O rodopio dos dervixes em Istambul

Dervixes em Istambul Pouca gente sabe, mas religião é um assunto que me interessa. Mas não sou nenhuma estudiosa, só uma mera curiosa. Na época da faculdade li alguns livros sobre religiões que me ajudaram a desfazer muitos preconceitos. A maioria eram leituras genéricas, como A Viagem de Théo, de Catherine Clément, e O Livro das Religiões, que tem Jostein Gaarder como um dos autores.  E foi em um desses livros que eu ouvi falar pela primeira vez dos dervixes. Desde então eu sonhava em vê-los de perto. Quando a Turquia apareceu como uma escala na nossa viagem para o Sudeste Asiático, eu não tive dúvidas: eu tinha que ver os dervixes em Istambul!

Os dervixes são praticantes do sufismo que veem na dança uma forma de comunhão com Deus. E o sufismo é uma vertente dos islamismo geralmente descrita como mística. Mas não é tão simples assim, pois o sufismo, assim como o islamismo, tem diversas correntes. Em comum está o fato de os sufistas acreditarem em um contato direto com Deus. Cada um é livre para praticar essa comunhão, que pode se dar através da música ou da dança, por exemplo. O sufismo não nega a doutrina muçulmana, mas, por defender uma filosofia mais liberal, não é visto com bom olhos pelo fundamentalismo islâmico, sendo proibido em vários países. Mas o engraçado é que não só muçulmanos implicam com o sufismo. Ataturk, o presidente que pretendia ocidentalizar a Turquia no início do século passado, declarou a prática sufista ilegal. E o livro do Uzbequistão que li para o #198livros também falava da perseguição aos sufistas no país.

Mas o que importa aqui é o sufismo turco hoje! Na Turquia, a ordem sufista mais comum é a Mevlevi, fundada pelos seguidores de Mevlana, um poeta que viveu no século XIII. Os dervixes turcos pertencem a essa ordem. A dança dos dervixes é chamada Sema e ela é executada nos tekkes, os locais onde os sufis se reúnem. Como era algo de que eu fazia questão, pesquisei bastante para escolher o melhor lugar para assistir à cerimônia. O mais indicado parecia ser o Galata Mevlevi Museum, onde as cerimônias acontecem aos domingos. Nós iríamos embora de Istambul no domingo à noite, mas eu estava disposta a ir lá antes. Só que, numa das nossas primeiras caminhadas em Istambul, no dia antes, passamos pela Estação de Trem de Sirkeci e vimos que haveria apresentação naquela noite. Preferimos garantir, pois ficamos com medo de algo dar errado no dia seguinte e acabarmos perdendo a chance.

Estação de Trem de Sirkeci

Chegamos com uns minutos de antecedência e sentamos em nossos lugares. Antes de começar, foram servidos chás fumegantes que vieram bem a calhar naquela noite fria. Depois os músicos começaram a tocar e a cantar. Fiquei esperando os dervixes entrarem e demorei a perceber que ainda não era a hora deles. Era a vez da música sufi, uma música linda, profunda. Fechei os olhos e me deixei envolver, mesmo sem entender o que dizia a letra.

Música sufi

Quando já havíamos entrado no clima místico, embalados pela música apaixonante, os dervixes começaram a entrar no salão. De olhos semi-fechados e em silêncio eles ocuparam seus lugares.

Dervixes

Dervixes em Istambul

Dervixes em Istambul

Depois de um ritual repleto de simbolismo, eles retiraram as mantas pretas e começaram a rodopiar pelo salão. Foi hipnotizante! No início eu não sabia se olhava para os pés, para o balanço perfeito das saias ou para os braços dos dervixes. Eu queria prestar atenção em tudo para reter aquele momento, mas logo percebi que a beleza estava no todo e que eu não precisava me prender a detalhes.

Dervixes em Istambul

Dervixes

Dervixes em Istambul

Dervixes em IstambulDervixes em Istambul

Havia breves pausas, mas logo a dança recomeçava. A cerimônia durou cerca de uma hora. No final eles se retiraram tão discretamente como entraram e nós saímos da estação também silenciosamente, ainda tentando assimilar o que tínhamos visto e sentido.

Dervixes em Istambul

Dervixes em Istambul

Contando assim, parece que estávamos em um ambiente propício à contemplação, né? E até seria, caso não houvesse por lá uma pessoa sem noção. Quase todos tiravam fotos, mas sentados em seus lugares, discretamente. Só que uma mulher andou o tempo todo ao redor do salão, se posicionando inclusive atrás dos músicos, e tirando fotos super barulhentas com flash! É muita falta de bom senso! Tudo bem que aquilo ali é uma espécie de espetáculo, já que é aberta ao público, mas é também uma cerimônia religiosa e exige respeito. E os demais presentes também merecem respeito. Espero que vocês tenham mais sorte do que eu e não esbarrem em uma turista sem noção quando estiverem por lá.

Para fechar o assunto com o astral que ele merece, fica aqui um pequeno vídeo que fizemos mostrando alguns momentos na cerimônia. O som é mais baixo no início, então não aumente ou você poderá levar um susto depois. :-)

DERVIXES EM ISTAMBUL – INFORMAÇÕES PRÁTICAS

Há um site em que você pode fazer a reserva antecipada para assistir à cerimônia em qualquer um dos lugares em que ela ocorre, mas as informações são meio confusas e não sei dizer se o formulário de reserva realmente funciona. De qualquer forma, acho que é o lugar mais indicado para entrar em contato e sanar eventuais dúvidas. No Galata Mevlevi Museum (Galipdede Caddesi, 15) as semas acontecem aos domingos às 17h. Na Estação de Trem de Sirkeci parece que é diariamente, às 19h30. É melhor comprar com antecedência. Nós compramos à tarde e recebemos tickets numerados que nos garantiram lugares na primeira fileira; são só duas, mas faz diferença, principalmente para tirar fotos. Pagamos 50 TL por pessoa em novembro de 2013.

Veja todos os posts sobre Istambul no Viaggiando.

10 Comments

  1. Marina Vidigal Brandileone

    Que coisa LINDA Camila! Embarcando para Istambul amanhã e depois do seu post, a dança dos dervishes passou a ser um dos momentos mais esperando da viagem! Obrigada por compartilhar

  2. Oi Camila, tudo bom? Estou pesquisando trechos da Europa com stoppover em Instambul. Porém o que aparece são apenas trechos com menos de 24 hrs, coisa de apenas pernoite. Como vc conseguiu permanecer mais tempo? mandei um email a Turkesh, mas nao tive resposta. Eles oferecem ate tour na cidade de graça, mas precisa-se o dia todo.
    Transporte: Vc usou o metro no aeroporto? Tranquilo? Obrigada

    • Renata, não sei como é hoje, mas quando eu comprei a passagem o voo de Istambul a Kuala Lumpur não era diário, então ao comprar a passagem saindo do Brasil alguns dias antes, o stopover já estava garantido. Era tipo assim: eu colocava a saída daqui na segunda, chegava lá na terça e o próximo voo pra Kuala Lumpur era só na quinta, sabe?

      Usamos o metrô para o aeroporto sim. Ele não ia até perto do nosso hotel, então descemos antes e pegamos o tram. Foi tão tranquilo que fizemos o caminho inverso pra voltar pro aeroporto também, às 6h da manhã, em pleno inverno, ainda escuro. rsrs

      • obrigada! Consegui falar com a cia area por tel e da sim! Adoro ter metro e trem em aeroporto.. facilita demais ne? Qual hotel vc se hospedou? Acompanhei sua viagem no insta! Que surpresas boas nessa regiao. `Parabens pelo planejamento e compartilhar. Esperando anciosa os relatos…

  3. Emiti hoje Istambul! Sooooo pro ano que vem, mas ok, tá emitido pelo menos rs. Vim ver o que tinha aqui pra ja colocar na lista do roteiro. Com certeza vou querer fazer isso =)
    bjs,

    • Ufa! Ainda bem que é só ano que vem! Até lá já vou ter falado mais sobre Istambul aqui! rsrs Nossa passagem por lá foi tão rápida que eu acabei fazendo só o básico mesmo, mas já foi sensacional!

  4. Liliana Stahr

    Lindo, Camila! Tenho certeza que também iria adorar :)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.