10 Motivos para você incluir Portugal no seu roteiro

Coimbra, PortugalSe com todos os meus inúmeros e demorados posts eu ainda não consegui te convencer a colocar Portugal no roteiro da sua próxima viagem à Europa, acho que já não sei mais o que fazer! Mas não custa nada fazer uma última tentativa, né? Por isso vou elencar alguns motivos que tornam o país tão interessante para os viajantes brasileiros. Você pode até encontrar um ou outro desses motivos em mais alguns países europeus, mas tudo junto só mesmo em Portugal! Tá esperando o quê?

1. Porque é uma delícia visitar a Europa falando português

Por mais que a gente fale outra língua, nada substitui o prazer de falar o português. Os sons nas ruas nos são familiares e as conversas surgem de forma natural. E é muito legal ficar encontrando as similaridades e as diferenças entre o português daqui e o de lá. Você perceberá expressões novas e descobrirá que algumas coisas que fala desde pequeno e que jurava que eram tipicamente brasileiras na verdade são compartilhadas entre Brasil e Portugal.

2. Porque Portugal é o país europeu mais próximo do Brasil

Eu adoro viajar, mas daí a dizer que eu gosto de viajar de avião já é um exagero. As horas intermináveis apertadinha no assento da classe econômica para mim são um suplício necessário, mas nada agradáveis. E se dá para ir para a Europa gastando menos tempo, por que não?

Lisboa, Portugal

3. Porque há voo direto saindo de várias capitais brasileiras

Para quem não mora em São Paulo, a maioria das viagens internacionais viram horas e horas de espera em aeroportos. A gente tem que se deslocar até lá e, por medo de atrasos e cancelamentos, acaba chegando com bastante antecedência e tendo que aguentar horas de espera até a saída do voo principal. Quando a gente embarca, já está exausto! Embarcar em Belo Horizonte e já desembarcar em Lisboa foi uma maravilha! E a TAP tem voos para Portugal saindo de várias capitais brasileiras, uma facilidade e tanto para quem não mora em São Paulo.

4. Porque é (relativamente) barato

Que a Europa é cara a gente já sabe, mas ainda há alguns países em que a gente não sofre tanto quando converte os preços em euro para o nosso real. E Portugal é um deles! É possível viajar por lá gastando bem menos do que na maioria dos países europeus. Dá para encontrar ótimas opções de hospedagem e alimentação por preços bem razoáveis.

Nazaré, Portugal

5. Porque o país é pequeno

Para nós, brasileiros, acostumados com longas distâncias, é difícil chamar qualquer coisa de longe. Eu, por exemplo, moro a mais de 1.000 km de distância dos meus pais. E olha que estamos em estados vizinhos, Minas Gerais e Goiás! As viagens por aqui geralmente exigem bastante tempo. Que delícias que é viajar por Portugal e descobrir que a maioria das atrações ficam a poucas horas de distância umas das outras e que a gente pode cruzar o país de norte a sul e de leste a oeste em poucos dias se quiser!

6. Porque é também cheio de atrações

Mas é claro que a gente não vai sair correndo por Portugal achando que é só passar rapidinho pelas cidades e pronto, tá visto! Apesar de pequeno, o país é recheadíssimo de atrações. A cada poucos quilômetros a gente descobre algo que merece ser visto, é uma verdadeira perdição!

Na estrada, Portugal

7. Porque a temperatura é agradável

Não é preciso se preocupar muito com a época da viagem a Portugal, pois o país é visitável o ano todo. O verão não assusta nenhum brasileiro e mesmo o inverno não é tão difícil, pois não há neve nas ruas para atrapalhar os passeios.

8. Porque Portugal é o paraíso para quem gosta de doces

Não vou dizer mais nada. Dê uma olhadinha no que escrevi sobre os Doces de Portugal e depois a gente conversa.

Lisboa, Portugal

9. Porque é uma chance de conhecermos melhor a nossa história

A gente ouve falar durante nossa vida escolar inteira sobre a navegação portuguesa, o “descobrimento” do Brasil, a nossa independência… Visitar alguns palácios e museus de Portugal é sentir essa história de perto, é dar cor a um monte de coisas que a gente só conhece no papel. De certa forma, é conhecer também grande parte da nossa história.

10. Porque a gente pode quebrar muitos preconceitos

A receita da minha viagem perfeita exige  um mínimo de planejamento, bom humor e sorte. E isso tudo eu tive em Portugal. Mas talvez a maior sorte foi ter encontrado pelo caminho apenas pessoas gentis. Voltei com uma ótima impressão dos portugueses e com certeza foi isso o que tornou a viagem tão especial. Você já deve ter ouvido relatos de pessoas que amaram Portugal e de algumas (poucas, eu espero!) que odiaram. Eu aconselho qualquer um a tirar suas próprias conclusões. Vá com o coração aberto e deixe Portugal te conquistar!

Para ler tudo o que já foi publicado sobre Portugal no Viaggiando, clique aqui.

14 Comments

  1. Olá. Adorei seu post e principalmente a parte que você diz para irmos de coração aberto. Estou indo pra Portugal em agosto e é exatamente isso que quero fazer: abrir meu coração. Todos meus amigos que foram adoraram e sempre me recomendam visitar o país. Minha visita ao país será incrível, tenho certeza.

    • Camila Navarro

      Obrigada, Johnnie! Espero que sua viagem seja tão especial quanto a minha! Depois volte aqui para me contar como foi.

  2. Cna NunesAlcan

    Oi,encontrei seu blog “por acaso” e estou amando,ainda mais que Portugal é o primeiro país que quero conhecer,antes mesmo de ir já sou apaixonada por tudo que já li é confesso que não vejo a hora de ir rsrsrs,pretendo ficar 30 dias e acho que como todos vocês ainda voltarei com a ssensaçao de que deixei algo pra trás. bom adorei seu blog e pode ter ser certeza q o acompanharei com mais freqüência.Um grande abraço a todos.

  3. Camila, adorei seu Viaggiando. Pretendo ir a Portugal ano que vem. Meu sonho de consumo há anos. Minha primeira viagem para a Europa. Li e não vi. Como foi seu roteiro? Poderia me passar. Fiz o meu de Lisboa e …agarrei. Não consigo saber para onde vou a partir de lá. Se puder me ajudar, ficarei feliz. Beijinhos

  4. Portugal é surpreendente, comida excelente, e patrícios muito atenciosos, eu certamente elegeria a cidade do Porto pra minha aposentadoria, sempre escapando e dando uma passarinha por Belém, pra saborear os pasteis, é claro!

  5. Onde é que eu assino? Concordo com absolutamente tudo! Sonho de vida: curtir minha aposentadoria em Lisboa. O motivo 9 foi o que despertou meu interesse pelo país.

  6. Destaco principalmente o ponto 6! O Portugal têm mesmo muito que ver, desde cidade, campo, serra, mar, neve, praia, historia, arquitectura, desporto, descanso, boa comida, há de tudo! e tudo perto! qualquer pessoa vai adorar conhecer Portugal!

  7. Natalia Gastão

    Adorei!!!! Vou passar só três dias em Lisboa (em janeiro), mas tenho muita vontade de fazer uma road trip lusitana e conhecer o máximo de coisas possíveis por lá!
    Nem preciso dizer que a parte de doces me ganhou sem esforço algum né?!
    Beijão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.