10 Regras de Trânsito em Hanói

Trânsito em HanóiO trânsito de Hanói é clássico! Eu conheço muito pouco desse mundão, mas acho que vai ser difícil outro lugar me impressionar tanto. La Paz chegou perto, mas não se compara ao que encontrei no Vietnã. Ou talvez seja apenas o filtro do tempo deixando as buzinas menos irritantes, né? Só sei que ao final do meu primeiro dia por lá eu estava exausta, com a cabeça doendo e dessa vez não havia soroche para culpar. Que cidade louca! O trânsito de Hanói é frenético, caótico, uma loucura! Dizem que em Ho Chi Minh é ainda pior. Mas quando falo dessa bagunça, me refiro principalmente ao Old Quarter, o centro histórico de Hanói. Nas áreas mais modernas, há sinais de trânsito, as ruas são largas e o cenário é mais parecido com o que conhecemos, mas ainda assim as motos são maioria e os motoristas são os mesmos, então não dá para vacilar.

Trânsito no Old Quarter de Hanói

Trânsito numa parte mais moderna de Hanói

Se você fizer uma pesquisa rápida de imagens e vídeos no Google por algo como trânsito+hanói você vai entender do que estou falando. Confesso que não tive sangue frio para fotografar os momentos mais críticos. Olhando as fotos até que tá bonitinho, né? Mas imagine você atravessando para o outro lado da rua enquanto tudo acontece…

Trânsito em Hanói

Trânsito em Hanói

Vou tentar sintetizar em 10 passos algumas dicas para enfrentar o trânsito de Hanói e para se misturar a ele. Mas não se preocupe! Se você for até lá, vai acabar descobrindo tudo na prática.

10 Regras de Trânsito em Hanói

1. Esqueça os conceitos de trânsito que você trouxe de casa. No centro histórico de Hanói eles não valem muita coisa. Semáforos e faixas de pedestre? Esqueça!

2. Não hesite na hora de atravessar a rua! No início dá medo, mas logo a gente percebe que esperar o movimento diminuir não adianta nada e que a melhor forma de andar por lá é simplesmente se juntar ao fluxo!

3. Faça como os locais! Ficou inseguro? Observe um pouco, cole num vietnamita e siga em frente!

4. Olho no olho! Nada de atravessar a rua correndo e sem olhar pro lado! Vá com calma, fazendo contato visual com os motoristas e dando tempo para eles se desviarem de você.

5. Preferência? O que é isso? Em Hanói todo mundo anda junto e misturado: carros, motos, bicicletas e pedestres dividindo o mesmo espaço. Mas ninguém precisa parar, é só cada um ir se ajeitando, desviando daqui e dali que a mágica acontece.

6. Calçadas não são lugares para pedestres. Ou melhor, podem até ser caso você consiga se esgueirar entre as barracas que vendem todo tipo de coisa e as motos nelas estacionadas.

7. Mesmo quando ver uma calçada larga e livre, não se engane! Um motoqueiro pode inventar de cortar caminho por ela e quem terá que se desviar para não ser atropelado é você.

8. Buzine sempre! Por todo e qualquer motivo e mesmo quando não houver nenhum. E por que se contentar com o som das buzinas tradicionais se você pode ter uma toda estilizada? Afinal, quanto mais barulho, melhor, certo?

9. Sempre cabe mais um. Quantas pessoas conseguem se equilibrar em cima de uma moto? Um, dois, três? Acrescente aí algumas caixas, sacolas, animais…  O céu é o limite!

10. Resumindo, não há regras! Pense no trânsito de Hanói como uma das atrações da cidade, cheia de surpresas e diferente de tudo que você já viu. Aproveite!

Ficou curioso ou prefere passar longe? ;-)

Para ler tudo que já foi publicado no Viaggiando sobre o Vietnã, clique aqui.

8 Comments

  1. Quer ver coisa interessante nas motos – interior da Amazonia e Para — kkk
    parece uma trupe de circo em cima de uma moto… e capacetes sempre nos cotovelos (pq claro… essa eh a parte mais importante para se proteger em um acidente)….. Ancioso pelo mochilao pelo sudeste asiatico… Muito obrigado Viaggiando!!!! Os posts estao excelentes

  2. Carolina Scotti

    Acho que você definiu perfeitamente o trânsito! rs E a vantagem de lá é que os veículos andam em velocidade bem menor do que aqui, e só por isso é possível passar todo mundo junto e misturado! Imagina se tivessem pistas rápidas em Old Quarter! Ninguém sobreviveria! rsrsrs

    E sim…achei Ho Chi Minh pior! hehehe A diferença é que em HCM as ruas sao maiores, mais largas, amplas…. lembra muito a região do maosoleo em Hanoi… daí o desafio aumenta pq a distância entre um lado e outro da rua aumenta e o número de veículo tb! rsrsrs O mais engraçado foi passar na frente de uma escola na hr da saída (17h00). Não sei se tinha mais moto parada na calçada esperando ou na própria rua!

  3. Nunca esquecerei do trânsito vietnamita. =)

  4. Carla Portilho

    Eu confesso que não sou muito boa em atravessar ruas mesmo aqui – sempre espero o sinal fechar, atravesso na faixa, essas coisas… (Morro de medo de ser atropelada em um cruzamento desses aí em BH, rsrsrs…) Lá em Hanói, eu só andava escoltada, com Paulinho de um lado e o JB do outro – e fizemos piada que, se não fosse por eles, eu teria passado os meus dias em Hanói só no mesmo quarteirão do hotel!!!

    • Carla, por aqui eu também sigo as regras, espero o sinal, atravesso na faixa, mas lá nada disso tem valor, né? Mas com essa escolta de peso, você tava segura. :-)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.