Centro Cultural Banco do Brasil

Centro Cultural Banco do BrasilO Circuito Cultural Praça da Liberdade acaba de ganhar mais um integrante de peso. Depois de quatro anos de obras e algumas inaugurações adiadas, o Centro Cultural Banco do Brasil finalmente abriu suas portas ao público. E em grande estilo! Com menos de uma semana de existência, o CCBB-BH já está dando o que falar! Estive lá na última quinta-feira e voltei no sábado e fiquei super feliz ao ver que as pessoas não paravam de entrar. Depois de visitar vários espaços do Circuito, muitas vezes vazios, fico muito feliz ao ver que nos últimos tempos os belorizontinos parecem ter descoberto que têm à sua disposição uma programação cultural de altíssima qualidade e quase toda gratuita.

Centro Cultural Banco do Brasil - BH

Para marcar sua chegada a BH, o CCBB-BH trouxe a exposição internacional Elles: Mulheres Artistas na coleção do Centro Pompidou, uma coleção de 130 obras do acervo do Centro Georges Pompidou, de Paris, produzidas por mais de 60 mulheres de diversas partes do Elles: Mulheres Artistas na coleção do Centro Pompidoumundo. São mulheres que revolucionaram a arte de seu tempo através de pinturas, desenhos, fotografias, esculturas e vídeos em diferentes épocas. Ao longo das salas, somos levados a refletir sobre o papel da mulher na arte moderna e contemporânea, quando ela deixa de ser apenas fonte de inspiração para buscar seu espaço no cenário artístico. A mostra, que foi apresentada inicialmente em Paris, passou pelo Seattle Art Museum e esteve no CCBB do Rio de Janeiro entre maio e julho, já foi vista por mais de dois milhões de pessoas. As obras não podem ser fotografadas, mas quem quiser saber um pouco mais sobre elas pode baixar o catálogo da exposição no site do Banco do Brasil. As minhas preferidas foram o auto-retrato de Frida Khalo, de 1938, o quadro Retrato de uma família (Family Portrait), pintado por Dorothea Tanning em 1954 e a série de fotografias L’hôtel,  tiradas em 1986 quando a artista francesa Sophie Calles se empregou como camareira em um hotel em Veneza para fotografar os quartos e os pertences dos hóspedes.

A exposição Elles: Mulheres Artistas na coleção do Centro Pompidou fica em cartaz no CCBB-BH até o dia 21 de outubro. Para os próximos meses já estão previstas uma exposição comemorativa dos 90 anos de nascimento do escritor mineiro Fernando Sabino (de 17/09 a 04/11) e a inauguração do teatro com a peça Prazer, da companhia mineira Luna Luneira, que ficará em cartaz de outubro a dezembro. Há ainda uma exposição do artista Amilcar de Castro prevista para novembro.

O prédio que abriga CCBB é um dos maiores do Circuito Cultural Praça da Liberdade, com 12.000 m2. Dessa área gigantesca, um terço ainda está em fase de restauração. Na segunda etapa de expansão será contemplado o cinema do CCBB.

A construção do prédio foi finalizada em 1930 para ser a sede da Secretaria de Segurança e Assistência Pública. Por ser algumas décadas mais novo, seu estilo é um pouco diferente dos prédios em que hoje funcionam o Memorial Minas Vale e o Museu das Minas e do Metal. A escadaria, por exemplo, não tem o mesmo esplendor de seus prédios vizinhos, mas é igualmente bela.

Escadaria do CCBB-BH

Escadaria do CCBB-BHEscadaria do CCBB-BH

O projeto do prédio é do arquiteto Luiz Signorelli, o fundador da Escola de Arquitetura de Minas Gerais e quem também projetou o antigo Hospital São Tarcísio, que hoje abriga o Centro de Arte Popular – Cemig. O destaque fica por conta dos vitrais ao fundo da escada proporcionando uma iluminação toda especial ao espaço.

CCBB-BHVitral do CCBB-BH

CCBB-BHCCBB-BH

Elevador do CCBB-BHCCBB-BHCCBB-BH

Na parte central do prédio há um enorme pátio de onde se avistam as janelas internas dos seis andares da construção. O teto do pátio é retrátil, mas quando estivemos lá ele estava totalmente fechado. Esse espaço promete ser um ótimo ponto de convivência. Nele funciona uma lanchonete e uma unidade do Café com Letras. Atualização: meses depois, posso dizer que esse espaço deu mesmo certo! Passar lá na hora do almoço ou só para fazer um lanche é uma ótima pedida! Conheça os restaurantes que fazem parte do Circuito Cultural Praça da Liberdade.

Pátio do CCBB-BHPátio do CCBB-BH

Pátio do CCBB-BHCCBB-BH

Lanchonete do CCBB-BHLanchonete do CCBB-BH

O Centro Cultural Banco do Brasil chegou para fortalecer ainda mais o Circuito Cultural Praça da Liberdade. Ao lado de outros companheiros de peso, ele ajuda a consolidar o maior corredor cultural do país e, na minha opinião, um dos melhores também. Ainda há outros espaços a serem inaugurados, mas o circuito já é capaz de preencher a programação de no mínimo dois dias de passeios. E você, está esperando o que para dar uma volta mais demorada pela Praça da Liberdade? ;-)

Centro Cultural Banco do Brasil de Belo Horizonte

INFORMAÇÕES PRÁTICAS

Site oficial: www.bb.com.br/cultura

Endereço: Praça da Liberdade (prédio amarelo)

Telefone: (31) 3431-9400

Horário de Funcionamento: De quarta a segunda, das 9h às 21h

Entrada: Gratuita

Fotografia: É permitido fotografar a arquitetura do prédio, mas cada exposição tem suas regras próprias.

Serviços: Restaurantes e livraria. Guarda-volumes no térreo.

Tempo de Visita: No mínimo uma hora, dependendo da exposição em cartaz.

Para mais informações, visite o site do Circuito Cultural Praça da Liberdade.

Para ver tudo o que já foi publicado sobre o Circuito Cultural Praça da Liberdade no Viaggiando, clique aqui.

2 Comments

  1. Lenir Oliveira

    Oi, Camila!

    Meu nome é Lenir e sou gaúcha. Pesquisando blogs de viajantes gostei muito do seu. Pretendo conhecer Belo Horizonte em novembro deste ano, então gostaria de sugestões de hotéis, confortáveis, bem localizados e preços razoáveis. Como é minha primeira viagem solo, também gostaria de sugestões de agências de viagens para fazer os principais passeios em Belo Horizonte e cidades históricas (quero conhecer todas as principais). Se possível, indicação de hotel para pernoitar em algumas dessas cidades para conhecê-la melhor, caso seja necessário. Se quiseres acrescentar mais alguma dica ficarei agradecida.

    Um abração!

    Obrigada,

    Lenir Oliveira

    • Lenir, a melhor região para um turista aqui é a Savassi. Os hotéis Ibis Liberdade e Savassi ficam bem localizados, com fácil acesso e perto dos principais pontos turísticos, mas dê uma pesquisada nos hotéis dessa região para ver os que se enquadram no seu orçamento. Não posso te indicar nenhuma agência, pois sempre fiz os passeios a partir de BH por conta própria.

      Dê um olhadinha nos posts de Minas Gerais na lista de destinos (https://www.viaggiando.com.br/p/arquivo.html). Nos posts há informações sobre os hotéis em que eu fiquei, no caso de ter me hospedado na cidade, e também várias dicas de restaurantes e passeios.

      Um abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.