198 Livros: Lesoto – How We Buried Puso

198 Livros - Lesoto Lesoto foi um dos países que não deram muito trabalho na escolha dos livros, simplesmente porque não havia muitas opções. Quando há só uma e ela é facilmente acessível, decidido está. Bom, dizer que foi fácil adquirir o livro é um pouco de exagero, já que no Brasil não foi possível encontrar nada, mas pelo menos How We Buried Puso, do escritor lesotiano Morabo Morojele, estava disponível na Book Depository.

How We Buried Puso conta a história de Molefe, ou simplesmente Lefe, um rapaz que depois de 7 anos no exílio na Europa retorna à sua terra natal para o enterro do irmão mais velho, Puso. How We Buried Puso - Morabo MorojeleO velório o obriga a encarar seu passado ao voltar à casa em que cresceu com a avó e o irmão, agora mortos, e ao reencontrar as pessoas que deixou para trás: Thembi – a prima que foi viver com eles e despertou seu primeiro amor juvenil, Twice – seu amigo refugiado do “país vizinho”, e Abuti Jefti – o velho bêbado cuja casa sempre serviu de escape para Lefe.

Mesmo depois de tantos anos, Lefe ainda se sentia perdido na Inglaterra. Ele foi para lá para estudar, mas após se formar não obtém sucesso e vive em dificuldades. Todos acham que a Europa é a terra das possibilidades e, de volta a Lesoto, ele não é capaz de assumir a verdade e acabar com o mito da diáspora. E assim ele não se encaixa no exílio, mas também não sente mais à vontade no seu país de origem.

Na verdade, o nome dos países nunca são mencionados, mas a gente deduz que Lefe é de Lesoto e que havia emigrado para a Inglaterra. O mesmo acontece quando Lefe menciona “o país vizinho ao nosso”. Considerando a posição geográfica de Lesoto não há duvidas de que ele fala da África do Sul, né? Muitos refugiados chegam de lá fugindo dos conflitos que a gente presume que sejam consequência do Apartheid.

Os aspectos históricos e culturais de Lesoto não são abordados diretamente no livro, mas a gente percebe um ou outro detalhe aqui e ali através da narração de Lefe. A vida na cidade não é fácil: falta água, luz e regras e golpes militares sacodem a vida das pessoas. O machismo também é evidente. Assim como em diversos outros livros que li para o #198livros, para os homens o fato de ter amantes é normal e muita gente simplesmente assume que “homens nessa parte do mundo são assim”. A esposa branca de Puso, uma estrangeira, não aceita essa condição tão facilmente.

Quando Lefe é ainda um garoto acontece também um fato marcante. Thembi viaja de volta para sua casa e Lefe só toma pleno conhecimento do motivo da viagem tempos depois: a circuncisão da garota. Sua avó, que era cristã e vivia na cidade, reprovava essa prática.

How We Buried Puso foi uma leitura leve. O autor tratou de temas pesados – morte, exílio, violência, solidão – sem pender para o sentimentalismo e sem dar um tom de tragédia ao livro. Pode ter sido a única opção, mas nem por deixou de ser a melhor.

How We Buried Puso foi publicado originalmente em inglês, em 2006, pela editora Jacana Media (Pty) Ltd.

Saiba mais sobre o Projeto 198 Livros.

3 Comments

  1. Lucimara Busch

    Camila, gostei dessa parte de ser leve, pois não curto quando o livro fica melado sabe? Claro que as vezes, não dá pra fugir né? Como não tem em kindle, acho que vou ver logo pra pedir o meu, embora eu tenha bastante tempo pra chegar nele ainda! :)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.