Espaço do Conhecimento UFMG

Espaço do Conhecimento UFMGPela fachada a gente já percebe que há algo diferente no Espaço do Conhecimento UFMG, mais um integrante do Circuito Cultural Praça da Liberdade. O prédio destoa das construções históricas e imponentes ao seu redor. Durante o dia ele pode até passar despercebido por causa de seu estilo discreto, mas à noite, quando seu revestimento de vidro se transforma em uma enorme tela de projeção de imagens digitais, com certeza ele vira uma das atrações principais da Praça da Liberdade.

A proposta do espaço é mostrar um pouco do universo científico à população em geral, principalmente crianças e adolescentes, e isso é feito de forma bastante interativa. O prédio foi cedido pelo governo de Minas Gerais, a Tim implementou o projeto e a UFMG ficou responsável pelo seu conteúdo. A exposição principal, chamada Demasiado Humano, está  disposta por quatro andares do prédio e explora a história da civilização no planeta.

A visita começa no 5º andar, onde, além do planetário e do terraço astronômico, está a obra que dá nome ao piso, o Aleph, uma escada rumo ao infinito. Metaforicamente, é claro. ;-)

Quando estivemos lá, em março, havia ainda a exposição temporária Universo Incrível, uma mostra fotográfica do Observatório Europeu do Sul em comemoração aos seus 50 anos de existência.

As sessões do planetário acontecem em horários específicos que podem ser consultados aqui. Geralmente são exibidos filmes sobre astronomia. Nós assistimos “O Segredo do Foguete de Papelão” e acho que tivemos um pouco de azar, pois é bem voltado para crianças. Toda quinta-feira, às 18h, o planetário exibe a sessão comentada “O céu de Belo Horizonte”, que me parece ser mais interessante para adultos.

Já a observação do céu no terraço astronômico acontece às quintas-feiras,  de maio a outubro (período mais seco), desde que o tempo não esteja nublado. Amanhã, dia 02/05, começa a observação em 2013 e será a estréia de um novo telescópio, mais moderno. Há sessões às 19h e às 20h e cada uma comporta 60 pessoas. As senhas são distribuídas na recepção cerca de uma hora antes do início, por ordem de chegada. A entrada é gratuita.

Planetário do Espaço TIM UFMG do ConhecimentoPlanetário do Espaço TIM UFMG do Conhecimento

Exposição temporária Universo Incrível

O tema da exposição no 4º andar é Origens e trata das diversas teorias sobre a origem do universo e da humanidade sob diferentes prismas. Big Bang, dinossauros, elementos químicos, teoria da evolução, arqueologia… Está tudo ali!

Reprodução do paredão de Montalvânia

Descendo um pouquinho, chegamos à parte da exposição chamada Vertentes, no 3º andar, que aborda as diferentes maneiras dos homens se relacionarem com o mundo e entre si e suas formas de expressão: linguagem, literatura, arte, música, comércio…

Cosmogonias: diferentes mitos sobre a origem do mundo

Paisagens escritas

Diversidade linguística

Janelas de Minas

O passeio termina no 2º andar, Águas, que fala sobre impactos ambientais e sustentabilidade. Ainda mais importante do que tentarmos desvendar nosso passado é encontrar uma forma de criarmos um futuro sustentável, né? Achei bem legal a apresentação do tema às crianças, através de jogos e brincadeiras, de forma bem lúdica.

Painel mostra o crescimento populacional

A ARQUITETURA

O prédio que abriga o Espaço do Conhecimento UFMG foi construído em 1961 para ser um anexo da Secretaria de Educação (o prédio rosa, onde hoje funciona o Museu das Minas e do Metal). Em 1993, ali se instalou a Reitoria da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), que lá permaneceu até o inicio das obras de revitalização da Praça da Liberdade. A maioria dos espaços do Circuito Cultural Praça da Liberdade explora bastante a tecnologia em suas exposições, mas acho que, pela temática do Espaço UFMG, ele é mesmo o que mais combina com esse prédio de visual mais futurista.  E olha que ele nem é novo!

Espaço TIM UFMG do Conhecimento - Antiga Reitoria da UEMG

Espaço TIM UFMG do Conhecimento

Espaço TIM UFMG do ConhecimentoEspaço TIM UFMG do Conhecimento

INFORMAÇÕES PRÁTICAS

Site oficial: www.espacodoconhecimento.org.br

Endereço: Praça da Liberdade, 700 (ao lado do prédio rosa)

Telefone: (31) 3409-8350

Horário de Funcionamento: De terça a domingo, das 10h às 17h  e às quintas-feiras, das 10h às 21h

Entrada: Gratuita, exceto para o Planetário (R$ 6,00 – inteira- e R$ 3,00 – meia)

Fotografia: Permitida, exceto durante as exibições no Planetário

Serviços: Guarda-volumes e cafeteria no térreo.

Tempo de Visita: No mínimo duas horas.

Para mais informações, visite o site do Circuito Cultural Praça da Liberdade.

Para ver tudo o que já foi publicado sobre o Circuito Cultural Praça da Liberdade no Viaggiando, clique aqui.

4 Comments

  1. Ontem tive a oportunidade de observar Saturno pelo telescópio. Foi uma experiência incrível. Antes assisti O céu de Belo Horizonte, uma introdução para a observação de nosso céu que colaborou para a observação de Saturno. O filme Limit é imperdível, eu garanto. Aproveitem e vejam as fotos no álbum Belo Horizonte e acompanhem minha visita pelo Espaço TIM UFMG do Conhecimento. Voltarei mais vezes, inclusive as quintas para observar nosso céu pelo telescópio. Na semana retrasada, antes de assistir Limit, por curiosidade acompanhei as orientações do monitor, que usava o programa STELLARIUM. Tratei de baixar e é viciante ‘navegar’ por esse universo.

    • Oi, Anderson! Só essa semana, ao escrever o post, é que eu descobri sobre a sessão “O céu de Belo Horizonte”. Agora estou doida para voltar numa quinta-feira e aproveitar para conhecer o telescópio. Ontem não pude ir, mas pretendo fazer isso em breve!

  2. Luciana Betenson

    Que demais!!!! Pena que não deu tempo, fica para a próxima :-) Vou linkar este post lá no meu. Bjs!

    • Lu, sabe que estou adorando ter me mudado para BH agora? Tem tanta coisa para fazer que nem eu estou conseguindo conhecer tudo. rsrs Já deixa marcado para a próxima vez que você vier a BH! E espero que dessa vez eu esteja aqui. ;-) Beijos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.