Roteiro de um dia em Porto

Roteiro de um dia em PortoPorto não é uma cidade de atrações imperdíveis. Mas calma! Isso não quer dizer que ela não seja imperdível, só que você não precisa se preocupar em bater ponto nesse ou naquele lugar para aproveitá-la. Se você sair de lá encantada como eu, provavelmente não será por causa de algum museu ou igreja especificamente, mas por causa do que encontrou no caminho entre eles. Porto se revela nas janelas dos prédios, nos passeios à beira do rio Douro, nas fachadas de azulejos, nos séculos de história, na modernidade nas ruas. Ela não é uma cidade toda bonitinha, com cara de casinha de bonecas. Ela é viva, mutante, real, com defeitos e qualidades. Uma cidade de verdade! E deliciosa!

Não há forma melhor de conhecer um lugar do que andando a pé, por isso montei um roteiro de um dia em Porto com direito a muita caminhada. Foi o roteiro que fizemos em nosso segundo dia na cidade, meio sem planejamento, mas que olhando agora no mapa eu vi que fez bastante sentido! Ele é mais ou menos circular, então você pode começar por qualquer dos pontos e retornar a ele sem dar muita volta. Tem muito azulejo e muitos miradouros com vistas lindas, tudo o que a gente procura em Porto! Então vamos lá! No final do post você vê o roteiro completo no mapa.

Começamos nossa caminhada na Praça General Humberto Delgado. Lá está a Câmara Municipal (A), de onde a gente tem uma vista privilegiada da Avenida dos Aliados, ladeada por prédios imponentes. Foi uma passagem rápida, do tipo “estava no caminho”, mas que nos mostrou uma arquitetura diferente da que encontramos no resto do passeio.

Câmara Municipal de Porto

Praça General Humberto Delgado

De lá até nossa próxima parada foi um pulo! Fomos para o Mercado do Bolhão (B), um lugar que, de acordo com o Lonely Planet, pela manhã fica lotado de moradores locais em busca de produtos frescos, mas o que vimos lá por volta das 10h foram poucas lojas abertas e só turistas circulando. O que mais chamou nossa atenção estava logo ao lado. Era a Capela das Almas (C), uma coisa linda coberta de azulejos! Um lugar pra gente parar e ficar só babando!

Capela das AlmasCapela das Almas

Nossa caminhada continuou pela Rua Santa Catarina, uma rua de pedestres totalmente comercial. Em meio às placas das lojas ainda é possível reconhecer as fachadas delicadas dos prédios. Na esquina com a Rua 31 de Janeiro avistamos a Torre dos Clérigos não muito longe dali, mas ela ainda não era nosso destino.

Rua Santa Catarina

Rua Santa CatarinaRua 31 de Janeiro

Logo em seguida chegamos à Praça da Batalha, onde fica a Igreja de Santo Ildefonso (D), mais um belo exemplo da arte portuguesa em azulejo.

Igreja de Santo Ildefonso

Saímos da rua principal e entramos em um beco, uma espécie de atalho que nos levou aos fundos da estação de trem. Éramos os únicos por ali, bateu até um certo medo, mas eu ainda consegui ver beleza naquele lugar deserto.

Ruelas de PortoRuelas de Porto

E  então chegamos à Estação de São Bento (E), um lugar pelo qual passamos em todos os nossos dias em Porto. Foi lá que desembarcamos, vindo de Coimbra. Foi de lá que partimos, indo para Aveiro. Os trem que nos levaram a Braga e Guimarães também saíram de lá. E no dia em que não faríamos nenhuma viagem, passamos na estação só para passear e tirar fotos! Mas me digam se eu não tinha razões para quer admirá-la sem pressa! O risco ali é ganhar um torcicolo de tanto admirar o teto e os painéis de azulejo!

Estação de São BentoEstação de São Bento

Estação de São Bento

Da porta da estação avistávamos a Igreja de Santo Antônio dos Congregados (F). Porque não é possível que a essa altura você já tenha enjoado das fachadas de azulejos! :-)

Igreja de Santo Antônio dos CongregadosIgreja de Santo Antônio dos Congregados

Mais uns minutinhos ladeira abaixo e acima e chegamos à Catedral da Sé (G), a igreja mais antiga de Porto, construída no século XII. Nós não entramos, ficamos apenas admirando o prédio pelo lado de fora. Difícil era que escolher para que lado olhar, pois a vista a partir do Terreiro da Sé também é de encher os olhos!

Catedral da Sé

Catedral da SéCatedral da Sé

Vila Nova de Gaia

Após uma breve pausa para descanso, atravessamos a Ponte Luis I (H), que cruza o Rio Douro conectando Porto a Vila Nova de Gaia. Atravessar a ponte a pé é bem legal, porque de cima dela a gente tem uma panorâmica boa das duas cidades. E o interessante é que na parte de cima da ponte passa o metrô e embaixo os carros. Nós andamos em cima e há uma delimitação para pedestres, mas ainda assim dá um certo frio na barriga quando o metrô passa ao nosso lado!

Ponte Luis I

Ponte Luis I

Ponte Luis I

Porto

Porto

Em Vila Nova de Gaia (I) a grande atração são as caves do vinho do Porto. Eu não bebo, o Eduardo bebe pouco e nós não entendemos nada de vinho, então não quisemos visitar nenhuma cave. Se você gosta de vinho, provavelmente irá reservar um dia só para explorar essa região. Nós nos contentamos em dar uma voltinha por lá curtindo a vista, dessa vez de Porto!

Mosteiro da Serra do Pilar

Barcos rabelos

Ponte Luis I

Ribeira

De volta a Porto, nosso destino era o Cais da Ribeira (J), uma área tradicional e super charmosa à beira do Rio Douro. Eu falei que Porto não se parece com casinhas de bonecas, né? Bom, essa afirmação não serve para a Ribeira! Ali as casas parecem sim de brinquedo! Mas, apesar de ser um lugar super turístico, é só andar um pouquinho para se deparar com ruas tranquilas e cenas cotidianas. Na região há muitos restaurantes, então, se for hora do almoço ou se a fome bater, aproveite!

Cais da Ribeira

Cais da RibeiraCais da Ribeira

Cais da RibeiraCais da Ribeira

Ali pertinho, no entorno do Jardim do Infante Dom Henrique (K), há um monte de atrações, como o Palácio da Bolsa,  Igreja de São Francisco e a Casa do Infante. Nós não entramos em nenhuma delas. Em vez disso, embarcamos no Elétrico 1E para conhecer a Foz do Rio Douro.

Palácio da Bolsa

Igreja de São FranciscoIgreja de São Francisco

Nossa escapadinha até o Oceano Atlântico durou menos de duas horas, então logo estávamos de volta para recomeçar a caminhada. Espero que você ainda não tenha se cansado dos miradouros de Porto, pois chegou a vez de um dos melhores! Subimos a Torre dos Clérigos, cuja vantagem é a visão da cidade em 360 graus. Lá de cima a gente consegue avistar até o mar! O bilhete de acesso custa € 2.

Vista da Torre dos Clérigos

Vista da Torre dos ClérigosVista da Torre dos Clérigos

Vista da Torre dos Clérigos

Não muito longe dali fica a Igreja do Carmo (N), uma das mais famosas de Porto, não só pelos azulejos que a adornam, mas também pela arquitetura rococó. Nós não demos sorte de encontrá-la aberta em nenhuma das vezes em que passamos por lá. No caminho cabe uma passadinha na Livraria Lello (M), considerada uma das mais belas livrarias do mundo. Infelizmente é proibido fotografar o interior da lojas, então acreditem quando digo que ela é realmente linda.

Igreja do Carmo

Igreja do Carmo

Igreja do Carmo

Para encerrar o passeio, sente-se em um banquinho na Praça Carlos Alberto (O), um lugarzinho super charmoso. Aproveite que está por ali para conhecer o restaurante O Caçula (sobre o qual já falei aqui). Foi um dos meus restaurantes preferidos na viagem a Portugal e o melhor de tudo é que ele abre todos os dias. Depois de andar tanto, a gente merece terminar  o dia com uma boa refeição!

Praça Carlos Alberto

Parece muito, né? Mas e se eu te disser que saímos do hotel por volta das 9h30 e que às 17h estávamos de volta? E olha que fomos até a Foz do Rio Douro no meio disso tudo! É um roteiro totalmente possível, testado e aprovado por nós e que concentra um pouco de tudo que Porto tem de melhor. Boa viagem! :-)

Achou pouco? Então estique o passeio até o Jardim do Palácio de Cristal ou ao Centro Português de Fotografia!

Para ler tudo o que já foi publicado sobre Portugal no Viaggiando, clique aqui.

16 Comments

  1. Porto a minha cidade preferida no mundo todooo ! (e olha que eu já vi muitas)

    gostei muito do blog

    parabéns

    Mafalda

    http://iammafalda.blogspot.ae

  2. Claudia Fernandes Costa

    Camilla, eu sou do Porto. Nada, criada e aqui vivendo. O seu post está otimo, mas falta taaaanta coisa!!! Quem vem, tente alugar uma bicicleta na Ribeira ( ou em Massarelos, junto ao clube Fluvial.) Não percam o Parque da Cidade, é maravilhoso. E se querem ver o chique do Porto, desçam a Marechal Gomes da Costa, onde fica a Casa de serralves ( Museu de Arte Moderna, com uns jardins de tirar a respiração!) A casa da musica é imperdivel ( a sala vip tem uns azulejos Viuva Lamego que nos fazem vir as lágrimas aos olhos de tão bonitos). E, descendo a Av. da Boavista para o Mar, mesmo quando começa a descer, logo a seguir à Marechal Gomes da Costa, tem o incrivel edificio da Vodafonde. E as noites no Porto?? A movida na baixa é imperdivel, e sim, é o melhor sitio do mundo para comer. :-) sou diáriamente uma turista na minha cidade, tal como li no post o Porto é o meio do caminho. Se precisarem de dicas, peçam. Meu nome no face Book: Claudia fernandes costa.

    SEJAM BEM VINDOS!! :-)

    • Claudia, é sempre impossível ver tudo o que uma cidade oferece numa única viagem, né? Vou guardar as dicas para uma próxima viagem, pois com certeza Portugal ainda me verá novamente. :-)

  3. Óptimo roteiro para uma dia no Porto, passa por todos os locais que permitem conhecer bem a ‘alma’ da cidade. Só sugiro mais uma parada, a novíssima Casa da Música na Boavista, a zona mais ‘nova’ da cidade (mas apenas 7min de metro). Um edifício bem alternativo mas único, vale a pena só pata ver por fora mas tem no interior dois bares e um restaurante. E se aguardarem por uma hora de visita guiada, a espera também valerá a pena. Boas viagens a todos.

  4. Tiago dos Reis

    Ao contrário da Mirelle e da Carla, eu nunca fui ao Porto mas viajei pra lá também com esse post. E definitivamente resolvi inclui-la no nosso roteiro por causa dele. Obrigado mesmo por esse post, Camila. Sei que é muuuuita pretensão minha, mas sinto como se vc tivesse escrito pra mim tamanha a pertinência dele para o nosso momento. :-D

    • Mas é claro que esse post é pra você! Já disse que ele saiu por causa da sua viagem e da Natalia, né? E enquanto eu escrevia eu fiquei tentando encaixar a Maria nesse roteiro, mas minha falta de experiência não me permitiu preparar um roteiro para ela… ;-)

  5. Muito bom circuito e resumo da cidade é verdade, mas permita-me discordar em uma coisa, ir ao Porto e não conhecer a Ribeira, não é conhecer o Porto!!

    Sugiro também uma visita à zona da Foz do Douro e Castelo do Queijo :)

  6. Desporto: Viajar

    Camila, também estou falando do Porto no meu Desporto: Viajar. Esta semana dei uma parada nos relatos só para escrever sobre a Festa da Flor na Madeira. Engraçado que ao ler o seu relato vejo que fizemos coisas parecidas, embora diferentes num aspecto ou outro. O Porto é demasiado belo. E eu arriscaria em dizer mais pitoresco mesmo que Lisboa, também ela lindíssima. Abraço, Bruno

    • Bruno, acho difícil fazer esse tipo de comparação, até porque gostei muito de Lisboa também, mas fiquei mais à vontade em Porto. Talvez porque tenha sido mais fácil andar a pé por lá. E também porque foi onde comi melhor durante a viagem por Portugal! :-)

  7. Carla Portilho

    Também voltei ao Porto agora… Camila, eu fiquei hospedada no Mercure da Praça da Batalha, e descia aquele beco que leva até a Estação São Bento todos os dias, às vezes mais de uma vez até – e ele parece mais suspeito do que é, na verdade…

    • Carla, o medo veio mesmo daquela defesa natural dos brasileiros, mas durante os 15 dias que passamos por Portugal não tivemos nenhum motivo de preocupação. Tanto que até parei para tirar foto no beco! Mas não custa prevenir, em qualquer lugar no mundo, né? ;-)

  8. Ai, voltei ao Porto com este post! Passamos por todos esses lugares e chegamos e concluímos exatamente a mesma coisa, Camila: o melhor do Porto é o meio do caminho! Meu único post sobrr a cidade falava bem disso. Porto é um lugar que te conquista pelas beiradas. Comemos uma comida deliciosa ao lado do mercadão por 4€ com suco de laranja incluso. Ô saudade! Ótimo post, vou linkar no meu post já que prometi voltar com um roteiro e nunca o escrevi. Pode?beijos!

    • Mi, eu me lembro do seu post sobre Porto! Lindo! Me fez querer embarcar pra lá na hora! E é claro que você pode colocar meu link lá. Na verdade, seria uma honra. :-)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.