Hospedagem em Portugal

Pelo jeito a blogagem sobre Portugal pode demorar tanto quanto a da viagem para o Norte da Europa. Pelo ritmo dos posts até agora e pelo tanto de coisa que ainda tenho para contar, essa conversa ainda vai longe. Vira e mexe me perguntam os nomes dos hotéis em que nos hospedamos, então resolvi dar logo o serviço completo para ajudar quem está planejando uma viagem para lá. Como sempre, foram hotéis econômicos, mas com duas características que eu considero essenciais: banheiro privativo e boa localização. E boa localização para mim não significa estar perto de um metrô, mas num lugar que me possibilite fazer quase tudo a pé. A boa notícia é que a hospedagem em Portugal pode ser bem barata. Todas as reservas, exceto a do Ibis Coimbra, foram feitas através Booking, sem nenhum pagamento antecipado e com possibilidade de cancelamento.

LISBOA

Tínhamos planejado ir a Portugal em maio, mas acabamos adiantando as férias e viajando no início de março. Por causa dessa mudança de planos, tivemos pouco mais de um mês para planejar a viagem. O problema é que, com tão pouco tempo de antecedência, encontrar pechinchas na hospedagem não é nada fácil. Todos os hotéis com bom custo-benefício que eu descobria já estavam com as vagas esgotadas. Já meio sem esperanças, fiz minha costumeira pesquisa filtrando por preço e por avaliação e encontrei uma opção que era boa demais para ser verdade. Um hotel super bem localizado com quartos recém reformados por 45 €! As opiniões nos comentários divergiam um pouco, mas preferi arriscar. Reservei o hotel para nossos primeiros dias em Lisboa e também para os últimos, no final da viagem. Se ele se mostrasse muito ruim, poderíamos cancelar a segunda reserva, mas ficamos tão satisfeitos que voltamos.

O Turim Suisso Atlantico Hotel fica ao lado do Elevador da Glória, pertinho da Praça dos Restauradores e de vários pontos turísticos, mas num lugar tranquilo. O Quarto Superior realmente era novinho. Pequeno, mas moderno e funcional, assim como o banheiro. Os atendentes foram sempre cordiais. Minha única reclamação foi sobre a internet, que não pegava bem em todos os quartos. Às vezes tínhamos que fazer malabarismos para conseguir conectar, sabe? Não incluí o café da manhã na diária, pois já tinha lido que não era muito bom, mas isso não foi um problema, já que na região há várias pastelarias e ir a qualquer uma delas é uma ótima forma de começar o dia.

Turim Suisso Atlantico Hotel

Turim Suisso Atlantico HotelTurim Suisso Atlantico Hotel

O Turim Suisso foi uma boa surpresa. Estava esperando uma espelunca, mas ele era muito melhor do que eu imaginava. Para quem procura um hotel econômico em Lisboa, bem localizado e com ótimo custo-benefício, é uma excelente opção. Só não se esqueça de reservar os quartos reformados! Para mais informações e reservas, clique aqui.

SINTRA

A hospedagem de Sintra foi a mais difícil de decidir. Os preços lá são mais inflacionados, mas a qualidade dos hotéis não parece acompanhar o preço. Perto da praça principal da cidade os preços são mais altos, mas seguindo para a área da estação de trens os preços já começam a baixar. Eu, com a minha mania de querer ficar perto de tudo, achava que a estação estaria longe, mas os preços me fizeram encarar o desafio. Escolhemos o Espaço Edla, que fica ao ladinho da estação. Ele não é bem um hotel, mas um misto de restaurante e espaço cultural com apenas dois apartamentos no andar superior e uma sala de estar bem ampla na entrada. O quarto é uma graça e super confortável. O único inconveniente é que o banheiro fica do lado de fora do quarto. Ainda assim, o banheiro é privativo: são dois quartos e dois banheiros. A única parte chata é ter que sair do quarto quentinho e ir ao banheiro gelado quando está fazendo frio, mas o Espaço Edla tem tantas outras qualidades que isso se torna irrelevante. A localização não é ruim como eu pensava. Além da facilidade na chegada e saída de Sintra, de lá também partem os ônibus para o Palácio da Pena. Para ir ao centro histórico basta uma curta caminhada de cerca de 1 km e o caminho é super agradável. A internet sem fio funcionou perfeitamente.

Espaço Edla - Quarto

Espaço Edla - Banheiro

Espaço Edla - SalaEspaço Edla - Sala

O café da manhã, incluído na diária, é servido no restaurante. É simples, enxuto (pão, queijo, presunto, manteiga, geléia, bolo e café/leite/chá), mas suficiente e gostoso. Tá, vou contar a verdade! O que me ganhou mesmo foi o bolo do dia, um dos pratos do café da manhã, sempre delicioso. Passe lá mesmo que não esteja hospedado para experimentar umas gostosuras! No almoço eles servem um menu do dia muito bom e barato, mas o local é uma boa pedida a qualquer hora.

Espaço Edla - Café da manhã

Espaço Edla - Café da manhãEspaço Edla - Café da manhã

Espaço Edla - RestauranteEspaço Edla - Restaurante

Nós ainda tivemos a sorte de sermos os únicos hóspedes naqueles dias. A diária custou 55 €, o que foi bem barato para os padrões de Sintra. Com certeza o Espaço Edla foi um dos achados dessa viagem. Para mais informações e reservas, clique aqui.

PORTO

A dica do Gallery Hostel veio da Mirelle. Ela, que até pouco tempo dizia ter um certo preconceito com albergues, ficou no Gallery Hostel e voltou apaixonada. Depois de uma indicação dessas, eu nem pesquisei mais nada, já fiz logo minha reserva! A surpresa começou ainda na recepção, quando uma moça super simpática nos deu uma verdadeira aula sobre Porto, traçando vários roteiros no mapa de acordo com os nossos interesses. Ela ainda nos deu várias dicas de restaurantes, já nos avisando quais restaurantes estariam abertos naquela noite, já que era domingo e muitos estariam fechados. E eu nem precisei dizer que era vegetariana, pois ela mesma perguntou e então me indicou várias opções legais! Ficamos ainda mais felizes quando vimos que o quarto e o banheiro eram enormes e com uma decoração super bacana. Os quartos privativos ficam numa área separada dos compartilhados, então nem se percebe o barulho típico dos albergues. Esses quartos homenageiam os jardins de Porto e o nosso era o Palácio de Cristal. A internet funcionou bem e o café da manhã também era bom.

Gallery Hostel

Gallery HostelGallery Hostel

O Gallery Hostel é também uma galeria de arte e está situado em uma região bem interessante, numa rua conhecida como “Rua das Galerias de Arte”. Sem contar que ele está perto de vários restaurantes legais. Fizemos tudo a pé a partir do hotel. Foi uma ótima estadia, não temos nenhuma reclamação. A diária custou 60 €. Para mais informações e reservas, clique aqui.

ÓBIDOS

A maioria das pessoas faz apenas um passeio de bate e volta a Óbidos, mas nós fomos os exagerados que passaram três (isso mesmo: t-r-ê-s) noites lá! Ainda vou contar melhor como ficou essa logística, mas usamos a cidade como base para fazer alguns passeios. Escolhi a pousada Casal da Eira Branca por causa da boa avaliação e porque ela fica localizada dentro da parte murada da cidade, em uma casa antiga, típica de Óbidos. Fomos muito bem recebidos pelo dono da pousada, o Sr. Jacinto, que nos deu as boas vindas com um copinho de ginja. Sua simpatia e gentileza com certeza são os diferenciais da pousada. Até carona para Caldas da Rainha, onde alugamos um carro, ele nos deu! Todos os funcionários eram muito simpáticos. O quarto e o banheiro eram antigos, mas, de certa forma, condizentes com o clima da cidade. Só era difícil usar o banheiro, porque pegamos dias de muito frio em Óbidos e o banheiro estava sempre gelado. No meu celular a internet funcionou perfeitamente, mas no do Eduardo o sinal não pegava tão bem. Pela localização e pelo atendimento, eu recomendo! A diária, com café da manhã, custou 45 €. Para mais informações e reservas, clique aqui.

Casal da Eira Branca - Quarto

Casal da Eira Branca - BanheiroCasal da Eira Branca - Banheiro

Casal da Eira Branca - Café da manhãCasal da Eira Branca - Café da manhã

COIMBRA

Em Coimbra nós não inventamos muita moda, fomos direto ao melhor curso-benefício: o Ibis Coimbra. Fiz a reserva através do site do hotel e o pagamento foi efetuado somente no check-in. A localização é excelente e pudemos fazer tudo a pé. O Ibis fica às margens do rio Mondego e a uma curta caminhada de quase todas as atrações da cidade e até mesmo da estação de trem. O atendimento foi excelente. O hotel era novinho e o quarto tinha o padrão de sempre da rede, mas um pouco melhor do que os quartos Ibis em que já nos hospedamos no Brasil. A internet funcionou perfeitamente. Tivemos a surpresa de chegar lá e receber um voucher de 15 € para gastarmos como quiséssemos no hotel, fruto de uma promoção. Usamos o voucher para pagar o café da manhã, que não estava incluído na diária e custava 6 € por pessoa, e gastamos o resto com água. Na saída tivemos uma surpresa. Havíamos reservado o quarto por 45 € pela internet e foi esse o valor que pagamos no check-in. Só que, chegando lá, a tarifa de balcão estava mais barata (38 €), mas nós nem percebemos. O recepcionista que nos atendeu no check-out viu que tínhamos pago o valor maior e não só nos devolveu, em dinheiro, o valor que pagamos a maior, como ficou super constrangido com essa falha. Gente, vocês já viram isso em algum outro lugar? Um quarto que já estava com um preço bom saiu ainda mais barato! Por essas e outras que eu amei Portugal!

AVEIRO

Aveiro, como eu já contei aqui, apareceu no nosso roteiro de última hora. Reservamos nosso hotel na véspera de irmos para lá e com tão pouco tempo não dava para ser muito criterioso. Abri o Booking pelo celular, dei uma olhada por cima nas opções e escolhi aquela que tinha uma boa avaliação, um preço razoável e estava bem localizada, na região central da cidade. Caímos no Aveiro Rossio Hostel, que felizmente acabou se revelando uma boa escolha. O quarto era todo moderninho e funcional. A casa é antiga e bem no estilo que me encantou em Aveiro. Passamos pouco tempo no hostel, porque chegamos na hora do almoço e saímos no outro dia cedinho, mas nossa impressão foi boa. O atendimento foi excelente e o café da manhã também era bem gostoso. Só havia o típico barulho dos albergues, então um protetor de ouvidos pode ser útil. Pagamos 50 € pela diária com café da manhã. Para mais informações e reservas, clique aqui.

Aveiro Rossio Hostel - Quarto

Aveiro Rossio Hostel - BanheiroAveiro Rossio Hostel - Banheiro

Aveiro Rossio HostelAveiro Rossio Hostel

Aveiro Rossio Hostel

Veja todos os posts  sobre Portugal no Viaggiando.

O post contém links para programas de afiliados. Leia a política de monetização do Viaggiando.

1. boa tarde
    vc sabe me informar se em sintra te guarda volume? obrigada

2. Natalia Gastão

Adorei as dicas, acabei de reservar o mesmo hotel de Lisboa, que preços ótimos hein?!
    Obrigadinha!!!!

3. O Gallery Hostel é excelente. Adorei o local também.

4. Oi Camila, que bom que você gostou de estar no Aveiro Rossio Hostel! Até uma próxima! Continuação de boas experiências :)

5. Patricia - Turomaquia

Oi, também fiquei no Ibis em Coimbra, e também adorei. Localização excelente, assim como a relação custo x benefício! beijos

6. Carla Portilho

Camila, que achados ótimos! Realmente, esses precinhos só encontramos mesmo em Portugal – e essa é uma das razões para voltar sempre… ;-)

• Eu já tenho a desculpa dos preços e do vôo direto de BH. Voltaria a Portugal fácil, fácil. :-)

• Carla Portilho

Voo direto é mesmo uma das melhores desculpas! Mesmo aqui no Rio não temos muitos – e fazer conexão em SP o tempo todo é chato demais…

7. Wanessa Lima

Camila, só hospedagem charmosa! E a preços que não se acha mais em lugar nenhum. Vou guardar essas dicas para quando resolver explorar melhor Portugal.