feliz. Ele nunca carrega quase nada. rs Muito obrigada!!

  12. sensacional a experiência. Vou tentar repeti-la, praticando o desapego…

  13. Priscila Roque

    Adorei esse post :) Realmente é sempre um objetivo diminuir a bagagem. A gente viaja mais leve – em todos os sentidos. Difícil mesmo é conseguir não comprar aquelas coisas que você adora na viagem. Trazer a mala do jeitinho que ela viajou originalmente. ho ho ho Beijo grande!

    • Priscila, eu tenho tentado adotar o minimalismo das malas na minha vida como um todo, mas também acabo comprando uma coisinha ou outra quando viajo. Para isso, é só deixar um espaço livre já na ida. O ideal é deixar o destino de compras para o final, assim pelo menos não é preciso carregar o peso a viagem toda.

  14. Adorei o post. Sempre paguei “mico” com malas grandes em viagem. Resolvi aceitar o desafio de levar somente 1 de bordo para 30 dias na Europa. Com seu depoimento fiquei mais motivada. Obrigada!!! Na volto conto como foi.

  15. Gabriela Kubagawa

    Oi Camila!! Vc poderia compartilhar os modelos da mochila de vcs??
    Obrigada!! Bjs

    • Gabriela, eu usava uma mochilinha urbana (da luluca.com ), mas há pouco tempo comprei uma mochila Curtlo de 30 litros. O modelo é o Outsider. Tô gostando muito dela! A do Eduardo é uma Quechua já bem antiga, acho que de 35 litros.

  16. Mto legal esse post, na minha última viagem eu fui mala de mão (rodinha) e meu esposo com uma mochila… foi bom pq poupamos tempo e economizamos uma grana pegando metro e ônibus do hotel ao aeroporto.
    Agora surgiu uma dúvida… como funciona lavar roupa intima. Lavanderia não aceita peças intimas, e dependendo do tempo secar no banheiro é impossível.

    http://casadafla.blogspot.com.br

    • Flavia, eu lavo roupas íntimas, meias e até blusas mais leves no hotel mesmo. Lavo quando ficamos em um hotel por mais dias, para dar tempo de secar, mas geralmente lavo à noite e na manhã seguinte está tudo seco.

  17. raquel gouveia

    Olá, adorei um post! Estou viajando para a Europa em fevereiro de 2014 e tenho muitas dúvidas sobre mala e roupas de inverno! Poderia me ajudar?

  18. Amanda Alves

    Olá, Camila,

    Depois de ter a mala extraviada decidi: próxima viagem será com mala de mão!

    Olhei muitas infos na net e fiquei com umas dúvidas, queria sua ajuda :)

    O peso para voo nacional é 5kg e internacional 10kg?

    A medida total é 115cm, mas altura, largura e profundidade podem qualquer medida desde que encaixe nessses 115cm?

    Nos aeroportos eles pesam e medem a mala de mão?

    Minha viagem é pro Chile, ida Tam e volta GOL.

    Agradeço muuuito a ajuda!Abs, Amanda

    • Oi, Amanda! Na verdade não existe uma regra única para a bagagem de mão. Você terá mesmo que olhar em cada companhia sempre que for viajar. Sem contar que essas regras mudam, e o que vale hoje pode estar desatualizado amanhã.

      Na Tam e na Gol o limite é 5 kg e 115 cm, para vôos nacionais ou internacionais. Na minha próxima viagem, voarei com diferentes companhias e a maioria tem um limite de 7 kg. Tem que pesquisar uma a uma mesmo.

      Nunca precisei pesar ou medir a bagagem nos aeroportos, mas pode ser que isso aconteça. A gente vê muita gente com bagagem de mão ultrapassando o limite de tamanho e peso (e até de bom senso) sem que sejam barradas, mas nunca se sabe, né? Geralmente as companhias low cost é que são bem rígidas quanto à bagagem, mas, com os cortes nos custos que a gente vê por aqui, acho que não demora muito para a moda pegar no Brasil. Eu prefiro não arriscar!

      • Amanda Alves

        Camila, obrigada pelo retorno! =D

        Nossa, 5kg! só a mochila que quero pesa uns 2kg, é vou ter que despegar total!
        Sei que as low cost só aceitam um volume, sabe se Gol e Tam são rígidas quanto a isso (uma bolsinha passa, né?…rs)

        Aproveitando… (rs) minha próxima viagem será um mochilão pela Europa, sabe se essa medida de 115cm se adequa a maioria das low cost lá (ainda não comprei a mochila, ainda dá tempo de comprar uma menor).
        Obrigada e seu blog é ótimo, já peguei todas dicas pro Chile aqui ;)

        • Para o número de volumes a regra é a mesma, Amanda. Tem que olhar no site de cada companhia. A maioria aceita uma bolsa feminina além da mochila/mala e um notebook, mas tem mesmo que conferir nos sites.

          Eu nunca viajei de low cost na Europa, mas acredito que sim. A Ryanair, por exemplo, permite um único volume de até 10 kg e 55 cm x 40 cm x 20 cm.

          Eu comprei uma mochila de 30 litros para as minhas próximas viagens, mas algumas de 35 também se encaixam nessa medidas.

  19. Carol Moreno

    Muito legais as dicas, Camila! Também sou econômica na bagagem, mas nunca consegui chegar a essa receita ideal! Mas vou tentar! rs…

    Tb fiz um post sobre o que levar na mochila, olha só: http://mochilaotrips.com/o-que-levar-na-mochila/

    bj,
    Carol

  20. Uau! Demais! Preciso aprender com vc.

  21. The German Brazilian Londoner

    adorei seu post, espero que um dia vou conseguir levar só minha mochila para uma viagem transatl.! Lembrei do meu casaco de viagem, um trench de 18 bolsos (segredos kkk) para levar o interior de uma bolsa de mão, talvez pode ser útil para você: http://thegermanbrazilianlondoner.blogspot.com.br/2013/02/my-own-scottevest-travel-trench-coat.html Tudo de bom!

  22. tania teruko

    Um dia vou viajar assim tbm com uma mochila só! Espero que esse dia chegue rsss. Parabéns pela simplicidade e por pensar no meio ambiente.

  23. Eu tô me planejando pra levar pouco e pelo menos pra mim, se não escrever, não rola. Vou pro Chile no frio e já fiz a lista agora… Não consigo ainda levar mochila, mas a minha mala é M e vai leve… a verdade é que sempre compro passagem economica, então eu tenho medo de passar o peso e eu sou sem noção de peso… Meu mantra é levar, se possível, o dobro de dinheiro e a metade da bagagem. As roupas mais pesadas eu levo no corpo ou na mão, tipo o casaco de frio, pq pesa… gostei muito das dicas, me ajudaram bastante!

  24. eu quis dizer que vc poe as roupas dentro do saco rsrssr beijos

  25. Oi Camila, voltei aqui porque estou hoje tentando arrumar minha mala. No Natal Romulo me deu uma malinha de bordo e eu quero viajar só com ela agora. no reveillon fomos pra Cabo Frio e achei ela enooorme, mas..estavamos indo pra casa de mamis e praia, né. Agora vamos pra ushuaia e contando com escalas em Buenos Aires são 7 dias. Fiz uma previa e já vi que não vai caber. Sem contar que quero comprar tênis e outras coisitas por lá. Aí voltei aqui pra olhar sua mini mochila e ver como posso fazer. O problema da minha mala esta sendo os casacos, pq estou levando 2: um esportivo corta vento e um quentinho mais arrumaidnho. Eu sei que a solução é levar só um, mas queria os dois hahaha Vamos ver o que consigo corta. A bota de trekking tb não está ajudando. Mas vou dar um jeito, com uma viagem cheia de escalas despachar é MUITA perda de tempo.
    beijos,

    • oi Jack, por que vc nao faz com seus casacos um vacuo com o aspirador de pó? Vc abafa um saco e faz um furo, dai puxa o ar com o aspirador de pó e o tamanho deles diminui drasticamente. Eu fiz isso com algumas roupas e elas nem amassaram uma vez. Entendeu o que eu estou falando? Tem como comprar um saco a vacuo, eu comprei. mas da para fazer com praticamente qualquer tipo de sacola… uma ideia que me veio. beijos

      Melissa

    • Jackie, o casado corta vento deve ser daqueles levinhos, né? Se eu fosse você, levava ele na mala e ia com o maior na mão. Não dá para ir usando a bota? Sapatos grandes são mesmo um problema. E já que você pretende comprar tênis lá, eu não levaria mais nenhum além de um chinelo.

      Eu ia te dar a mesma dica da Melissa. Acabei de comprar um desses sacos a vácuo para testar na minha viagem mês que vem para a Europa. Não estará tão frio como na Patagônia, mas terei que levar casaco, né? Estava ali no quarto tentando comprimir os casacos. rsrs Roupas de frio às vezes são até leves, mas ocupam muito espaço. Acho que seria uma boa solução pra você. Mas acho que o ideal é um dos sacos que não não dependem de aspirador, pois durante a viagem pode ser difícil encontrar um. Estava agora mesmo lendo um post do Marcelo Lemos sobre isso. Olha só: http://acrosstheuniverse.blog.br/usando-sacos-organizadores-a-vacuo-para-fazer-as-malas/

      Espero que você consiga! Tire fotos da mala, hein! E de preferência faça um post ensinando a fazer a mala compacta para o frio, assim eu já aproveito umas dicas suas. ;-)

  26. Olá Camila, amei suas dicas…eu e meu marido viajaremos pela segnd vez para a Alemanha por 65 dias no meio do ano. Na primeira vez só faltei levar a casa na mala e nos demos muito mal…muito incômodo. Agora iremos com o necessário mas o que me preocupa mais é como levar presentes para amigos e parentes e trazer coisas de lá pro Brasil…presentes e coisas para nós mesmos. O que você sugere? Como você faz? Como viajremos pela Condor, o peso da bagagem de mão limite é de 6 kg e o volume é de 55 X40 X 20. Gostaria de saber a sua opinião! Obrigada e parabéns pelo site.

    • Essa questão das compras e presentes é um problema quando se quer viajar leve, né? Eu não costumo comprar muitas coisas e as lembrancinhas que trago são pequenas. Para mim geralmente eu só trago miniaturas (como estas: https://www.viaggiando.com.br/2010/01/decoracaod.html), que são pequenas e não pesam muito. Para família e amigos já faz tempo que não trago presentes. rsrs Quando trago, também são coisas simples, pequenas. Mas se você precisar de um espaço maior para esses presentes, o jeito é sacrificar nos outros itens… Como serão 65 dias, você pode não levar cosméticos e produtos de higiene, por exemplo. Compre lá mesmo e não traga o que sobrar. Isso já diminui bastante a mala! E no verão você pode levar roupas mais leves, como saias e shorts, que fazem menos volume. Se conseguir fazer tudo caber na mala, o espaço dos presentes na ida já fica reservado para as comprinhas na volta. ;-)

  27. Vamos lá, tenho um desafio ainda maior pela frente e gostaria de saber sua opinião sobre a dificuldade dele rs.

    Estou me planejando para um mochilão de 70 a 80 dias pela Europa, entre março e junho, passando por pelo menos 8 países. A ideia é ficar em casas de família que encontrei no airbnb.com.br que incluem café da manhã, cozinha para eu cozinhar, máquina de lavar e claro, muita ajuda para me aventurar pelas cidades sozinha e sem muita preocupação.

    Como vou fazer tudo isso de trem, até poderia levar muitas bagagens, sem o limite das low costs, mas não quero despachar uma mala aqui do brasil num voo com conexão, nem gastar com taxis por lá e tenho muita vontade de praticar o desapego nessa viagem e viver só com o essencial. É claro que pra nós mulheres é muito mais difícil e sim eu gosto de me vestir bem e até já tive perfil no lookbook.nu, mas esse cara é minha inspiração atualmente ( http://www.hypeness.com.br/2012/02/o-homem-que-vive-com-apenas-15-coisas/ ). E agora você também! ahahahah

    Bom, como você já sabe, meu desafio é enfiar coisas pra quase 80 dias em uma mochila/mala de até 55 x 40 x 23 cm e 8 kg de peso. Você acha que existe alguma possibilidade? Me conta como foi carregar esse peso na sua viagem pela Europa!

    Eu quero muito pegar esse desafio, só preciso de muitas dicas e alguém me falando “você consegue!” porque eu já sei que todo mundo aqui em casa, meu namorado, meus amigos vão dar risada! aahahahahahhaha

    Beijos,
    Amanda

    • Amanda, que responsabilidade virar inspiracao! hehe É claro que eu sou suspeita para falar, mas eu acredito que é perfeitamente possível! Quando fomos para a Europa com os 8 kg, ficamos menos tempo (25 dias), mas foi tranquilo. Carregamos a mochila nas costas para todo lado, a pé ou de transporte público. Não precisamos de táxi nenhuma vez.

      Como você vai em março, talvez pegue um pouco de frio, então eu começaria pelos países mais quentes (Portugal, Espanha…) e deixaria o norte da Europa mais para o final do mochilão. Com isso você já facilitaria muito sua mala, pois levar roupas para diferentes temperaturas é que complica, né? Como você vai ficar em casas de família, lavar roupa não será um problema, então você só não precisa de importar em repetir as peças. Mas, de qualquer forma, em 80 dias isso seria inevitável, né? :-)

      Para driblar o problema dos líquidos nos vôos você pode deixar para comprar produtos para cabelo, hidratante e afins quando chegar lá. Nas viagens muito curtas não compensa, mas no seu caso acho que seria uma boa opção. Só lembre-se de deixar um espaço na mala para esses itens, pois eles pesam bastante.

      Se você não pegar temperaturas muito baixas, uma blusa segunda pele e um casaquinho mais quentinho dão conta do recado, mas o clima hoje em dia é imprevisível, né? Ainda assim eu não levaria um monte de roupas ou sapatos pensando no “vai que…” Caso aconteça algum imprevisto, você compra por lá mesmo.

      Sapatos fazem muito volume, então escolha apenas uns 3 pares essenciais e vá calçando o maior deles. Caso leve um casaco maior, ele também pode ir na mão.

      Bom, acho que é isso! Se você precisava de incentivo, aqui está ele! A primeira vez que viajei sem despachar também foi porque me propus um desafio e a verdade é que agora não quero mais viajar de outro jeito! E não se preocupe, minha família também não me entende quando chego para visitá-la com uma mísera mochilinha. ;-)

      Beijos! E depois volte aqui para me contar mais sobre seus planos!

  28. Sempre tento viajar só com bagagem de mão, a espera na esteira é algo que tento evitar ao máximo. Boa dica!

  29. oi Camila. Vc disse que so levou o kindle. Com ele vc pode passar as fotos do pen drive pra ele? acessa email e internet normal? vc comprou aonde? bj e obrigada

    • Melissa, o meu kindle é o básico, não é nem touch, e é mesmo para ler. Eu não gosto nem de acessar email nele, para isso e para navegar normalmente eu prefiro o celular. Há um modelo novo, o kindle fire, que é tipo um tablet, mas eu não sei exatamente quais suas características. No meu não dá para armazenar fotos. Para fazer backup eu levo um pen drive e uso os computadores dos hotéis. Tudo isso porque eu não gosto de levar meu notebook nas viagens, mesmo sendo pequenininho. E não é só pelo peso, mas também porque eu prefiro largar um pouco o vício nas férias. ;-)

      • ah entendi sobre o kindle. òtimas dicas. Valeu mesmo! Tambem gosto de largar o vicio rsrsrs, ate hj nao tenho um tablet ou netbook, mas pretendo comprar e ver se gosto de levar. Minha irmã tem um netbook e qdo estou com ela costumo usar. Mas aguento ficar sem as redes e tudo mais. Nessa ultima viagem a europa em Maio eu nao tinha. Minha irmã levou o dela e raramente pudemos usar, já que ficamos num ap e não tinhamos internet. Foi ótimo, mas ter o seu comp a mao deve ser bom. Farei minhas experiências :) bj

  30. Adorei ver a sua malinha, Camila, você é meu exemplo maior no quesito despojamento.
    Não sofro com medo de perderem ou roubarem minha mala e até sou paciente com a esteira de bagagem. A mala me incomoda mesmo é na hora dos deslocamentos de trem ou ao pegar transporte público para ir do aeroporto ou estação até o hotel.
    Eu não conseguiria chegar ao seu nível nunca, mas tenho feito progressos. Na próxima viagem, pretendo levar só uma mala pequena (que despacharei) – ao invés da mala média – e uma mochila pequena (menor que a sua) como mala de bordo. Ou seja, levarei umas duas vezes a sua bagagem!!! E pra mim, já é evolução! :-)

    • Wanessa, acho que o principal é se sentir confortável com a mala que carrega. Se você não se importa em despachar, não precisa se preocupar em reduzir tanto a mala. Já eu, que odeio esperar a mala na esteira, adorei entrar e sair do avião rapidamente. Acho que encontrei a medida perfeita da minha bagagem. :-)

  31. Chocolatinecramee.blogspot.com

    Otimo post. Também acho que com o tempo/experiência de viagem você diminui as malas e leva so o que é importante.
    Uma bagagem para inverno também é possivel. Fui para Russia, por 10 dias no inverno (com temperaturas negativas) e levei so 5Kg, secador incluso!

  32. De certeza que vou voltar a este post qd viajar novamente. Mas nas minhas viagens de 10/11 dias só levo bagagem para 7 e depois ou lavo em casa de parentes ou lavandaria.

  33. Hum, já evolui bastante, mas ainda não dá para viajar sem despachar. Na verdade, vou leve, mas volto sempre com um sobrepeso!!! Adorei o post…
    Paula

  34. Camila, minha ÍDALA! :-D

  35. Aqui parece o Clube da Luluzinha, mas aqui vai um pitaco sobre o
    assunto com olhar masculino: o material da necessaire normalmente
    nao pode ser comprado no local de destino? Assim o fazendo afasta
    o problema dos limites impostos pelas cias aereas e menos coisa para
    levar.
    Parabens pelo blog e posto.

    • Estava mesmo faltando uma opinião masculina aqui! :-)

      Eu gosto dessa idéia de comprar algumas coisas no destino, principalmente coisas básicas como sabonete e shampoo, mas quando a gente viaja para vários países ou por pouco tempo, acaba sendo difícil. O que fazer com aquele produto que você usou só por uma semana? :-( Mas nas viagens longas e por terra é uma ótima saída!

  36. Ei Camila!

    Parabéns pela capacidade de compactação de bagagem! Eu normalmente viajo com mala reduzida mas ainda não consegui fazer nenhuma viagem apenas com bagagem de mão. Minha bagagem de mão normalmente pesa uns 5 a 8 quilos (câmera, lentes, notebook etc). Acho que para conseguir isso eu tenho que desapegar das fotos! :)

    Abraços,
    Lillian.

    • Lilian, o pior é que a gente fica mesmo despendente de toda essa parafernália. Então, para compensar o excesso de eletrônicos, você vai ter que viajar com menos roupas. rsrs

  37. Já não levo o mundo para viajar faz tempo. Mesmo assim estou completamente paralisada com sua mala. É bem pequena. Idola total! Eu não uso kilos de maquiagem, mas também não desapego totalmente. Nem das bijoux. Mas estou caminhando para a evolução. Quem sabe um dia não chego lá?

    • Liliana, muita gente ficou paralisada quando viu nossas mochilas! A reação das pessoas nos aeroportos era até engraçada: “Mas vocês têm só essa bagagem MESMO?” rsrs

  38. Oi Camila, como vai? Confesso que estou em estado de choque com sua “mala”. Como vc consegue? Acabei de chegar dos EUA com 3 malas, e acho que não sobreviveria sem elas, kkkkkkkkkk… Mesmo pq lá estava um super frio.
    Parabéns pelo blog, sempre acompanho. Abraço
    Carol (AF Uberlândia).
    =)

  39. Carina Senzatia

    Í-D-O-L-A!!!
    Não sou a maior carregadora de coisas, mas uma mochilinha mal dá pra minha necessaire. Quem sabe um dia…

  40. jackieeromulo

    Camila, to morrendo de inveja: challenge accepted!
    hahha Da próxim vou tentar. Mas essa semana foi só vergonha. Fui pra 3 dias em congresso no interior e levei mochila e mala. Minha mochila foi cheia com câmera, ipad, kindle, carregadores, livros, anotações, maquiagem e a mala foi com roupas, necessaire e sapato. Meu recorde de orgulho fora, so 10 kgs meus e 10 kgs do romulo no mochilão de 20 dias. E achei que estava arrasando hahahaha
    Realmente lavar roupa é o ideal, e vale muito a pena. A necessaire ainda é meu ponto fraco. Viajando em dupla é bom pq pelo menos podemos levar apenas 1 desodorante, 1 filtro solar etc. Vou tentar te imitar na próxima!
    bjs,

    • Jackie, é isso mesmo! Um desafio! E a necessaire é sem dúvidas a parte mais difícil de resumir. O jeito é estabelecer prioridades e descobrir o que é realmente indispensável. A resposta é sempre bem menos do que a gente imagina. :-)

  41. Marina Gomes

    E eu achava que arrasava no quesito malas pequenas! Deu um banho nas minhas hahha. Vou colar essa foto na porta do meu armário e lembrar toda vez que tiver que viajar.

  42. Camila vocês foram mágicos!!! Viajar com uma malinha desse tamanho é lindo demais!! Cada vez mais eu procuro ser mais econômica na hora de arrumar a mala mas ainda to bem longe da sua mochila! Mas não vou desistir! :-)
    Ótimas dicas!!

    • Guta, é só treinar mais um pouquinho que logo, logo você consegue fazer uma mala enxuta assim também! Foi um desafio que eu propus a mim mesma e eu acabei adorando a experiência!

  43. Eu também sempre viajo com menos coisas possíveis. Mochila e era isso. Adoro saber que não sou a única!!! Adorei seu post!

  44. Eh bem melhor viajar leve, ainda mais na hora de carregar!
    Mas só a câmera fotográfica do meu marido, que nem é enorme, já ocupa praticamente toda uma mochila desse tamanho (se formos considerar a proteção)! Mas acho que tem a ver com ser magrinha ou gordinha… Se eu coloco 2 jeans na minha mochila já não sobra mais espaço pra nada!!! Resultado: nunca viajo ou levo jeans!

    • Milena, uma das coisas que quero fazer na próxima viagem é levar menos jeans, que são mesmo muito volumosos. Já estou em busca de alguma calça de tecido molinho para usar nas viagens. E no verão a gente pode abusar dos shorts, né? :-)

  45. Ameeeeeeeei seu post!!!! Esse é meu sonho!!! Viajar só com mala de mão! Já consegui aqui para a América do Sul (10 dias em Buenos Aires no verão e 10 dias no Uruguai na primavera), mas esse ano vou testar Europa no inverno! Vamos ver se consigo! Meu maior problema são os equipamentos eletrônicos que entre netbook, celular, máquina, MP4 e seus respectivos cabos e carregadores ocupam um enorme espaço!
    Acho que viajar leve é um grande segredo para se aproveitar mais a viagem,a gente não se preocupa em como vai sair nas fotos e sim em como aproveitar o lugar em si! Depois que eu voltar da Europa tbm farei um post no meu blog sobre esse assunto dizendo se deu certo.
    Vc é uma inspiração!!
    beijos
    Karla Gê

    • Karla, eu não tenho câmera muito grande e acho que isso já faz uma enorme diferença! E também não levo o notebook nas viagens. É até uma forma de me afastar um pouco da internet, sabe? Nas viagens eu acesso só pelo celular tranquilamente. Mas para quem carrega muitos equipamentos é meio complicado mesmo, pois eles são pesados e ocupam muito espaço. Espero que ainda assim você consiga fazer tudo caber na mala de mão na viagem para a Europa. E me avise quando publicar o post para eu saber que deu certo!

  46. Adorei seu post, Camila! Realmente, dá perfeitamente para viajar assim, eu mesma já consegui, mas só em vôos nacionais. Explico: eu tenho os cabelos crespos e preciso usar produtos específicos para que eles fiquem comportadinhos e hidratados. Com essa história da restrição de líquido, eu acabo tendo que despachar a bagagem em vôos internacionais… Como viagens para fora do Brasil costumam ser mais longas, não rola de levar só um potinho com 100 ml. Eu gostaria muito de não precisar despachar mala, pois poupa tempo e preocupação!
    Abraços,
    Lidia.

    • Lidia, então o jeito é diminuir os outros líquidos, trocando por versões em barra ou pó, por exemplo, para você poder levar mais de uma embalagem dos seus produtos indispensáveis. ;-) Mas eles são a parte mais chata de viajar sem despachar mesmo. Será que nunca vão acabar com essa regrinha chata?

  47. Eu vi essa malinha pessoalmente. É do tamanho da que levo pra praia! (e não é viagem pra praia, é ir pra praia aqui em frente)
    As minhas malas ficaram cada vez menores também, e sinto como uma evolução. Hoje eu quase sei como fazer mala, posso até dizer que já sei. Mas preciso pensar pensar, experimentar as roupas, pensar nas combinações.
    Sem dúvida ir pra França com 7,8 kg (no verão) foi o meu orgulho nesse assunto. Eu tinha que carregar sozinha, pegar trens etc. Levei roupas leves, que não amassavam, de tecidos sintéticos que conseguia lavar no quarto antes de sair e de noite já estavam secas.
    Sou totalmente desapegada no sentido de maquiagem (nao uso nada, so em festa) e itens de necessaire. Na verdade eu nem tenho necessaire, o Leo que tem e coloca minha escova de dente.

    • Carlinha, uma coisa que eu nunca faço e até deveria fazer é experimentar as roupas antes, mas como eu geralmente só levo calças jeans e blusas básicas, nem há muito o que pensar. Minha necessaire até que é básica também, mas sou dependente do protetor solar, então não dá pra fugir. Quero é fazer uma cirurgia logo para acabar com minha miopia, assim eu já levaria um líquido a menos. Mas ainda assim eu não sou tão desapegada quanto você! Ou a necessaire do Leo é tão completa que você nem precisa levar nada? ;-)

  48. Poraieporaqui

    Eu achei que era economica.
    Passamos 7 dias em Los roques. Levamos um mochilão de acampamento. Deu menos de 10 kg pra nós dois.

    Mas era praia, quase não levamos nada.
    E algumas coisas que levei não usei. O lugar era simples de mais até pra um vestido simples daqui do RJ.

    • Imagino que montar uma mala para Los Roques seja delicioso! Um par de havaianas, biquinis, roupas leves, protetor solar, óculos de sol e nada mais. O problema é que eu precisaria de muito mais que 100 ml de potetor solar…. Melhor deixar para comprar lá! ;-)

  49. Acho que a evolução no tamanho da bagagem é também uma evolução como viajante. No começo eu levava o mundo! Depois fui vendo como era dificil viajar com muita coisa e fui diminuindo o tamanho das malas. Depois que viajei duas semanas aqui na Europa so com a mala de mão, vi que não precisava de mais. Não levo mochila porque sinto muitas dores nas costas, mas o Léo vai com a mochila dele.

    Mas confesso que tenho que ser muito forte para não despachar, porque, como você mesma viu, eu preciso do meu travesseiro e cobertor para dormir bem. quem tem insônia pesada sabe que quanto mais confortavel você puder se sentir fora de casa na hora de dormir, menos traumatico vai ser. e quando a gente ta viajando, quer acordar cedo para aproveitar bem o dia, né?

    As unicas viagens em que levo mala grande são para o Brasil. Dai não tem jeito, tem que levar encomendas daqui e trazer um monte de feijão ao voltar para a França. Mas acho que nesse caso se justifica.

    :)

    • Mirelle, eu também fui evoluindo aos poucos, tanto que essa foi a primeira vez que viajei tão leve. Como eu já disse, acho que é um caminho sem volta. Depois que a gente sente essa liberdade, não quer mais saber de mala pesada atrapalhando nossas viagens! Mas sempre tem uma coisinha ou outra que noss impede de viajar tão leves como gostaríamos. E travesseiro e cobertor não são ítens muito compactos, né? Já tentou aquelas embalagens a vácuo? Talvez seja a solução para você levar seus apetrechos sem culpa. :-)

  50. Muito bom esse post! Geralmente viajo com uma mala pequena que não vai cheia e uma mochila. Muitas vezes o que levo na mochila dá para muitos dias e nem tiro coisas da mala, acho que conseguiria fácil viajar só com a mochila. :) E sempre lavo as roupas na viagem. (muitas vezes volto com tudo limpo #aloka)
    Acho que par ao frio é muito mais fácil levar menos coisas, a roupa suja muito menos.

    • Karine, que legal você falar isso sobre o frio! Porque todo mundo diz que só é possível viajar assim no verão, mas eu fico pensando que é super possível fazer o mesmo no inverno. Além de as roupas sujarem menos, o uniforme é ainda mais básico, né? Se quiser variar, é só levar uns cachecóis de cores diferentes para não sair igual em todoas as fotos!

  51. HeloRighetto

    bacana Cá – eu gosto de carregar minhas coisas na mala de mão, mas honestamente acho que conseguiria fazer tudo caber na mochila, sou como vc , viajo leve e não uso maquiagem. uso super pouca coisa no dia a dia!

    • Helô, quando a gente já usa pouca coisa no dia a dia, montar uma mala leve é ainda mais fácil! Se a gente já não tem muita frescura em casa, pra que inventar moda nas viagens? :-p

  52. Natalia Itabayana de Mattos

    FIco bem tensa quando despacho bagagem porque sempre tem um presente que não coube na bagagem de mão, mas nosso objetivo esse ano é levar so nossas mochilas!

    • Natalia, o mais chato de despachar é o medo de estragarem ou roubarem alguma coisa, né? Depois me conta se vocês conseguiram fazer tudo caber nas mochilas na próxima vinda ao Brasil. ;-)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.