Hospedagem e Transporte em Montevidéu

Hospedagem e Transporte em MontevidéuPara encerrar essa nova série sobre o Uruguai, faltava deixar aqui algumas dicas práticas sobre Montevidéu. Apesar de não termos conseguido aproveitar muito a cidade por causa da chuva, tivemos a oportunidade de conhecer alguns hotéis por lá. Sim, hotéis, no plural mesmo. É que nosso roteiro não foi dos mais práticos, sabe? Chegamos por Montevidéu e depois de dois dias fomos para Colonia del Sacramento. Dormimos mais uma noite na capital no caminho para Punta del Diablo e uma última antes de pegar o vôo de volta ao Brasil. Com tantas paradas, deu para nos hospedarmos cada dia em um bairro diferente. Reservei todos os hotéis pelo Booking.

HOTEL IBERIA

Nossa primeira escolha foi o Hotel Iberia, na região central. Achei a localização muito boa, a poucas quadras da Av. 18 de Julio e também da rambla e a uma curta caminhada da Ciudad Vieja. O quarto era bom, espaçoso e confortável. O atendimento foi super atencioso. O banheiro era antigo, mas funcional. O café da manhã não estava incluído na diária e nós preferimos não pagar por ele, já que perto do hotel havia algumas confeitarias e um bom supermercado. A nossa única reclamação é que a internet não pegava bem no quarto, mas acho que foi um problema pontual. Imagino que algum roteador não estava funcionando, mas nós nem chegamos a avisar na recepção, então foi uma falha nossa também.

Hotel Iberia -QuartoHotel Iberia - Banheiro

Pagamos 58 dólares pela diária em setembro de 2012. A dica do Hotel Iberia veio da Lu Malheiros, que tem outros ótimos posts sobre Montevidéu.

ERMITAGE HOTEL

Encontrar um hotel na região de Pocitos não foi muito fácil. Os preços eram bem mais altos que na região central e, a cada vez que eu pesquisava, havia menos vagas disponíveis. Já meio sem alternativas, acabei reservando um quarto duplo no Ermitage. O hotel é antigo, mas reformado. O quarto era ótimo, apesar das camas separadas. O banheiro também era bom e espaçoso. A internet funcionava bem no quarto.  O café da manhã, incluído na diária, era variado, mas ainda prefiro o resumido mas recheado de doce de leite da pousada de Colonia. ;-)

Hotel Ermitage - Quarto

Hotel Ermitage - Café da manhãHotel Ermitage - Quarto

Hotel Ermitage - Banheiro

Não sei bem qual seria a melhor localização em Pocitos, mas acho que o Hermitage não está mal. Ele fica em frente à Plaza Gomensoro, ao ladinho da Rambla. Pagamos 96 dólares pela diária.

HOTEL BAHAMAS

Para a última noite em Montevidéu, antes de embarcarmos de volta para o Brasil, escolhi um hotel perto do aeroporto, no bairro de Carrasco. Ficamos no Hotel Bahamas. O quarto foi o mais simples da viagem, mas para apenas uma noite está bom. A internet funcionou bem e o café da manhã, incluído na diária, era bem fraquinho. A localização só serve mesmo para ficar mais perto do aeroporto, pois não dá para andar pelo bairro a pé e não há nada interessante perto do hotel. Pagamos 80 dólares pela diária.

Hotel 3 (1)Hotel 3 (2)

E ENTÃO? ONDE É MELHOR SE HOSPEDAR EM MONTEVIDÉU?

Sei que a maioria dos turistas prefere se hospedar em Pocitos, mas eu não vi muita vantagem. Sei que lá estão os melhores restaurantes e alguns centros comerciais, mas eu já tenho preguiça de shopping no dia a dia, ainda mais nas férias! Eu sou super diurna e gosto de estar perto do que mais me interessa (história!) e de poder andar a pé, então meu lugar em Montevidéu com certeza é a Ciudad Vieja, que ainda tem a vantagem de ter preços mais amigáveis. Mas é claro que isso dependerá do objetivo da sua viagem. Para quem está em busca de experiências gastronômicas e quer sair à noite, talvez Pocitos seja melhor.

Em Carrasco acho que só compensa ficar quando você vai pegar um vôo cedo, para estar perto do aeroporto (o táxi do Hotel Bahamas até lá nos custou 193 pesos uruguaios). Há uma parte do bairro bem bonita, com casas luxuosas e lojas chiques, mas foi só mesmo para ver rapidinho, não há motivos para ficar por lá, ainda mais que a região fica bem longe do centro da cidade.

TRANSPORTE

Como a maioria dos turistas chega ao Uruguai de avião, a primeira preocupação é como sair do aeroporto. Nós escolhemos o transfer compartilhado, que custou 250 pesos por pessoa, mas não achei uma boa opção. Primeiro porque ficamos esperando quase uma hora até que a van enchesse para então sairmos do aeroporto. De que adianta viajar sem despachar e sair rapidinho do aeroporto para ficar presa dentro de uma van? E nosso hotel foi um dos últimos, então demoramos a chegar. O táxi oficial para o mesmo trajeto sairia por 1200 pesos (veja a tabela oficial aqui). Os bilhetes para o táxi e para a van são comprados no mesmo guichê, dentro do aeroporto. Uma terceira opção, que é a que eu escolheria hoje, é o ônibus convencional, cujos guichês ficam do lado de fora do aeroporto, saindo à direita. Com certeza seria bem mais barato e talvez fosse até mais rápido que a van. Dá para consultar todas as opções no site do aeroporto. O aeroporto é um brinco, todo moderninho, mas bem pequeno. Bom para encontrar o que se precisa por lá, mas péssimo para matar o tempo de espera.

Aeroporto de Carrasco - Montevidéu

A locomoção por Montevidéu é bem tranquila. A cidade é relativamente pequena e as atrações turísticas são bem concentradas. Ficando próximo à Ciudad Vieja, dá para fazer tudo por lá a pé, mas, se precisar ir mais longe, os táxis são baratos. Como nós ficamos num vai e volta do terminal rodoviário, resolvemos usar o transporte público. E adoramos! Os ônibus estavam sempre vazios. As passagens são compradas diretamente com o motorista quando não há cobrador, sem segredos. Alguns trajetos custaram 11 pesos e outros 18. Além de uma enorme economia, andar de transporte público é também uma ótima forma de conhecer um pouquinho mais dos costumes locais. Por que não experimentar na sua próxima viagem? :-)

Ônibus - Montevidéu

O post contém links para programas de afiliados. Leia a política de monetização do Viaggiando.

2 Comments

  1. Lu Malheiros

    Camila,
    Muito obrigada por citar o Dividindo a Bagagem aqui! Que bom que correu tudo bem com a hospedagem no Iberia! Bjs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.