I Encontro de Inverno de Blogueiros de Viagem

Encontro de Inverno de Blogueiros de ViagemQuem é leitor de longa data do Viaggiando já está cansado de saber da minha paixão por cidades históricas. E sabe também que a Estrada Real é meu roteiro queridinho no Brasil. Então quando o Antonio Romulo lançou a ideia de um encontro de blogueiros em sua cidade, São João del Rei, eu fui uma das primeiras a colocar meu nome na lista de participantes. Eu queria voltar a São João desde que estive lá pela primeira vez, há quase 10 anos. Voltei a Tiradentes algumas vezes desde então, mas não estiquei a viagem até sua vizinha. Era a chance que faltava e com o bônus de ter a companhia de um monte de apaixonados por viagens. E foi assim que no final do mês passado o Eduardo e eu fomos parar no I Encontro de Inverno de Blogueiros de Viagem que aconteceu em São João del Rei e Tiradentes.

Saímos de Belo Horizonte na sexta à tarde. Na ida as blogueiras Laura Botton e Nivia Guirra foram conosco. As meninas vinham de longe: a Laura de Porto Alegre e a Nivia de Salvador. Só por isso eu quis mostrar para elas uma das delícias de Minas Gerais: o Legítimo Rocambole de Lagoa Dourada! Claro que se não fosse pela presença delas a gente provavelmente nem teria parado em Lagoa Dourada… ;-)

O Legítimo Rocambole de Lagoa Dourada

Quase todos nós ficamos hospedados na Pousada Paço do Lavradio. A pousada era uma graça, o quarto era super confortável, o atendimento super atencioso e o café da manhã uma delícia, cheio de quitandas típicas mineiras. Eu acabei tirando poucas fotos da pousada, mas a Renata fez um post exclusivo sobre ela no Revivendo Viagens. Passa lá para ver mais detalhes!

Pousada Paço do Lavradio

Pousada Paço do Lavradio

Apesar de nosso inverno ser conhecido pelo tempo seco, naquele fim de semana São Pedro não colaborou e mandou chuva para os mineiros. Mas isso não nos impediu de seguir a programação. Mal colocamos o pé em São João del Rei e já partimos para Tiradentes. Nosso destino era o Pátio Libertas. Lá visitamos a Cervejaria Tiradentes Haus Bier e aprendemos um pouco sobre a produção do chopp, com direito a degustação. Tivemos um tour guiado pelo Pátio Libertas e terminamos a noite por lá mesmo, no Boteco da Fábrica.

Boteco da FábricaPátio Libertas

Cervejaria Tiradentes Haus Bier

Foto: Antonio Romulo

Aproveitei para tietar bastante a Claudia, a fundadora do blog Aprendiz de Viajante e da RBBV – Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem. A Claudia é uma super inspiração para mim e não é só porque ela tem um blog de sucesso e milhares de seguidores nas redes sociais. O que eu mais admiro nela é seu empreendedorismo e sua generosidade. Ela sempre tem ideias legais e compartilha o que aprende com os colegas, tentando colocar todo mundo pra frente. Sou fã mesmo! Foi ótimo ter chance de conhecê-la de perto. Constatei que pessoalmente ela é ainda mais simpática que pela internet. ;-)

Eu e Claudia Saleh

Na manhã seguinte tivemos a parte, digamos, mais técnica do encontro. O evento aconteceu no I Encontro de Inverno de Blogueiros de ViagemGarden Hill Small Resort. O Antonio Romulo fez a abertura oficial do 1º Encontro de Inverno de Blogueiros de Viagens, que ele organizou com perfeição, e cada um dos participantes também fez uma pequena apresentação e falou um pouquinho da história de seu blog. Depois o Antonio Santos deu uma palestra sobre propriedade intelectual. Em seguida foi a vez de a Claudia falar sobre profissionalização de blogs e otimização de redes sociais. Infelizmente o tempo era pouco, pois poderíamos ter passado o dia todo ali falando sobre temas relacionados a blogs e ainda ia sobrar papo para depois! É assunto que não acaba mais!

O almoço foi no Restaurante Albatroz, ainda no Garden Hill. Todo mundo se deleitou com a comida mineira, só eu que não fiquei assim tão feliz. É que a comida mineira não é lá muito amigável a vegetarianos. Em meio a tanto frango com quiabo, torresmo e carne de porco não sobra muita coisa para mim. Nasci no lugar errado, eu sei. :-(

Depois do almoço fomos para a estação ferroviária, onde embarcamos na Maria Fumaça rumo a Tiradentes. O Eduardo e eu tínhamos feito esse passeio em 2005 e o que mais nos espantou agora foi ver o quanto o número de turistas na região aumentou! Tudo bem que era julho, final de férias, mas ainda assim me surpreendi. Da outra vez nós tivemos um vagão quase que só para nós. Dessa vez foi o grupo de blogueiros de viagem que ocupou um vagão inteirinho!

Na Maria Fumaça São João del Rei - TiradentesNa Maria Fumaça São João del Rei - Tiradentes

Blogueiros de viagem na Maria Fumaça

Com tantos blogueiros de viagem a bordo, provavelmente esse dia teve a maior taxa de cliques por segundo que esse trem já viu! Todo mundo estava com a câmera a postos para fotografar cada curva da maria fumaça! E quem é que resiste a essas paisagens?

Maria Fumaça São João del Rei - Tiradentes

Paisagem entre São João e Tiradentes

Paisagem entre São João e Tiradentes

Maria Fumaça São João del Rei - Tiradentes

Maria Fumaça São João del Rei - TiradentesMaria Fumaça São João del Rei - Tiradentes

Maria Fumaça São João del Rei - Tiradentes

Chegando a Tiradentes fomos recepcionados pela equipe da TV Integração, a afiliada da Rede Globo na região. Era para ter rolado uma entrevista sobre o encontro, mas a probabilidade de chuva fez com que algumas matérias externas fossem cortadas da programação. Mas saiu uma nota sobre nós no jornal da noite. Chique demais, né?

Blogueiros de Viagem em TiradentesBlogueiros de Viagem em Tiradentes

Ainda ficamos um tempo na estação vendo a maria fumaça invertendo seu rumo na rotunda. Essa manobra é sempre uma atração para os turistas!

Maria Fumaça em Tiradentes

Começamos o passeio pela Capela de São Francisco de Paula, de onde se tem uma das melhores vistas de Tiradentes. Tivemos a companhia de um guia da Agência Viva Minas e foi interessante ter uma perspectiva diferente da história da cidade, pois nós sempre passeamos por lá sozinhos.

Capela de São Francisco de Paula

Vista da Capela de São Francisco de Paula

De lá partimos para o grande cartão postal de Tiradentes, a lindinha Matriz de Santo Antônio. Infelizmente, não é permitido fotografar o interior da igreja, que é belíssimo e recheado de ouro.

Matriz de Santo Antônio

Blogueiros em Tiradentes

Foto: Claudia Saleh

Fizemos então uma caminhada pelo centro histórico, parando em cada esquina para tirar dezenas de fotos. Posso ir lá um punhado de vezes, mas ainda assim Tiradentes sempre consegue me encantar. Que cidadezinha gostosa e fotogênica! Acho que não me cansarei dela nunca!

Tiradentes

TiradentesTiradentes

Tiradentes

Tiradentes

Tiradentes

Mas Tiradentes me decepcionou um pouco dessa vez. Eu sempre estive lá em baixa temporada e todas as vezes a cidade estava bem tranquila. Em pleno mês de julho, a situação era outra. O número de carros nas ruas era irritante. E não só porque eles estragam as fotos, mas também porque atrapalham o passeio. Tiradentes é um lugar para ser explorado com calma e a pé, mas as calçadas são estreitas, então o jeito muitas vezes é andar na rua. Fazer isso tendo que desviar de carros é incômodo e perigoso. Por que não seguir os passos de tantas cidades turísticas mundo afora e proibir o acesso de carros ao centro histórico? Tenho certeza de que a maioria dos turistas aprovariam essa ideia!

À noite nosso passeio foi em Coronel Xavier Chaves, que fica bem perto de São João del Rei. Para mim esse foi o momento mais interessante do fim de semana. Conhecemos o Engenho Boa Vista, onde a Cachaça Século XVIII é produzida pela mesma família há 7 gerações. O alambique é reconhecido pela Embratur como o mais antigo do Brasil. A família é descendente de Tiradentes, ele mesmo, o Joaquim José da Silva Xavier. Mas o que mais me impressionou foi a roda de viola caipira que animou nessa noite. Fiquei muito feliz por ver a cultura local sendo valorizada e preservada. Quem nos recebeu no alambique foi o Nando, uma peça rara! Com a propaganda que ele fez, até eu que não bebo fui obrigada a experimentar a cachaça! :-)

Roda de viola no Engenho Boa Vista

Roda de viola no Engenho Boa Vista

Experimentando a Cachaça Século XVIIICachaça Século XVIII

Cachaçaria Século XVIII

Mais uma vez, não tive sorte com o cardápio. Teríamos um jantar caipira no engenho, mas o prato era um “caldo de mãe”, como o Nando o apelidou. Só que o prato levava frango. E para acompanhar a cachaça tinha linguiça. Voltei para o hotel com fome… Na manhã seguinte  (depois de comer muito no café da manhã!)  fomos conhecer São João del Rei de verdade, mais uma vez guiados pela Agência Viva Minas. Começamos pela Igreja de São Francisco de Assis. No cemitério atrás da igreja estão os túmulos de Tancredo Neves, o mais célebre cidadão local, e de sua esposa, Risoleta Neves.

Igreja de São Francisco de Assis

Igreja de São Francisco de Assis

De lá começamos nossa caminhada pelo centro histórico de São João del Rei. Naquele domingo pela manhã as ruas estavam bem vazias, compondo o cenário perfeito para o passeio, mesmo com a chuva que ameaçava cair a qualquer momento.

Centro histórico de São João del Rei

Centro histórico de São João del Rei

Centro histórico de São João del Rei

Fomos até a Rua Santo Antônio, mais conhecida como Rua das Casas Tortas. Ela foi a primeira rua de São João del Rei, dos princípios da Estrada Real, por isso seu traçado irregular. E o bom de ter alguém da cidade ao nosso lado é ter acesso às melhores dicas. O Antonio Rômulo nos fez subir mais um pouquinho para termos a melhor vista da Igreja de São Francisco de Assis. Valeu a pena encarar a ladeira!

Rua das Casas Tortas

Centro histórico de São João del ReiCentro histórico de São João del Rei

Continuamos nosso roteiro a pé com direito a muitos casarões e igrejas. Cidade histórica mineira é assim, tem uma igreja em cada esquina! No geral o patrimônio histórico de São João del Rei está bem preservado, com um outro detalhe de decadência aqui, o que às vezes até ajuda a deixar a experiência mais real.

Centro histórico de São João del ReiCentro histórico de São João del Rei

Solar dos Neves

Centro histórico de São João del ReiCentro histórico de São João del Rei

Centro histórico de São João del Rei

Para encerrar o encontro, a Rafaella sorteou duas canecas com o logotipo do seu blog, o Viajando sem Medo. E olha só quem foram as sortudas: eu e a Nívea Atallah!

Sorteio de canecas do blog Viajando sem Medo

Ainda deu tempo de almoçarmos quase todos juntos antes de pegar a estrada de volta pra casa. Viemos para BH batendo papo com a Laura Botton e a Glacy Moraes e assim a viagem passou super rápido. No final ficaram as lembranças de um fim de semana super divertido e a vontade de marcar um novo encontro rapidinho. Bora marcar o próximo, pessoal? ;-)

Encontro-de-Blogueiros-1

I Encontro de Inverno de Blogueiros de Viagens em São João del Rei e Tiradentes foi idealizado e organizado por Antonio Romulo Jr. (Retrip Viagens), aconteceu entre os dias 25 e 27 de julho de 2014 nas cidades de São João del Rei e Tiradentes, Minas Gerais, e contou com a participação dos blogueiros e blogs: Marcos Borges e Claudia Pelegrini (A 4 Pés), Cyntia Campos (A Fragata Surprise), Claudia Beatriz Saleh (Aprendiz de Viajante), Glacy Moraes (Blog da Glacy), Laura Botton (Colecionando Viagens), Nívea Atallah (Destino de Viagens), Carol May Rodrigues (Dicas e Roteiros de Viagens), Gabriela Palma (Gaby Pelo Mundo), Lillian Brandão e Helder Ribeiro (Nerds Viajantes), Renata Campos (Rêvivendo Viagens), Antonio Santos (Trip e Aventuras), Nivia Guirra (Viagens Invisíveis), Camila Navarro (Viaggiando), Luciano Attiê (Viagem sem Frescura), Rafaella Machado (Viajando sem Medo). Este evento contou com os seguintes parceiros: Garden Hill Small Resort, Albatroz Garden Hill, Agência Viva Minas, Cervejaria Tiradentes, Trilhos de Minas e Boteco da Fábrica. E contou com o apoio dos Hotéis/Pousadas: Paço do Lavradio e Pousada Buonabitacolo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.