Porto: Passeio à Foz do Rio Douro

Foz do Rio Douro Não sei porque os turistas têm tanto fascínio pelos bondes, mas essa paixão é incontestável. Se passar um ao seu lado, pode ter certeza de que a maioria das pessoas lá dentro está com a câmera fotográfica em mãos. É claro que eu não sou exceção! Poucos exemplares resistiram ao tempo no Brasil, mas em Portugal a gente pode matar a vontade de andar de bonde, ou melhor, de elétrico! E não é só o famoso Elétrico 28 de Lisboa que rende boas histórias, Porto também tem seus trajetos cênicos. Há apenas três linhas em funcionamento atualmente e nós escolhemos a Linha 1, a que faz o trajeto Infante-Passeio Alegre, da Ribeira à Foz do Douro. O Elétrico 1E parte a cada meia-hora do ponto em frente à Igreja de São Francisco, na Rua Infante Dom Henrique.

Porto - Igreja de São Francisco

Porto - Igreja de São FranciscoElétrico 1E de Porto

O público é totalmente turístico. É melhor não chegar em cima da hora de saída, pois é possível que a fila já esteja grande (na alta temporada eu imagino que a espera seja inevitável). O elétrico segue ao lado do Rio Douro, num trajeto sem muitos atrativos além do, mas emblemático. Cerca de 20 minutos depois nós desembarcamos no ponto final.

Elétrico 1E - Porto

Elétrico 1E - Porto

Elétrico 1E - PortoTrajeto do Elétrico 1E - Porto

Após descer do bonde, ainda temos que fazer uma pequena caminhada ao lado do Jardim do Passeio Alegre antes de chegar ao lugar em que o Rio Douro se encontra com o Oceano Atlântico. E que encontro! A força e o barulho da água nos deixam hipnotizados! É preciso tomar cuidado, pois as ondas batem forte na parede de concreto. Quando ela vem mais alta, dá até medo, mas ficar ali por alguns instantes contemplando o mar à nossa frente é irresistível. Acho que para os brasileiros esse apelo é ainda maior. É impossível não ficar imaginando o tempo em que caravelas cruzavam essas águas e chegaram até aqui.

Farol do Rio Douro

Foz do Rio Douro

Foz do Rio Douro

Você pode aproveitar o passeio para passear um pouco e conhecer outros pontos turísticos da freguesia. A Foz do Rio Douro é conhecida como o local dos abastados de Porto e há vários restaurantes descoladinhos ao longo da praia. Nós nos contentamos só com a vista mesmo e logo fizemos o caminho de volta.

Foz do Rio DouroPescadores no Rio Douro

Porto

Poderíamos ter voltado de ônibus e provavelmente teria sido mais barato, mas de elétrico a gente não pode andar todo dia, né? ;-)

O bilhete do elétrico custou 2,50 €  por trecho(consulte informações atualizadas no site da STCP).

Para ler tudo  o que já foi publicado sobre Portugal no Viaggiando, clique aqui.

3 Comments

  1. Claudia Beatriz

    Que post lindo!!! Quero muito ir a Portugal mas fico sempre com a sensação que preciso de pelo menos um mês por lá. Deu vontade de ir agoraaa!

    • Tive esse problema também! Precisaria de muito tempo para ver tudo o que eu queria, então acabei reduzindo meu roteiro para fazer caber em duas semanas. Ficou aquele gostinho de quero mais e com certeza eu vou voltar! ;-)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.