198 Livros: Samoa – The Girl in the Moon Circle

198 Livros: Samoa Depois de enfrentar dificuldades para encontrar livros de outras ilhas do Oceano Pacífico, eu temia que Samoa pudesse ser mais uma rua sem saída. Então  não pensei duas vezes quando vi um livro de lá disponível no site da Universidade do Pacífico Sul enquanto comprava o livro das Ilhas Salomão. Era The Girl in the Moon Circle, da escritora Sia Figiel. O país ainda nem tinha sido sorteado, mas eu já quis garantir meu exemplar. Quando chegou a vez de Samoa, o livro já estava aqui na minha estante, prontinho para ser folheado, mas depois descobri que eu encontraria alguns livros samoanos até mesmo para ler no kindle. Só não sei se eles se enquadrariam tão bem no #198livros como o que escolhi. The Girl in the Moon Circle - Sia Figiel

The Girl in the Moon Circle, como dito na contracapa do livro, nos apresenta a sociedade de Samoa através dos olhos de uma menina de 10 anos — Samoana, ou simplesmente Ana. Apesar de sua pouca idade, o mundo em que Ana vive é complexo e cheio de problemas que não deveriam nem passar pela cabeça de uma criança, como incesto, pedofilia e aborto, temas que são tabu até mesmo no círculo, o ritual de confraternização das meninas samoanas.  Assim como no livro da Bósnia e Herzegovina, a autora usa a lente infantil para tratar de temas pesados. Mas Ana nos fala também das brincadeiras de crianças, da emoção de ver TV pela primeira vez, de religião, de amizade e de família, tudo de uma forma simples, do jeito que uma criança falaria, mas meio prosa e meio verso, evocando a tradição da contação de histórias na região. O que complica são as referências que a gente não consegue entender e as palavras em samoano em meio ao texto em inglês. Por outro lado, isso nos ajuda a montar um panorama de Samoa em meio à cultura local e à cultura trazida e muitas vezes imposta pelos colonizadores.

Por falar nisso, Samoa só conseguiu sua independência da Nova Zelândia em 1962. A impressão que Ana tem dos neozelandeses, sem nunca ter colocados os pés no país, é típica do neocolonialismo: ela crê que eles são perfeitos, ricos e que não têm nenhum problema. E também que na Nova Zelândia todos vestem roupas novas e têm muitos carros e TVs, uma em  cada quarto. E ela diz que lá as crianças podem fazer o que quiserem na escola sem apanharem dos professores. Um mundo deslumbrante e bem diferente da realidade da pequena vila em que ela mora.

O que me espanta muitas vezes em livros de países tão distantes e diferentes do nosso é perceber como algumas coisas parecem ser universais. Vai me dizer que você esperaria encontrar referências a sabão em pó Omo e pasta de dente Colgate num livro de Samoa? Mas o fato de esses produtos se espalharem não é suficiente para que sejamos todos iguais e para mim é isso o que torna o mundo tão belo.

Para encerrar essa história, Samoana não consegue entender porque os palagi, os brancos forasteiros que vivem sem seu país, têm tanto preconceito contra eles, os nativos. É, Samoana, confesso que eu também não consigo entender…

The Girl in the Moon Circle foi publicado originalmente em inglês e samoano pela Mana Publications, em 1996.

Mais alguns livros de autores samoanos:

  • Afakasi Woman, Lani Wendt Young
  • Telesa – The Covenant Keeper, Lani Wendt Young
  • The Adventures of Vela, Albert Wendt

Saiba mais sobre o Projeto 198 Livros.

 

7 Comments

  1. Oi Camila,
    Estou procurando informações sobre Samoa e olha onde cheguei!
    Acho que Samoa será nosso próximo destino e quero ler alguma coisa, acho que vou tentar esse livro!
    Beijos

    • Camila Navarro

      Que legal, Mirella! Depois volta pra me contar o que achou do livro e de Samoa. =)

  2. Oscar | Viajoteca.com

    Que legal Camila!!! Deve ser um livro interessante de se ler.. Quem viveu seus últimos anos de vida em Samoa foi o Robert Louis Stevenson, o autor do Clássico Treasure Island.. Eu queria ter visitado a casa dele em Vailima, mas no dia que fui lá estava fechado.

  3. Lu Malheiros

    Camila, ainda não consegui comprar esse livro! Ele parece ser legal, mas estou tentada algum outro que você citou na versão kindle :-)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.