Nazaré e Peniche: duas belezas portuguesas

Nazaré e PenicheDepois de conhecermos os Mosteiros da Batalha e de Alcobaça, ainda nos sobrava um tempinho antes que escurecesse. Se tivéssemos saído de Óbidos mais cedo, provavelmente poderíamos ter ido também a Tomar para conhecer o Convento de Cristo, mas não foi esse o caso. Fizemos então o caminho de volta com um pequeno desvio para passar pelo litoral. Nosso próximo destino era Nazaré. Os brasileiros ouviram falar muito de lá e de suas ondas gigantes no ano passado, por causa do acidente com a surfista Maya Gabeira, mas os portugueses já descobriram a pequena vila de pescadores há tempos e lotam Nazaré durante o verão. Nós estivemos em Portugal no inverno e já sabíamos que encontraríamos uma praia vazia, mas o que eu não imaginava é que havia um litoral tão bonito no centro do país! O mar azul, a faixa larga de areia e as falésias eram uma combinação perfeita!

Praia de Nazaré

Praia de Nazaré

Chegamos lá por volta das 17h. A cidade estava quase deserta. Fomos direto para a praia, pois o que queríamos mesmo era ver o mar. Há vários restaurantes próximos à Rua da República e Nazaré tem a fama de ter uma excelente culinária de frutos do mar (seria só para o Eduardo, claro), mas quase todos estavam fechados àquela altura. Nos contentamos então em nos esquentar com o restinho de sol que não tardaria a sumir.

Nazaré - Portugal

Nazaré - Portugal

Falésia em Nazaré

Nazaré - Portugal

Vi muito pouco, mas ainda assim Nazaré me impressionou. Fiquei com vontade de voltar lá no verão para ver a cidade transformada. E com mais tempo, é claro, pois  o que tive foi só uma pequena amostra. Nem pegamos o ascensor para ter a vista da cidade desde o Promontório do Sítio, a atração mais famosa de Nazaré. Ficou para a próxima, porque é certo que voltaremos a Portugal.

Nazaré - Portugal

Nazaré - Portugal

Nazaré - PortugalNazaré - Portugal

Continuamos seguindo viagem rumo a Óbidos pelo litoral e ainda bem que não esperamos o anoitecer em Nazaré, pois no caminho fomos brindados com lindas paisagens que ficariam escondidas quando o sol se fosse.

Litoral português

Ainda passamos por São Martinho do Porto, uma cidadezinha com menos de 3 mil habitantes. Anoitecia, o comércio baixava suas portas e as pessoas voltavam para casa. Do outro lado da baía ficava Salir do Porto, que parecia ainda menor. São Martinho atrai muitas famílias com crianças durante o verão e a praia com faixa de areia larga e águas calmas deve ser mesmo ideal, mas a enorme quantidade de prédios com apartamentos de aluguel à beira-mar tiram um pouco do charme do lugar. Uma pena, pois a praia é linda.

São Martinho do Porto

São Martinho do Porto

Baía de São Martinho do Porto

Salir do Porto

Na manhã seguinte, queríamos aproveitar um pouco mais o carro que tínhamos alugado em Caldas da Rainha antes de devolvê-lo. O bom de Portugal é que é tudo muito perto. Olhamos no mapa o que mais havia na região de Óbidos e decidimos ir a Peniche. E que decisão acertada! Eu nem acreditei quando chegamos lá! Peniche é um sonho de tão linda! Se eu já havia achado a costa de Nazaré bonita, mal imaginava o que iria encontrar no dia seguinte! Enquanto contornávamos a península em que se situa a cidade, eu não consegui conter os cliques na câmera e o Eduardo era obrigado a parar o carro toda hora para namorarmos a vista.

PenichePeniche

Peniche

PenichePeniche

Peniche

Se não tivéssemos que devolver o carro até a hora do almoço, com certeza teríamos passado mais tempo em Peniche. A cidade é muito gostosa, com um visual deslumbrante e com um astral muito legal. Mesmo sendo inverno, várias pessoas praticavam esportes ao ar livre e velhinhos se sentavam nas praças para tomar sol e bater um papo. Mas tínhamos pouco tempo, então fomos direto conhecer a Fortaleza de Peniche.

Fortaleza de Peniche

Fortaleza de PenicheFortaleza de Peniche

A Fortaleza foi construída no século XVI e foi perdendo sua função de defesa ao longo do tempo. Durante a ditadura de Salazar ela foi convertida em prisão política e algumas de suas histórias mais interessantes dizem respeito a fugas de alguns prisioneiros nesse período. Hoje, assim como no restante da cidade, uma de suas principais atrações é a vista que se tem de lá.

Fortaleza de Peniche

PenicheFortaleza de Peniche

A entrada à fortaleza é gratuita. Lá dentro fica o Museu Municipal, esse sim com entrada paga, mas acontecem algumas exposições temporárias fora do museu. Nós tivemos a sorte de passar por lá quando acontecia uma exposição em homenagem aos 90 anos de José Saramago. Mesmo para quem não conhecia a obra de Saramago, era bem legal!

90 anos de José Saramago

O tamanho reduzido de Portugal nos engana. Temos a impressão de que podemos conhecer tudo em pouco tempo e é verdade que viajamos de uma cidade a outra em poucos minutos, mas a maioria delas merece mais do que algumas horas para ser apreciada como se deve. É o caso de Nazaré e Peniche. Fica sempre aquele gostinho de quero mais, o que também é bom, né? Ruim mesmo é sair de um lugar sem querer colocar os pés nele novamente, mas isso definitivamente não aconteceu com a gente em Portugal! :-)

Para ler tudo o que já foi publicado sobre Portugal no Viaggiando, clique aqui.

12 Comments

  1. Purpurine Lira

    Que post perfeito!! Camila, me ajuda, chego em Lisboa dia 21 de Dezembro e tenho que me dividir entre Portugal e Barcelona até o dia 02 de janeiro, vi que vc esteve em janeiro em Peniche, vale a pena né? Que roteiro me indica?

    • Eu fui em fevereiro. Valeu a pena sim, mas passei rapidamente por Peniche. Com certeza no verão o astral é outro, mas as paisagens são bonitas em qualquer época. Não conheço a Espanha, só sei que amei todos os lugares que conheci em Portugal!

  2. Carla Portilho

    Camila, quanto mais eu leio os seus posts sobre Portugal, mais vejo que dá pra planejar um mês inteirinho de férias por lá – e provavelmente ainda vai faltar tempo… Tenho muita vontade de voltar!

  3. Camila, as fotos estão maravilhosas! e que charme de lugar é esse? Amei!

  4. Hélder G. Freitas

    Oi Camila! Adoro Portugal, embora até o momento só conheça Lisboa, Cascais, Sintra na região central e Porto e Guimarães ao norte. Você tem toda razão, Portugal é pequeno pelas distâncias entre as localidades e pelo espaço territorial, mas precisamos de tempo para desfrutar e saborear melhor suas pequenas cidades, que são graciosas e têm muito a oferecer. Você acaba de me inspirar a planejar Peniche, numa futura volta pela terrinha. Acho ainda, que Sintra não merececia um simples bate e vota como fiz, mas uma permanência bucólica, relaxante e romântica para sentir todo aquele ecossistema agradável da região.

    • Hélder, nós fizemos mais ou menos o mesmo roteiro, mas eu incluí mais paradas no caminho. Eu passei duas noites em Sintra e não me arrependi. E ainda assim não sobrou muito tempo para relaxar, pois há tantas atrações na cidade e arredores, né? Acho que eu precisaria passar pelo menos uns dois meses em Portugal para matar minha vontade! :-)

  5. Marcia Palhares

    Que lindo post, Camila, parabéns. Já tinha ouvido falar de Peniche mas nem de longe imaginava tão linda. Portugal é mesmo feito pra voltar sempre!

  6. Oi, Camila. Tudo bem? :)

    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.

    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,

    Natalie – Boia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.